Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Enviado: Sex Jul 23, 2021 8:06 am
Não sei qual a fonte de recursos que eles utilizaram para esta compra, se orçamento próprio ou financiamento francês ou de outrem, mas fato é que o Rafale era o mais caro dos concorrentes a substituir os Mig-21 croatas.
FCarvalho escreveu: ↑Qui Nov 25, 2021 2:36 pmNão sei qual a fonte de recursos que eles utilizaram para esta compra, se orçamento próprio ou financiamento francês ou de outrem, mas fato é que o Rafale era o mais caro dos concorrentes a substituir os Mig-21 croatas.
Além do jato francês também estavam no páreo o F-16 usados e novos, de origem norte americana e israelense, os Typhoon italianos, e o Gripen C/D suecos. De todos, o F-16 e o Gripen C/D são os mais baratos de obter e manter, principalmente se tratando de uma frota tão pequena. E imagino que se eles podem se dar o luxo de comprar Rafale, mesmo usados, bem que poderiam comprar também o nosso Gripen E/F, tão ou mais eficiente quanto os demais, mas com um custo muito mais atrativo para uma força aérea pequena e com não poucas restrições como a croata.
Emirados Árabes Unidos assina contrato para 80 combatentes Rafale
Os Emirados Árabes Unidos assinaram um contrato "histórico" para a compra de 80 aviões de caça multifuncionais Dassault Rafale franceses na modificação F4, a empresa francesa Dassault Aviation anunciou em 3 de dezembro de 2021. O contrato foi assinado durante a visita do Presidente francês Emmanuel Macron aos EAU, na presença do próprio Macron e do Príncipe Herdeiro de Abu Dhabi e do Xeque Mohammed bin Zayed Al Nahyan, Vice-Comandante das Forças Armadas dos EAU. O contrato foi assinado do lado francês por Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation, e do lado dos Emirados por Tarek Abdul Rahim Al Hosani, CEO da indústria de defesa do estado dos Emirados, holding Tavazun, que também desempenha o papel de exportador especial e importador especial dos Emirados.
O pacote de contratos assinado também inclui a compra pelos EAU de 12 helicópteros Airbus Helicopters H225M Caracal multipropósito. O valor total do contrato do pacote para aviões e helicópteros Rafale é relatado em torno de 17 bilhões de euros, incluindo 16 bilhões de euros para caças Rafale (incluindo 2 bilhões de euros de armamento de aeronaves entregues). tornando-o o maior da história das exportações francesas de defesa.
A entrega dos caças Rafale F4 à Força Aérea e Força de Defesa Aérea dos Emirados Árabes Unidos deverá começar sob este contrato, de acordo com vários relatórios, em 2026 ou 2027. O novo avião Rafale substituirá 59 caças Dassault Mirage 2000-9 atualmente em serviço na Força Aérea e na Defesa Aérea dos EAU. Os EAU seguem assim sua política tradicional de longa data de voar dois tipos de caças - franceses e americanos - em paralelo em sua força aérea. A nova compra fará dos Emirados Árabes Unidos aparentemente o maior operador de caças Rafale depois da França. Os EAU tornaram-se o sexto cliente estrangeiro para os caças Rafale, com o terceiro novo cliente estrangeiro em 2021.
A assinatura de um contrato por Eric Trappier, presidente e CEO da empresa francesa Dassault Aviation, e Tarek Abdul Rahim Al Hosani, CEO da holding industrial de defesa estatal Emirati Tavazun, para a entrega de 80 caças Dassault Rafale F4 à força aérea e defesa aérea dos EAU, 03.12.2021 (c) Dassault Aviation
Não creio que o orçamento croata seja algo assim tão propositivo, e pelo que li sobre, eles não tem sobras para compor uma frota que sabidamente irá consumir boa parte do que a sua força aérea dispõe anualmente. Por outro lado, os franceses sabedores disto obviamente devem ter oferecido mundos e fundos ao governo croata para vender estes 12 aviões usados, que não por acaso também serão elevados a um novo padrão. Se o F4 ou anterior não sei dizer, pois não encontrei informação disponível. Mas fato é que os croatas irão pagar mais caro por um caça excelente, e não discuto isso, e que irá satisfazer suas necessidades de defesa aérea na região dos Bálcãs. Por outro lado, veremos como fica esta questão orçamentária no longo prazo, dado que a manutenção e a logística de suporte não foram especificadas de público. De qualquer forma, eles estarão muito bem servidos com o caça francês. Mas sigo pensando que para a realidade deles os Gripen C/D novos oferecidos pela Suécia seriam bem mais adequados. Conquanto, negócios são negócios. Fica para a próxima.Túlio escreveu: ↑Sex Dez 03, 2021 12:14 pmFCarvalho escreveu: ↑Qui Nov 25, 2021 2:36 pm Não sei qual a fonte de recursos que eles utilizaram para esta compra, se orçamento próprio ou financiamento francês ou de outrem, mas fato é que o Rafale era o mais caro dos concorrentes a substituir os Mig-21 croatas.
Além do jato francês também estavam no páreo o F-16 usados e novos, de origem norte americana e israelense, os Typhoon italianos, e o Gripen C/D suecos. De todos, o F-16 e o Gripen C/D são os mais baratos de obter e manter, principalmente se tratando de uma frota tão pequena. E imagino que se eles podem se dar o luxo de comprar Rafale, mesmo usados, bem que poderiam comprar também o nosso Gripen E/F, tão ou mais eficiente quanto os demais, mas com um custo muito mais atrativo para uma força aérea pequena e com não poucas restrições como a croata.Considerando que o orçamento da Defesa deles é mais ou menos o dobro do nosso (%), que o entorno em que vivem é muitas vezes mais "quente" que o nosso e ainda por cima que, com o "duplo BREXIT", com o UK saindo da UE e parecendo muito mais interessado no AUKUS do que na moribunda OTAN, faz bastante sentido a França oferecer um financiamento a perder de vista (e são caças usados), pois a lenta mas progressiva retirada do UK (que, na organização, apenas a usa para promover seus interesses e os dos EUA, que são essencialmente fustigar e provocar a Rússia) a torna sua "herdeira natural", então, o que há de mais em fazer com a Croácia o que os EUA sempre fizeram com os demais pequenos da Europa?
Rapaz, olha aí uma forma dos franceses tirar um sarro da cara dos britânicos por estas bandas de cá.