Translate

English French German Italian Russian Spanish

Warning: Parameter 1 to modMainMenuHelper::buildXML() expected to be a reference, value given in /home/defes263/public_html/laad2009/libraries/joomla/cache/handler/callback.php on line 99
  • Decrease font size
  • Reset font size to default
  • Increase font size
Home Notícias Radar brasileiro SABER M60 é um dos destaques da LAAD
Radar brasileiro SABER M60 é um dos destaques da LAAD
Escrito por Leonardo Jones e Vinicius Pimenta   
Seg, 27 de Abril de 2009 12:31
O equipamento pode ser transportado para qualquer parte do território nacional ou estrangeiro e montado em menos de 15 minutos

Desenvolvido pela parceria entre a empresa Orbisat e o Centro Tecnológico do Exército (CTEx), o radar nacional SABER M60 foi um dos destaques da LAAD. Voltado para defesa antiaérea de baixa altitude, o sistema já está em operação e foi testado pelo CAEx (Centro de Avaliação do Exército).



O SABER M60 é um radar com capacidade de detecção a baixa altura que pode ser montado e colocado em operação completa em menos de 15 minutos por apenas três soldados. Com tecnologia 100% brasileira, o sistema permite rastrear e acompanhar até 40 alvos simultaneamente de forma automática ou manual em um raio de até 60 quilômetros e a uma altitude de até 5 mil metros para aeronaves de asa fixa e de asa rotativa. É capaz de detectar alvos que voam em baixíssima velocidade - a partir de 32Km/h para aviões - e detecta helicópteros ainda em voo pairado.

O radar identifica o alvo desejado e as informações são processadas por um software e transmitidas, em tempo real, a um Centro de Operações de Artilharia Antiaérea, integrante do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA). O radar fornece a localização exata de cada aeronave sobrevoando a área vigiada, bem como sua identificação, classificando os alvos de acordo com o tipo, diferenciando aviões de helicópteros.

O equipamento pode ser integrado a sistemas de armas baseados em mísseis ou canhões, sendo capaz de trabalhar em conjunto com até 12 armas antiaéreas. O sistema possui três modos de IFF - Modo 1, 2 e 3/A -, tendo como opcional o Modo 4.

De acordo com a Orbisat, o SABER M60 possui as mesmas funções de um radar de grande porte de aeroporto e oferece, como vantagens, custo mais baixo e capacidade de rastreamento, mesmo em ambientes como a densa Floresta Amazônica.

Esta capacidade permite seu uso na proteção de pontos e áreas sensíveis, como indústrias, usinas, instalações governamentais e locais de eventos importantes, como conferências de chefes de Estado ou competições esportivas internacionais. O equipamento foi testado com sucesso durante os Jogos Pan-Americanos no Rio, em 2007.



Uma característica do produto bastante ressaltada pela OrbiSat é a liberdade dada ao cliente que adquirir o SABER M60 de definir de maneira independente o Código de Pulso. O comprador pode ajustar o grupo de freqüências de repetição de pulso, a forma e modulação de transmissão coerente, a freqüência de transmissão de pulsos e a freqüência de parâmetros acima do tempo de acordo com suas necessidades, sem depender da empresa, resguardando assim suas informações reservadas.

O SABER M60 é o início de uma série de radares nacionais cada vez mais capazes. Já está em avançado estágio de desenvolvimento o radar SABER M200, com alcance de 200 km. A independência de operação e o desenvolvimento tecnológico do país, que gera emprego e renda e fortalece a capacidade brasileira de fazer valer seus interesses, são as vantagens de se contar com produtos nacionais. Este é um dos maiores objetivos da nova Estratégia Nacional de Defesa. Ficou claro na LAAD 2009 que a indústria brasileira está afinada com esse objetivo.

Assita ao vídeo do SABER M60 em operação:


 

Novidades Por E-mail

Receba diariamente as novidades do site. Insira seu endereço de e-mail e cadastre-se agora: