03 de outubro, 2006
O ministério das relações exteriores da Coréia do Norte anunciou nesta terça-feira que o país conduzirá "em breve" o seu primeiro teste nuclear.
A medida irá “reforçar” a defesa do país diante da hostilidade militar americana, disse o comunicado divulgado pela agência de notícias estatal.
O Japão reagiu ao anúncio dizendo que o teste com armas nucleares da Coréia do Norte seria "totalmente imperdoável".
Embora se saiba que o país dispõe de ogivas nucleares há algum tempo, este seria o primeiro teste desta natureza.
“(A Coréia do Norte) fará um teste nuclear sob condições de segurança firmemente garantidas”, disse o ministério.
Segundo o correspondente da BBC em Seul, Charles Scanlon, a Coréia do Norte afirmou que as sanções impostas pelas Nações Unidas em julhos são, na verdade, uma declaração de guerra, e o armamento nuclear é necessário para preservar a soberania do país.
Satélites captaram atividade em um potencial campo de testes no país.
Pyongyang vem sendo pressionada nos últimos meses por causa de seu programa nuclear.
As negociações multilaterais que envolvem seis países (Estados Unidos, União Soviética, Japão, China, Coréia do Sul e a própria Coréia do Norte) estão emperradas há quase um ano.
Como conseqüência, os Estados Unidos impuseram uma série de sanções econômicas em relação à Coréia do Norte.
Segundo o comunicado do governo norte-coreano, “os Estados Unidos estão diariamente aumentando a ameaça de uma guerra nuclear e suas sanções nefastas estão criando uma séria situação na península coreana”.
Para o ministério, “na atual situação, em que os Estados Unidos tenta cada vez mais isolar e sufocar a Coréia do Norte, o país não pode mais permanecer somente como um observador da situação”.
que problemão pro Mr. Danger...
só seria maior se ela não tivesse tantos inimigos por la..
