FX-2 Brasil: RAFALE ou Su-35

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o melhor para o Brasil? RAFALE x Su-35

RAFALE
68
48%
Su-35
74
52%
 
Total de votos: 142

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

#871 Mensagem por Penguin » Qui Mai 10, 2007 11:10 pm

Carlos Mathias escreveu:Fuentes?

Esse preço dos SU-30MKV é completo, com tudo. O preço do F-22 também?


Detalhes? Tudo o que e por quanto tempo? Fuentes?




Carlos Mathias

#872 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Mai 10, 2007 11:13 pm

Perguntei primeiro!




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#873 Mensagem por Luís Henrique » Qui Mai 10, 2007 11:33 pm

Boa análise, Luís. No entanto, nenhuma força até 2050 (me pauto pelo PIB) arca com 8x1 contra a USAF. Num esforço de guerra, constroem-se 1.200 Raptor´s, por exemplo. Quem tem 9.600 Su-35BM? Essa é q questão.
Apesar de existir aqueles que não acreditam no Raptor por não ter um custo/ benefício bom, para a realidade americana é factível. Se não estivessem no Iraque e Afeganistão, a USAF já teria os 800 (é esse o nº) pretendidos inicialmente.
Mais uma vez, um bom post, Luís.


Ops...mais uma vez digo. Não estou comparando a USAF....

Entenda... :wink:

Apenas analisando custo/beneficio de uma aeronave Top 1 e várias Top....




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

#874 Mensagem por Penguin » Qui Mai 10, 2007 11:35 pm

Carlos Mathias escreveu:Perguntei primeiro!


Ja citei todas as fontes...

Qt ao Raptor, que ele eh caro nao ha duvidas. As duvidas comecam com a definicao do tipo de preco que se esta discutindo. Se estamos falando do lote inicial de 180 unidades, eh so dividir o custo do programa por 180. Ai da USD 300mi a unidade. O flyway cost nao eh isso. De acordo com as varias fontes citadas, varia entre USD 140-170mi. Eh o que custara em futuros lotes.

Veja as materias que estao postadas no topico "Raptor News", a exemplo desta:

Aerospace Daily and Defense Report- Multiyear Raptor Procurement Deal Nearly Complete (May 4, 2007):
http://www.aviationweek.com/aw/generic/story_channel.jsp?channel=defense&id=news/MULT050407.xml&headline=Multiyear%20Raptor%20Procurement%20Deal%20Nearly%20Complete

Qt a FAV e seus Su-30: http://www.defesanet.com.br/zz/al_ven_su-30mk_1.htm

Alias, se nao me falha a memoria, um preco nao muito distindo do oferecido ao Brasil no FX. Se nao estou enganado, incluido no preco, soh 2 R-73 de brinde para cada Su-35.


Sua vez agora...




Editado pela última vez por Penguin em Qui Mai 10, 2007 11:39 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

#875 Mensagem por Wolfgang » Qui Mai 10, 2007 11:37 pm

Perfeito Luís. Só quis deixar bem claro que contra a USAF não seria assim. Mas pensando bem, contra os possíveis usuários de Raptor (Israel e Japão) 8x1 ainda seria pró-Raptor pela doutrina que esses paíeses empregam.
Por isso é interessante analisar mais do que o caça em si, a doutrina em que ele está inserida. Mas eu não tenho uma visão tão global assim... :(

Mas é perfeitamente válido o que você descreveu sim. :wink:




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

#876 Mensagem por Wolfgang » Qui Mai 10, 2007 11:39 pm

Fora que em necessidade, o Raptor pode trocar as duas turbinas em 2 horas e voltar para o combate. Isso que é rapidez não?A fonte não é nenhuma Jane´s, mas sim o Discovery Channel. :shock:




Carlos Mathias

#877 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Mai 10, 2007 11:55 pm

Jaquessantiago, você venceu, estou errado e você certo.




Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#878 Mensagem por Sintra » Sex Mai 11, 2007 7:10 am

Quanto é que custa um piloto morto?
Isto não só em termos de custos de treino, mas em termos de influência psicológica sobre os seus companheiros?
O que é que irá acontecer à moral, eficiência em combate, mentalidade ofensiva, de um esquadrão/força aérea quando submetido a um desgaste efectuado por uma força de Raptor´s?
O que irá acontecer quando os caças de uma força aérea XPTO começarem a tombar dos céus sem qualquer tipo de pré aviso?
Até à altura em que os céus sejam dominados por forças de UCAV´s, o factor humano continuará a ser primordial.

Abraços :wink:




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#879 Mensagem por Carlos Lima » Sex Mai 11, 2007 7:18 am

Sintra escreveu:Quanto é que custa um piloto morto?
Isto não só em termos de custos de treino, mas em termos de influência psicológica sobre os seus companheiros?
O que é que irá acontecer à moral, eficiência em combate, mentalidade ofensiva, de um esquadrão/força aérea quando submetido a um desgaste efectuado por uma força de Raptor´s?
O que irá acontecer quando os caças de uma força aérea XPTO começarem a tombar dos céus sem qualquer tipo de pré aviso?
Até à altura em que os céus sejam dominados por forças de UCAV´s, o factor humano continuará a ser primordial.

Abraços :wink:


X2 [009]




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

#880 Mensagem por Penguin » Sex Mai 11, 2007 8:46 am

Carlos Mathias escreveu:Jaquessantiago, você venceu, estou errado e você certo.


Aleluia! [091]

Carlos,

Bricadeira a parte, isto não é uma competição. Creio que o interessante aqui é se divertir, trocar idéias, informações e aprender.

Sds,

Jacques




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

#881 Mensagem por Penguin » Sex Mai 11, 2007 8:51 am

Sintra escreveu:Quanto é que custa um piloto morto?
Isto não só em termos de custos de treino, mas em termos de influência psicológica sobre os seus companheiros?
O que é que irá acontecer à moral, eficiência em combate, mentalidade ofensiva, de um esquadrão/força aérea quando submetido a um desgaste efectuado por uma força de Raptor´s?
O que irá acontecer quando os caças de uma força aérea XPTO começarem a tombar dos céus sem qualquer tipo de pré aviso?
Até à altura em que os céus sejam dominados por forças de UCAV´s, o factor humano continuará a ser primordial.

Abraços :wink:


Ou melhor Sintra, quanto vale garantir a superioridade aerea em um teatro de operações?

Boa parte das outras operações vão depender deste fator. Qt isto representaria em termos estratégicos e em termos de vidas?




Carlos Mathias

#882 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Mai 11, 2007 10:08 am

E se super-man cair também? Em menor proporção, mas cair? Será que super-man pensará "Cacete, meu super-plane não é assim uma brastemp, cai também, e se eu no auper-plane caio, como e´que fica...?" Acho que aí super-man baterá no peito e blá, blá, blá... Vocês colocam as coisas como tudo funcionando perfeitamente prá um lado e tudo dando errado prá outro. Aliás, quem já falou aqui que teve EF travando F-22 longe, bem longe? Se fez isso com uma radar mecânico, de pouca potência, porque não pode acontecer com um PESA/AESA muito mais potente? Ah, mas aí não pasam de boatos, ou uma informação de mentirinha, prá soltarem mais verba para o F-22-block 30. Aaaaaah, não tinha lembrado desta aí...

Eu morro e não leio tudo aqui. :lol:




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#883 Mensagem por Luís Henrique » Sex Mai 11, 2007 11:13 am

Sintra escreveu:Quanto é que custa um piloto morto?
Isto não só em termos de custos de treino, mas em termos de influência psicológica sobre os seus companheiros?
O que é que irá acontecer à moral, eficiência em combate, mentalidade ofensiva, de um esquadrão/força aérea quando submetido a um desgaste efectuado por uma força de Raptor´s?
O que irá acontecer quando os caças de uma força aérea XPTO começarem a tombar dos céus sem qualquer tipo de pré aviso?
Até à altura em que os céus sejam dominados por forças de UCAV´s, o factor humano continuará a ser primordial.

Abraços :wink:


Muito bom Sintra. Tocou no ponto que eu queria....Realmente é isso que os americanos pensam.

Mas existe um outro porém. Guerra é guerra. Pessoas morrem, isso é normal.

Lembre-se de uma coisa, a Alemanha tinha os melhores equipamentos e perdeu apenas 5 milhões de vidas.
A Rússia tinha equipamentos excelentes mas não eram o top em muitos aspectos e perderam 4 x mais vidas que os alemães (20 milhões)....

Mas quem venceu a guerra :?:

A superioridade aérea também deve ser levada em conta.

Imagine um custo de U$ 300 mi para compra de 80 Raptor por Taiwan...
Imagine a China com um custo de 20 mi em um caça médio e 35 mi em um caça pesado como o Su-30MKI...Devido a grande aquisição e produção sob licença...

A China com 400 J-11 (Su-35) e 500 J-10 (MiG-35).....

Total de 900 caças....

O que acontece:

1) A China perde o conflito facilmente....
2) A China ganha o conflito facilmente...
3) A China perde quase 300 caças mas bombardeia MUITOS pontos a mais que Taiwan, Tem superioridade aérea em todas as áreas e sempre enfrenta os taiwaneses com no mínimo 6x1...Acaba destruindo 10 Raptor com defesa antiaérea, destroi mais 40 em combates aéreos e destroi os outros 30 no chão........Vence a guerra com dificuldades, mas VENCE....

Eu prefiro o melhor caça com superioridade aérea.
Agora, o melhor caça em grande desvantagem, ai temos que analisar muito bem....

Depende muito a diferença tecnológica do caça....

Por exemplo, 10 F-16C B50 ou 80 MirageIII.....ai é fácil...
mas 10 F-16C B50 ou 80 F-5EM + apoio de AEW&C´s.....ai também fica fácil.... :twisted:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Responder