As últimas mensagens dos soldados.

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

As últimas mensagens dos soldados.

#1 Mensagem por Clermont » Qui Mar 25, 2004 7:14 pm

AS COISAS QUE ELES ESCREVERAM.

New York Times, 21 de março de 2004.

Um ano atrás, nesse dia, a América sofreu suas primeiras baixas da guerra no Iraque: um helicóptero caiu no deserto próximo a Cidade do Kuwait, matando quatro fuzileiros navais, enquanto outros dois foram mortos por fogo de armas leves.

No outono passado, a editoria publicou trechos de cartas para casa de alguns homens e mulheres que morreram no Iraque. Desde então, mais 176 soldados foram mortos, de acordo com o Pentágono, elevando o número total de baixas para 570. Abaixo estão trechos de algumas das últimas cartas que alguns militares do Exército dos Estados Unidos, enviaram para suas famílias.


Trechos das cartas para sua esposa, do 2º tenente Todd J. Bryant, 23 anos, de Riverside, Califórnia.

Imagem

Imagem

Ele era líder de pelotão de tanques da Companhia C, I Batalhão do 34º Regimento Blindado, 1ª Brigada da 1ª Divisão de Infantaria (Mecanizada). O tenente Bryant foi morto em 31 de outubro, por uma bomba caseira, enquanto patrulhava próximo a Fallujah. Ele havia se casado com sua amada Jenifer, no dia 30 de agosto de 2003, dez dias antes de ser enviado para o Iraque.

Sexta-Feira, 19 de setembro, 2003.

Faltam-me palavras para expressar o redemoinho de emoções que estou atravessando agora. Ainda estamos no Iraque, um dia depois de regressar à nossa base. Por enquanto, as estradas estão seguras, mas amanhã, vamos voltar ao "território índio": lá tem havido numerosos ataques ao longo da nossa rota e, francamente, estou assustado. Amanhã, vou descobrir se quatro anos em West Point e 250 mil dólares do dinheiro do contribuinte produziram um lider eficiente. Não sei se vou conseguir dormir essa noite, mas vou tentar.

A imagem que continua aparecendo na minha mente é de você, naquela nave lateral da igreja, quando seu pai colocou sua mão sobre a minha. Tudo o que penso é nisso - e como nos unimos para toda a vida. É por isso que eu preciso fazer o melhor que puder e voltar, são e salvo, para você. Sua família confiou você à mim, e eu não posso tomar conta de você, se não puder tomar conta de mim. Eu te amo, com todo meu coração.

Segunda-Feira, 22 de setembro

Hoje, as coisas não foram muito bem. Saímos em missão, no início da tarde. Logo antes do local onde deveríamos fazer a volta e retornar, fomos alvejados. Eu estou OK... Esses "Humvees" blindados são muito bons, mas eu preferia estar no meu tanque. Nós tivemos um outro sujeito ferido mas, graças à Deus, nada sério.

Quinta-feira, 25 de setembro

Bem, hoje tivemos todos os tipos de contato e, graças à Deus, ninguém saiu ferido. Eu continuo pressionando o comandante para tentar descobrir quanto tempo vamos continuar aqui. Ele não sabe, é claro, e só pode especular. O negócio é que, se ele disser seis meses, e acabar sendo doze, isso iria matar o moral. E o moral já está bem baixo aqui, como você pode imaginar. Sem correspondência, uma porção de trabalho, calor e a comida ruim fazem isso com uma tropa.

Terça-feira, 30 de setembro

Hoje foi tudo calmo. Tivemos uma missão de manhã, sem incidentes, graças à Deus. Então eu fui à igreja e, quando voltei, tudo estava legal. Estar aqui me fez apreciar tantas coisas, é gozado - coisinhas como ir ao Wal-Mart ou ao IHOP *. Eu te amo tanto, Jen, e eu sinto a sua falta, mais do que qualquer outra coisa. Eu não quero mais ficar outro dia longe de você, enquanto eu viver. Depois que eu sair do Exército, daqui há três anos e nove meses, eu acho que vou ter de arrumar um trabalho que não exija viagens de negócios...

(*) Uma cadeia de restaurantes.

Segunda-feira, 20 de outubro

Esse lugar é assustador. É doloroso ser tão jovem e ter de se perguntar, todo dia, se você vai ver o amanhã. Qualquer dia que não temos missão, como hoje, é um dia muito bom. Eu tento imaginar quanto tempo mais até que voltemos para casa, mas eu compreendo que toda vez que saio dos portões é perigoso. Tanto quanto eu saiba, ainda estamos programados para ficar aqui, até março.

Sábado, 25 de outubro

Hoje foi muito perturbador. Estávamos fazendo nossa limpeza de rota usual, quando recebemos um chamado de rádio de que um comboio civil tinha sido atacado, cerca de oito quilômetros à nossa frente. Nós aceleramos e asseguramos a área, para que pudéssemos ministrar assistência médica. Já havia um par de "Bradleys" lá, quando chegamos. Portanto, nós desembarcamos nosso médico e começamos a estabelecer a segurança, e um dos "Bradleys" chamou a evacuação médica. Nós asseguramos uma zona de desembarque para o helicóptero chegar.

Bem, uma viatura havia sido atingida por uma bomba que rompeu o tanque de gasolina, e ela pegou fogo. Duas pessoas morreram e uma foi levada ao hospital antes que chegássemos. O resto estava amontoado por trás de uma das "vans" remanescentes. Um sujeito era um contratador americano e tinha alguns guarda-costas britânicos. A segunda "van" tinha três corpos nela, um dos quais estava bem feio, porque a espinha do sujeito havia sido rompida e sua cabeça pendia dela. Eles morreram como resultado de fogo de armas leves, provalvemente AK-47. Fez-me sentir bem, de estar em um caminhão blindado.

Quinta-feira, 30 de outubro (o penúltimo dia de vida do tenente)

Hoje, acordamos bem cedo, para uma missão. Eu saí e fiz um reconhecimento de estrada, de rotina, e voltei. Logo quando eu deitei para tirar um cochilo, recebemos um chamado dizendo que havia um protesto no portão da frente, e nós tínhamos de ir estabelecer a segurança. Isso durou umas 4 horas e meia. Quando voltamos disso, tivemos outro serviço a fazer, portanto, sem cochilo para mim.

Mas, depois da tempestade, a calmaria, e essa veio quando chegaram as cartas de casa! Seis cartas e um pacote! Oba! Eu tenho a melhor esposa do mundo... Todas as suas cartas foram maravilhosas e vão fazer a minha alegria toda a semana, e provavelmente, até novembro.


Trechos de uma carta para sua mãe e seu padrasto, do capitão Pierre E. Piché, 29 anos, de Starksboro, Vermont. Ele foi designado para o Batalhão de Apoio Avançado 626, da 101ª Divisão Aeroterrestre (Assalto Aéreo), Forte Campbell, Kentuck.

Imagem

O Capitão Piché foi morto em 15 de novembro, quando seu helicóptero chocou-se com outro aparelho, próximo a Mosul.

Quarta-feira, 6 de agosto de 2003.

Posso dizer que vou estar em casa no início de fevereiro... Definitivamente, estou procurando um jeito de sair da vida militar. Foi bom o que ela fez por mim, eu não lamento nada, mas é hora de sair. Eu vejo que o futuro reserva uma porção de outros desdobramentos... estou orgulhoso de defender meu país, mas eu não quero ficar defendendo ele, constantemente, pelos próximos 10-15 anos.

Estou pensando no magistério ou na polícia, quando eu sair. De um jeito ou de outro, eu ainda quero fazer um trabalho que tenha um impacto positivo no mundo. Eu não sou algum idealista que acha que pode mudar o mundo, mas eu ainda posso fazer algo de bom. Eu quero ser capaz de acreditar no que estou fazendo. Eu prefiro o caminho do magistério, porque tem uma programação mais previsível e eu posso ficar falando de política e história o dia inteiro (algo que eu gosto muito). Eu tive alguns bons professores, quando cresci, e eu acho que seria legal se eu pudesse fazer o que eles fizeram.


Trechos de uma mensagem de e-mail, para sua família, da praça de primeira-classe Holly J. McGeogh, 19 anos, de Taylor, Michigan.

Imagem

Imagem

Ela era uma mecânica de caminhões leves, designada para a Companhia A, 4º Batalhão de Apoio Avançado, 4ª Divisão de Infantaria (Mecanizada), de Forte Hood, Texas. A praça McGeogh foi morta em 31 de janeiro, próximo a Kirkuk, por uma IED, jargão militar para dispositivo explosivo improvisado (Improvised Explosive Device).

Segunda-feira, 5 de janeiro de 2004.

Oi, gente, como vai esse lado do mundo? As coisas estão OK, aqui. Hoje, quando minha seção atravessou os portões, vimos alguém jogar uma lata no chão, e pensamos que fosse uma IED. Assim, eu parei no ato, e recuei. Nós estabelecemos segurança. Então, chamamos a Companhia Charlie para dar uma olhada.

Bem, terminou que não era uma IED. Eu me senti um pouco embaraçada, mas ao mesmo tempo, eu sabia que tinhamos feito a coisa certa. E eu tenho plena confiança no pessoal com quem eu sirvo - se eles sentem que a vida de alguém está em perigo, eles fazem tudo que está ao seu alcance para não deixar nada acontecer.

De qualquer modo, isso foi a coisa mais excitante que aconteceu hoje - até agora. Tudo aqui está bem e eu estou me saindo bem... Eu sou muito grata por ter uma família tão amorosa! Eu realmente mal posso esperar para voltar para casa. Eu não posso esperar para ver todo mundo, eu realmente sinto taaaaaanto a falta de todos vocês - se não fosse por vocês, pessoal, eu nunca seria capaz de passar por tudo isso.


Trechos de uma carta e mensagem de e-mail para sua família do sargento Michael A. DiRaimondo, 22 anos, de Simi Valley, Califórnia. Ele foi designado para a Companhia Médica 571 (Ambulância Aérea), Forte Carson, Colorado.

Imagem

O sargento DiRaimondo, que planejava se tornar um bombeiro paramédico, foi morto em 8 de janeiro, quando seu helicóptero foi abatido durante uma missão de evacuação médica, próximo a Fallujah.

Quinta-feira, 4 de setembro de 2003

A vida é tão preciosa. Viver dia após dia, com boa saúde, ou apenas feliz, provavelmente é o que me faz tão feliz agora. Eu tento não pensar que o que faço me deixa feliz. Apenas estar vivo, ter uma família maravilhosa, bons amigos, olhar o nascer do sol, manhã após manhã - é isso que me faz sentir bem. Eu acho que as pessoas levam suas vidas como se elas fossem garantidas. Alguns apenas ainda não atingiram aquela parte de suas vidas onde se pára e se diz, "Eu sou uma pessoa tão sortuda por ter a vida que eu tenho."

Domingo, 4 de janeiro de 2004

O Dia de Ano Novo foi muito ocupado para mim. Ele começou às 5 da manhã, e se prolongou por horas. Missão após missão. Eu tive oito pacientes nesse dia. Eu perdi um, mas nada poderia ajudá-lo quando eu cheguei até ele. Foi triste, mas todos temos que continuar. É uma coisa triste pensar que eu posso ver isso e, então, ir lanchar como se nada houvesse acontecido. Mesmo assim, eu sempre vou lembrar desse soldado.

A maioria dos caras não gostam desse serviço, porque você vê uma porção de coisas sangrentas. Mas eu vejo como um treinamento pra o futuro. Estive pensando, um bocado, sobre o meu futuro, ultimamente. Quem sabe o que vai acontecer, certo?




Editado pela última vez por Clermont em Qua Dez 21, 2011 8:12 pm, em um total de 1 vez.
Spetsnaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1967
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 10:30 pm

#2 Mensagem por Spetsnaz » Qui Mar 25, 2004 11:36 pm

Só tenho uma coisa pra eles.. SE FUDERAM .. isso que dá meter o nariz no problema dos outros ..... tomara que morra muito mais ... já tá morrendo uns 2 por dia... tá bom até ... :evil:




Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

#3 Mensagem por Guilherme » Sex Mar 26, 2004 9:02 am

Spetsnaz escreveu:Só tenho uma coisa pra eles.. SE FUDERAM .. isso que dá meter o nariz no problema dos outros ..... tomara que morra muito mais ... já tá morrendo uns 2 por dia... tá bom até ... :evil:


Já morreram quase 700 (contando dos EUA, Reino Unido, Polônia, Itália, etc.). O Pentágono esconde o jogo, só divulga os mortos quando não dá para esconder (jornlistas descobrem as baixas nas missões ou estão no local, ou então quando os feridos são enviados para hospitais de campanha, e morrem, aí a família é avisada e não há mais como esconder, mas mesmo assim eles postergam o máximo que podem).

Conversei com alguns americanos pela Internet, e eles me dizem que o número de mortos já pode estar em 1000, mas o Pentágono divulga aos poucos, para não chocar a opinião pública. Os americanos sofrem muitos ataques no Iraque, com explosivos colocados em estradas, emboscadas com armas leves, ataques com morteiros, mísseis e armas anti-carro. São cerca de 30 ataques por dia.

Além dos mortos, existem tbm muitos soldados mutilados: com perda de um dos olhos, paraplégicos, surdos devido a explosões, com perda de mãos, braços, pernas ou pés, etc.

Este site da CNN acompanha as mortes de soldados da coalizão no Iraque :

http://www.cnn.com/SPECIALS/2003/iraq/forces/casualties/

Queria ver o NY Times publicar tbm cartas de civis iraquianos, descrevendo a guerra. Ou de combatentes iraquianos a suas famílias.




Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#4 Mensagem por VICTOR » Sex Mar 26, 2004 9:10 pm

Eu acho que quem é militar cumpre ordens, portanto não se deve desrespeitar quem morreu lá a mando da turma do Bush, mesmo que acreditassem nas mentiras deles.




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Spetsnaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1967
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 10:30 pm

#5 Mensagem por Spetsnaz » Sex Mar 26, 2004 9:36 pm

VICTOR escreveu:Eu acho que quem é militar cumpre ordens, portanto não se deve desrespeitar quem morreu lá a mando da turma do Bush, mesmo que acreditassem nas mentiras deles.


Mas quem está lá está porque quer afinal o exercito nos EUA não é obrigatorio .... se está na chuva é para se molhar ....




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#6 Mensagem por César » Sex Mar 26, 2004 11:47 pm

Spetsnaz escreveu:
VICTOR escreveu:Eu acho que quem é militar cumpre ordens, portanto não se deve desrespeitar quem morreu lá a mando da turma do Bush, mesmo que acreditassem nas mentiras deles.


Mas quem está lá está porque quer afinal o exercito nos EUA não é obrigatorio .... se está na chuva é para se molhar ....


Só por que está no exército não significa que era a favor da invasão..

Assim como deviam existir muitos oficiais no exército Iraquiano que eram contra o Saddam, e se F... também.
Na Alemanha da WWII, existiam muuuuitos oficiais e soldados que eram contra Hitler.

Enfim, sendo soldados que estão lá para lutar pelo seu país, acho que eles merecem um pouco de respeito, tanto os americanos quanto os Iraquianos.

Não que eu queira justificar a invasão, de jeito nenhum.

Mas, Guerra é Guerra, pessoas morrem, infelizmente....

Abraço a todos

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Spetsnaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1967
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 10:30 pm

#7 Mensagem por Spetsnaz » Sex Mar 26, 2004 11:59 pm

Se eu tivesse no EB por ex.. e ele fizesse algo que é contra a minha idéia doque é bom para o Brasil .. eu me recusaria veementemente (huahua palavra estranha da porra)...




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#8 Mensagem por César » Sáb Mar 27, 2004 12:04 am

Olha o vocabulário do Spets aê gente! :D

Se você dissesse isso no EB, você acho que era promovido a líder de batalhão :wink:

Abraço

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#9 Mensagem por VICTOR » Sáb Mar 27, 2004 10:01 am

Eu também sou contra a Invasão do Iraque da forma como foi feita. Eu também considero Bush a Besta do Apocalipse. E u também acho que quem está na chuva é pra se queimar (como diria Vicente Matheus).

Só acho que não deveria dizer "morram canalhas SIFU etc." porque são pessoas cumprindo ordens superiores.




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Spetsnaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1967
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 10:30 pm

#10 Mensagem por Spetsnaz » Sáb Mar 27, 2004 11:44 am

César escreveu:Olha o vocabulário do Spets aê gente! :D

Se você dissesse isso no EB, você acho que era promovido a líder de batalhão :wink:

Abraço

César


:P :P




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#11 Mensagem por César » Sáb Mar 27, 2004 12:29 pm

VICTOR escreveu:Eu também sou contra a Invasão do Iraque da forma como foi feita. Eu também considero Bush a Besta do Apocalipse. E u também acho que quem está na chuva é pra se queimar (como diria Vicente Matheus).

Só acho que não deveria dizer "morram canalhas SIFU etc." porque são pessoas cumprindo ordens superiores.


E o que me deixa mais triste é que, agora tanto faz quem vença a campanha eleitoral nos EUA. Ambos, o estupido do Bush e aquele zé mané do Kerry(é assim que escreve?) foram a favor da Guerra no Iraque. Só que o Kerry não gostou dos "motivos", mas ele também era a favor.....

O que significa que, tanto faz quem vença, com a atual onda de atentados no mundo, os ataques contra países que "apoiam o terrorismo" pelos EUA continuará. Ou seja, Síria, Irã e Coréia do Norte que se preparem..

Abraço a todos

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
ALFREDO ANDRÉ
Júnior
Júnior
Mensagens: 70
Registrado em: Sáb Abr 03, 2004 7:01 pm
Localização: São Bernardo do Campo - São Paulo
Contato:

#12 Mensagem por ALFREDO ANDRÉ » Dom Abr 04, 2004 4:52 pm

Salve Caros

Para que se interessou sobre essas cartas, tentem alugar um ótimo documentário. Trata-se de “Cartas da América”. Em tal filme, mostra imagens da guerra do Vietnã. E na narração, são cartas que soldados escreveram para as suas famílias, mostrando assim como é a guerra de verdade. Mostra um outro lado dessa guerra que não sai em filmes. Muitas dessas cartas são de soldados que morreram também. Vale a pena conferir.

Abraços
Alfredo André




"Se necessário for, eu também irei"

Criança Paulista na Revolução Constitucionalista de 1932.
Avatar do usuário
drakonwulf
Júnior
Júnior
Mensagens: 89
Registrado em: Qua Mar 03, 2004 12:57 pm
Localização: London Uk
Contato:

#13 Mensagem por drakonwulf » Dom Abr 04, 2004 10:52 pm

acho q os soldados nao tem culpa do q ta acontecendo, sinto pena deles, muitos(sei q se vc entrar no exercito americano vc ganha permissao pra viver la sem probs) sao imigrantes querendo ter uma chance de se viver num pasi q "promete" algo. Tenho pena de todos, mas queria mesmo eh q o bush fosse no iraque e sofressse o mesmo q os soldados estao sofrendo, amputacoes, perda de visao, surdeza, stress!!! so assim ele entende q nao da pra ficar bricando de guerra q nem joguinho de pc

por isso e mais outras opcoes
Arnold Schwarzenegger para presidente!! :D :shock:




Imagem
FRAJOLA PORCO
Júnior
Júnior
Mensagens: 122
Registrado em: Ter Abr 06, 2004 12:28 pm

#14 Mensagem por FRAJOLA PORCO » Ter Abr 06, 2004 3:37 pm

os americanos que estao lá estao por livre espontanea vontade
tenho certeza que se um soldado americano tiver uma chance ele mete bala na cabeça do primeiro militar iraquiano que encontrar
sao todos militares treinados para guerra nao tem que ter pena nao meu os caras sao assassinos




Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

#15 Mensagem por Guilherme » Ter Abr 06, 2004 3:45 pm

Vi um video da CNN no Iraque, os marines dos EUA tinham acertado um iraquiano, ele tava no chao, desarmado e rastejando. Um marine pegou o M-16, e a uns 50 m, executou o iraquiano. Isso é crime de guerra. Esse vídeo tá em uma página, vou ver se acho e mando pra vcs. O pior é o imbecil do capitão, rindo e dizendo que o iraquiano "já tava morto mesmo". Cretino. Queria ver se fosse um americano sendo morto, e os iraquianos filmando, aí ele não iria rir.

Não tenho pena nenhuma desses americanos. Eles sabem muito bem onde estão se metendo, quando entram pro exército. Eles podem ter o melhor equipamento, mas contra explosivos escondidos numa armadilha na estrada, até alguns blindados tão virando ferro retorcido.




Responder