TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Beronha
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 7 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
OFF TOTAL
Esse tópico é um best-seller, hua hua hua
Seu criador é um gênio kkkkkk
agora... com esse comentado tapetão - EM FRENTE, RUMO AS 100.000 PAGINAS
Saluços Cordiales
Esse tópico é um best-seller, hua hua hua
Seu criador é um gênio kkkkkk
agora... com esse comentado tapetão - EM FRENTE, RUMO AS 100.000 PAGINAS
Saluços Cordiales
- MARCOS RIBEIRO
- Avançado
- Contato:
Pra mim o Nelson Jobim tá saindo melhor que a encomenda......acho que ele falou foi pura contra-informação pra deixar os yankees e croissantes com uma pequena pulga atrás da orelha do tipo.... se o que vcs apresentaram no papel não for tão bom vou até pensar no caso de desenterrar outras alternativas
Na minha leitura nada mudou......to começando a gostar desse cara(apesar de ser falastrão) porém pelo menos ele tem bem mais cérebro e visão que os "ministros" anteriores e apesar do Su ter sido eliminado estou tb concordando com a opinião pessoal do ministro......o Rafale.....não tem jeito......pelos prós e contras acho ele com melhor saldo de prós.
Marcos
Bem essa é só minha humilde opinião.

Marcos
Bem essa é só minha humilde opinião.
Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
WWW.COLEDECORE.COM.BR (adesivos decorativos)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
WWW.COLEDECORE.COM.BR (adesivos decorativos)
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Senhores, não posso adiantar tudo, pois já tenho uma posição mas ainda aguardo outra.
O que posso adiantar é que, o que as informações até agora indicam, essa declaração veio da cabeça do Jobim e o F-X, pra FAB, corre da mesma maneira.
O que posso adiantar é que, o que as informações até agora indicam, essa declaração veio da cabeça do Jobim e o F-X, pra FAB, corre da mesma maneira.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Skyway
- Sênior
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Perfeitamente.orestespf escreveu:Perfeito seus comentários, Leonardo, este e o anterior, ficou claro pra mim, tanto que fiz questão de frisar que não era dirigido a você. Gosto quando você fala que tem muitas "viagens" por aí, tem pessoas imaginando o retorno do SU e do EF, não tem nada na polêmica declaração do NJ que insinue isso, apenas problemas de outra natureza (ele foi claro ao dizer no final de sua fala que a coisa se resume a americanos, franceses e suecos, só!).Skyway escreveu: Tudo bem Orestes, mas só para esclarecer que o "Viajantes" que ecreví se refere a argumentos que se baseiam em uma base inexistente, como por exemplo quem acha que o processo de concorrência e compra é levado de um jeito que não é real, afetando assim toda a linha de raciocínio da pessoa. Que as vezes nem está errada, mas não pode ser levada em consideração por não refletir a realidade.
O post do tal "Caçador", ajuda a esclarecer isso.
Foi o que quis dizer.
Um abraço!
Abração,
Orestes

Um abraço!
AD ASTRA PER ASPERA
- Bourne
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Portanto, a hipótese mais simples e menos charmosa sobre a origem da declaração está correta. Ou seja, foi apenas uma "diarréia mental" do senhor ministro.
Além do mais, esqueçam meu breve devaneio sobre o Typhoon, mas guardem o projeto J-10 para um momento mais propício. Por que agora é Super Hornet.
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
Além do mais, esqueçam meu breve devaneio sobre o Typhoon, mas guardem o projeto J-10 para um momento mais propício. Por que agora é Super Hornet.

Com todo respeito,ao autor "Caçador" do BM,ele relata o processo visto de dentro do escritório,bacana que as pessoas dentro do escritório continuem seguindo a frente com suas atribuições em vista do cronograma estabelecido pelo seu "chefe" imediato.Caros foristas,
Com relação a esse assunto:
1. O cronograma de todo o Programa FX-2 foi previamente apresentado pela Aeronáutica ao MD e aprovado;
2. Os RFI (Pedido de Informação) foram enviados para as empresas que, estudos prévios do EMAER (3SC), indicavam que possuíam produtos que atendiam aos requisitos técnicos, logísticos e industriais (RTLI) da FAB;
Obs: Nunca existiu o requisito de a aeronave estar atualmente operacional. Isto limitaria o universo de escolha ao F-16 e F-18, deixando de fora o Eurofighter, o JSF, o Su-35, o Rafale F-3 e o Gripen NG.3. Da análise das respostas ao RFI foi feita a “short list”. Foram selecionados os três produtos que melhor atendiam aos RTLI;
4. A “short list” foi apresentada ao MD, e aprovada antes da sua divulgação ao público;
5. A “short list” foi divulgada na data prevista no cronograma aprovado;
Obs: A visita do presidente da Rússia não estava prevista no cronograma.
6. Os RFP (Pedido de Oferta) foram enviados para as empresas na data prevista no cronograma.
7. O RFP contém os RTLI inicialmente aprovados pelo EMAER e que sobreviveram ao crivo da realidade obtidas das análises das respostas ao RFI recebidas;
8. A entrega da resposta ao RFP (Oferta) foi postergada de 02 de janeiro para 02 de fevereiro de 2009;
9. Todas as Ofertas foram entregues na data prevista.
10. Nesse momento, prosseguem normalmente em SJK as análises das ofertas apresentadas, sem nenhuma ordem em contrário;

O fato é que: enquanto as palavras do "chefe" do "chefe imediato" do pessoal do escritório,não forem esclarecidas publicamente,referente a seu conteudo e intenções,eles continuarão cumprindo suas obrigações diárias no escritório e eu continuarei a achar que o abacaxi tá apodrecendo.11. O fato (real) de que o Ministro Jobim tenha aceitado que a Rússia apresente uma “oferta não solicitada”, não foi sucedido por nenhuma ação administrativa concreta;
Quando voltar pode haver alguma ação![]()
12. Caso isso aconteça, o Programa F-X2 será tecnicamente encerrado, pelo seguinte:
Pode ser aumentado,ou ignorar o tecnicamente
• Como a Rússia não recebeu o RFP, obviamente desconhece os RTLI;
Podem receber,conhecer o RTLI ou o "chefe" pode até ignorar tudo issoPode virar um vale tudo!
• Como desconhece o RFP, sua Oferta não poderá ser comparada com a dos concorrentes;
Tudo pode ser comparado fora do escritório![]()
• Caso a Rússia receba o RFP, necessitará de, no mínimo, mais 03 meses para elaborar a sua Oferta;
Quem define esses 3 meses?O pessoal do escritorio daqui?Ou do escritório da Russia e Itália?![]()
• Com esse atraso, todo o planejamento aprovado para o Programa F-X2 será perdido;
E se não houver atrazo?Ou for insignificante?Quem decide isso?O pessoal do escritório daqui?![]()
• A credibilidade da Aeronáutica e do processo de seleção será totalmente perdido;
Em matéria de credibilidade para escolher caças a FAB não tem mais o que perder,depois de tantos FX ridiculos![]()
• A intenção de obter uma aprovação presidencial para a contratação de 36 aeronaves de caça ainda em 2009 não será mais possível;
Se o presidente quiser aprovar,aprova até no banheiro dia 30 de DezembroFaz uma década que isso se arrasta,e o país sem defesa aérea e ninguem nunca se preocupou com prazos
![]()
![]()
• E finalmente, por que não dar a mesma oportunidade para o F-16, o Eurofighter e outros que eventualmente façam uma visita ao MD?
O Eurofighter foi citado,alem de que o MD NJ é o governo ele recebe e aceita o que ele querMesmo que crie uma zona como agora
![]()
Caçador

Minha opinião.
Sds a todos.
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6826 vezes
- Agradeceram: 7119 vezes
- Contato:
Não sei o porquê dessa xaropada toda: pra quê a josta de concorrência? Escolham, comprem e pronto, POWS!!! 

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
Morpheus
Tulio
Não sabem escolher e não conseguem comprar
É como o inferno da piada velha;um dia falta merda,um dia falta lata,e nós vamos sambando.
Pra que simplificar se nós podemos complicar
São milhões de interesses e interessados
Hoje não tem lata?Vamos sambando... 
Sds
Por que voce acha,que o FX nunca saiu?Não sei o porquê dessa xaropada toda: pra quê a josta de concorrência? Escolham, comprem e pronto, POWS!!!

Sds
Bender escreveu:TulioPor que voce acha,que o FX nunca saiu?Não sei o porquê dessa xaropada toda: pra quê a josta de concorrência? Escolham, comprem e pronto, POWS!!!Não sabem escolher e não conseguem comprar
É como o inferno da piada velha;um dia falta merda,um dia falta lata,e nós vamos sambando.
Pra que simplificar se nós podemos complicar
São milhões de interesses e interessados
Hoje não tem lata?Vamos sambando...
Sds

[]´s
-
- Sênior
- Agradeceu: 241 vezes
- Agradeceram: 84 vezes
Prezado colega forista Luís Henrique, logo após a divulgação da short-list, uma matéria na T&D falava que o Typhoon foi vetado pelo seu preço alto também, mas muito mais por ser um projeto de 4 países e que, se é difícil negociar preço e parcerias com um país, que dirá com 4!!!! Isso por volta de out./2008. Imagina agora em relação a um deles - Itália - cujas relações políticas bilaterais passam por um momento de tensão.Luís Henrique escreveu:Duvido.crubens escreveu:Se essa palhaçada, cagada ou que for, vingar, É TUFÃO NA CABEÇA
Se for para comprar Tufão, vamos comprar o Rafale. Ta mais desenvolvido, é mais barato e temos uma boa parceria com os franceses.
Se eles colocarem os dois no jogo será para fazer pressão, principalmente com o Su-35BM que possui um preço mais atrativo e força os americanos a repensarem....
Cordial abraço!
- Sterrius
- Sênior
- Agradeceu: 115 vezes
- Agradeceram: 323 vezes
Isso por volta de out./2008. Imagina agora em relação a um deles - Itália - cujas relações políticas bilaterais passam por um momento de tensão.
parafraseando lula. Relaxa que o problema da italia é so uma marolinha.

Tensão vai ser se o tarso genro resolver dar asilo ao outro militante italiano que ta na espera. Esse sim um neofacista declarado e participante de um dos grupos mais violentos la da italia. (NRA se nao me engano). E esse diferente do battisti não tem um julgamento tao controverso.
-
- Sênior
Salve prezado Orestes, também acho que de graça não foi, afinal o NJ já teve a fase de falar com os cotovelos (início do FX2) e a fase do silêncio (pré short-list até semana passada), então essa fala "repentina" tem algo por trás...E certamente com a anuência da cúpula fabiana!orestespf escreveu:Acho que é por aí sim, só não achei "prudente" as declarações do nobre ministro, isto não se faz em meio a um processo complexo e caro como o FX-2. Não acredito apenas em ato falho, se tal coisa não existisse (o citado por ele), ele não inventaria de uma hora pra outra. Também não acredito que a FAB (cúpula) não soubesse do teor daquela declaração do NJ. Só resta a grande dúvida: por que o ministro fez aquilo? De graça não foi...Bolovo escreveu:O NJ só está se protegendo.
"Olha, eu vi todas propostas! Não me acusem mais! Mas vou escolher um daqueles três!".
Mais ou menos isso.
O FX2 está em andamento e não mudará nada.
Abração,
Orestes
Abraço!
-
- Sênior
Mais um??Sterrius escreveu:Isso por volta de out./2008. Imagina agora em relação a um deles - Itália - cujas relações políticas bilaterais passam por um momento de tensão.
parafraseando lula. Relaxa que o problema da italia é so uma marolinha.![]()
Tensão vai ser se o tarso genro resolver dar asilo ao outro militante italiano que ta na espera. Esse sim um neofacista declarado e participante de um dos grupos mais violentos la da italia. (NRA se nao me engano). E esse diferente do battisti não tem um julgamento tao controverso.

Abs!
-
- Sênior
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Mas isso eu disse na segunda-feira no início da tarde, e nem preciso confirmar, pois a informação veio de dentro do MD como eu mesmo disse.Vinicius Pimenta escreveu:Senhores, não posso adiantar tudo, pois já tenho uma posição mas ainda aguardo outra.

Abração,
Orestes
-
- Sênior
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Bender escreveu:Com todo respeito,ao autor "Caçador" do BM,ele relata o processo visto de dentro do escritório,bacana que as pessoas dentro do escritório continuem seguindo a frente com suas atribuições em vista do cronograma estabelecido pelo seu "chefe" imediato.Caros foristas,
Com relação a esse assunto:
1. O cronograma de todo o Programa FX-2 foi previamente apresentado pela Aeronáutica ao MD e aprovado;
2. Os RFI (Pedido de Informação) foram enviados para as empresas que, estudos prévios do EMAER (3SC), indicavam que possuíam produtos que atendiam aos requisitos técnicos, logísticos e industriais (RTLI) da FAB;
Obs: Nunca existiu o requisito de a aeronave estar atualmente operacional. Isto limitaria o universo de escolha ao F-16 e F-18, deixando de fora o Eurofighter, o JSF, o Su-35, o Rafale F-3 e o Gripen NG.3. Da análise das respostas ao RFI foi feita a “short list”. Foram selecionados os três produtos que melhor atendiam aos RTLI;
4. A “short list” foi apresentada ao MD, e aprovada antes da sua divulgação ao público;
5. A “short list” foi divulgada na data prevista no cronograma aprovado;
Obs: A visita do presidente da Rússia não estava prevista no cronograma.
6. Os RFP (Pedido de Oferta) foram enviados para as empresas na data prevista no cronograma.
7. O RFP contém os RTLI inicialmente aprovados pelo EMAER e que sobreviveram ao crivo da realidade obtidas das análises das respostas ao RFI recebidas;
8. A entrega da resposta ao RFP (Oferta) foi postergada de 02 de janeiro para 02 de fevereiro de 2009;
9. Todas as Ofertas foram entregues na data prevista.
10. Nesse momento, prosseguem normalmente em SJK as análises das ofertas apresentadas, sem nenhuma ordem em contrário;Com todo valor que devemos dar ao trabalho técnico do escritório,a decisão não vai acontecer lá.
E as atribuições e cronograma podem ser alterados por quem manda e não trabalha lá dentro,queiram eles ou não,e nós também.
E o trabalho do escritório pode aumentar e ficar confuso e o pessoal do escritório vai ter que engolir.
![]()
O fato é que: enquanto as palavras do "chefe" do "chefe imediato" do pessoal do escritório,não forem esclarecidas publicamente,referente a seu conteudo e intenções,eles continuarão cumprindo suas obrigações diárias no escritório e eu continuarei a achar que o abacaxi tá apodrecendo.11. O fato (real) de que o Ministro Jobim tenha aceitado que a Rússia apresente uma “oferta não solicitada”, não foi sucedido por nenhuma ação administrativa concreta;
Quando voltar pode haver alguma ação![]()
12. Caso isso aconteça, o Programa F-X2 será tecnicamente encerrado, pelo seguinte:
Pode ser aumentado,ou ignorar o tecnicamente
• Como a Rússia não recebeu o RFP, obviamente desconhece os RTLI;
Podem receber,conhecer o RTLI ou o "chefe" pode até ignorar tudo issoPode virar um vale tudo!
• Como desconhece o RFP, sua Oferta não poderá ser comparada com a dos concorrentes;
Tudo pode ser comparado fora do escritório![]()
• Caso a Rússia receba o RFP, necessitará de, no mínimo, mais 03 meses para elaborar a sua Oferta;
Quem define esses 3 meses?O pessoal do escritorio daqui?Ou do escritório da Russia e Itália?![]()
• Com esse atraso, todo o planejamento aprovado para o Programa F-X2 será perdido;
E se não houver atrazo?Ou for insignificante?Quem decide isso?O pessoal do escritório daqui?![]()
• A credibilidade da Aeronáutica e do processo de seleção será totalmente perdido;
Em matéria de credibilidade para escolher caças a FAB não tem mais o que perder,depois de tantos FX ridiculos![]()
• A intenção de obter uma aprovação presidencial para a contratação de 36 aeronaves de caça ainda em 2009 não será mais possível;
Se o presidente quiser aprovar,aprova até no banheiro dia 30 de DezembroFaz uma década que isso se arrasta,e o país sem defesa aérea e ninguem nunca se preocupou com prazos
![]()
![]()
• E finalmente, por que não dar a mesma oportunidade para o F-16, o Eurofighter e outros que eventualmente façam uma visita ao MD?
O Eurofighter foi citado,alem de que o MD NJ é o governo ele recebe e aceita o que ele querMesmo que crie uma zona como agora
![]()
Caçador
![]()
Minha opinião.
Sds a todos.
Perfeito, Bender!
![[009]](./images/smilies/009.gif)
![[009]](./images/smilies/009.gif)