Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Zelhos
Avançado
Avançado
Mensagens: 611
Registrado em: Dom Out 24, 2010 8:06 pm
Localização: Votorantim/SP
Agradeceram: 84 vezes

Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça

#706 Mensagem por Zelhos » Sáb Ago 24, 2019 2:59 pm

Túlio escreveu: Sex Ago 23, 2019 7:19 pm E pronto, caiu a casinha do mIcron (França):


Traduzido sem Google:

Acabei de conversar com o Presidente do Brasil. Nossas perspectivas futuras em Negócios (comércio) são muito empolgantes e nossas relações são fortes, talvez mais fortes do que em qualquer outra época. Eu disse a ele que os Estados Unidos podem ajudar com os incêndios na Amazônia, nós estamos prontos para apoiar.


EDIT - A versão brazuca:




Sodas, o mIcron não aprende... :lol: :lol: :lol: :lol:
Ufa, ao lado dos EUA nossa soberania está a salvo.

Afinal, o Trump não manda nem no próprio governo, é um cachorro latindo para a parede, por que acha que isso é lá grande salvação para o Brasil? Que tipo de ajuda vão nos dar? A mesma dada pelos israelenses lá no rompimento da barragem?

Mas a politica internacional será feita sem ideologia, talquei? Manda o filho de um pra cá e do outro pra lá, principio da impessoalidade é coisa de comunista. :lol: :lol:

EUA não estão dando apoio concreto para combater incêndios, diz ministro

https://www.oantagonista.com/brasil/eua ... -ministro/




Um dia é da caça... o outro do caçador...


Imagem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça

#707 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 24, 2019 3:20 pm

G7 e Amazônia: o que estão falando os Franceses?
“Discurso para justificar o agronegócio”

“O propósito do presidente brasileiro nesses tuítes se inscreve em uma estratégia de discurso que já é elaborada desde a sua ascensão à presidência, sua linha política é de explicar ao mundo que a questão da Amazônia é uma questão de soberania para o Brasil e de desenvolvimento do país”, comenta Ventura.

“Bolsonaro tenta culpar os europeus em particular – e menos os americanos, eu tenho de dizer, porque com Donald Trump ele achou um parceiro a quem ele escancara as portas do Brasil e da Amazônia, e neste caso ele não evoca o imperialismo americano. Então a gente vê que é um discurso de geometria variável e que serve sobretudo a se opor aos europeus e à França de maneira mais particular, devido ao Acordo de Paris e a questão climática”, continua o pesquisador.

Segundo o especialista em América Latina, este discurso é feito para justificar a política do setor do agronegócio, “que agora está no poder no Brasil”. “Os ministros do Meio Ambiente e da Agricultura são eles mesmos representantes deste setor, que sempre foi muito poderoso no Brasil. Mas hoje a diferença é que, sob Bolsonaro, este setor está diretamente no poder. E o discurso de Bolsonaro é feito para favorecer os interesses deste setor no Brasil. Seu discurso deve ser lido nesta perspectiva”, analisa.

Para Ventura, o fato de a França confrontar Bolsonaro agora, é também uma oportunidade política para Macron. “Emmanuel Macron, como presidente do país onde foi assinado o Acordo de Paris, encontra uma postura internacional que é importante para ele. O presidente Macron tem legitimidade, seja pelo Acordo de Paris, seja pela sua maior fronteira, que é com o Brasil”, diz ele, evocando a Guiana Francesa, cujo território também abriga parte da Floresta Amazônica.

O que o G7 pode de fato fazer?

“Concretamente, o G7 e a comunidade internacional não podem fazer muito. Os países do G7 têm fortes divergências entre eles. Além disso, Donald Trump está alinhado com Bolsonaro”, considera Ventura.

“A questão dos recursos amazônicos foi uma questão importante entre Bolsonaro e Trump, quando o presidente brasileiro visitou Washington. Bolsonaro e Trump estão alinhados sobre as questões do aquecimento global, de como explorar os recursos da Amazônia, sobre as parcerias agrícolas e de minérios, porque Bolsonaro quer abrir a Amazônia à exploração de minérios. O G7 não pode fazer grande coisa”, lamenta.

Mas, segundo Ventura, a mobilização internacional, de chefes de Estado, do secretário geral da ONU, de personalidades do mundo da música, dos esportes, das artes etc. servem para fazer pressão para o governo brasileiro. Théry também concorda que a pressão internacional pode ajudar Bolsonaro a entender a gravidade da situação.

“Porém não acredito que isso vá trazer restrições ao governo Bolsonaro. Esta atividade do agronegócio brasileiro prospera em um sistema econômico internacional. O comercio exterior brasileiro é baseado no agronegócio porque tudo o que eles exportam é consumido pelo mundo inteiro”, revela Ventura.

Ventura tampouco acredita que haverá sanções, porque os interesses econômicos dos países desenvolvidos no mercado brasileiro falarão mais alto. “Só os Estados Unidos hoje, no mundo, aplicam sanções extraterritoriais e eles são aliados de Bolsonaro. Há muito interesse econômico e financeiro na abertura do mercado brasileiro, que foi anunciada por Bolsonaro, para o capital internacional, para a modernização da infra-estrutura de estradas, portos e aeroportos”.

“Eles querem aproveitar desta abertura e Bolsonaro conta com isso para acalmar os que hoje fazem pressão”, conclui Ventura.

Relações entre França e Brasil

Ventura considera a declaração do presidente francês Emmanuel Macron sobre Bolsonaro, em que o francês diz que Bolsonaro mentiu sobre seu comprometimento com o meio ambiente e que isso faria a França se opor ao acordo entre a União Europeia e o Mercosul como “parte de uma batalha diplomática travada entre os dois países”.

“A gente vai entrar num período longo, que vai ser ditado pelo desmatamento da Amazônia e pelo acordo com o Mercosul, que de qualquer forma não está pronto. Nós estamos no meio de uma batalha diplomática, mas no momento, não tem ruptura. De qualquer forma, esta declaração de Macron hoje marca um confronto assumido”, analisa.

“A gente sabe, porém, que a relação entre Bolsonaro e Macron já era apimentada há mais tempo, temos os episódios em que Bolsonaro rejeitou o fato de Macron ter recebido o cacique Raoni no Palácio do Eliseu, em maio. Em julho, a humilhação a que ele submeteu o ministro das Relações Exteriores francês, Jean-Yves Le Drian, quando desmarcou um encontro em cima da hora, por considerar que a França já estava fazendo a ingerência da qual ele fala agora”, destaca Ventura, lembrando que a animosidade entre os dois presidentes não está apenas ligada à conjuntura atual do G7 e dos incêndios na Amazônia.


http://br.rfi.fr/franca/20190823-especi ... ao-e-inger
Notem que botei apenas uma parte da matéria, seria legal se entrassem no link e a lessem inteira. Nem que seja para saberem quem diabos é o tale de Ventura... :lol: :lol: :lol: :lol:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça

#708 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 24, 2019 3:48 pm

Zelhos escreveu: Sáb Ago 24, 2019 2:54 pm
Túlio escreveu: Sex Ago 23, 2019 7:39 pm

Não leves para o lado pessoal, HAMMERHEAD véio. Compares, quando Portugal estava em chamas por causa de suas árvores-gasolina, Brasileiro algum te veio dizer que precisas escolher melhor em quem votar ou como teu País deveria ser governado. Fomos polidos e demonstramos empatia para com o sofrimento de nossos irmãos d'além-mar.

Daí acontece conosco e............
Comparação sem pé nem cabeça. Os incêndios em Portugal não são politica de Estado para favorecer grupos econômicos (corruptos) em troca de apoio politico.
Sem pé nem cabeça é a tua "interpretação", isso sim! Sabes uma grande diferença entre Brasil e UE? Só aqui no pequeno RS nós temos mais matas nativas do que em toda a União Européia! Ah, mas eles têm grandes florestas, claro, claro...só que são florestas COMERCIAIS! Achas que as árvores-gasolina já estavam em Portugal (lembrar, eu estava falando com o HAMMERHEAD) desde os tempos dos antigos Lusos? Te parece correto pensar que, em Aljubarrota, um dos maiores guerreiros de todos os tempos, D. Nuno Álvares Pereira, fez construir paliçadas e demais obstáculos que deram o resultado esperado usando EUCALIPTO?

Sem pé nem cabeça foi aquele post que cometeste, nos chamando a todos de PETRALHAS ou sei lá o quê.

Sem pé nem cabeça é aquilo de "pulei do barco". Que diabos é isso, o que é o tale de "barco"? Te mudaste do Brasil?

Sem meias palavras: ou começas a postar coisa que preste ou sugiro lugares como Facebook ou Twitter. Lá tudo que é besteira tá valendo, aqui não. Cada um é responsável pelo que posta. Ninguém está tentando te obrigar a gostar deste ou daquele PR nem a passar paninho em nada, apenas é fortemente sugerido que te comportes, pois continuar nessa agressividade toda conduz a sabes muito bem o quê. Claro, se buscas algum tipo exótico de "martírio", OK, estás no caminho certo.

Sem mais


Túlio.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Zelhos
Avançado
Avançado
Mensagens: 611
Registrado em: Dom Out 24, 2010 8:06 pm
Localização: Votorantim/SP
Agradeceram: 84 vezes

Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça

#709 Mensagem por Zelhos » Sáb Ago 24, 2019 4:13 pm

Túlio escreveu: Sáb Ago 24, 2019 3:48 pm
Zelhos escreveu: Sáb Ago 24, 2019 2:54 pm
Comparação sem pé nem cabeça. Os incêndios em Portugal não são politica de Estado para favorecer grupos econômicos (corruptos) em troca de apoio politico.
Sem pé nem cabeça é a tua "interpretação", isso sim! Sabes uma grande diferença entre Brasil e UE? Só aqui no pequeno RS nós temos mais matas nativas do que em toda a União Européia! Ah, mas eles têm grandes florestas, claro, claro...só que são florestas COMERCIAIS! Achas que as árvores-gasolina já estavam em Portugal (lembrar, eu estava falando com o HAMMERHEAD) desde os tempos dos antigos Lusos? Te parece correto pensar que, em Aljubarrota, um dos maiores guerreiros de todos os tempos, D. Nuno Álvares Pereira, fez construir paliçadas e demais obstáculos que deram o resultado esperado usando EUCALIPTO?

Sem pé nem cabeça foi aquele post que cometeste, nos chamando a todos de PETRALHAS ou sei lá o quê.

Sem pé nem cabeça é aquilo de "pulei do barco". Que diabos é isso, o que é o tale de "barco"? Te mudaste do Brasil?

Sem meias palavras: ou começas a postar coisa que preste ou sugiro lugares como Facebook ou Twitter. Lá tudo que é besteira tá valendo, aqui não. Cada um é responsável pelo que posta. Ninguém está tentando te obrigar a gostar deste ou daquele PR nem a passar paninho em nada, apenas é fortemente sugerido que te comportes, pois continuar nessa agressividade toda conduz a sabes muito bem o quê. Claro, se buscas algum tipo exótico de "martírio", OK, estás no caminho certo.

Sem mais


Túlio.
Ora, ora, e não é que você está agindo exatamente como um petista? Vai ficar até quando nessa de ficar ofendidinho com o que postam e ameaçar de banimento, achando que assim alguém irá se alinhar com o que você quer que se escreva aqui. A agressividade está nos seus ouvidos, você já está bem agressivinho faz tempo, a questão aqui é que a agressividade é permitida quando é para dizer aquilo que você gosta que seja dito, agora, se ousarem dizer algo que desagrade a moderação, que pelo que parece se tornou uma moderação de um homem só, aí vem a ameaça de banimento. Por que não adiciona lá nas regras. "Não dizer nada que venha a ferir as convicções do Túlio". Assim você faz um fórum só pra você.

E não venha com essa de "grande diferença" entre isso e aquilo, isso é relativismo, é o duplo padrão moral petista para justificar o injustificável. Não venha com essa de "o Brasil tem 60% do seu território sobre proteção". Isso é mentira de ruralista para justificar a derrubada, só isso. O DF inteirinho é área de proteção ambiental, por acaso aquilo ali é floresta intocada, protegida por comunistas? Essa é a situação de todos os biomas brasileiros, o fato de tem uma lei dizendo que aquilo é área protegida não tira aquela área da produção. O único bioma que sobra no Brasil é a Amazônia. O Cerrado já era, a Caatinga nem se fala, a Mata Atlantica então... Onde estão essas grandes áreas de mata nativa? Só no discurso de lobbistas financiadores de políticos, sejam eles do fla ou do flu.

E com "pular do barco", digo que tive participação na alavancagem politica do Bolsonaro desde quando ele era tratado como palhaço por todos, inclusive por ti. Tive contato direto com ele, com seus filhos, tive papel na campanha "internética" que o fez ser conhecido e eleito. Mas claro, para você, não passo de um comunista, abraçador de árvores e anti-liberal (Fico abismado que em pleno 2019 tem gente que pensa que liberalismo é sistema econômico). E mais, não chamei todos de petistas coisa nenhuma, eu chamei de petistas aqueles que vestiram a carapuça, que foi o seu caso. Inclusive, seu caso é bem interessante, você nunca adotou essa postura sectária, aí de um dia para o outro resolveu soltar a franga do bolsonarismo. Tenho que dizer que estranhei um pouco. E digo mais, isso aqui é um fórum de discussões, se as mensagens estão aqui abertas, é para todos discutirem. Se quer ser infantil ao ponto de usar o "eu não estava falando com você, não se meta" em uma discussão aberta, recomendo que use a MP, assim ninguém se mete nos teus assuntos.

No mais, o fórum é teu e você pode fazer o que quiser com ele, é você que dita as regras. Não estou aqui para ler o que o Túlio escreve, estou aqui para acompanhar as discussões, o que me faz entrar aqui não os foristas e os assuntos aqui discutidos. Já perdemos vários bons usuários, que a despeito da personalidade difícil, agregavam muito a isso aqui. Então, caro Túlio, faça o que bem entender, eu estou aqui para discutir, se a discussão te incomoda, continue banindo por birra politica, continue com o duplo padrão moral, o fórum já está naturalmente se esvaziando, assim vai chegar uma hora que só restará você aqui.




Um dia é da caça... o outro do caçador...


Imagem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça

#710 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 24, 2019 4:27 pm

E aí temos o costumeiro "post de desafio", com direito a carteirada de "bolsonarista-raiz", ameaça de "vai esvaziar o DB" e tudo. Textão feito de TROLAGEM apenas, zero conteúdo útil, zero mente, puro fígado. Assim

o User ZELHOS recebe

Suspensão de 30 (trinta) dias por TROLAGEM, acrescida de outros 30 (trinta) dias pelo "desafio".

Esperamos que volte - se voltar - com melhores modos.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1898
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça

#711 Mensagem por arcanjo » Sáb Ago 24, 2019 4:59 pm

Mais de 43 mil militares das Forças Armadas reforçam ações de combate a incêndios na Amazônia

https://1.bp.blogspot.com/-BzLP5x7WDbU/XWGPQRmPyuI/AAAAAAAACnw/R6ft5rUgPKszah_fQTCino7XCt0IlelUACLcBGAs/s1600/C-130-Hrcules.jpg
Aeronaves Hércules C -130 equipadas com o sistema MAFFS (Modular Airbone Fire Fighting System) da Força Aérea Brasileira vão reforçar combate aos incêndios na Amazônia

Brasília, 24/08/2019 – O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, e o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, divulgaram ações de combate a incêndios na Amazônia Legal durante coletiva de imprensa realizada na manhã deste sábado (24). Mais de 43 mil integrantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) estão locados na região. Eles estão disponíveis para atuar, de acordo com a demanda, coordenados com órgãos de controle ambiental e de segurança pública.

Após publicação do Decreto Nº 9.985 de 23/08/2019, na sexta-feira (23), foi instalado o Centro de Operações Conjuntas no Ministério da Defesa para execução das ações. O documento autoriza o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem Ambiental (GLOA) e para ações subsidiárias nas regiões de fronteira, terras indígenas, áreas da União, além de outras áreas da Amazônia Legal, caso haja requerimento do governador do respectivo estado.

“O emprego será basicamente em ações preventivas e repressivas contra ilícitos ambientais e levantamento e combate a focos de incêndio”, explicou o Ministro Fernando Azevedo, durante coletiva.

“Nos últimos anos as Forças Armadas aumentaram de forma significativa a presença na Amazônia. Temos o Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), coordenado pelo Ministério. O SIPAM utiliza as mais avançadas tecnologias para monitorar o meio ambiente e toda a área”, informou Fernando Azevedo.

O Ministro do Meio Ambiente ressaltou a importância da atuação dos órgãos locais. “Mais uma vez, conclamamos os estados a participarem desse esforço. Entendemos que muitos têm limitações, mas não é possível desenvolvermos essas atividades de fiscalização, comando e controle, sem o apoio estadual”.

As operações de Garantia da Lei e da Ordem Ambiental na Amazônia Legal serão coordenadas pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente Brigadeiro do Ar, Raul Botelho. Até o início da tarde, requereram apoio e foi autorizado pelo presidente da República o emprego de Garantia da Lei e da Ordem (GLOA) nos estados de Rondônia, Roraima, Tocantins e Pará.

Ações em andamento

As Forças Armadas disponibilizaram duas aeronaves C -130, próprias para combater incêndios, para atuarem em Porto Velho (RO). Entre as Organizações Militares daquele estado estão designadas para reforçar o combate aos incêndios florestais a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, situada em Porto Velho, a Delegacia Fluvial de Porto Velho e o Centro Regional de Vigilância (CRV), órgão da Força Aérea Brasileira, também situado em Porto Velho.

Um helicóptero do IBAMA decolou de Cuiabá para apoiar as ações em Porto Velho, na manhã da sexta-feira (23).

Na manhã de hoje (24), quatro aeronaves de combate a incêndio da ICMBio foram enviadas ao estado de Rondônia. Amanhã (25), a Força Aérea Brasileira transporta, de Brasília para Porto Velho, 30 bombeiros da Força Nacional de Segurança Pública aos locais das queimadas.

Estão reunidos no Centro de Operações Conjuntas no MD representantes do Ministério do Meio Ambiente, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Força Nacional, da Polícia Federal, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazonia (Censipam), do Ministério da Agricultura, da Pecuária e Abastecimento e do Ministério das Relações Exteriores.

VÍDEO DE FUNCIONAMENTO DO MAFFS NO C-130 DA FAB



Foto: Sargento Johnson (FAB)

FONTE: Ministério da Defesa

Edição: Defesa Brasil Notícias




Avatar do usuário
Sterrius
Sênior
Sênior
Mensagens: 5140
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
Agradeceram: 323 vezes

Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça

#712 Mensagem por Sterrius » Sáb Ago 24, 2019 5:22 pm

Minha analise do que pode ocorrer. Pra mudar um pouco a obviedade que essa crise foi criada pelo Governo Brasileiro e sua inépcia na área ambiental. Então vou pular o ponto obvio e passarmos a tratar do que vai/pode ocorrer.

-> Melhor hipotese temos um puxão de orelha e eventuais garantias extras minimas no acordo UE - Mercosul nos próximos anos. O caso morre por aqui e aos poucos cai no esquecimento. Esse cenário que já é desastroso é nossa melhor opção. È desastroso pq qualquer real a mais gasto num acordo como o da UE-Mercosul é real gasto por décadas/anos.

-> Pior hipotese (mega dificil), sanções da UE. Difícil demais e a situação precisaria continuar escalando, e não vejo isso ocorrendo. O governo sentiu a pressão e já começou a se mecher, reuniões, envios de forças armadas etc mostram que a crise foi séria. Minimizar isso é capotar o carro e achar que ta tudo bem porque não se machucou ignorando o carro todo arranhado/danificado.

O que deverá ocorrer -> Puxão de orelha e o acordo UE - Mercosul exigirá garantias bem mais exigentes do que previamente acertado. Acelerando a velocidade com que o Mercosul terá que se adaptar ao método de produção Europeu que hoje foca bastante em sustentabilidade e uso minimo necessário do Espaço.

E Parte dessas garantias passarem a serem exigidas pelos outros países do G7 por ser uma maneira extremamente eficiente de atrasar o avanço das exportações brasileiras por alguns anos.

Além disso provavelmente começarão a pedir também +transparência e visibilidade do que está sendo feito e como. Pro plano de 2030 de desmatamento 0 virar realidade de fato e não só uma promessa nunca cumprida.
E Aceitar que agora parte dos objetivos e metas virá do exterior e não mais do Brasil pra aprender.

Mesmo no pior caso MAcron ainda ganhará pontos com seu eleitorado, agricultores e vai atrasar o Brasil e o acordo UE-Mercosul.

E isso se tudo acabar aqui. Se as noticias contra a estrutura ambiental brasileira continuarem aumentando o tema vai estar longe de ter terminado.
E na próxima vez não necessariamente teremos a indiferença da Alemanha e Espanha, Canada e Reino Unido. Porque a diplomacia Francesa está trabalhando e eles tem muito mais trato e acesso a esses países que o Brasil.

Brasil tem Japão, EUA e nenhum dos 2 vai dar apoio de graça e sem condições.

E podemos ter algumas retaliações isoladas. Fora do ambito da UE. Mas dificil prever porque depende muito das futuras ações e palavras dos nosso governantes. (tamo fudido :lol: :lol: )




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça

#713 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 24, 2019 5:52 pm

Estimado @Sterrius, o mundo simplesmente NÃO funciona como ou porque queremos. Já demonstrei acima com um texto de órgão informativo estatal Francês (RFI) que não há como, na prática, impor algum tipo de boicote ao Brasil, simplesmente porque o que temos para vender todo mundo quer comprar. E há ainda o TRUMP que, não sei se sabes, está ameaçando A FRANÇA com sanções. Novamente, RFI:

http://br.rfi.fr/franca/20190824-cupula ... prioridade

Nota-se pela notícia que o PR Francês já baixou o tom e inclusive começou a falar algo que agrada a mim: criar um fundo internacional para repor o que foi queimado o mais depressa possível! Quem não quer isso? Resolve a treta dos incêndios e ainda bota o dedo na moleira do NOSSO PR para levar a sério um lugar que poderia estar rendendo uma montanha de $$$ só em turismo, POWS!!!




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Sterrius
Sênior
Sênior
Mensagens: 5140
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
Agradeceram: 323 vezes

Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça

#714 Mensagem por Sterrius » Sáb Ago 24, 2019 6:15 pm

Túlio, eu não estou projetando minha visão em semanas ou 1 ano. Eu estou pensando no longo prazo.

Curto prazo pouco interessa na geopolítica porque isso muda com um tweet. O que me interessa são os movimentos que vão ocorrer ao longo dos eventos e o que como os países pedirão pra tratar o Brasil no futuro.

Não se encoste d+ na segurança da abertura econômica. Humanos não são seres 100% racionais. Especialmente quando envolve POLITICA.
O que significa tomar decisões baseadas na vontade popular. Eleições.

E nem começamos a mecher com o Legislativo e forças econômicas daqueles países. E essas forças demoram pra se mecher e mudar.

Na minha visão Túlio tu ta subestimando muito o episodio e minimizando quaisquer efeitos futuros que isso vai derivar, como se fosse folho de palha.
Não é fogo de palha. È isso que eu e muitos estamos tentando alertar.

Isso tu é um processo que começou ainda em Novembro de 2018 quando Bolsonaro ameaçou acabar com o ministério do Meio ambiente. E está num crescendo.
Se continuar nessa rota o crescendo não vai parar.
Eu torço pra que o governo tome vergonha na cara e pare de escalar essa crise criada internamente pelo próprio governo.
Mas não estou esperançoso. Em termos de politica externa esse governo já se mostrou mais incapaz que a de Dilma, ao menos a imobilidade dela não causava ativamente danos ao nosso soft power.

Nota-se pela notícia que o PR Francês já baixou o tom e inclusive começou a falar algo que agrada a mim: criar um fundo internacional para repor o que foi queimado o mais depressa possível! Quem não quer isso? Resolve a treta dos incêndios e ainda bota o dedo na moleira do NOSSO PR para levar a sério um lugar que poderia estar rendendo uma montanha de $$$ só em turismo, POWS!!!
Oferecer ajuda vários países ofereceram e oferecem a mais de 10 anos. Questão é o Brasil aceitar que o dinheiro seja rastreável e tenha destinação certa.
Ou acreditar em papai noel e achar que vão dar dinheiro sem questionamentos e sem ter garantias que irá pro que eles querem que vá.

O que claramente o governo Bolsonaro recusa sob o aspecto que é o Brasil que tem que decidir onde e como se gasta na região pra evitar" ingerência estrangeira". Motivo pelo qual o Fundo Amazônia acabou.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça

#715 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 24, 2019 7:01 pm

Sterrius escreveu: Sáb Ago 24, 2019 6:15 pm Túlio, eu não estou projetando minha visão em semanas ou 1 ano. Eu estou pensando no longo prazo.

Curto prazo pouco interessa na geopolítica porque isso muda com um tweet. O que me interessa são os movimentos que vão ocorrer ao longo dos eventos e o que como os países pedirão pra tratar o Brasil no futuro.

Não se encoste d+ na segurança da abertura econômica. Humanos não são seres 100% racionais. Especialmente quando envolve POLITICA.
O que significa tomar decisões baseadas na vontade popular. Eleições.

E nem começamos a mecher com o Legislativo e forças econômicas daqueles países. E essas forças demoram pra se mecher e mudar.

Na minha visão Túlio tu ta subestimando muito o episodio e minimizando quaisquer efeitos futuros que isso vai derivar, como se fosse folho de palha.
Não é fogo de palha. È isso que eu e muitos estamos tentando alertar.

Cupincha, atrevo-me a dizer que é aí que nossas visões divergem: para mim tu falas em futuro imaginando uma Realidade estática, imutável, tipo daqui a sei lá quantos anos achas que está o futuro de que falas, Brasil, França, EUA, China e o resto do planeta serão o mesmo que são hoje. Ou seja, quem está em primeiro lugar segue sendo primeiro, quem está em último segue em último. E essa danada da Realidade vem e começa a mostrar verdades incômodas para este tipo de pensamento.

Basta vermos que menos de um século atrás ainda era o Império Britânico a maior potência militar e econômica do planeta e seu maior inimigo se chamava Alemanha; um século antes era a França. Dos EUA mal se sabia e a China era o lugar onde se ia dar uns tiros e encher os bolsos. Mudou bastante, não? Hoje, a um dia mega-podero$a Alemanha se encontra à beira de uma recessão, com o agora pequeno e cada vez menos influente UK olhando para um HARD BREXIT que tem tudo para dar MUITO errado e arrastar a UE, que a França tenta comandar a todo custo, para o abismo.

Se vais falar de longo prazo (e reitero que não sei o quão longo imaginas), me parece imperativo que consideres que as coisas costumam mudar bastante. Se em 24/08/1919 dissesses a um Inglês que dali a cem anos o Império teria acabado e estariam pedindo penico para os EUA porque enjoaram de ser mandados por Alemães (a quem tinham acabado de vencer no ano anterior) e Franceses (a quem salvaram dos mesmos Alemães), ele iria é dar muita risada e te chamar de DOIDO, não? :lol: :lol: :lol: :lol:


EDIT - Tinha lembrado de uma notícia em uma mídia séria e gostaria de saber se tens conhecimento disso e podes imaginar as implicações geopolíticas:
As just one noteworthy example, state-owned utility China Three Gorges— already the largest shareholder in Energias de Portugal— mounted a colossal $10.8 billion bid to take over the entire Portuguese grid.

https://oilprice.com/Energy/Energy-Gene ... nergy.html#
Postei apenas um pedacinho mas o link está ali para leres o resto, se te interessar. Como achas que seria uma UE, um Portugal, com TODA a sua energia em mãos Sino-Russas? Que tipo de decisões poderiam tomar sabendo que tem alguém que, se não gostar, simplesmente desliga a tomada e todo mundo fica sem luz? E é a mesma Europa que fazia o que bem entendia na China.

Menos de um século atrás... 8-]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça

#716 Mensagem por FCarvalho » Dom Ago 25, 2019 12:43 am

OPINIÃO: nossa Amazõnia está ameaçada?

https://www.defesaaereanaval.com.br/opi ... a-ameacada




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça

#717 Mensagem por FCarvalho » Dom Ago 25, 2019 12:46 am

Exercito está pronto para defender Amazônia diz comandante do exército brasileiro

https://www.defesaaereanaval.com.br/exe ... brasileiro


O que é que se pode dizer desse tipo de falas neste momento... patético, risível, triste, ridículo. :roll: :?

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2375
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 674 vezes

Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça

#718 Mensagem por EduClau » Dom Ago 25, 2019 1:24 pm

A fonte é partidária, mas vale dar uma olhada (se é que é verdade):

https://www.instagram.com/p/B1kG9FEnOWj ... atch_again

sds.




Avatar do usuário
avc1
Avançado
Avançado
Mensagens: 626
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 12:15 am
Agradeceram: 123 vezes

Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça

#719 Mensagem por avc1 » Dom Ago 25, 2019 2:06 pm

Mais uma vez a França se peidando na frente da alemanha, em homenagem ao saudoso talharim segue imagem

Imagem




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça

#720 Mensagem por Penguin » Dom Ago 25, 2019 2:58 pm

Zelhos escreveu: Sáb Ago 24, 2019 2:59 pm
Túlio escreveu: Sex Ago 23, 2019 7:19 pm E pronto, caiu a casinha do mIcron (França):


Traduzido sem Google:

Acabei de conversar com o Presidente do Brasil. Nossas perspectivas futuras em Negócios (comércio) são muito empolgantes e nossas relações são fortes, talvez mais fortes do que em qualquer outra época. Eu disse a ele que os Estados Unidos podem ajudar com os incêndios na Amazônia, nós estamos prontos para apoiar.


EDIT - A versão brazuca:




Sodas, o mIcron não aprende... :lol: :lol: :lol: :lol:
Ufa, ao lado dos EUA nossa soberania está a salvo.

Afinal, o Trump não manda nem no próprio governo, é um cachorro latindo para a parede, por que acha que isso é lá grande salvação para o Brasil? Que tipo de ajuda vão nos dar? A mesma dada pelos israelenses lá no rompimento da barragem?

Mas a politica internacional será feita sem ideologia, talquei? Manda o filho de um pra cá e do outro pra lá, principio da impessoalidade é coisa de comunista. :lol: :lol:

EUA não estão dando apoio concreto para combater incêndios, diz ministro

https://www.oantagonista.com/brasil/eua ... -ministro/
O principal beneficiado com boicote contra o agronegócio brasileiro é o agronegócio dos EUA.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Responder