ARTILHARIA DA F TERRESTRE

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60641
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6366 vezes
Contato:

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5191 Mensagem por Túlio » Seg Mai 06, 2024 4:34 am

gabriel219 escreveu: Qui Mai 02, 2024 8:53 am 36+48 Obuses é o suficiente pra justificar a fabricação do ATHOS no Brasil.
É ATMOS ou ATHOS afinal? O primeiro é AP, o segundo AR:


https://elbitsystems.com/product/atmos/
https://elbitsystems.com/product/athos/

E não estou tentando fazer gracinha às custas de um bom debate, tem uma batelada de M114 aguardando substituição e nem sinal dos já míticos M198, sobre os quais o ATHOS tem tantas vantagens que nem vale a pena tentar enumerar; a treta é a de sempre, de onde sai a grana? Porque o que é bom custa caro, e o excelente mais ainda.

Por fim, comprar peças tão superlativas para depois alimentá-las com Mun M107 da IMBEL deve ser sodas, é tipo comprar F-35 pra lançar bomba burra.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13517
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2306 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5192 Mensagem por gabriel219 » Seg Mai 06, 2024 7:52 am

Túlio escreveu: Seg Mai 06, 2024 4:34 am
É ATMOS ou ATHOS afinal? O primeiro é AP, o segundo AR:


https://elbitsystems.com/product/atmos/
https://elbitsystems.com/product/athos/

E não estou tentando fazer gracinha às custas de um bom debate, tem uma batelada de M114 aguardando substituição e nem sinal dos já míticos M198, sobre os quais o ATHOS tem tantas vantagens que nem vale a pena tentar enumerar; a treta é a de sempre, de onde sai a grana? Porque o que é bom custa caro, e o excelente mais ainda.

Por fim, comprar peças tão superlativas para depois alimentá-las com Mun M107 da IMBEL deve ser sodas, é tipo comprar F-35 pra lançar bomba burra.
Túlião, ambos são o mesmo sistema. A diferença do ATHOS pro ATMOS é que um tem um motor e pode se mover "sozinho" e o outro tem um reparo pra colocar num chassis e um caminhão, tirando ambos os pontos, são basicamente o mesmo obuseiro.

Quanto às munições, sei que a Imbel e a CSD irão fabricar novas munições, inclusive haverá desenvolvimento de munições guiadas. A SIATT está de olho nisso, pois vem tendo P&D pra munições guiadas a laser e a GPS, mesmo sendo morteiros.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60641
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6366 vezes
Contato:

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5193 Mensagem por Túlio » Qui Mai 09, 2024 10:25 am

gabriel219 escreveu: Seg Mai 06, 2024 7:52 am
Túlião, ambos são o mesmo sistema. A diferença do ATHOS pro ATMOS é que um tem um motor e pode se mover "sozinho" e o outro tem um reparo pra colocar num chassis e um caminhão, tirando ambos os pontos, são basicamente o mesmo obuseiro.

Quanto às munições, sei que a Imbel e a CSD irão fabricar novas munições, inclusive haverá desenvolvimento de munições guiadas. A SIATT está de olho nisso, pois vem tendo P&D pra munições guiadas a laser e a GPS, mesmo sendo morteiros.

É cupincha véio, e novamente vemos que alegria de pobre dura pouco, já suspenderam a compra do ATMOS... 🤦‍♂️




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13517
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2306 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5194 Mensagem por gabriel219 » Qui Mai 09, 2024 12:26 pm

Túlio escreveu: Qui Mai 09, 2024 10:25 am É cupincha véio, e novamente vemos que alegria de pobre dura pouco, já suspenderam a compra do ATMOS... 🤦‍♂️
O cagão do Assis Brasil, como é capacho, preferiu suspender sobre um pretexto ridículo pra justificar mudanças finais, que foi o ajuste do ROB, que ocorre em todas as concorrências do EB, mas a real é que um fardado, Comandante do Exército, não consegue aceitar a pressão de caras como José Dirceu. A iniciativa nem do GF foi, mas a pressão de Of Superiores e Intermediários está grande. Acredite se quiser, teve aval POSITIVO do GF para a escolha do ATMOS.

Deve congelar por uns dois meses, mas o que sei é que a compra seguirá, a não ser que o cara realmente queira carimbar que ele tem medo de político. O Zuzana-2 e o CAESAR tiveram custos similares, 3x maior do que o ATMOS. É ATMOS ou não teremos Obus AP-SR.

Mas ainda estou confuso, pois teve quem falou isso e teve quem desmentiu isso. Conhecendo o Assis Brasil, não duvidaria nem um pouco que ele afinou pra alguém. ACHO que irão esperar a poeira abaixar por causa de Rafah e um cessar fogo, que é questão de tempo para assinar, mas a covardia desse sujeito é inacreditável!

Tenho uma pena enorme pelo excelente quadro de Oficiais que temos no Exército, tendo que prestar continência pra esse sujeito.




Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2916
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 175 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5195 Mensagem por saullo » Qui Mai 09, 2024 3:37 pm

Triste quando os decisores trabalham com medo. Não foram talhados para os altos cargos.
Resta esperar.

Abraços




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8829
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 427 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5196 Mensagem por Pablo Maica » Sex Mai 10, 2024 3:06 am

Como diz o ditado, "da onde menos se espera é que não sai nada mesmo".


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5197 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 10, 2024 5:27 pm

Daqui a 60 dias, quando os rescaldos do presente desastre natural ainda estiverem sendo maturados, vai-se alegar que as condições, necessidades e prioridades governamentais não condizem com gastos militares, e portanto, a compra será mais uma vez postergada até que o RS volte ao normal um dia.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8829
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 427 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5198 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Mai 11, 2024 3:53 pm

FCarvalho escreveu: Sex Mai 10, 2024 5:27 pm Daqui a 60 dias, quando os rescaldos do presente desastre natural ainda estiverem sendo maturados, vai-se alegar que as condições, necessidades e prioridades governamentais não condizem com gastos militares, e portanto, a compra será mais uma vez postergada até que o RS volte ao normal um dia.
O problema é que segundo as estimativas atuais, (e olha que tem muita coisa para acontecer ainda) se tudo correr 100% bem, o nosso estado demore entre 15 e 20 anos para ter o PIB novamente em um patamar pré enchentes de 2023. O segundo problema é que agora na metade do ano sai o el niño e entra a la niña, o que significa que teremos grandes e prolongadas secas no RS, pelo menos até janeiro ou fevereiro do ano que vem.

Então se forem usar isso como desculpa para capar ainda mais as forças armadas, já podemos declarar a FAB um aeroclube, a marinha um clube de regatas e o EB talvez ainda consiga se manter como uma guarda nacional.




Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5199 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 12, 2024 1:59 am

No Brasil tudo serve de desculpa para não investir em Defesa ou negar-lhe qualquer aporte financeiro.

Nunca houve e não há vontade política, cobrança da sociedade, e muito menos necessidade concreta e mpositiva de curto prazo para isso.

Os acontecimentos no RS apenas se somam à nossa já extensa lista de desastres naturais e humanos ao longo do século XX e XXI. E olha que esse mal começou.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder