Frota atual de F-5EM/FM.

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Justin Case
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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#166 Mensagem por Justin Case » Seg Out 25, 2010 11:37 pm

Amigos,

Devido às dúvidas, pela primeira vez vou ter que comentar o post do Justã (em azul).
Justin Case escreveu:
Amigos,

Se for mesmo decidido INICIAR a revitalização e CONTRATAR a modernização desses aviões F-5 adicionais, duvido que eles estejam disponíveis antes de 2015.
O tempo médio de revisão geral de um F-5 nosso, com toda sua vida catalogada é de dois anos(?). Processo de contratação leva um ano. Não creio que já haja recursos previstos para a atividade.
Há dificuldades até para completar a modernização do lote inicial, que era para ter sido concluída em 2006.
O contrato inicial previa execução completa em cinco anos e foi assinado em dezembro de 2000.
Considerem o pouco tempo restante para aproveitar o resultado da modernização desses adicionais.
Se ficarem prontos A PARTIR DE 2015, com desativação prevista em 2025, a média de utilização seria inferior a 10 anos.
Gastando muito menos daria para elevar em 10% a disponibilidade dos F-5 já existentes e chegar no mesmo número de F-5 operacionais.
Frota atual = 46: se aumentar de 60 % para 70% na linha, serão mais cinco disponíveis. 60% de 11 = 6,6 (putz, errei no chute, mas passou perto).
Quanto a parar os Mirage 2000 em 2013, só se a FAB quiser fazer isso.
Foi feito investimento em sua revisão para que voassem até 2015. Depois gastaram uma nota investindo em um banco de provas de motor que não estava previsto inicialmente (até o artigo fala que 2013 é parada antecipada).
Necessidade não há, pois Mirage 2000 voam pelo mundo e apresentam apenas os problemas normais de aeronaves de sua idade.
Não há dúvida. Voam operacionalmente pelo mundo. O vizinho Peru é um exemplo, sem falar em outros com logística mais organizada que a nossa (e menos também). Dizem que é caro, mas precisa ver com que avião está sendo comparado.
O custo para voar o Mirage 2000 com boa disponibilidade até que cheguem os F-X é muito menor do que o requerido implantar qualquer TAMPAX.
É só fazer as contas e ver quanto foi gasto no investimento inicial para revisar e implantar a operação do Tampax F2000. Outro seria mais barato? Justificar ou recuperar como o investimento já feito?
Ou será que estão pensando em escolher um F-X que possa chegar somente em 2018/2020? Ficaremos só com F-5 ou equivalentes até lá?
Isso foi só um reforço na necessidade de termos F-X em curto prazo. É só olhar para os nossos vizinhos. Alguém discorda?
Antes que esqueça: TAMPAX de TAMPAX é dose!
É normal?
Ô pobreza de vontade de decidir.
O problema não é falta de decisão? Quais dados estão faltando para decidir? Por que o F-X se arrasta desde 1992?

Tudo bem que é minha opinião, mas nada bate com o que se pensa na FAB?

Abraços,

Justin




PRick

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#167 Mensagem por PRick » Seg Out 25, 2010 11:37 pm

Thor escreveu:
Carlos Mathias escreveu: ...O Perú, riquíssimo, mas que não tem nem Derby, nem E-99 ... Opera faz uma cacetada de tempo.
...Pelo notícias confiabilíssimas que lemos mundo afora, a FAB só sabe operar avião feito nos ... Nos...

Cada um com sua conclusão.
CM, retirei apenas essas duas partes de seu post.
Primeiro, o conceito que a FAB tem de operar é diferente do conceito de possuir em inventário.
Em relação ao segundo, eu sei que você faz isso como rebeldia, pois tenho certeza que você acredita nos profissionais que temos nas FFAA e imagina que não exista paixão por nenhum outro país que não seja o BRASIL. Se usa equipamento de X ou Y é porque foi a opção mais exequível. Posso jurar que mais da metade dos usuários que leram esse post usam windows, processador Intel e nem por isso amam os EUA.
Abraços
Olha pela história da FAB, eu não vejo que existe esse conceito de operar, só se operar for apenas voar algo completamente obsoleto. Como a FAB viveu décadas fazendo.

Somos civis, usando equipamentos civis, apenas como robie, se fosse profissional e minha vida dependesse de windows e equipamento que não controlo, não ía querer saber, os feras em informática usam Linux e outros SO´s, não porque morrem odeiem o Windows, mas porque ele é um SO ruim. Infelizmente, se tornou um padrão comercial, mas as FA´s não se guiam pela lógica de mercado, afinal, não se destinam ao mercado civil, não pertencem ao campo comercial.

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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#168 Mensagem por Penguin » Seg Out 25, 2010 11:37 pm

cb_lima escreveu:Olá

Sem querer ser chato, mas vendo a que estado chegou e disponibilidade do AM-X... vendo o M2k... e vendo que o F-5E de uma maneira ou outra sempre ficou em melhor situação, a impressão que isso dá é que no fundo somos mesmos é viciados em FMS...

Não existe problema se assumirmos isso e bola para frente... vamos lá catar os nossos P-3 da vida e coisas afins já que F-16 já ta virando drone... e é claro que o financiamento e a logística ajudam... se isso deixa o pessoal feliz... vamos lá pegar uns S Hornet porque afinal é uma boa aeronave e pelo menos existe e quando precisarmos de peça e o fabricante se recusar... sempre tem o deserto.

É só assumir esse papel e bola para frente... não tem problema nenhum nisso.

Agora sei lá as vezes eu penso que estamos festejando feitos de um caça que os Chilenos já tinham com os tais de Derby e P4 a mais de 15 anos e agora vão até se dar ao luxo de aposentarem... e nós ainda com uns 'fazendo reforma'.

Bola para frente porque ainda vamos receber Am-X M em 2012++ e os P3 chegam até eu acho que no fim desse ano também (2012) quando provavelmente ainda estaremos recebendo F-5 e os chilenos comemorando quase 10 anos de Operação de F-16 e os venezuelanos uns 5 anos ou mais com os seus Su-30... falem o que falar, ainda é um Su-30.

Espero que até lá os nossos R99 já tenham passado por atualizações de Sw e MLU porque lá irão 10/12 anos de operação com essas donzelas e acho que a tecnologia evoluiu um pouco desde aqueles tempos.

Enfim

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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#169 Mensagem por Carlos Lima » Seg Out 25, 2010 11:38 pm

marcelo l. escreveu:... Eu vejo por um lado que a FAB está sendo profissional diferente da sua visão, mas política ao jogar pressão por que não dá mais para ficar adiando a decisão.
Eu não duvidaria se isso ocorrer.

As vezes eu acho que temos projetos com cara de END e projetos que não tem nada a ver com isso... a coisa tem que mudar.

PS: Como curiosidade, sugiro quem for a Cruzex e se os americanos trouxerem os KC-135, sugiro dar uma olhada neles... A coisa lá dentro se parece muito com o seu post. Os que eu vi em McChord estavam em estado lastimavel por dentro.

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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#170 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Out 25, 2010 11:41 pm

Santiago escreveu:
cb_lima escreveu:Olá

Sem querer ser chato, mas vendo a que estado chegou e disponibilidade do AM-X... vendo o M2k... e vendo que o F-5E de uma maneira ou outra sempre ficou em melhor situação, a impressão que isso dá é que no fundo somos mesmos é viciados em FMS...

Não existe problema se assumirmos isso e bola para frente... vamos lá catar os nossos P-3 da vida e coisas afins já que F-16 já ta virando drone... e é claro que o financiamento e a logística ajudam... se isso deixa o pessoal feliz... vamos lá pegar uns S Hornet porque afinal é uma boa aeronave e pelo menos existe e quando precisarmos de peça e o fabricante se recusar... sempre tem o deserto.

É só assumir esse papel e bola para frente... não tem problema nenhum nisso.

Agora sei lá as vezes eu penso que estamos festejando feitos de um caça que os Chilenos já tinham com os tais de Derby e P4 a mais de 15 anos e agora vão até se dar ao luxo de aposentarem... e nós ainda com uns 'fazendo reforma'.

Bola para frente porque ainda vamos receber Am-X M em 2012++ e os P3 chegam até eu acho que no fim desse ano também (2012) quando provavelmente ainda estaremos recebendo F-5 e os chilenos comemorando quase 10 anos de Operação de F-16 e os venezuelanos uns 5 anos ou mais com os seus Su-30... falem o que falar, ainda é um Su-30.

Espero que até lá os nossos R99 já tenham passado por atualizações de Sw e MLU porque lá irão 10/12 anos de operação com essas donzelas e acho que a tecnologia evoluiu um pouco desde aqueles tempos.

Enfim

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É até muito Santiago. Você sabe que gasta-se mais que Canadá, Espanha, Austrália, Israel, Grécia, Suécia, para citar alguns.
Se não é bem gasto é outro caso.

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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#171 Mensagem por Túlio » Seg Out 25, 2010 11:43 pm

Para mim o vício é OUTRO, tanto quanto o VICIADO:

O GOVERNO FEDERAL NÃO DÁ VERBA PARA MANTER A OPERACIONALIDADE!

É muito bonito ver aqueles discursos altissonantes sobre independência e soberania e que não queremos mais saber de prateleira mas isso não bota avião no ar nem míssil sob suas asas. É uma questão de cultura, temo: o que sobrar do orçamento se dá para as FFAA. E que se virem com isso... 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#172 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Out 25, 2010 11:43 pm

Thor, eu te considero muito.

Um grande abraço! :wink: :)




PRick

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#173 Mensagem por PRick » Seg Out 25, 2010 11:45 pm

Santiago escreveu:
cb_lima escreveu:Olá

Sem querer ser chato, mas vendo a que estado chegou e disponibilidade do AM-X... vendo o M2k... e vendo que o F-5E de uma maneira ou outra sempre ficou em melhor situação, a impressão que isso dá é que no fundo somos mesmos é viciados em FMS...

Não existe problema se assumirmos isso e bola para frente... vamos lá catar os nossos P-3 da vida e coisas afins já que F-16 já ta virando drone... e é claro que o financiamento e a logística ajudam... se isso deixa o pessoal feliz... vamos lá pegar uns S Hornet porque afinal é uma boa aeronave e pelo menos existe e quando precisarmos de peça e o fabricante se recusar... sempre tem o deserto.

É só assumir esse papel e bola para frente... não tem problema nenhum nisso.

Agora sei lá as vezes eu penso que estamos festejando feitos de um caça que os Chilenos já tinham com os tais de Derby e P4 a mais de 15 anos e agora vão até se dar ao luxo de aposentarem... e nós ainda com uns 'fazendo reforma'.

Bola para frente porque ainda vamos receber Am-X M em 2012++ e os P3 chegam até eu acho que no fim desse ano também (2012) quando provavelmente ainda estaremos recebendo F-5 e os chilenos comemorando quase 10 anos de Operação de F-16 e os venezuelanos uns 5 anos ou mais com os seus Su-30... falem o que falar, ainda é um Su-30.

Espero que até lá os nossos R99 já tenham passado por atualizações de Sw e MLU porque lá irão 10/12 anos de operação com essas donzelas e acho que a tecnologia evoluiu um pouco desde aqueles tempos.

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Eu adoro como se fazem determinados silogismos, se fosse 1,5% do PIB do Haiti, seria um problema, mas nosso PIB vai ficar acima de 2 trilhões de dólares, assim, 1,5% dá a quantia de 30 bilhões de dólares, que deve ser um dos 10 maiores orçamentos do Planeta. Olha não espero milagres não, mas é muita grana, que vai aumentar ainda mais no futuro. Não gastamos pouco, mas gastamos mal as verbas para a Defesa, não são as únicas, mas nem por isso é um consolo.

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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#174 Mensagem por Carlos Lima » Seg Out 25, 2010 11:49 pm

Túlio escreveu:Para mim o vício é OUTRO, tanto quanto o VICIADO:

O GOVERNO FEDERAL NÃO DÁ VERBA PARA MANTER A OPERACIONALIDADE!

É muito bonito ver aqueles discursos altissonantes sobre independência e soberania e que não queremos mais saber de prateleira mas isso não bota avião no ar nem míssil sob suas asas. É uma questão de cultura, temo: o que sobrar do orçamento se dá para as FFAA. E que se virem com isso... 8-]
Para isso existe uma solução...

FMS e está tudo bem [100] ...

Não há problema nenhum nisso desde que finalmente estejamos resolvendo o problema... sem viagem na maionese de "desenvolvimento", sem custos absurdos e coisas do genero.

No fim acabamos com uma aeronave moderna e tudo ótimo.
:)

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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#175 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Out 25, 2010 11:50 pm

Foram $ 27 bilhões em 2009.

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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#176 Mensagem por Túlio » Seg Out 25, 2010 11:53 pm

cb_lima escreveu:
Túlio escreveu:Para mim o vício é OUTRO, tanto quanto o VICIADO:

O GOVERNO FEDERAL NÃO DÁ VERBA PARA MANTER A OPERACIONALIDADE!

É muito bonito ver aqueles discursos altissonantes sobre independência e soberania e que não queremos mais saber de prateleira mas isso não bota avião no ar nem míssil sob suas asas. É uma questão de cultura, temo: o que sobrar do orçamento se dá para as FFAA. E que se virem com isso... 8-]
Para isso existe uma solução...

FMS e está tudo bem [100] ...

Não há problema nenhum nisso desde que finalmente estejamos resolvendo o problema... sem viagem na maionese de "desenvolvimento", sem custos absurdos e coisas do genero.

No fim acabamos com uma aeronave moderna e tudo ótimo.
:)

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Não dá: como fica O DISCURSO? Entendas, é isso o que importa, não a operacionalidade da Força. :wink: 8-]




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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#177 Mensagem por marcelo l. » Seg Out 25, 2010 11:54 pm

Vamos lá por PIB, Japão é 0,8%, Canadá 1%, Suécia 1,5%, segundo dados do : CIA World Factbook.

Se alguém quer ver no mapa bonitinho...http://www.indexmundi.com/map/?v=132&l=pt


Mais dados...com 27 bi, somos o 12 segundo orçamento.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:List ... _militares




Editado pela última vez por marcelo l. em Ter Out 26, 2010 12:02 am, em um total de 1 vez.
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"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#178 Mensagem por Thor » Seg Out 25, 2010 11:54 pm

Justin Case escreveu:Amigos,

Devido às dúvidas, pela primeira vez vou ter que comentar o post do Justã (em azul).
Justin Case escreveu:
Tudo bem que é minha opinião, mas nada bate com o que se pensa na FAB?

Abraços,

Justin
Justin,
primeiro quero dizer que o que posto é o que se pensa na cabeça do Thor, usuário fictício deste forum.
Imagino que quando se comprou o lote extra de F-5 já tinha um destino predefinido, havia uma necessidade, principalmente de células bipostos, e com certeza não era para serem empregados como F-5E ou servirem apenas de peças de reposição.
Então falar que será pouco utilizado é um tanto como duvidoso, pois se não fosse o programa F-5M a FAB estaria numa M pior ainda, pois F/X que é bom, nada.
Você deve saber, e eu mesmo já postei aqui algumas vezes, que o projeto F-2000 na FAB nasceu com data e hora de morrer. Isso tem a ver com as possiveis respostas que fiz no post anterior, basta pensar e refletir sobre o que pode ser a realidade, linha a linha.
Eu realmente não sei o custo de se manter o F-2000 até a chegada e operação do F/X na FAB, nem sei se essas células/motores/armamento estarão disponíveis até lá.
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#179 Mensagem por Penguin » Seg Out 25, 2010 11:58 pm

AlbertoRJ escreveu:Foram $ 27 bilhões em 2009.

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Divida pela população.
O gasto em defesa per capita do Brasil é um dos mais baixos da America Latina.
Se comparar com os países que vc citou, piora.
A Espanha possui 40 milhões de habitantes, o Canadá 30mi, a Austrália 20mi e a Suécia 9mi.

[]s




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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#180 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Out 26, 2010 12:00 am

Alguém, pelo amor de Deus, mostra o atestado de miserável do Brasil pro SAABUSAntiago!
Senão ele vai copiar todos os PIBs do Brasil desde Adão e Eva.

Isso pra dizer que, devido ao custo de R$ 5,00 por ano de vôo, o Gripen-NNGBRi blá, blá, blá...




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