Translate

English French German Italian Russian Spanish

Warning: Parameter 1 to modMainMenuHelper::buildXML() expected to be a reference, value given in /home/defes263/public_html/laad2009/libraries/joomla/cache/handler/callback.php on line 99
  • Decrease font size
  • Reset font size to default
  • Increase font size
Home Notícias Embraer modernizará jatos A-4 da Marinha do Brasil
Embraer modernizará jatos A-4 da Marinha do Brasil
Escrito por Vinicius Pimenta   
Qua, 15 de Abril de 2009 01:32
Programa prevê a atualização tecnológica de 12 aeronaves
 
AF-1 (A-4) da Marinha do Brasil. Foto: Rodrigo Bendoraytes/DBA Embraer assinou nesta terça (14/01) um contrato para a modernização de 12 aeronaves AF-1 (A-4KU) da Marinha do Brasil. Serão modernizados nove AF-1 (monoposto) e três AF-1A (biposto) ao custo de 140 milhões de dólares. Este foi o segundo contrato assinado durante cerimônia que também celebrou o desenvolvimento do cargueiro e reabastecedor KC-390. Estavam presentes o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, e o Diretor-Presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado.

O programa é o primeiro de grande porte entre a empresa e a Marinha e tem como objetivo a atualização tecnológica das 12 aeronaves. Os novos aviônicos seguirão o modelo aplicado aos caças F-5M da FAB, buscando manter a máxima comunalidade possível. A duração do programa de modernização será de cinco anos. O primeiro protótipo deve voar em 2011.

“A Embraer se sente honrada com a confiança da Marinha do Brasil na realização desse importante contrato e a acolhe com entusiasmo no grupo de clientes de defesa, que reúne mais de 20 forças armadas ao redor do mundo”, disse Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer. “Ao selecionar a Embraer, a Marinha contribui para o fortalecimento da capacidade tecnológica instalada no país voltada à revitalização e modernização de aeronaves militares.”



Os 12 aviões que serão modernizados são conhecidos mundialmente como A-4 Skyhawk. A modernização restabelecerá a plena capacidade operacional do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque da Marinha (VF-1), em sua missão conjunta com os meios navais e aeronavais, nas ações de defesa do País. O programa compreende a recuperação dos aviões e de seus sistemas atuais, além de implementar novos aviônicos, radar, geração elétrica e sistema autônomo de geração de oxigênio.
 
Segundo a Embraer, “esse acordo demonstra o compromisso da empresa em oferecer a seus clientes produtos modernos, com avançada tecnologia e serviços de qualidade. Recentemente, a empresa tem trabalhado na modernização das aeronaves de combate F-5 e A-1 (AMX) da Força Aérea Brasileira (FAB). Com mais este programa, a Embraer, atuando em conjunto com a Marinha do Brasil, a Força Aérea Brasileira e o Ministério da Defesa, cumpre o papel de assegurar ganhos em capacitação tecnológica e geração de empregos de alta qualificação no Brasil.”
 

Novidades Por E-mail

Receba diariamente as novidades do site. Insira seu endereço de e-mail e cadastre-se agora: