Modernização dos AMX!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Carlos Lima
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#16 Mensagem por Carlos Lima » Ter Mar 27, 2007 5:48 pm

Acho que já tem AM-X em GPX...

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Skyway
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#17 Mensagem por Skyway » Ter Mar 27, 2007 11:18 pm

cb_lima escreveu:Acho que já tem AM-X em GPX...

[]s
CB_Lima


Hehehehehehe, Eu, o Alitson e vc já dissemos isso aqui, mas o pessoal continua discutindo... :lol:

Pelo menos respondemos a pergunta de quem criou o Tópico.




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Alitson
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#18 Mensagem por Alitson » Qua Mar 28, 2007 8:12 am

Skyway escreveu:
cb_lima escreveu:Acho que já tem AM-X em GPX...

[]s
CB_Lima


Hehehehehehe, Eu, o Alitson e vc já dissemos isso aqui, mas o pessoal continua discutindo... :lol:

Pelo menos respondemos a pergunta de quem criou o Tópico.


hehehe... já tem um A-1 lá sim... Abraços... :wink:




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#19 Mensagem por gadugovitch » Qua Mar 28, 2007 10:56 am

henriquecouceiro escreveu:Acho que uma analogia pode ser feita com o caso da Engesa... Ela produziu um tanque no estado da Arte e mesmo assim ficou a ver navios nas Arábias por pressão política dos EUA.

Se a Embraer decidir produzir um Caça, o mais provável é que ela gastasse rios de dinheiro e não arranjasse nada... Para que outros países comprassem o avião ele teria que ser o caça adotado pela Fab, nunca vi um caça ser vendido no exterior sem q fosse utilizado pela Força Aérea do próprio País. Só isso já é um belo de um problema, mas ainda sim seria necessário muito lobby por parte da Embraer no exterior para conseguir novos clientes, ou seja, mais din-din. Por isso simplesmente não vale a pena.

A Embraer possui um faro muito bom para descobrir nichos de mercado, e é nisso que ela deve continuar focando.


ora
se ela produzir um caça excelente, por que nao comprariam?

o mercado de caças é um mercado bilionário e se a embraer quer ser maior, poderia sim pensar em ingressar nesse mercado
é claro que nao pode sair por aí com um projeto maluco de caça e tal, mas poderia fazer pesquisa pelo menos para ver se vale a pena ou nao

se formos pensar assim, entao, nunca o brasil produzirá um caça

e diga, por que se até a pequena suécia produz, por que o brasil nao pode?

para um pais que inventou o aviao, falta-nos ousadia




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#20 Mensagem por gadugovitch » Qua Mar 28, 2007 11:02 am

Kratos escreveu:
Delta Dagger escreveu:
henriquecouceiro escreveu:Acho que uma analogia pode ser feita com o caso da Engesa... Ela produziu um tanque no estado da Arte e mesmo assim ficou a ver navios nas Arábias por pressão política dos EUA.

Se a Embraer decidir produzir um Caça, o mais provável é que ela gastasse rios de dinheiro e não arranjasse nada... Para que outros países comprassem o avião ele teria que ser o caça adotado pela Fab, nunca vi um caça ser vendido no exterior sem q fosse utilizado pela Força Aérea do próprio País. Só isso já é um belo de um problema, mas ainda sim seria necessário muito lobby por parte da Embraer no exterior para conseguir novos clientes, ou seja, mais din-din. Por isso simplesmente não vale a pena.

A Embraer possui um faro muito bom para descobrir nichos de mercado, e é nisso que ela deve continuar focando.


Na minha opinião se tivéssemos a capacidade de construir um caça nacional mesmo que fosse algo a nível de um F-5M desde o pneu até o último parafuso, incluindo turbinas, radar, armamento completo, etc.
Seria uma grande vantagem estratégica. Melhor do que ter equipamento mais moderno com coleira e sujeito a pressões políticas, interesses e embargos do fornecedor.


Mas como isto é sonho, é melhor por hora que a Embraer apenas participe na produção ou nacionalização de componentes de um caça estrangeiro, no caso o F-X2.

Abs


Por enquanbto mesmo a Embraer tem é que acelerar a modernização dos F-5.


putz!
modernizar f-5s?

eu, ein!

com esse dinheiro todo das modernizações poderiam pensar em fazer um protótipo de um novo e verdadeiro caça

se o brasil continuar nessa de ficar "modernizando sucata", pode acabar ficando na mao

a nao ser que tenham certeza de que nunca o brasil entrará em guerra
daí, se quiserem, até um lote de 14-bis chiquetosos serve

a fab deveria se preparar para a guerra, nao para a próxima apresentação da esquadrilha da fumaça




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#21 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Mar 28, 2007 11:16 am

gadugovitch, você tem idéia do que você está falando? Pelo visto não...




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#22 Mensagem por gadugovitch » Qua Mar 28, 2007 11:22 am

Vinicius Pimenta escreveu:gadugovitch, você tem idéia do que você está falando? Pelo visto não...


no brasil sempre quando se fala da verdade nua e crua, quando se expõe as mazelas, vem com esse papo de senso de realidade

vai falar que a situação da fab naõ é crítica?
e que isso de gastar dinheiro com a modernização de caças superantigos não é jogar dinheiro fora?




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#23 Mensagem por Skyway » Qua Mar 28, 2007 11:28 am

Com toda certeza NÃO!

É só olhar os números, prioridades, exemplos e resultados. :wink:




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#24 Mensagem por Delta Dagger » Qua Mar 28, 2007 11:37 am

gadugovitch escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:gadugovitch, você tem idéia do que você está falando? Pelo visto não...


no brasil sempre quando se fala da verdade nua e crua, quando se expõe as mazelas, vem com esse papo de senso de realidade

vai falar que a situação da fab naõ é crítica?
e que isso de gastar dinheiro com a modernização de caças superantigos não é jogar dinheiro fora?


A modernização dos F-5 é irreversível, já é fato consumado.
Perda de tempo, ficar ponderando sobre o assunto.

A relação custo x benefício deste programa é benéfica e até chegar os F-x2 os F-5 + R-99 serão a espinha dorsal da FAB.




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#25 Mensagem por WalterGaudério » Qua Mar 28, 2007 11:55 am

Alitson escreveu:1o para testes no 2o semestre!!! :wink:


Muito boa notícia Alitson. Acho que estão tentando otimizar o timing. Tem que se testar o protótipo em cerca de 12 meses para ver se tudo funciona à contento. e depois passar para "as vias de fato".

Como os F-5M só deverão terminbar a modernização em 2009, então até lá estaria tudo em ponto de bala para receber os A-1.

sds

Walter




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#26 Mensagem por orestespf » Qua Mar 28, 2007 12:03 pm

Talvez o que algumas pessoas se esquecem é que a fabricação de um caça para por aí (ou seja, fabricar e vender). O projeto tem que passar por várias etapas, entre elas: perfil ao qual o vetor será utilizado (projeto em si), produção em série com equipamentos compatíveis com a época em que será operado (tão logo entre em operação), possíveis mercados para venda externa (a fim de tornar a operação e produção mais baratas) e capacidade de modernização futura. Hoje em dia, talvez este último ponto seja o mais importante, ou seja, a capacidade de "crescimento" do projeto original.

Não se faz caças para operar durante 30 anos (ou mais!) imaginando que ele ficará esse tempo todo da mesma forma como foi produzido. O processo de modernização é mais do que uma realidade. Assim, qualquer projeto novo tem que levar em consideração essa capacidade. Dou um exemplo singelo, uma das críticas ao projeto do Rafale é o espaço reservado ao radar, parece que o mesmo não tem um tamanho adequado para antenas maiores, o que obriga a "miniaturização" do mesmo com aumento da potência (não estou entrando em detalhes e nem mesmo qual seria a melhor escolha, não cabe aqui...).

A única coisa que podemos reclamar da FAB no quesito modernização, foi a demora. Por outro lado, o que podemos reclamar da Embraer (empresa contratada para as tais modernização) é o descumprimento do prazo de entrega (que pelas informações que rodam por aí, não é falta de verba e nem da FAB).

Agora dizer que modernizar (mesmo que seja um simples up grade) de um vetor seja burrice, é pra lá de ingenuidade, qualquer outro conceito passa por termos pejorantivos. Queremos e devemos ter caças novos? Sim! Mas os "fatores extras" devem ser observados...

Além disso, temos que nos adaptar a realidade das três forças, cenário político, cenário geo-político da região (AS), disponibilidade de verbas, etc. Se o que podemos ter hoje em dia são equipamentos modernizados, até a chegada de novos, que assim seja! O que não podemos é ficar parados no tempo, olhando os vizinhos se modernizarem e imaginando que nada irá acontecer.

Se passa pela cabeça de alguém que o Brasil deveria se armar, pensando em um conflito com os americanos, posso adiantar: não haverá nenhuma compra feita por nós que possa fazer "frente" a eles! Podemos até incomodar, mas daí imaginar outro resultado é arrogância ou ingenuidade. Nem os venezuelanos acreditam nos argumentos do Chavess (sobre possível invasão americana, etc.) para justificar suas novas aquisições. Qualquer um, mais ou menos esclarecido, sabe que as intenções do Chaves são outras...

Saudações cordiais,
Orestes




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#27 Mensagem por gadugovitch » Qua Mar 28, 2007 12:44 pm

Delta Dagger escreveu:
gadugovitch escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:gadugovitch, você tem idéia do que você está falando? Pelo visto não...


no brasil sempre quando se fala da verdade nua e crua, quando se expõe as mazelas, vem com esse papo de senso de realidade

vai falar que a situação da fab naõ é crítica?
e que isso de gastar dinheiro com a modernização de caças superantigos não é jogar dinheiro fora?


A modernização dos F-5 é irreversível, já é fato consumado.
Perda de tempo, ficar ponderando sobre o assunto.

A relação custo x benefício deste programa é benéfica e até chegar os F-x2 os F-5 + R-99 serão a espinha dorsal da FAB.


espinhal dorsal com aguda osteoporose




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#28 Mensagem por alcmartin » Qua Mar 28, 2007 3:29 pm

gadugovitch escreveu:
Delta Dagger escreveu:
gadugovitch escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:gadugovitch, você tem idéia do que você está falando? Pelo visto não...


no brasil sempre quando se fala da verdade nua e crua, quando se expõe as mazelas, vem com esse papo de senso de realidade

vai falar que a situação da fab naõ é crítica?
e que isso de gastar dinheiro com a modernização de caças superantigos não é jogar dinheiro fora?


A modernização dos F-5 é irreversível, já é fato consumado.
Perda de tempo, ficar ponderando sobre o assunto.

A relação custo x benefício deste programa é benéfica e até chegar os F-x2 os F-5 + R-99 serão a espinha dorsal da FAB.


espinhal dorsal com aguda osteoporose


Olá, Gadugovitch!
Acho que posso falar por todos(ou quase todos): todos entendemos e concordamos c/sua preucupação. O estado da FAB e das outras FA brasileiras é de UTI...
Mas, sejamos realistas. Nosso povo, nossos governantes não veêm a defesa como prioridade e não investem. E não vão investir, pelo menos não como gostaríamos.
Tenha a certeza que se a FAB(como o EB e a MB) pudesse, compraria "disco voador"! Mas, até p/ reformar a "osteoporose" eles tem a verba contingenciada, atrasada...
A despeito da magnitude do nosso país, a verba alocada p/a defesa(s/salários e benefícios), proporcionalmente, é das mais baixas do mundo, só se comparando a alguns pequenos países da África.
A EMBRAER é uma firma privada, visa ganhar dinheiro. Para desenvolver qualquer projeto novo, voce tem que ter pelo menos o horizonte de uns 300, 400 unidades vendidas. Ou prejuízo(olha o AMX).
Acha que a FAB encara? :cry:

Gostaríamos, não é? Mas :lol: :lol:
Só nos resta essas opções, modernizar, pechinchar...sair da UTI, mas ainda no hospital, até a conscientização de nossos governantes. E do povo.
Abs!




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#29 Mensagem por luisdmrx » Qua Mar 28, 2007 3:43 pm

Modernizar um caça não quer dizer que seja um mau negocio, até paises de primeiro mundo fazem isso, se é uma plataforma que vale a pena o negocio é dar pra ela mais um tempo de vida, agora se é ruim então tem que aposentar. Olha o que os EUA estão fazendo com o F-117 e olha que ele não é tão velho pra isso.




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#30 Mensagem por Barao Vermelho » Qua Mar 28, 2007 5:30 pm

Caros amigos,
Realmente projetar e fabricar um caça de ponta é algo muito difícil e caro por sinal, ainda mais que teria que rivalizar com caças modernos que estão por vir, certamente por melhor que fizéssemos, chegaríamos no máximo ao nível do caça chinês.
Acho que a embraer deveria se concentrar em um mercado pouco explorado e bastante privado, que é o de bombardeiros de médio ou longo alcance, algo com um desenho moderno baixo rcs, boa capacidade de carga etc.... Sei que também seria caro mas acho que muitas nações gostariam de ter tal arma em seu arsenal.
Poucas nações tem aeronaves com este potencial, cito EUA, Rússia, o resto é só caça mesmo.

A idéia seria adotar motores já existentes, montar um projeto em parceria com Indianos, Russos ou Chineses que tem longa experiência no assunto, claro que não seria um B-2, mas seria algo muito melhor do que o que tem a maioria das nações do mundo, incluindo o Brasil, uma aeronave que pudesse decolar do Sul, executar uma missão no Acre e retornar sem reabastecimento, isso somado a uma sonda, e carregando uma carga bélica de 10.000 kg de armas, voanda a mach 3, seria algo fantástico. Imaginem se o valor final de cada aeronave ficar na casa dos 80 milhões, e que possa usar bombas guiadas, misseis navais etc... certamete a FAB com 60 Maq. dessas seria uma força de respeito.




Avançar sempre, combater até o fim, sem rendição nem retirada!
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