Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
Bender
Mensagem
por Bender » Ter Nov 09, 2010 6:46 pm
Justin Case escreveu:Amigos,
Pelo que entendi do artigo, os limites para a negociação comercial já foram alcançados, ao trazer o PREÇO para muito próximo do CUSTO.
Como última investida, o Governo brasileiro tenta aprofundar ainda mais o acesso ao conhecimento.
A tecnologia crítica tem altíssimo valor, mas que não é tangível. Se acordado entre as partes, essa tecnologia pode ser transferida com custos muito baixos.
Certamente há oportunidade de ampliar ainda mais a parceria no campo das relações internacionais.
Abraços,
Justin
Fizeste um Royal S. Flash!
Grande abraço!
-
binfa
- Sênior

- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 98 vezes
Mensagem
por binfa » Ter Nov 09, 2010 7:32 pm
Bender escreveu:Justin Case escreveu:Amigos,
Pelo que entendi do artigo, os limites para a negociação comercial já foram alcançados, ao trazer o PREÇO para muito próximo do CUSTO.
Como última investida, o Governo brasileiro tenta aprofundar ainda mais o acesso ao conhecimento.
A tecnologia crítica tem altíssimo valor, mas que não é tangível. Se acordado entre as partes, essa tecnologia pode ser transferida com custos muito baixos.
Certamente há oportunidade de ampliar ainda mais a parceria no campo das relações internacionais.
Abraços,
Justin
Fizeste um
Royal S. Flash!
Grande abraço!
Poker esta em alta!
-
Zavva
- Avançado

Mensagem
por Zavva » Ter Nov 09, 2010 7:36 pm
Tecnologia crítica ninguem transfere, não só por motivos comerciais, mas por questão de segurança nacional.
A principio ninguem gosta de transferir tecnologia, se puder evitar, tanto melhor.
Abs
F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
-
Carlos Lima
- Sênior

- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Mensagem
por Carlos Lima » Ter Nov 09, 2010 7:56 pm
Zavva escreveu:Tecnologia crítica ninguem transfere, não só por motivos comerciais, mas por questão de segurança nacional.
A principio ninguem gosta de transferir tecnologia, se puder evitar, tanto melhor.
Abs
Pois é... e é por isso que quanto maior a promessa, maior a desconfiança...
Ainda mais quando algumas tecnologias ainda dependem de terceiros.
É que a coisa é dificil mesmo, nada contra esse ou aquele país/fabricante.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima

-
vplemes
- Sênior

- Agradeceu: 168 vezes
- Agradeceram: 159 vezes
Mensagem
por vplemes » Ter Nov 09, 2010 8:31 pm
Pepê Rezende escreveu:Preços reais (segundo a documentação do MinDef)
Gripen NG:
Hora voo: US$ 8 mil (calculada sem acesso ao custo operacional do motor F414G)
Custo fly away: US$ 50 milhões
Rafale:
Hora voo: US$ 12,4 mil
Custo fly away: 54 milhões de euros
Super-Hornet:
Hora voo: US$ 10 mil
Custo fly away: US$ 55 milhões
Luís Henrique escreveu:Pela cotação de hoje:
Rafale 54 milhões de euros = U$ 75 mi.
50% mais caro que o Gripen. Longe de ser 2 por 1.
É uma parceria de muito menor risco, não envolve sistemas americanos, teremos transferências de tecnologias e emplacaremos uma boa venda de KC-390 para uma potência europeia, a França. Acho que vale a pena.
Com a recente queda do dólar, o valor do Rafale ficou um pouco salgado. Mas trata-se de um vetor superior quando comparado ao Gripen e com relação ao americano creio que devido ao histórico de bloqueios e vetos e os recentes acontecimentos, nem merece comparativo algum.
Convertendo direto para o Real:
Gripen NG R$ 84,7 mi
Super Hornet R$ 93,17
Rafale F3+ R$ 127,44
Eu acho que se o Brasil não ver problema em usar turbinas americanas, tecnologia americana, o Super Hornet vale mais a pena que o Gripen. A diferença de preço mínima contrasta com a grande diferença de tamanho, potência, etc.
Foi por isso que o Alto Comando da Aeronáutica duplicou o peso da nota risco para escolher o modelo norte-americano. Só se esqueceu de diminuir os pesos das notas custo de aquisição e custo operacional e de ampliar os de transferência de tecnologia e offset... Quando fizeram isso, deu Rafale.
Abraços
Pepê
A FAB não "esqueceu" de diminuir as notas do custo de aquisição e custo operacional. Eles não diminuíram porque tinham a idéia (sem pé nem cabeça, diga-se), de que os caças viriam para voar, por isso acharam que estes itens deveriam ter mais importância. Fazer o que? Ingenuidade mata.
-
Zavva
- Avançado

Mensagem
por Zavva » Ter Nov 09, 2010 8:46 pm
Pepê Rezende escreveu:
Penguin escreveu:Vc diz que o F-5BR possui um custo de hora de vôo de US$10.000. Vc realmente acredita que a hora de vôo do Rafale seja de apenas US$ 12.400?!
[]s
Os números apresentados ao MinDef pela Copac são esses. O da Dassault é valor contratual que não pode ser ultrapassado. São 9.800 euros de preço máximo. Faça a conversão. O engraçado é que a Noruega calculou a hora-voo do NG em US$ 10 mil, o mesmo do F/A-18E/F, que é bimotor.
Abraços
Pepê
Se a hora voo do F-5 é US$ 10.000,00, a do Rafale não vai ser US$ 12.400,00...mas não mesmo !
Desculpe-me Pepe, é uma questão de bom senso.
Uma das duas horas/voo esta errada...ou as duas.
Abs
F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
-
Túlio
- Site Admin

- Agradeceu: 6897 vezes
- Agradeceram: 7182 vezes
-
Contato:
Mensagem
por Túlio » Ter Nov 09, 2010 9:00 pm
Sei lá, hora de voo não é só QAV, pegues um avião caindo de véio e vamos ver quantos sobressalentes e homens/hora de manutenção serão necessários em umas cem horas de voo, digamos. Depois façamos o mesmo com um novinho em folha. Isso só para voo de aeroclube.
Experimentemos forçar as máquinas como na CRUZEX e vejamos o resultado...
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
-
tflash
- Sênior

- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 31 vezes
Mensagem
por tflash » Ter Nov 09, 2010 9:04 pm
Se for o F22, o velho ganha...
Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
-
Túlio
- Site Admin

-
Contato:
Mensagem
por Túlio » Ter Nov 09, 2010 9:10 pm
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
-
Booz
- Sênior

Mensagem
por Booz » Ter Nov 09, 2010 9:21 pm
WalterGaudério escreveu:Por gentileza o usuário Túlio poderia fazer o favor misericordiosos de remover aquela foto do avatar . Pois a mesma pode ofender vários usuários. Gentileza postar como novo avatar ou mesmo assinatura alguma beldade gaudéria...
Apoiado com méritos!
Putz! Que foto, parece a filha lésbica do Kojak

-
Zavva
- Avançado

Mensagem
por Zavva » Ter Nov 09, 2010 9:21 pm
Túlio escreveu:Sei lá, hora de voo não é só QAV, pegues um avião caindo de véio e vamos ver quantos sobressalentes e homens/hora de manutenção serão necessários em umas cem horas de voo, digamos. Depois façamos o mesmo com um novinho em folha. Isso só para voo de aeroclube.
Experimentemos forçar as máquinas como na CRUZEX e vejamos o resultado...
Eu não sei qual é o valor da hora/voo das aeronaves do F-X2, não sou um homem de informações privilegiadas.
Só sei o que a Folha de São Paulo disse.
Mas fiquei sabendo que a hora/voo do F-5 é algo em torno de US$ 4.000,00.
Abs
-
soultrain
- Sênior

Mensagem
por soultrain » Ter Nov 09, 2010 9:28 pm
Isso inclui toda a infraestrutura de apoio fabril e humana, que uma aeronave nova não precisa?
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
-
Túlio
- Site Admin

-
Contato:
Mensagem
por Túlio » Ter Nov 09, 2010 9:29 pm
Morpheus
-
soultrain
- Sênior

Mensagem
por soultrain » Ter Nov 09, 2010 9:35 pm
Tulio,
Tu é que foste contaminado mas ainda não sabes...
Cuidado que dessa guerra não há desertores, quem vai já não volta...É o que tenho visto.

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
-
Carlos Mathias
Mensagem
por Carlos Mathias » Ter Nov 09, 2010 9:36 pm
Deixa aí a foto do... Argh!... Túlio, prá eu lembrar como eu sou bonito prá caramba!