Santiago escreveu:
- Examinar, a FAB pode. Que essas propostas serao levadas a serio e inseridas no processo eh outra coisa.
- A ultima frase de NJ, ele praticamente foca nos 3 competidores e a Embraer, a unica empresa ampta no Brasil a uma empreitada como o desenvolvimento de um caca de quinta geracao.
- Me parece que o post do forista Cacador eh muito logico e faz sentido. Por outro lado NJ/FAB quiseram passar um recado aos 3 competidores. Estao amaciando os 3 para as negociacoes subsequentes.
[]s
Olá Jacques,
fazer sentido, tudo faz, até porque estamos "concluindo" no universo vazio (não sabemos nada), e dentro do conjunto vazio tudo é possível, pois não existe dentro deste conjunto-universo nada que sirva de prova ou contra-prova.
Mas me interessei mais pela parte sublinhada em seu post, pergunto: por que gerar um clima tão ruim (declaração do NJ) apenas para azeitar os três competidores? Isto não se faz, nunca, pois joga-se a credibilidade no ralo, seria mudar as regras do jogo com o mesmo em andamento. Então o recado não veio de graça. Será que o tiro (a escolha dos finalistas) saiu pela culatra? Estou sugerindo que se torna impossível comparar três produtos com "faixas de preço" tão distintas.
Pode não ser exatamente isso, mas se passar pelo menos perto, bem, temos que admitir que houve um erro, se não houvesse não seria preciso azeitar os finalistas. Se o objetivo não for de azeitar os caras, então já estão amaciados, portanto o problema é muito maior, pois não se tira mais deles do que já se conhece.
Disso tudo só tenho um grande temor: a short list não serviu de parâmetros para se conseguir o desejado pela FAB/Governo, de forma tal que o recado/ameaça tenha como objetivo uma tentativa desesperada de reverter o quadro, e se tal coisa não for conseguida... Mela-se (novamente) o processo.
E por fim, aqui muito se fala sobre a volta do fantasma russo, mas não é bem verdade, a condição colocada pelo ministro NJ em sua entrevista é que isto aconteceria se o EF-2000 também pudesse participar, só não falou do F-16, mas me parece natural. Logo o que está em jogo não são os caças em si, mas as consequências (sérias) desta desastrosa declaração.
Abração,
Orestes