Super Hornet News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Penguin
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Re: Super Hornet News

#5491 Mensagem por Penguin » Qua Ago 28, 2013 11:03 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Penguin escreveu:Interessante as conclusões da Dassault com relação ao manejo da aeronave com CFT. Muito parecido com as conclusões da Boeing.
O interessante é que todo fabricante fala isso mas ninguém projeta a porcaria da aeronave com mais combustível interno, aliás, se os CFTs são tão bons assim por que removíveis? Já que não atrapalha por que não permanente?

Muito, pouco, negligente, etc são palavras que o marketing adora, não existe uma definição clara delas então da para usar sem mentir.

A propósito, alguém usa os CFTs do Rafale? Vai ver a definição de "negligente" da Dassault seja diferente da força aérea...
Por que aeronaves militares usualmente carregam combustível externo?

- CFT é uma solução para aumentar a capacidade de combustível de um forma vantajosa em CERTAS SITUAÇÕES.
- A outra opção são os tanques externos que devem ser vantajosos em CERTAS SITUAÇÕES.
- Em outras situações, a melhor opção seria o REVO ou combinado com uma das opções anteriores.

Na minha opinião, é melhor ter opções em função da missão do que não ter.

Em certas missão ar-ar, não me parece ser a melhor opção usar CFT.

CFT era prioridade para a França (menor que MG)? Embora tenham desenvolvido a versão F-3+, até hoje ainda não integraram o HMD.

Por que apenas aeronaves dos EUA têm CFT operacionais (F-16 e F-15)?

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Carlo M. Cipolla
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Re: Super Hornet News

#5492 Mensagem por Penguin » Qua Ago 28, 2013 11:36 pm

Carlos Lima escreveu:
Penguin escreveu: Como disse anteriormente, me parece lógico gastar inicialmente o combustível do CFT (assim como o dos tanques externos, não?)
Quando a aeronave chegar em um ambiente hostil, o CFT já estará vazio há muito tempo.

Nem sempre se tem a disposição ou é possível fazer REVO.

O SH com CFT combinado com o casulo de armas furtivo, deverá ser significativamente mais discreto que o SH com equivalente carga de combustível externo e armas pendurados nas asas e fuselagem, não?
Em certas missões essa configuração pode ser útil. Quando não for necessário, basta não usar o CFT e o casulo de armas furtivo.

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Mas não há como dizer que uma aeronave em uma missão dessa já estará com os tanques do CFT vazios Santiago ao chegar ao alvo. :lol:

Vc não deve ter lido o briefing da Boeing ( http://www.aereo.jor.br/wp-content/uplo ... -Brief.pdf ). O CFT aumenta o alcance total em 260NM (481km). Logo depois de 481km de voo, o CFT estará vazio. Se o alvo estiver a menos de 481km, obviamente que não se necessita de CFT e no caso do SH, nem de tanques externos.

Hoje em dia a estratégia Americana é sempre contar com REVO... sempre. Uma das missões do SH é justamente prover REVO para outras aeronaves, daí uma aeronave dessas com o CFT+ Tanques de combustível é uma boa adição ao apoio REVO.

Quanto a ser 'discreto' ou não. Voltamos ao loop...

Ser "mais" discreta não significa necessariamente muita coisa dependendo de quem é o seu oponente. Além disso o CFT + Casulo ajudam no RCS frontal somente e alguma coisa... mas ainda é algo bem distante do que aeronaves de 5 geração conseguem. Lateralmente o SH continua tão grande quanto em termos de RCS e em uma Guerra não dá para combinar com o seu adversário que você irá combater sempre 'frente à frente'. :mrgreen:

Ninguém disso o contrário. Mas controlar o RCS frontal principalmente é o que os fabricantes de caças 4a geração têm procurado fazer.

Essas soluções são boas para marketing que realçam que tal aeronave X Y Z tem RCS melhores, mas quando você entra nos méritos da questão a coisa na verdade é bem mais limitada do que parece.

A comparação foi com ele mesmo. Lima, não precisa ser gênio para perceber que o CFT contribui menos para o RCS da aeronave do que grandes tanques externos pendurados sob as asas e que armas dentro de pod "furtivo" contribuem menos para o RCS do que penduradas na aeronave.

Ajuda um pouquinho de nada, mas não resolve os problemas de uma aeronave que não foi projetada para ser mais discreta e que sofre de problemas em determinados regimes de vôo.

Quantificar o que ajuda e em que grau, me parece que apenas depois de muitos testes, como os que têm ocorrido e que ainda vão ocorrer.
Melhorar a aceleração transônica do SH não é função do CFT. Mas se o caça estiver com tanques externos e tiver que acelerar para velocidade supersônica, é muito possível que seu desempenho seja pior que um caça com CFT e sem tanques externos. Isso deve valer para qq caça equipado com CFT.

De qualquer forma, alguém e por alguma razão está investindo em um F414 mais potente. Isso sim, melhorará a aceleração transônica do SH, limpo, com tanques externos ou com CFT.


Além do mais, tirando o F-16 ninguém até hoje se mostrou muito motivado a comprar CFTs para aeronaves de 4 Geração. Vamos ver o que o futuro dos testes do SH dizem e se a USN está disposta a pagar +/- 10% mais caro por avião para ter isso.

É comum F-15 com CFT, apelidado de Fast Pack.

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Re: Super Hornet News

#5493 Mensagem por Olinda » Qui Ago 29, 2013 1:36 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Penguin escreveu:Interessante as conclusões da Dassault com relação ao manejo da aeronave com CFT. Muito parecido com as conclusões da Boeing.
O interessante é que todo fabricante fala isso mas ninguém projeta a porcaria da aeronave com mais combustível interno, aliás, se os CFTs são tão bons assim por que removíveis? Já que não atrapalha por que não permanente?

Muito, pouco, negligente, etc são palavras que o marketing adora, não existe uma definição clara delas então da para usar sem mentir.

A propósito, alguém usa os CFTs do Rafale? Vai ver a definição de "negligente" da Dassault seja diferente da força aérea...

Acho que os Sukoi foram projetados para realizar as missões sem a necessidade de tanques externos.

Um dos pontos dos quais considero o SU-35 melhor para o Brasil. Os Europeus não precisam pois seu territorio é pequeno, EUA não precisam devido a grande quantidade adquirida.




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Re: Super Hornet News

#5494 Mensagem por gabriel219 » Qui Ago 29, 2013 6:06 pm

Lembro de ler em algum lugar, no ano passado, que a Rússia pretendia expandir o tanque interno do Su-35S, como foi feito no MiG-29SM, mas não sei mais no que deu.




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Re: Super Hornet News

#5495 Mensagem por Carlos Lima » Qui Out 31, 2013 5:21 pm

Marinha dos EUA cancela pré-solicitação para mais Super Hornets

http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=31631

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Re: Super Hornet News

#5496 Mensagem por Bourne » Qui Out 31, 2013 6:47 pm

Em poucas palavras....

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É o começo do fim. Logo começa o cancelamento definitivo das compras da US Navy e inicio do projeto do substituto.




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Re: Super Hornet News

#5497 Mensagem por NovaTO » Qui Out 31, 2013 8:05 pm

Já que vão fechar a linha por lá, façam essa oferta: Pelo preço original dos 36 SH, um brinde: todo o ferramental necessário+treinamento de técnicos da Embraer para que essa possa se tornar A fabricante do SH e sua versão Silent. :)

Pronto, a espionagem já está perdoada.... 8-]

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Re: Super Hornet News

#5498 Mensagem por gabriel219 » Qui Out 31, 2013 10:14 pm

EUA liberando a fabricação do SH para o Brasil? Tá bom...

Se com ToT já está difícil, isso então...

Mais fácil o Náutico ganhar o BR 2013.




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Re: Super Hornet News

#5499 Mensagem por Justin Case » Qui Out 31, 2013 10:19 pm

Amigos,

Qual seria a vantagem de fabricar a estrutura de um caça que saiu de linha?
Abraços,

Justin




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Re: Super Hornet News

#5500 Mensagem por gabriel219 » Qui Out 31, 2013 10:43 pm

Boa pergunta. Ao menos sobressalentes, para ficarmos autosuficiente em peças.

Mas isso é muito improvável.




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Re: Super Hornet News

#5501 Mensagem por Bourne » Sex Nov 01, 2013 12:06 am

Deve ser o mesmo que herdar a estrutura do Mirage2000. :lol:

Se for para arranjar algo, tenta o F16 que é mais viável.

Sobre ToTs americanas existe um monte de patentes e tecnologias antigas vendidas por aí. Depois que deixa de ser estratégica os americanos incorporam nos produtos e serviços, comercializam com quem quiser comprar.




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Re: Super Hornet News

#5502 Mensagem por gabriel219 » Sex Nov 01, 2013 12:21 am

Mas tecnologias antigas Bourne, não o atual pilar da US Navy e da futura versão dele.




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Re: Super Hornet News

#5503 Mensagem por NovaTO » Sex Nov 01, 2013 4:43 pm

Justin Case escreveu:Amigos,

Qual seria a vantagem de fabricar a estrutura de um caça que saiu de linha?
Abraços,

Justin
A vantagem é que ele não sairia de linha. :)

E não precisaríamos ficar procurando ferro-velho para peças de reposição, seriam usinadas por aqui mesmo. :mrgreen:

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Re: Super Hornet News

#5504 Mensagem por EDSON » Sex Nov 01, 2013 5:02 pm

Bourne escreveu:Deve ser o mesmo que herdar a estrutura do Mirage2000. :lol:

Se for para arranjar algo, tenta o F16 que é mais viável.

Sobre ToTs americanas existe um monte de patentes e tecnologias antigas vendidas por aí. Depois que deixa de ser estratégica os americanos incorporam nos produtos e serviços, comercializam com quem quiser comprar.
Bourne os motores?




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Re: Super Hornet News

#5505 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Nov 01, 2013 7:19 pm

NovaTO escreveu:A vantagem é que ele não sairia de linha. :)

E não precisaríamos ficar procurando ferro-velho para peças de reposição, seriam usinadas por aqui mesmo. :mrgreen:

[]'s
Em uma emergência sim, mas ele sairia de linha porque 36 unidades não é suficiente para manter a linha de produção aberta, só teríamos condições de reativar, caso precisássemos, com um custo de reativação, claro.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
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