TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10396 Mensagem por PRick » Sex Fev 13, 2009 7:56 pm

Dieneces escreveu:
orestespf escreveu:
Perfeito, PRick, belíssima análise/leitura dos fatos recentes.

[009] [009]

Grande abraço,

Orestes
Acho uma leitura equivocada da recente fala do Ministro Nelson Jobim . Credito ao seu passado de político e a sua pavonice habitual . Não vejo por onde o Ministério da Defesa vá escolher um equipamento em divergência com a escolha da FAB , até porque é ela , FAB , que vai operar esse equipamento , com seus recursos orçamentários por um prazo de 30 anos....o Su-35 saiu de cena por representar logística , custo e compartilhamento de tecnologias que não interessaram a quem devia interessar , a FAB . O Typhoon possui custos de aquisição e operacionais proibitivos...o mesmo problema do Rafale , este no entanto têm o poderoso lobby do atual presidente francês , que assumiu o "cargo" de embaixador da política de expansão de vendas do setor armamentista gaulês , é bastante próximo da direção da Dassault , já existe um acordo estratégico-militar com o Brasil . Realmente há pouco peso político no caça sueco e algumas interrogações quanto ao seu futuro desenvolvimento . Mas o que é pior ? O Gripen NG que não vendeu nada , mas ainda não existe...ou o Rafale que já existe , está operacional em seu país de origem , mas não vende pra mais ninguém? O SH corre por fora...o que , no turfe , pode ser muito interessante quando os contendores entram meio embolados na reta final...o Ministro está fazendo jogo de cena , afinal quem vai pagar a compra vai ser o governo . E dessa vez não tem a Embraer para melar o negócio , como no FX1 . Ela , espertamente , ficará do lado de quem ganhar .A FAB está com os pés no chão pois caberá a ela operar e manter o caça escolhido no FX2 , com seus próprios meios e recursos orçamentários , reitero . Entre o governo , temporário , e a FAB , permanente e atemporal , fico com a FAB .

Oras, não é nem interpretação, porque ele falou literalmente o que postei aqui, está lá na entrevista disse letra por letra. E não estamos mais no passado, como ele também falou, o MD está sendo montado, logo será nele que haverá um comissão de compras, com competência para fazer as escolhas, todo o processo de compra bélica.

O NJ também não falou em escolha com divergência da FAB, pelo contrário, o que ele disse é claro: cabe a FAB o aval inicial, somente com o aval inicial da FAB o poder político irá por fim determinar o ganhador, porém, a determinação do ganhador é do poder político. Por sinal, o que sempre foi, porque antes o poder político se confundia com os militares, só recentemente isso se desvinculou.

Quanto aos motivos da não inclusão do Typhoon e do Su-35, nenhum de nós sabe, porém, como foi numa fase preliminar, todos concluímos que existiu problemas com a proposta.

O fato é que 03 melhores caças propostos são Rafale, Typhoon e Su-35. Se a FAB não quiser os melhores, ou ter os melhores no processo final decisório, será ela a prejudicada, tão somente ela. Mas a recusa da melhor proposta, só porque não quer ela, aí os prejudicados são os nacionais, a Nação, a FAB não é um fim em si mesma, não existe para se satisfazer ou para a política interna de sua corporação. Deverá a partir da END, se conduzir dentro do campo de sua competência.

Dos 03 da Short List, tanto o F-18E como o Rafale tem custos operacionais semelhantes, o outro concorrente não existe ainda, deverá ser o mais barato, no entanto, é também o caça menos capaz por ser de um classe mais leve. A decisão aqui é mais poder, com custos maiores ou menos poder, com custos menores. Como já foi tão discutido na área naval, qual desses caças apresenta maior poder de dissuasão, autonomia de uso, transferência de tecnologia e possibilidade de construção local. Claro, além de possíveis off-sets e outros regalos. :mrgreen: :mrgreen:

Essas escolhas não envolvem parte técnica das plataformas, mas um julgamento de juízo de valor ou coisas que nada tem haver com a plataforma.

[]´s

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#10397 Mensagem por orestespf » Sex Fev 13, 2009 8:05 pm

Dieneces escreveu:Acho uma leitura equivocada da recente fala do Ministro Nelson Jobim . Credito ao seu passado de político e a sua pavonice habitual . Não vejo por onde o Ministério da Defesa vá escolher um equipamento em divergência com a escolha da FAB , até porque é ela , FAB , que vai operar esse equipamento , com seus recursos orçamentários por um prazo de 30 anos....o Su-35 saiu de cena por representar logística , custo e compartilhamento de tecnologias que não interessaram a quem devia interessar , a FAB . O Typhoon possui custos de aquisição e operacionais proibitivos...o mesmo problema do Rafale , este no entanto têm o poderoso lobby do atual presidente francês , que assumiu o "cargo" de embaixador da política de expansão de vendas do setor armamentista gaulês , é bastante próximo da direção da Dassault , já existe um acordo estratégico-militar com o Brasil . Realmente há pouco peso político no caça sueco e algumas interrogações quanto ao seu futuro desenvolvimento . Mas o que é pior ? O Gripen NG que não vendeu nada , mas ainda não existe...ou o Rafale que já existe , está operacional em seu país de origem , mas não vende pra mais ninguém? O SH corre por fora...o que , no turfe , pode ser muito interessante quando os contendores entram meio embolados na reta final...o Ministro está fazendo jogo de cena , afinal quem vai pagar a compra vai ser o governo . E dessa vez não tem a Embraer para melar o negócio , como no FX1 . Ela , espertamente , ficará do lado de quem ganhar .A FAB está com os pés no chão pois caberá a ela operar e manter o caça escolhido no FX2 , com seus próprios meios e recursos orçamentários , reitero . Entre o governo , temporário , e a FAB , permanente e atemporal , fico com a FAB .
Olá Dieneces,

posso estar muito equivocado, mas não vejo seu post destoando do post do PRick, eles se complementam de alguma forma. Concordo com tudo o que você disse, inclusive. Se não entendi errado o post do PRick, no fundo ele quis dizer que, a FAB faz a análise técnica e encaminha para o MD, mas este toma a decisão final (política). Não tem contradição no que você disse e com este comentário do PRick, que apenas ressaltou a hierarquia real, mostrando que as falas recentes do NJ foi justamente pra isso, dizer à FAB que ela faz a análise, mas o MD escolhe (decisão política).

O questionamento maior é: por que o NJ "precisou" mandar um (duro) recado pra FAB? Hipóteses não faltam, mas o mais natural é imaginar que ela caminha em uma direção (referente a escolha técnica) muito distinta do pensamento do MD, caso contrário não seria necessário o "recado".

Não sei (mesmo!!!), mas será que a FAB, por exemplo, não estava caminhando para o Gripen NG e o MD entende que do ponto de vista político não ganharia nada?

Quanto a "cena" do ministro, e que compra e paga ser o Governo, bem, o NJ é do Governo, logo representa os interesses do mesmo, caso contrário, cai do cavalo. No fundo estou convencido que o NJ é uma espécie de "porta-voz" da "cúpula" no que diz respeito a Defesa.

Sobre esta sua frase: "Entre o governo, temporário, e a FAB, permanente e atemporal, fico com a FAB", concordo plenamente, mas sou um pouco cuidadoso depois do FX-1. Nesta época fiquei com a FAB, mas o governo temporário do FHC e o temporário da primeira gestão do Lula, disseram não ao caça escolhido pela FAB. E o que aconteceu? Mais de 10 anos sem nenhum caça novo. Acredito ser um erro uma dada Força querer bater de frente com um governo temporário, pois são estes que compram e pagam pelo produto, acho que um pouco de jogo de cintura cairia bem, apesar de defender que a FAB deveria ser soberana em suas escolhas (mas não acreditar que na prática ela lucre com isso).

No fundo no fundo, precisamos ver a FAB sair desta inércia em relação aos caças. Até agora só vemos ela entrar nas lojas e posar de bacana, mas comprar que é bom, nada de nada!!! Assim sendo, pra mim, qualquer um dos três finalistas atendem bem, mas que se escolha e se compre o quanto antes, este papo de lerolero e crau que é bom nada, não está dando certo, isso tem que mudar.

Forte abraço,

Orestes

Carlos Mathias

#10398 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Fev 13, 2009 11:16 pm

Olha, mais uma vez vejo desespero e ranger de dentes pela ameaça da mera e singela apresentação de uma proposta russa no FX-2. Por quê, se o avião é tão ruim como disse o comunicado da FAB no short-list ?????
A logística russa e suas diretrizes de ToTs não mudaram em um mês ou dois, é impossível.
A Rússia é a mesma e o avião idem, logo, o resultado se repetirá, com a eliminação sumária do pior dos candidatos, de acordo com a famosa nota da FAB.

A menos que...

orestespf
Sênior
Sênior

#10399 Mensagem por orestespf » Sáb Fev 14, 2009 12:06 am

Carlos Mathias escreveu:Olha, mais uma vez vejo desespero e ranger de dentes pela ameaça da mera e singela apresentação de uma proposta russa no FX-2. Por quê, se o avião é tão ruim como disse o comunicado da FAB no short-list ?????
A logística russa e suas diretrizes de ToTs não mudaram em um mês ou dois, é impossível.
A Rússia é a mesma e o avião idem, logo, o resultado se repetirá, com a eliminação sumária do pior dos candidatos, de acordo com a famosa nota da FAB.

A menos que...

[009] [009]

"A menos que..." Nada, Carlos, nem isso! :lol: :lol: :lol:

Tem coisas que não entendo... Desde que me entendo por gente que os produtos do leste europeu não prestam, são toscos, mal acabados, problemas de parafusos, mísseis sem precisão, radares "superfaturados", etc. Mas por que os americanos et all se preocupam tanto com estes equipamentos de fundo de quintal desde a 2ªWW a ponto de investirem somas incalculáveis em defesa nas últimas décadas??? Coisa ordinária, né? Gastar uma fortuna do contribuinte americano pra combater com equipamentos de terceira... Eu, heim!

De um jeito ou de outro, parece, que o cidadão/contribuinte americano está sendo sempre enganado. Ou porque mentem que o leste europeu é poderoso e não é (logo sustentam a indústria de armamentos) ou estão dizendo/assumindo (que os próprios americanos) são suficientemente ignorantes para não "compreender o resto do mundo". Ou será ambas as coisas???

Não me importo com a resposta "oficial", o que me preocupa é que a alienação (não sobre os americanos, mas sobre a incapacidade do resto do mundo fazer algo que preste) abunda nos países periféricos. A ingenuidade é tamanha que se torna incapaz de compreender o óbvio, a ponto de repetir discursos terceirizados de pessoas comuns de outros países que nem se importam com a realidade cotidiana daqueles que populam os "mapas distorcidos" pelos expoentes maiores.

Sim, o eco da ignorância é "repetir com maestria" a ignorância terceirizada... O eco da ignorância é subestimar o potencial/poder do inimigo, apenas analisando a "roupa" que o mesmo usa. E o mais incrível é fazer o discurso "localizado" de um povo específico com a pretensão que a estupidez seja generalizada em seu próprio universo em particular. E quando se "perde", apenas diz que "não deu para o cara, foi ele que me convenceu a dar"... Que coisa...

O mundo não muda, o mundo evolui e o que atrapalha o progresso exponencial dos fatos é o conservadorismo e a "sapiência da ignorância" do ser humano que se julga grandioso o bastante para denegrir o oponente que, por definição, é sempre mais fraco e incapaz do que aqueles que gritam. Guerra não se vence com bravatas, mas com bravura e humildade... Se sentir grande enquanto se veste calças curtas é vestir a carapuça da arrogância...

Não existem equipamentos bons ou ruins, não existem livros bons ou ruins, tudo é mais do que excelente, desde que seja guardada a condição da "adaptabilidade", ou seja, o melhor livro é aquele que a pessoa consegue ler e compreender em sua plenitude (e não dizer que é bom porque todos dizem que é), o melhor equipamento é aquele que se adapta às condições e necessidades inerentes e imediatas ao usuário.

Então não existe o bom ou ou ruim, apenas podemos dizer que existe ou não, sendo que o julgamento sobre o mesmo só faz sentido quando se tem, quando se opera, quando se conhece... Deixemos de lado a blasfêmia, a ideologia, o preconceito, a conversa com a intenção de atingir nossos adversários (aquele se "elimina") e que tratamos como inimigos (aquele que se mata), para sermos mais imparciais e não ignorarmos o potencial daqueles que mal conhecemos. Até porque a história demonstra que os subestimados sempre foram os vencedores no final.

Orestes

PS: amigo Carlos, carona de um rebelde sem causa. :wink:

Carlos Mathias

#10400 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Fev 14, 2009 12:10 am

Sinta-se em casa, e pode continuar mandando as pedras!

orestespf
Sênior
Sênior

#10401 Mensagem por orestespf » Sáb Fev 14, 2009 12:39 am

Carlos Mathias escreveu:Sinta-se em casa, e pode continuar mandando as pedras!
"Pedro é pedra"... :wink:

[009] [009]

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#10402 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Fev 14, 2009 1:16 am

Sei la... acho que a questao nao 'e bem or russos sao bons ou ruins, pelo menos na minha cabeca existe um processo para a identificacao do F-X... 6 aeronaves iniciaram a disputa, 3 sairam, 3 ficaram...

Agora mesmo seguindo o processo da maneira que tem que ser, ainda assim la vem a volta dos que nao foram... sei l'a, acho que qualquer aeronave (inclui ai at'e a tal da volta do Typhoon) que volta para um processo aonde ja foi eliminada realmente nao ajuda... so atrapalha e fica com cara de forcacao de barra.

Mas essa 'e a minha maneira de ver as coisas... existiram condicoes para 3 aeronaves sairem e 3 aeronaves ficarem e de uma hora para outra sao 3 e pelo menos 2 " sendo analisadas" por fora :?

Coisas de Brasil mesmo, acho que temos que acreditar um pouquinho que a FAB sabe um pouco mais alem de paginas de Internet e livros e revistas e sabia o que estava fazendo quando escolheu as 3 aeronaves que ficaram...

Apesar de dizer isso tudo, acho que essa historia 'e conversa fiada do NJ.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

#10403 Mensagem por Rodrigoiano » Sáb Fev 14, 2009 1:48 am

Estimados colegas foristas, gostaria da opinião de vocês sobre um post do prezado Baschera do BM:

Baschera escreveu:
Senhores,

Segundo um site argentino (muy amigo) estas foram as palavras do CEO da Sokhoi no último Dubai Air Show á Rodrigo Rodriguez Costa da "Aviación Militar":

"Estamos muy satisfechos de las relaciones con Venezuela, pero estas no son mas que el inicio de una actividad que pensamos profundizar en el futuro en Sudamerica"..."Estamos en tratativas muy avanzadas para lograr una venta de aproximadamente 72 a 96 aparatos SU 35, a dos...(2), paises mas de la región..."

Bem, certamente não serão Colombia, Equador ou Paraguay..... nem mesmo a Argentina.

Disse, ainda:

"que a eliminação dos planos canard no Su-35-M (??), Su-37-S e Su-35BM, se deve ao novo radar Tikhomirov, a sua aviônica mais moderna e leve e que estes modelos poderiam incorporar um radar de barramento eletrônico ativo, derivado do modelo IRBIS-E, sendo este conjunto 75 Kg mais leve..."

Sds.

Eu respondi o seguinte:

Grande Baschera!!! Chutômetro meu, não se trata do Brasil (para mim a decisão ficará entre os 3 shortlistados) e, sim, de Venezuela (tradicional cliente e sempre desejou tal aeronave) e o Peru (pois de acordo com uma RFA de alguns meses atrás, numa reportagem sobre as FA's sulamericanas, dizia de rumores que o Peru estaria adquirindo Su-35). Mas se for Venezuela e mais 2 aí......

Cordial abraço!

Abraços!

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#10404 Mensagem por Bourne » Sáb Fev 14, 2009 1:59 am

cb_lima escreveu:Sei la... acho que a questao nao 'e bem or russos sao bons ou ruins, pelo menos na minha cabeca existe um processo para a identificacao do F-X... 6 aeronaves iniciaram a disputa, 3 sairam, 3 ficaram...

Agora mesmo seguindo o processo da maneira que tem que ser, ainda assim la vem a volta dos que nao foram... sei l'a, acho que qualquer aeronave (inclui ai at'e a tal da volta do Typhoon) que volta para um processo aonde ja foi eliminada realmente nao ajuda... so atrapalha e fica com cara de forcacao de barra.

Mas essa 'e a minha maneira de ver as coisas... existiram condicoes para 3 aeronaves sairem e 3 aeronaves ficarem e de uma hora para outra sao 3 e pelo menos 2 " sendo analisadas" por fora :?

Coisas de Brasil mesmo, acho que temos que acreditar um pouquinho que a FAB sabe um pouco mais alem de paginas de Internet e livros e revistas e sabia o que estava fazendo quando escolheu as 3 aeronaves que ficaram...

[]s
CB_Lima
Isso aí [000] [081] [100]

Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#10405 Mensagem por Dieneces » Sáb Fev 14, 2009 3:16 am

Oras, não é nem interpretação, porque ele falou literalmente o que postei aqui, está lá na entrevista disse letra por letra. E não estamos mais no passado, como ele também falou, o MD está sendo montado, logo será nele que haverá um comissão de compras, com competência para fazer as escolhas, todo o processo de compra bélica.

O NJ também não falou em escolha com divergência da FAB, pelo contrário, o que ele disse é claro: cabe a FAB o aval inicial, somente com o aval inicial da FAB o poder político irá por fim determinar o ganhador, porém, a determinação do ganhador é do poder político. Por sinal, o que sempre foi, porque antes o poder político se confundia com os militares, só recentemente isso se desvinculou.

Quanto aos motivos da não inclusão do Typhoon e do Su-35, nenhum de nós sabe, porém, como foi numa fase preliminar, todos concluímos que existiu problemas com a proposta.

O fato é que 03 melhores caças propostos são Rafale, Typhoon e Su-35. Se a FAB não quiser os melhores, ou ter os melhores no processo final decisório, será ela a prejudicada, tão somente ela. Mas a recusa da melhor proposta, só porque não quer ela, aí os prejudicados são os nacionais, a Nação, a FAB não é um fim em si mesma, não existe para se satisfazer ou para a política interna de sua corporação. Deverá a partir da END, se conduzir dentro do campo de sua competência.

Dos 03 da Short List, tanto o F-18E como o Rafale tem custos operacionais semelhantes, o outro concorrente não existe ainda, deverá ser o mais barato, no entanto, é também o caça menos capaz por ser de um classe mais leve. A decisão aqui é mais poder, com custos maiores ou menos poder, com custos menores. Como já foi tão discutido na área naval, qual desses caças apresenta maior poder de dissuasão, autonomia de uso, transferência de tecnologia e possibilidade de construção local. Claro, além de possíveis off-sets e outros regalos. :mrgreen: :mrgreen:

Essas escolhas não envolvem parte técnica das plataformas, mas um julgamento de juízo de valor ou coisas que nada tem haver com a plataforma.

[]´s[/quote]Enrolou , enrolou e não disse nada ,Prick... :wink:

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#10406 Mensagem por Dieneces » Sáb Fev 14, 2009 3:19 am

orestespf escreveu:
Dieneces escreveu:Acho uma leitura equivocada da recente fala do Ministro Nelson Jobim . Credito ao seu passado de político e a sua pavonice habitual . Não vejo por onde o Ministério da Defesa vá escolher um equipamento em divergência com a escolha da FAB , até porque é ela , FAB , que vai operar esse equipamento , com seus recursos orçamentários por um prazo de 30 anos....o Su-35 saiu de cena por representar logística , custo e compartilhamento de tecnologias que não interessaram a quem devia interessar , a FAB . O Typhoon possui custos de aquisição e operacionais proibitivos...o mesmo problema do Rafale , este no entanto têm o poderoso lobby do atual presidente francês , que assumiu o "cargo" de embaixador da política de expansão de vendas do setor armamentista gaulês , é bastante próximo da direção da Dassault , já existe um acordo estratégico-militar com o Brasil . Realmente há pouco peso político no caça sueco e algumas interrogações quanto ao seu futuro desenvolvimento . Mas o que é pior ? O Gripen NG que não vendeu nada , mas ainda não existe...ou o Rafale que já existe , está operacional em seu país de origem , mas não vende pra mais ninguém? O SH corre por fora...o que , no turfe , pode ser muito interessante quando os contendores entram meio embolados na reta final...o Ministro está fazendo jogo de cena , afinal quem vai pagar a compra vai ser o governo . E dessa vez não tem a Embraer para melar o negócio , como no FX1 . Ela , espertamente , ficará do lado de quem ganhar .A FAB está com os pés no chão pois caberá a ela operar e manter o caça escolhido no FX2 , com seus próprios meios e recursos orçamentários , reitero . Entre o governo , temporário , e a FAB , permanente e atemporal , fico com a FAB .
Olá Dieneces,

posso estar muito equivocado, mas não vejo seu post destoando do post do PRick, eles se complementam de alguma forma. Concordo com tudo o que você disse, inclusive. Se não entendi errado o post do PRick, no fundo ele quis dizer que, a FAB faz a análise técnica e encaminha para o MD, mas este toma a decisão final (política). Não tem contradição no que você disse e com este comentário do PRick, que apenas ressaltou a hierarquia real, mostrando que as falas recentes do NJ foi justamente pra isso, dizer à FAB que ela faz a análise, mas o MD escolhe (decisão política).

O questionamento maior é: por que o NJ "precisou" mandar um (duro) recado pra FAB? Hipóteses não faltam, mas o mais natural é imaginar que ela caminha em uma direção (referente a escolha técnica) muito distinta do pensamento do MD, caso contrário não seria necessário o "recado".

Não sei (mesmo!!!), mas será que a FAB, por exemplo, não estava caminhando para o Gripen NG e o MD entende que do ponto de vista político não ganharia nada?

Quanto a "cena" do ministro, e que compra e paga ser o Governo, bem, o NJ é do Governo, logo representa os interesses do mesmo, caso contrário, cai do cavalo. No fundo estou convencido que o NJ é uma espécie de "porta-voz" da "cúpula" no que diz respeito a Defesa.

Sobre esta sua frase: "Entre o governo, temporário, e a FAB, permanente e atemporal, fico com a FAB", concordo plenamente, mas sou um pouco cuidadoso depois do FX-1. Nesta época fiquei com a FAB, mas o governo temporário do FHC e o temporário da primeira gestão do Lula, disseram não ao caça escolhido pela FAB. E o que aconteceu? Mais de 10 anos sem nenhum caça novo. Acredito ser um erro uma dada Força querer bater de frente com um governo temporário, pois são estes que compram e pagam pelo produto, acho que um pouco de jogo de cintura cairia bem, apesar de defender que a FAB deveria ser soberana em suas escolhas (mas não acreditar que na prática ela lucre com isso).

No fundo no fundo, precisamos ver a FAB sair desta inércia em relação aos caças. Até agora só vemos ela entrar nas lojas e posar de bacana, mas comprar que é bom, nada de nada!!! Assim sendo, pra mim, qualquer um dos três finalistas atendem bem, mas que se escolha e se compre o quanto antes, este papo de lerolero e crau que é bom nada, não está dando certo, isso tem que mudar.

Forte abraço,

Orestes
Orestes , mestre dos mestres das profundezas do saber humano , diga o que quiser , mas jamais me acuse de concordar com o Prick...tudo menos isso... :wink: :D

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
caixeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#10407 Mensagem por caixeiro » Sáb Fev 14, 2009 4:08 am

Orestes , mestre dos mestres das profundezas do saber humano , diga o que quiser , mas jamais me acuse de concordar com o Prick...tudo menos isso... :wink: :D
Olha so isso [003] [003] [003] [003] [003] [003] [003] [003]

---------------------------------------------------------------------------------
"There's More Than One of Everything"
orestespf
Sênior
Sênior

#10408 Mensagem por orestespf » Sáb Fev 14, 2009 8:46 am

cb_lima escreveu:Sei la... acho que a questao nao 'e bem or russos sao bons ou ruins, pelo menos na minha cabeca existe um processo para a identificacao do F-X... 6 aeronaves iniciaram a disputa, 3 sairam, 3 ficaram...

[]s
CB_Lima

Olá Lima,

concordo em tudo que você escreveu, mas meu "desabafo", digamos assim, se refere a outras questões. Não critico a short list da FAB, ele tem muito mais parâmetros pra análise do que todos nós aqui somados, logo acredito e confio na decisão da mesma (short list) e idem para o seu escolhido mais adiante.

Muito tempo atrás disse que gostava muito do SU-35 BM e gostaria de vê-lo nas cores da FAB, mas disse também que ele não me parecia ser o caça mais "adequado" para o País. Continuo pensando desta forma.

E sobre o pseudo-retorno deste caça digo que, ele não vem para o FX-2, vem por outros motivos. É bom lembrarmos que boa parte do que será usado no PAK-FA está sendo implementado no SU-35 BM, agora é só "somar" e concluir.

Grande abraço,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#10409 Mensagem por orestespf » Sáb Fev 14, 2009 8:53 am

Dieneces escreveu:Orestes , mestre dos mestres das profundezas do saber humano , diga o que quiser , mas jamais me acuse de concordar com o Prick...tudo menos isso... :wink: :D
Dieneces, meu tio e minha fonte de sabedoria, não ia perder a oportunidade ímpar que surgiu, me senti "obrigado" a brincar com você. :mrgreen: :mrgreen:

Aproveito o "vácuo" pra lhe dizer que tenho gostado cada vez mais de seus posts, você está me fazendo pensar muito. :wink:

Forte abraço,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#10410 Mensagem por orestespf » Sáb Fev 14, 2009 9:13 am

Rodrigoiano escreveu:Estimados colegas foristas, gostaria da opinião de vocês sobre um post do prezado Baschera do BM:

Baschera escreveu:
Senhores,

Segundo um site argentino (muy amigo) estas foram as palavras do CEO da Sokhoi no último Dubai Air Show á Rodrigo Rodriguez Costa da "Aviación Militar":

"Estamos muy satisfechos de las relaciones con Venezuela, pero estas no son mas que el inicio de una actividad que pensamos profundizar en el futuro en Sudamerica"..."Estamos en tratativas muy avanzadas para lograr una venta de aproximadamente 72 a 96 aparatos SU 35, a dos...(2), paises mas de la región..."

Bem, certamente não serão Colombia, Equador ou Paraguay..... nem mesmo a Argentina.

Disse, ainda:

"que a eliminação dos planos canard no Su-35-M (??), Su-37-S e Su-35BM, se deve ao novo radar Tikhomirov, a sua aviônica mais moderna e leve e que estes modelos poderiam incorporar um radar de barramento eletrônico ativo, derivado do modelo IRBIS-E, sendo este conjunto 75 Kg mais leve..."

Sds.

Eu respondi o seguinte:

Grande Baschera!!! Chutômetro meu, não se trata do Brasil (para mim a decisão ficará entre os 3 shortlistados) e, sim, de Venezuela (tradicional cliente e sempre desejou tal aeronave) e o Peru (pois de acordo com uma RFA de alguns meses atrás, numa reportagem sobre as FA's sulamericanas, dizia de rumores que o Peru estaria adquirindo Su-35). Mas se for Venezuela e mais 2 aí......

Cordial abraço!

Abraços!
Olá Rodrigo,

ainda não tenho uma opinião formada sobre o assunto, novo pra mim, confesso. Porém nos assuntos de defesa, principalmente na venda de equipamentos militares, o blefe é uma arma forte. Por exemplo, não sei se as falas sugerem que o Brasil poderia comprar alguns SU-35 (em virtude do que o NJ falou recentemente, mas não acredito nisso) ou se é um sinal dizendo que se o Brasil não comprar os caças virão de um jeito ou outro para a AS, sugerindo que um grande "incômodo" pra nós e para o povo do norte.

72 a 96 SU-35 não é coisa pequena, suponha que estes números sejam divididos pela metade (apenas para "facilitar" as contas) entre os dois outros países, seriam 36 a 48 caças pra cada um, algo expressivo. Não consigo ver o Peru (sem trocadilhos) comprando esta quantidade de SU, nem a Argentina que parece sofrer para manter a operacionalidade de seus 36 A-4 (acho que é este número mesmo). Agora vamos tirar a Venezuela e Brasil, quais outros países comprariam esta quantidade de SU? Nem a Colômbia em minha opinião.

Suponha que não sejam dois países excluindo a Venezuela, então este país estaria comprando 36-48 SU-35 BM, lembrando que já tem 24 SU-30. Aí sim a Venezuela seria um grande problema na região...

Agora, supondo por absurdo que o Brasil seja um dos países pensados e que os russos estariam permitindo produção local com direito a exportação para a região, aí sim podemos imaginar que poderíamos comprar 36-48 SU e vender cerca de 18-24 caças para mais dois países da região (totalizando 72-96 SU-35). Com toda certeza seria uma ótima proposta para o Brasil se o caça russo estivesse entre os finalistas, mas como não está...

Grande abraço,

Orestes

Responder