Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Qual a nacionalidade favorita do seu carro ?

Japonesa
89
34%
Americana
29
11%
Européia
118
46%
Francesa, esses covardes (Talha mode)
23
9%
 
Total de votos: 259

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos

#6481 Mensagem por Bolovo » Qui Jun 01, 2017 4:14 pm

Gostei dessa cor azul. Eu com certeza teria um!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos

#6482 Mensagem por Bourne » Qui Jun 01, 2017 8:15 pm

Vendo os vídeos do evento da Fiat sobre o Argo, creio que é substituto do Palio em que suas versões mais sofisticadas substituem o Punto. Mas, na real, o foco da Fiat é enfrentar Chevrolet Onix e Hyundai HB20 e outros populares. Que tem as versões básicas até as mais sofisticadas na faixa de 40 a 60 mil. O Argo deve ser inferior em relação ao 208/C3/Fiesta que são projetos mais "premium". Nem chegar perto do VW Polo.

A FIAT parece que saiu do mercado de médios. O Bravo não terá substituto e nem novo sedan. O grupo FCA prefere deixar isso para Jeep com seus SUVs.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37879
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2608 vezes

Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos

#6483 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jun 02, 2017 2:05 pm





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos

#6484 Mensagem por Bourne » Dom Jun 04, 2017 11:19 am

Algo a falar do Argo. :mrgreen: :lol:

O carro é ok, traz algumas novidades tecnológicas interessantes, nova família de motores 1.0 e 1.3, melhoraram o câmbio automatizado e introduziram o 1.8 com câmbio automático. O carro em si tem ganhos de qualidade na montagem e acabamento, também cheio de assessórios e peças Mopar. É bem melhor do que o Palio. Não gosto do estilo, mas há quem goste.

Só que tem dois problemas que pesam contra o Argo.

Primeiro, o carro é muito pesado em relação aos concorrentes. Na versão 1.3 pesa uns 1150 quilos, enquanto os concorrentes pesam de 100 a 150 quilos menos (Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Ford Ka, Renault Sandero). Isso quer dizer que vai parecer sempre carregado em relação aos demais concorrentes diretos. Mesmo nos modelos com motor 1.8 o carro é ainda mais pesado.

Segundo, a Fiat está enfiando a faca nos preços. Bem acima de modelos similares. Isso vai ser um tiro no pé. Já que é um carro popular de grande volume. Por exemplo, a versão 1.8 HGT está em 75 mil. Não entrega nada demais que um Fiesta Titanium 1.6, 208 Griffe ou C3 exclusive que se acha na casa de 65 mil. Ambos projetos superiores ao Argo.





Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6174
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 426 vezes

Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos

#6485 Mensagem por Matheus » Ter Jun 06, 2017 8:59 am

Bourne escreveu:Algo a falar do Argo. :mrgreen: :lol:

O carro é ok, traz algumas novidades tecnológicas interessantes, nova família de motores 1.0 e 1.3, melhoraram o câmbio automatizado e introduziram o 1.8 com câmbio automático. O carro em si tem ganhos de qualidade na montagem e acabamento, também cheio de assessórios e peças Mopar. É bem melhor do que o Palio. Não gosto do estilo, mas há quem goste.

Só que tem dois problemas que pesam contra o Argo.

Primeiro, o carro é muito pesado em relação aos concorrentes. Na versão 1.3 pesa uns 1150 quilos, enquanto os concorrentes pesam de 100 a 150 quilos menos (Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Ford Ka, Renault Sandero). Isso quer dizer que vai parecer sempre carregado em relação aos demais concorrentes diretos. Mesmo nos modelos com motor 1.8 o carro é ainda mais pesado.

Segundo, a Fiat está enfiando a faca nos preços. Bem acima de modelos similares. Isso vai ser um tiro no pé. Já que é um carro popular de grande volume. Por exemplo, a versão 1.8 HGT está em 75 mil. Não entrega nada demais que um Fiesta Titanium 1.6, 208 Griffe ou C3 exclusive que se acha na casa de 65 mil. Ambos projetos superiores ao Argo.

Achei bem estranho esse peso. E não é 1150. É 1250! e 1279kg na versão automática!




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37879
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2608 vezes

Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos

#6486 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Jun 08, 2017 8:44 am

Fã da Tesla? Prepare-se para o Model Y

Elon Musk revelou a primeira imagem do veículo no encontro anual de acionistas e indicou que "talvez" haja uma surpresa para revelar no próximo mês de setembro.

Imagem


http://tek.sapo.pt/noticias/negocios/ar ... -o-model-y




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos

#6487 Mensagem por Bourne » Ter Jun 13, 2017 9:12 pm

Uno Sporting 1.3 Firefly, que máquina. Um legitimo esportivo italiano.

Os probleminhas são que é preço do Renault Sandero RS que vem completo com acerto esportivo e motor consagrado 2.0. Ou do Fiesta 1.6 Sport ou 208 1.6 que devem andar mais e serem bem melhor construídos.
Dias depois de avaliar o Uno com câmbio automatizado, chegou a hora de encarar a versão com câmbio manual.

Quem acompanhou a outra avaliação, sabe que não gostei do câmbio, que se mostrou desagradável em um carro com tantas qualidades. Desta vez foi diferente. Foi tão legal ficar uma semana com o Sporting manual, que lamentei o dia que precisei devolver à Fiat. Confira abaixo a avaliação e o vídeo!

A pegada é completamente diferente. O Uno Sporting me passou uma dirigibilidade muito prazerosa, com motor incrível, suspensão perfeita e o câmbio de 5 marchas correto, com engates macios e precisos.

Quem adora seguir tendências, deve reclamar da falta de uma sexta marcha. Mas já adianto que em nenhum momento senti que precisava dela. As tradicionais cinco marchas foram bem escalonadas e acabam sendo mais práticas no uso.

Tudo isso em um pacote de decoração esportiva de bom gosto que, ao meu ver, é até mais bonita que a decoração da versão Way. Fora o pacote de opcionais de respeito, que em nada nos faz lembrar dos simplórios Unos do passado

A versão Sporting já está em sua terceira fase e manteve o DNA das outras duas. A atual é facilmente reconhecida nas ruas pelos para-choques e rodas exclusivas, grade horizontal com friso vermelho, prolongador nos para-lamas, saias laterais, retrovisores e aerofólio pintados de preto, faróis com máscara negra e faixas decorativas.

Aliás, essas faixas foram motivo de piada para minha filha de nove anos. Logo no primeiro dia com o carro, fui pegá-la na escola e a mesma entrou no carro dizendo que “esse ‘R’ era ‘Z’”. Não entendi e pedi uma explicação, ao que ela me disse que o “R” na porta era “zoado”.

Dei risada com sua sinceridade. Mas para os leigos, esse “R” é tradicional nos Unos esportivos. Lembro com certo saudosismo dos antigos 1.5 e 1.6R, carros que fizeram parte da minha infância.

Nos dias seguintes, mais simpática com o Uninho, minha filha o apelidou de “R” branquinho, em alusão a bela cor Branco Alaska (perolizada), um opcional que vale o investimento de R$ 1.366. Para ficar melhor, bem que a Fiat poderia mudar o nome para Uno 1.3R.

Interior

Algo que sempre me decepcionou é quando uma versão diferente de um carro é exatamente igual por dentro, deixando as mudanças visíveis apenas para quem está do lado de fora. Felizmente, a Fiat não esqueceu dos ocupantes e recheou o carro com detalhes vermelhos (na verdade, está mais para cor de vinho) nas costuras dos bancos, maçanetas, volante e mostradores do painel.

Fora esses detalhes, que é quase um arroz com feijão nos carros esportivos, os mais atentos devem notar que as colunas e o forro do teto são pretos nessa versão, diferente de qualquer outra que usa um tom mais claro.

s bancos usam tecido simples, mas bem que podiam usar veludo. Outra coisa que lamento é o pouco espaço no banco traseiro, que não deve agradar quem tem filhos grandes.

E senti falta dos cintos de segurança vermelhos, tradição que começou no Fiat Oggi CSS e passou pelas linhas “R” de Uno e Palio. Por ser algo simples de trocar, certamente eu mudaria isso caso fosse dono de um.

Motor

Se me dissessem que embaixo do capô tem um girador 1.6 16v, eu acreditaria. No entanto, o motor deste carro é um pequeno 1.3 8v, da nova família de motores Firefly. Motor gostoso, suave, silencioso (até demais para a proposta esportiva), girador, “torcudo” e o melhor de tudo, econômico.

Alguns devem achar que sou louco em fazer tantos elogios para esse pequeno motor. Mas estou usando como parâmetro carros da mesma categoria. A Fiat manteve uma concepção simples e mandou bem em seu desenvolvimento.

Com alta taxa de compressão, o flexível 4 cilindros gosta mais de álcool do que de gasolina. Com esse combustível, atinge 109 cv de potência e deve deixar com raiva quem comprou o antigo Uno 1.4 (21 cv a menos) pouco antes do lançamento desse 1.3. Em ciclo urbano, chega com facilidade nas velocidades máximas entre 50 km/h e 70 km/h.

Em rodovias acelera e retoma com vivacidade e mantém com muita tranquilidade velocidade de cruzeiro entre 100 km/h e 120 km/h.

Nessas condições, consegui a excelente média de 17 km/l em uma viagem de São Paulo a Campinas. Depois dessa pequena viagem, zerei o computador e passei a registrar o ciclo urbano e jamais a marca ficou abaixo dos 10 km/l. Fechei o teste com 642 km rodados e média de 12,2 km/l, sempre com álcool no tanque e ar condicionado ligado.

Suspensão

Elogiei a suspensão da versão Way, que é um pouco mais alta que o normal e me agradou em ruas esburacadas e em passagens por valetas.

Pensei que fosse notar alguma diferença no Sporting, que tem a suspensão um pouco mais baixa. Ledo engano, pois mesmo assim, o Uno mantém boa altura em relação ao solo. Em nenhum momento raspei a frente do carro, nem sofri em buracos. Esse é um quesito que deixa claro que os engenheiros da Fiat conhecem bem nossas ruas.

Vale lembrar que esse carro estava equipado com controle de estabilidade e tração, transmitindo segurança de primeiro mundo na condução do carro.

Freios

Corretos em sua operação, com pedal bem progressivo, diferente de Palios que dirigi no passado, onde o motorista pensa em frear e o carro já começa a ancorar. Só lamento a falta de discos ventilados na frente.

Não passei nenhum apuro com os discos sólidos, mas certamente sofrem fadiga antes do tempo, algo impensável em um carro com proposta esportiva.

Se você é daqueles que gosta de colocar o carro em uma pista para brincar em “track days” ou torneios de regularidades, vai querer fazer um upgrade nos freios.

Curioso lembrar que nos anos 90, o Uno Turbo sofreu alterações nas medidas das rodas para acomodar discos maiores e ventilados. Na ocasião, as rodas passaram de 13 para 14 polegadas. Hoje temos um Uno Sporting com rodas ainda maiores, de 15 polegadas, mas com discos mais simples. É a forma assumindo o papel da função.

Câmbio

Os dois carros que tenho são automáticos, algo que me dá muito conforto no trânsito pesado que enfrento todos os dias.

Mas esse Uno resgatou aquele prazer que todo amante por carros tem. Se foi uma delícia guiar esse carro compacto e leve com um motor forte, boa parte do prazer está no câmbio.

Como adiantei no início da avaliação, esqueça a falta da sexta marcha, ele é perfeito com as cinco disponíveis. Isso fica claro na estrada, onde mantém baixas rotações em velocidade de cruzeiro e não requer reduções de marcha para fazer leves retomadas.

Mercado

A concorrência no mercado de 0km é pesada e tem outras opções tão interessantes como esse Uno Sporting. O que percebo é que boa parte das pessoas não reconhece no Uno um modelo digno de custar o que custa.

Esse avaliado custa R$ 57.443 e parte de R$ 51.080 sem opcionais. Não é pouco para um carro que nas últimas décadas foi o modelo de entrada da Fiat. Porém precisamos reconhecer que houve evolução em quase tudo e hoje o Uno se mostra um carro atual e moderno.

No mercado de carros usados, acredito que as vantagens de desempenho e consumo do 1.3 devem deixar uma boa diferença de preço em relação aos modelos até 2016 que usavam motor 1.4.

Mecânica simples, força da marca e boa liquidez no mercado devem fazer dele um queridinho no mercado de carros usados.

Conclusão

Eu aprovo o Uno Sporting 1.3 manual e teria fácil um na minha garagem. Amante de carros usados que sou, não descarto um “R branquinho” para presentear minha filha daqui ai 9 anos, quanto estiver habilitada para dirigir.

http://carsale.uol.com.br2016.s3.amazonaws.com/wp-content/uploads/2017/06/fiat-uno-sporting-13traseira.jpg?x73612

http://carsale.uol.com.br2016.s3.amazonaws.com/wp-content/uploads/2017/06/fiat-uno-sporting-13painel.jpg?x73612

http://carsale.uol.com.br2016.s3.amazonaws.com/wp-content/uploads/2017/06/fiat-uno-sporting-13dianteira.jpg?x73612

http://carsale.uol.com.br2016.s3.amazonaws.com/wp-content/uploads/2017/06/fiat-uno-sporting-13campacto-apenas-382-m-de-comprimento.jpg?x73612

http://carsale.uol.com.br/2017/06/13/fi ... -de-usados





Avatar do usuário
zela
Sênior
Sênior
Mensagens: 2465
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 7:42 pm
Localização: Paraná
Agradeceram: 75 vezes

Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos

#6488 Mensagem por zela » Qua Jun 14, 2017 2:12 pm

O que acham do Honda Civic 2.0 2015/16? estou de olho em um, e não conheço ninguém que tenha um.




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos

#6489 Mensagem por Bourne » Qua Jun 14, 2017 2:47 pm

É bom. Mas acho sem graça nessa geração.

Porém depende do preço que costuma ser mais elevado que outros sedans e menor do que toyota Corolla. Se o preço está baixo, cuidado!!! Veja se não tem nada horrível já que os sedans japoneses costumam servir de uber e outros aplicativos, sendo usado em situações extremas. Assim, quando o dono percebe que deu algum pau, passa para frente e não arruma.

Pela pesquisa na webmotors o civic 2.0 2015/16 está na casa de 65 - 70 mil, alguns indo para 75 mil. Preço menos que isso, desconfie muito. Pode ser ache, tem muitos desesperados por aí, mas cuidado. Uns 15 - 20 mil a mais que outros sedans como Nissan Sentra e Renault Fluence. Ou, como alternativa, se está disposto pagar 75 mil pode pensar em um C4 THP zero ou Jetta 1.4 Tsi. Já que zero é zero.

E olha o seguro que acho que seja mais caro por ser um carro mais visado que outros sedans.




Avatar do usuário
zela
Sênior
Sênior
Mensagens: 2465
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 7:42 pm
Localização: Paraná
Agradeceram: 75 vezes

Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos

#6490 Mensagem por zela » Qua Jun 14, 2017 6:31 pm

Meu limite é 68000 temers. Carro automático, por causa da dona patroa.
A média do Civic é essa mesmo que vc falou. Mas ainda vou pesquisar bastante.




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos

#6491 Mensagem por Bourne » Qua Jun 14, 2017 8:29 pm

O problema do civic/corolla é similar de carro popular de desvalorizar pouco e o ter pouca margem de negociação. Por que tem boa aceitação no mercado de usado, os vendedores não precisa baixar preços. Se vai trocar logo pode ser interessante. Caso contrário, nem tanto.

Por 68 mil há de se pensar em um zero km. Por uns 10 mil a mais pega um Nissan Sentra, VW Jetta ou Citroen C4. Essas estão queimando o estoque e dá para canelar. E como é novo pode ficar mais tempo e o financiamento tem custo bem menor.

Ou ir para um Sentra ou fluence que consegue fácil negociar na cada de 50 e poucos um 2015/16 por serem carros que tem pouca saída. Se pagar a vista consegue levar por menos.

É claro que falo do meu gosto pessoal. Hoje negociava Sentra ou Fluence. Pela mecânica boa e muito similar, gostar dos dois e desvalorizarem bastante. Para usar e não vender, é ótimo. Aí outros fatores entrariam na escolha como achar o carro certo, conseguir encaminhar a negociação, se estou no espírito jovem (fluence) ou tiozão (sentra).




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6174
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 426 vezes

Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos

#6492 Mensagem por Matheus » Qui Jun 15, 2017 12:21 pm

Gosto muito do Sentra, ao contrário do Fluence. Os Sentra SL a partir do modelo 16 recebeu Esp. A versão nova do Sentra ficou muito bonita, mas pelo preço, merecia um motor mais moderno (1.4 ou 1.5 turbo).




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos

#6493 Mensagem por Bourne » Sex Jun 16, 2017 10:49 am

Revelado o novo goleta da VW. Aguardem. Aposto que chega no Brasil a partir de R$ 70 mil e vai até os R$ 90 e poucos. Ele vai acabar substituindo em preço o Golf e, o Golf, vai ser promovido a nave espacial com preços acima de 100 mil. Aí, daqui alguns meses, a VW reclama que não consegue vender o Polo no Brasil e compensar os custos.

Parece que estou brincando, mas não estou. A VW está entrando em um nicho em queda com preço elevado, competindo com SUVs e Sedans médios no andar de cima, carros populares equipados no andar de baixo e mais em conta.




Avatar do usuário
joabraga13
Júnior
Júnior
Mensagens: 95
Registrado em: Ter Jan 29, 2013 1:05 am
Agradeceram: 7 vezes

Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos

#6494 Mensagem por joabraga13 » Sex Jun 16, 2017 11:30 am

Os hatches médios cresceram muito em tamanho e preço. Esse novo polo tem o porte de um golf IV, com maior entre eixos e porta malas. Sem dúvida nenhuma é carro que me atrai muito, nem tanto pelo desenho, mas sim pela perspectiva de dirigibilidade e desempenho que se for próximo ao do golf VII será excelente e muito melhor que os concorrentes.




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos

#6495 Mensagem por Bourne » Ter Jun 20, 2017 1:49 pm

Lembrei de um causo.

Tenho um amigo que gosta de F1 e diz ser entendedor de carros. No entanto, comprou um Onix automático e recentemente trocou por uma Honda WR-R, àquele FIT cheio de plástico e feito para quem não gosta de dirigir. Não se importou de pagar uns 85 mil. Já que Honda é Honda. Aí quando digo que gosto do Renault Fluence e Nissan Sentra me chama de louco. Diz que o francês não presta e a nissan não sabe fazer carros. :lol: :|
Executivo brasileiro está confiante de que chegará ao topo do mercado global

A disputa pela liderança do mercado global de carros deve render novas emoções neste ano. Em entrevista concedida nesta semana à agência Automotive News, o chefão do grupo Renault-Nissan, Carlos Ghosn, prometeu superar expectativas e quebrar a polaridade tradicionalmente vista entre Volkswagen e Toyota. Nas palavras do executivo (que é de origem brasileira), o conglomerado francês-japonês deverá protagonizar a corrida e, pela primeira vez, fechará o ano como líder mundial.

"Estamos entre os três maiores fabricantes de automóveis desde janeiro no volume de vendas, e esperamos estar no primeiro lugar em meados do ano - embora este não seja nosso objetivo", disse o chefão. Empresa de consultoria especializada no setor, a JATO Dynamics elogia a atuação de Ghosn à frente da companhia. "Ele está gerenciando suas marcas muito bem. Onde a Renault é fraca, a Nissan é forte e vice-versa", avalia Felipe Munoz, analista da JATO.

De janeiro a abril deste ano, a Renault-Nissan cresceu 8% na comparação com igual período do ano passado. Neste mesmo tempo, a Toyota avançou 6%, enquanto a Volkswagen caiu cerca de 1%. Em número brutos, a gigante alemã aparece na frente, com 3,32 milhões de unidades vendidas, seguida pela japonesa com 3,06 milhões e, finalmente, pelos franco-japoneses com 3,02 milhões. Há, portanto, uma diferença de 300 mil carros que precisa ser superada.

E a chave para chegada ao topo do mercado virá exatamente do segmento de SUVs - atualmente o mais promissor (e competitivo) do mundo. A aliança tem a seu favor a maior participação do mercado global nesta categoria (aproximadamente 12%) e o crossover mais vendido do mundo - o Nissan X-Trail. Além disso, conta com outros competidores de peso e alto volume, como o Qashqai, o Renault/Dacia Duster e o Captur.

As demais marcas que compõem o grupo também terão participação decisiva no desempenho final. A Infiniti, por exemplo, acumula crescimento de 24% sobre 2016, seguida da Renault com 10%, Nissan e Dacia com 7% cada, Lada com 8% e Mitsubishi com 5%.

https://br.motor1.com/news/148976/nissa ... diz-ghosn/





Responder