A FAB está atrazada em relação as outras FAs da América.
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A FAB está atrazada em relação as outras FAs da América.
Eu estava lendo esses dias sobre os F-16 e Mirage da Venezuela. Eles estão ou ja fizeram uma mdernização nos caças. Podendo levar misseís BVR e bombas guiadas.
O Chile também poderá levar misseís BVR e bobas guiadas quando cegar os F-16. (se já não está levando)
O Peru já esta podendo levar tudo issu.
Pô, e a gente aqui ainda, levando bombas "burras" e misseís 2ª geração e meia e de 3ª geração.
Quando que está situaçào vai mudar? Começou o Programa de modernização do F-5, mais será que não vai impaca de novo?
Tomara que não.
Falows.
O Chile também poderá levar misseís BVR e bobas guiadas quando cegar os F-16. (se já não está levando)
O Peru já esta podendo levar tudo issu.
Pô, e a gente aqui ainda, levando bombas "burras" e misseís 2ª geração e meia e de 3ª geração.
Quando que está situaçào vai mudar? Começou o Programa de modernização do F-5, mais será que não vai impaca de novo?
Tomara que não.
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"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
- Vinicius Pimenta
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Os F-16 da Venezuela são da versão A, a primeira, ou seja, ele e o F-5 é quase a mesma coisa.
O Chile já utiliza mísseis BVR nos F-5 modernizados deles, mas não sei nada sobre bombas guiadas. O F-16 virá banguela, sem os AIM-120.
Bombas burras: a FAB pode desenvolver bombas guiadas a laser em 6 meses, isso não é problema. Mísseis de 3ª Geração: Me diz um país que já está com mísseis de 4ª Geração totalmente operacionais. Que eu saiba nenhum.
Viu? Não está tão ruim assim. O problema da FAB não é armamento, é escolher um caça certo.
O Chile já utiliza mísseis BVR nos F-5 modernizados deles, mas não sei nada sobre bombas guiadas. O F-16 virá banguela, sem os AIM-120.
Pô, e a gente aqui ainda, levando bombas "burras" e misseís 2ª geração e meia e de 3ª geração.
Quando que está situaçào vai mudar? Começou o Programa de modernização do F-5, mais será que não vai impaca de novo?
Bombas burras: a FAB pode desenvolver bombas guiadas a laser em 6 meses, isso não é problema. Mísseis de 3ª Geração: Me diz um país que já está com mísseis de 4ª Geração totalmente operacionais. Que eu saiba nenhum.
Viu? Não está tão ruim assim. O problema da FAB não é armamento, é escolher um caça certo.
Vinicius Pimenta
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...
O problema da FAB é armamento, avião e o principal: boa vontade de nossos dirigentes para modernizar nossa Força Aérea.
Ah, a Venezuela parece que ja modernizou os F-16 e os Mirage. Podendo assim levar misseis BVR e bombas guiadas.
E qual o missíl ar-ar que nós temos de maior alcance?.
Falows.
Ah, a Venezuela parece que ja modernizou os F-16 e os Mirage. Podendo assim levar misseis BVR e bombas guiadas.
E qual o missíl ar-ar que nós temos de maior alcance?.
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O problema da FAB é armamento, avião e o principal: boa vontade de nossos dirigentes para modernizar nossa Força Aérea.
O principal é pararem de ter medo e tomarem vergonha na cara para fazer uma escolha que já se arrasta há anos.
Ah, a Venezuela parece que ja modernizou os F-16 e os Mirage. Podendo assim levar misseis BVR e bombas guiadas.
Creio que não, nunca li nada a respeito. Se alguém tiver mais alguma informação sobre isso...
E qual o missíl ar-ar que nós temos de maior alcance?
Atualmente agente só tem um! O Python 3.
Vinicius Pimenta
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...
Eu to falando que os caças da Venezuela poderiam estar modernizados porque eu estava lendo a revista Força Aérea numero 26. E como já faz algum tempo que está edição saiu, eu estou achando que ja foram modernizadas.
E qual o alcance do Python 3?.
Falows.
E qual o alcance do Python 3?.
Falows.
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Permita-me discordar de você, Vinícius. Sou mais da opinião do Super Flanker (não vejo motivo para negar que estamos atrás, esse é o começo para sermos a melhor).
Você não deve estar falando sério. Pensando em: radar + flybywire + turbofan F100/PW200. Qualquer F-5 ou Mirage que se aventurar com esses "velhos" F-16A seria despedaçado (mesmo com táticas superiores seria difícil evitar isso, e contra um país que faz parte da OPEP portanto não deve sofrer com falta de combustível para treinar), levará "bingo" no combustível, e em dogfight nem se fala.
Os F-16A da FAV segundo a RFA estão com o pod Rafael Litening, RWR e o motor está sendo melhorado de PW/200 para PW/220. O grande upgrade ainda não veio, eles não decidiram se será o MLU europeu, o Falcon italiano ou o ACE israelense.
Confesso que não entendi, Vinícius. Como assim? Que eu saiba essa é uma tecnologia restrita (somente EUA, Rússia e agora Israel com a Spice dominariam isso), e mesmo o EB adoraria uma arma anti-carro com SALH então.
Esse é um problema sério, concordo. Mas os F-16C/50 deles serão por muito tempo os caças mais capazes da AL (qualquer tempo, ataque de precisão, aviônica etc.) Daí o fato de eu concordar com o Super Flanker: estamos (muito) atrasados.
abraço!
Os F-16 da Venezuela são da versão A, a primeira, ou seja, ele e o F-5 é quase a mesma coisa.
Você não deve estar falando sério. Pensando em: radar + flybywire + turbofan F100/PW200. Qualquer F-5 ou Mirage que se aventurar com esses "velhos" F-16A seria despedaçado (mesmo com táticas superiores seria difícil evitar isso, e contra um país que faz parte da OPEP portanto não deve sofrer com falta de combustível para treinar), levará "bingo" no combustível, e em dogfight nem se fala.
Os F-16A da FAV segundo a RFA estão com o pod Rafael Litening, RWR e o motor está sendo melhorado de PW/200 para PW/220. O grande upgrade ainda não veio, eles não decidiram se será o MLU europeu, o Falcon italiano ou o ACE israelense.
Bombas burras: a FAB pode desenvolver bombas guiadas a laser em 6 meses, isso não é problema.
Confesso que não entendi, Vinícius. Como assim? Que eu saiba essa é uma tecnologia restrita (somente EUA, Rússia e agora Israel com a Spice dominariam isso), e mesmo o EB adoraria uma arma anti-carro com SALH então.
O F-16 virá banguela, sem os AIM-120.
Esse é um problema sério, concordo. Mas os F-16C/50 deles serão por muito tempo os caças mais capazes da AL (qualquer tempo, ataque de precisão, aviônica etc.) Daí o fato de eu concordar com o Super Flanker: estamos (muito) atrasados.
abraço!
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Permita-me discordar de você, Vinícius. Sou mais da opinião do Super Flanker (não vejo motivo para negar que estamos atrás, esse é o começo para sermos a melhor).
À vontade, Victor. Eu não disse que nós não estamos atrasados, eu disse que "não está tão ruim assim". Hoje nós estamos bem ruins, mas não se esqueçam que vem F-X, F-5BR, A-1M, ALX...
Você não deve estar falando sério. Pensando em: radar + flybywire + turbofan F100/PW200.
Tá certo, compará-los ao F-5E foi exagero da minha parte. Mas não ao F-5BR.
Qualquer F-5 ou Mirage que se aventurar com esses "velhos" F-16A seria despedaçado (mesmo com táticas superiores seria difícil evitar isso, e contra um país que faz parte da OPEP portanto não deve sofrer com falta de combustível para treinar), levará "bingo" no combustível, e em dogfight nem se fala.
OK, mas isso sem contar com os meios de apoio né? Você não pode colocar numa questão caça X caça. A FAB tem mais meios de apoio do que a FAV. Usando o R-99 não vejo nossos caças sendo "despedaçados" pelos "incrivelmente superiores F-16A". Bom quanto a questão de combustível, bem, em guerra isto não aconteceria. O Brasil tem estoque de combustível para 1 ano.
Os F-16A da FAV segundo a RFA estão com o pod Rafael Litening, RWR e o motor está sendo melhorado de PW/200 para PW/220. O grande upgrade ainda não veio, eles não decidiram se será o MLU europeu, o Falcon italiano ou o ACE israelense.
O F-5BR e o A-1M seguem o mesmo padrão de upgrade, não não mudam a motorização.
Confesso que não entendi, Vinícius. Como assim? Que eu saiba essa é uma tecnologia restrita (somente EUA, Rússia e agora Israel com a Spice dominariam isso), e mesmo o EB adoraria uma arma anti-carro com SALH então.
É restrita, é por isso que ninguém nos passou essa tecnologia até hoje. Porém nós já a dominamos. Os caras do CTA e do IEAV não ficam o tempo todo de braços cruzados. Quem falou isso foi o próprio Comandante da FAB. Se ele está mentindo, bem, aí eu não posso fazer nada. Só enstou reproduzindo o que ele falou. O MSS 1.2 é guiado a laser.
Esse é um problema sério, concordo. Mas os F-16C/50 deles serão por muito tempo os caças mais capazes da AL (qualquer tempo, ataque de precisão, aviônica etc.) Daí o fato de eu concordar com o Super Flanker: estamos (muito) atrasados.
E o F-X? O Chile ainda não decidiu se assina ou não o contrato dos F-16, a pendenga tá quase na mesma do nosso F-X, a diferença é que eles estão na frente por já terem escolhido (muito mal) seu novo vetor. Porém nós levaremos muita vantagem não só em matéria de capacidade do vetor quanto em vantagens adicionais (off-sets).
Vinicius Pimenta
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Só corrindo o que benho falando sobre as armas guiadas. Quem falou que poderíamos ter os resultados em 6 meses foi o Ten.-Brig.-do- A José Carlos Pereira, Comandante do Comando Geral do Ar (COMGAR).
Cofiram nessa entrevista:
http://defesanet.web.terra.com.br/noticia/comgar/
Vou resumir: na questão sobre armametos guiados ele responde que a tecnologia é restrita, os países que a possuem não repassam, no F-X há a possibilidade de produção local, porém sem transferência de tecnologia. Ele diz que isso não é interessante para a FAB, então eles pensam em uma solução local, só faltam os recursos orçamentários para tal. Caso sejam liberados, em 6 meses nós já teremos os primeiros resultados.
Cofiram nessa entrevista:
http://defesanet.web.terra.com.br/noticia/comgar/
Vou resumir: na questão sobre armametos guiados ele responde que a tecnologia é restrita, os países que a possuem não repassam, no F-X há a possibilidade de produção local, porém sem transferência de tecnologia. Ele diz que isso não é interessante para a FAB, então eles pensam em uma solução local, só faltam os recursos orçamentários para tal. Caso sejam liberados, em 6 meses nós já teremos os primeiros resultados.
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...
Pô...Até que enfim alguém que concorda cumigo...
Na minha opinião, nós estamos atrazados mais na aviação de caça.
Na aviação de transporte, com a vinda dos C-295, nós estaremos muito bem em relação aos outros países da América do Sul, teremos os C-130 que acabou de serem modernizados, os C-295 que vão vir no lugar dos Bufalo e o Bandeirante, que na minha opinião são ótimos aviões de transporte pequeno, temos os Brasília, que parece que receberam umas modificada para lançamento de para-quedista. Na aviação de transporte, eu acho que somos a melhores da América Latina.
Na aviação de patrulha, estamos muito bem também. Temos os P-95 Bandeirulha e com a modernização dos P-3BR, estaremos muito bem também.
E na aviação de reconhecimento, somos as melhores da América-Latina, nenhum outro país tem aviões de sensoriamento remoto e alérta aéreo antecipado.
Na minha opinião, é a aviação de caça que prescisa de uma GRANDE melhora.
Falows
Na minha opinião, nós estamos atrazados mais na aviação de caça.
Na aviação de transporte, com a vinda dos C-295, nós estaremos muito bem em relação aos outros países da América do Sul, teremos os C-130 que acabou de serem modernizados, os C-295 que vão vir no lugar dos Bufalo e o Bandeirante, que na minha opinião são ótimos aviões de transporte pequeno, temos os Brasília, que parece que receberam umas modificada para lançamento de para-quedista. Na aviação de transporte, eu acho que somos a melhores da América Latina.
Na aviação de patrulha, estamos muito bem também. Temos os P-95 Bandeirulha e com a modernização dos P-3BR, estaremos muito bem também.
E na aviação de reconhecimento, somos as melhores da América-Latina, nenhum outro país tem aviões de sensoriamento remoto e alérta aéreo antecipado.
Na minha opinião, é a aviação de caça que prescisa de uma GRANDE melhora.
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Poxa Flanker, veja que você acabou sendo incoerente. Você conta a aviação de transporte e patrulha como boas e a de caça não. Mas veja, dos exemplos que você citou, nem a de transporte (C-295) nem a de patrulha (P-3BR) estão boas. Ora, nenhuma dessas aeronaves estão em funcionamento e você já conta com elas dizendo que quando eles estiverem operacionais a FAB terá os melhores vetores nessas áreas. Mas então por que não contar com a aviação de caça com o F-X, F-5BR e A-1M?
O F-5BR ficará pronto mais cedo do que a chegada dos P-3BR e dos C-295.
Todas as aviações precisam de melhoras, porém como você viu elas estão vindo: C-295, P-3BR, F-X, F-5BR, A-1M e ALX. Eu continuo achando sinceramente que a situação não está tão ruim assim, visto que a curto prazo esses vetores que eu citei entram em operação.
Está bom? Não. Precisa ficar melhor? Evidente. Mas em relaçãoa os nossos vizinhos a diferença não é nada catastrófica.
O F-5BR ficará pronto mais cedo do que a chegada dos P-3BR e dos C-295.
Todas as aviações precisam de melhoras, porém como você viu elas estão vindo: C-295, P-3BR, F-X, F-5BR, A-1M e ALX. Eu continuo achando sinceramente que a situação não está tão ruim assim, visto que a curto prazo esses vetores que eu citei entram em operação.
Está bom? Não. Precisa ficar melhor? Evidente. Mas em relaçãoa os nossos vizinhos a diferença não é nada catastrófica.
Vinicius Pimenta
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Vinicius, eu não coloquei os F-5BR, ALX, Fx e os AMX. Porque eu estava falando de outras aviações da FAB que eu acho que está melhor do que as outras da América Latina.
Fala pra mim, outra força aérea da América Latina que tenha tantas aéronaves de transporte como a nossa.
Fala pra mim outra Força aérea que tenha aviões de sensoriamento remoto e alerta aéreo antecipado.
Fala pra mim outra Força aérea que tenha aviões de patrulha como a nossa. Temos os P-95 e os P-3BR que usaram radares e avionicos de última geração.
Em relação a aviação de caça, com a modernização dos F-5 que vão usar bombas guiadas e misseis BVR e os AMX que vão usar bombas guiadas. Já temos países na América do Sul que podem levar misseís BVR e bomas guiadas, como o Peru, Chile e Venezuela (se ja foi modernizadas suas aéronaves). E em relação aos ALX, parece que alguns países da América do Sul ja estão interessados no ALX.
Falows
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Fala pra mim outra Força aérea que tenha aviões de sensoriamento remoto e alerta aéreo antecipado.
Fala pra mim outra Força aérea que tenha aviões de patrulha como a nossa. Temos os P-95 e os P-3BR que usaram radares e avionicos de última geração.
Em relação a aviação de caça, com a modernização dos F-5 que vão usar bombas guiadas e misseis BVR e os AMX que vão usar bombas guiadas. Já temos países na América do Sul que podem levar misseís BVR e bomas guiadas, como o Peru, Chile e Venezuela (se ja foi modernizadas suas aéronaves). E em relação aos ALX, parece que alguns países da América do Sul ja estão interessados no ALX.
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Vinicius, eu não coloquei os F-5BR, ALX, Fx e os AMX. Porque eu estava falando de outras aviações da FAB que eu acho que está melhor do que as outras da América Latina.
Sim, está e ficará ainda melhor, mas a de caça também ficará a melhor.
Fala pra mim, outra força aérea da América Latina que tenha tantas aéronaves de transporte como a nossa.
Fala pra mim outra Força aérea que tenha aviões de sensoriamento remoto e alerta aéreo antecipado.
Fala pra mim outra Força aérea que tenha aviões de patrulha como a nossa. Temos os P-95 e os P-3BR que usaram radares e avionicos de última geração.
Nenhuma! É exatamente isso o que eu venho dizendo! Dizer que a FAB é a mais atrasada olhando apenas a aviação de caça é ser muito simplista! Uma guerra não se ganha só com caças!
Em relação a aviação de caça, com a modernização dos F-5 que vão usar bombas guiadas e misseis BVR e os AMX que vão usar bombas guiadas. Já temos países na América do Sul que podem levar misseís BVR e bomas guiadas, como o Peru, Chile e Venezuela (se ja foi modernizadas suas aéronaves). E em relação aos ALX, parece que alguns países da América do Sul ja estão interessados no ALX.
E o que eu venho dizendo? De que adianta para esses países terem tudo isso, se eles não têm o apoio que a FAB tem? Só em relação a radares, antes que eles possam chegar em algum lugar para nos bombardear, nós já teremos enviado nossos caças! A FAB parece que primeiro consolidou seu apoio, agora será seu ataque.
Vinicius Pimenta
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Situação real de utilização de aeronaves na AL
Bom dia srs.
Creio que em uma situação "real" de utilização de qquer tipo de avião que possa ser solicitado uma posição de superioridade aérea, a FAB, possui toda qualificação para manter em uma posição de "cavalheiro" frente à qquer força aérea da América do Sul, pois, nem a Venezuela que possui os F-16A e nem o Peru com os MIG-29,nem os F-5 tiger III do Chile, podem utilizar não só os mísseis BVR qto possuem condições, tanto numéricas como de infraestrutura, de garantir um aproveitamento máximo, até razoável, deste arsenal.
A FAB com uma estrutura que não é a adequada para nossas dimensões e necessidades, ainda assim, coloca-se numa condição favorável frente a estes países.
A disponibilidade e inraestrutura é tudo neste jogo estratégico, venho algumas vezes a pensar qual seria a situação de um litígio frente Argentina, com 48 A4OR contra 13 F5E tiger III do Chile, na Patagônia, sendo ponderado apenas o fator disponibilidade de armamentos e material.
Um abraço e que este sitio consiga trazer esclarecimentos cada vez maiores aos interessados na defesa nacional.
Creio que em uma situação "real" de utilização de qquer tipo de avião que possa ser solicitado uma posição de superioridade aérea, a FAB, possui toda qualificação para manter em uma posição de "cavalheiro" frente à qquer força aérea da América do Sul, pois, nem a Venezuela que possui os F-16A e nem o Peru com os MIG-29,nem os F-5 tiger III do Chile, podem utilizar não só os mísseis BVR qto possuem condições, tanto numéricas como de infraestrutura, de garantir um aproveitamento máximo, até razoável, deste arsenal.
A FAB com uma estrutura que não é a adequada para nossas dimensões e necessidades, ainda assim, coloca-se numa condição favorável frente a estes países.
A disponibilidade e inraestrutura é tudo neste jogo estratégico, venho algumas vezes a pensar qual seria a situação de um litígio frente Argentina, com 48 A4OR contra 13 F5E tiger III do Chile, na Patagônia, sendo ponderado apenas o fator disponibilidade de armamentos e material.
Um abraço e que este sitio consiga trazer esclarecimentos cada vez maiores aos interessados na defesa nacional.
" Sobre a nudez da verdade, o manto diáfano da fantasia"
Eça de Queiroz
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Seja bem-vindo, Boiler,
É o que eu venho tentando dizer aqui. A FAB não está no "estado-da-arte" em relação aos seus equipamentos, porém sua situação geral para uma guerra ainda é superior aos nossos vizinhos. E nosso parque industrial, quem tem maiores capacidades de suportar uma guerra? Isso tudo deve ser levado em conta. Como eu disse: está bom? Evidente que não, mas em se tratando de América do Sul ainda dá pra levar.
É o que eu venho tentando dizer aqui. A FAB não está no "estado-da-arte" em relação aos seus equipamentos, porém sua situação geral para uma guerra ainda é superior aos nossos vizinhos. E nosso parque industrial, quem tem maiores capacidades de suportar uma guerra? Isso tudo deve ser levado em conta. Como eu disse: está bom? Evidente que não, mas em se tratando de América do Sul ainda dá pra levar.
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