Gol 1907

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#271 Mensagem por Bolovo » Qua Mai 30, 2007 1:05 pm

Slip Junior escreveu:Estou muito curioso para ver esse documentário (se não me engano, vai ser apresentado as 20h00 do dia 10 de junho). Não tanto pelas informações que desconheço pois acho que todo mundo aqui sabe muito bem a história, mas para saber como será a versão dos fatos que a Discovery irá apresentar para o mundo.

Abraços


Não sei, mas acho que será meio parcial... não sei para que lado. Prefiro esperar a versão da National Geographic, que saíra em 2008 (espero eu) na 5º temporada do programa 'Mayday' (Air Crash Investigation). Esse programa só mostra acidentes de avião, o porque, quando, como aconteceu, muito bom mesmo e tenso pra caramba, até assusta. Vão até o Youtube, busquem por 'plane crash' e vejam alguns trechos, é excelente.

Uns exemplos

Iran Air Flight 655 Shot Down by US Navy: http://www.youtube.com/watch?v=6z9UtNM-KuU

Egyptair Flight 990 Crashes Into the Atlantic: http://www.youtube.com/watch?v=43ckCNaHqts

Air Florida Flight 90 Crashes Into The Potomac: http://www.youtube.com/watch?v=AkBi8wxmr7g

TWA Flight 800: http://www.youtube.com/watch?v=LcUkdLgDfpw

747 Crashes at Amsterdam: http://www.youtube.com/watch?v=j5Lo_q8GaAc

Swissair Flight 111 Crashes into the Atlantic: http://www.youtube.com/watch?v=UOpOOOZcoss


Este é assustador

Mid-Air Collision DHL 757 and Tu-154: http://www.youtube.com/watch?v=OSbkGCjPeII

http://en.wikipedia.org/wiki/Mayday_%28TV_series%29




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

#272 Mensagem por alcmartin » Qua Mai 30, 2007 11:20 pm

Vamos ver o que vão falar nos programas...

Eu só gostaria de esclarecer aos amigos que se tem falado muita bobagem por aí...inclusive autoridades...
Plano de vôo proposto é uma coisa. Plano de vôo aceito é outra...vale o que é autorizado, no nível autorizado. Cabe aos pilotos, ao receberem a autorização, questionar ao controle, caso estes planos sejam diferentes, qual seria o procedimento em falha de comunicação. O limite da autorização. O que ocorre é que no dia a dia, na correria, isso as vezes não é feito. E aí a lei de Murphy...

Uma comparação foi feita, muito pertinente: o controlador é um guarda de trânsito: você vem numa estrada de mão única e vê um desvio. Lá um guarda o orienta a seguir pela contramão, onde o tráfego agora segue em mão dupla. Você vai parar o transito e falar p/ele "não, não vou não!"???

Abs!




Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#273 Mensagem por VICTOR » Seg Jun 04, 2007 9:57 pm

Do blog "Jetwhine"
http://www.jetwhine.com/

Brazilian ATC Hangs Up on Pope
By Robert Mark on May 15th, 2007 | 2 Comments »

This story would actually be funny if it weren’t such a sad reminder of miserable state of air traffic control in Brazil.

When Pope Benedict left Brazil on Sunday aboard an Alitalia flight, he wanted to send one final good will message to his followers. Passing through Recife Center, the pilots thought the best way to send the Pope’s greetings would be through ATC.

For some 28 minutes, the Alitalia crews calls to Brazilian ATC went unanswered according to a local radio enthusiast who listened in on the broadcast.

Worst of all, the crew never did make direct contact with ATC. The message ended was eventually relayed back through a TAM aircraft that was able to hear the airliner.

Imagine what might have happened if the Pope’s aircraft had been in distress.




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#274 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Jun 04, 2007 10:39 pm

Acabei de ver uma notícia que me deixou muito indignado, depois de anunciarem que o relatório concluiu que o transponder estava desligado (precisa tantos meses par descobrir isso?), um dos controladores foi indiciado por homicídio DOLOSO!
É isso mesmo, DOLOSO, quanto existe intensão de matar.
PORRRA, ESSES CARAS TEM MERDA NA CEBEÇA? DE ONDE INVENTARAM ISSO?
Espero que seja erro do reporter ou sei la de quem, MAS COM TANTA CAGADA NO SISTEMA ACUSAR O CONTROLADOR DE QUERER MATAR ALGUEM É O FIM!
E nem vem falar de buraco negro, erro de controlador, ingles meia-boca, radio que não funciona que no meio do Oceano não tem nada disso e os aviões não batem, na Amazônia a alguns anos tambem não tinha e não batiam, E ESSES DOIS NÃO BATERIAM SE A PORRA DO TRANSPONDER ESTIVESSE LIGADO!!!!
:evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

Me desculpem pelos palavrões e letras maiúsculas, espero que entendam a minha indignação :evil: :evil: :evil:




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#275 Mensagem por VICTOR » Seg Jun 04, 2007 10:43 pm

Também ouvi falar na CBN sobre "doloso". Pareceu-me um tanto escalafobético. Teria o controlador pensado "uau, vou matar 154 pessoas agora???". Achei que era erro de revisão, parece fazer mais sentido "culposo", mas tb nem sou da área.




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#276 Mensagem por Paisano » Ter Jun 05, 2007 1:09 am

Não haveria o acidente caso o transponder do Legacy estivesse ligado, logo, beira a sacanagem essa estória de jogar toda a culpa sobre os controladores.

Portanto, fica bem nítido que essas acusações fazem parte de um movimento orquestrado, com o intuito de deslocar a responsabilidade, pelo pagamento das indenizações, da empresa americana para a União. :evil:




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

#277 Mensagem por alcmartin » Ter Jun 05, 2007 2:22 am

jambockrs escreveu:Prezado rodrigo:
Nem tanto, nem tanto, senão vejamos:
Do G1, em São Paulo, com informações da Agência Estado
As gravações da caixa-preta do jato Legacy que se chocou com o Boeing da Gol, em 29 de setembro do ano passado, indicam que após o choque os pilotos Joe Lepore e Jan Paladino teriam percebido que o equipamento anticolisão estava desligado, de acordo com a revista "Veja".
Após a colisão, o Boeing caiu em uma região de mata fechada, em Mato Grosso, e seus 154 ocupantes morreram. Lepore e Paladino conseguiram pousar o Legacy na base aérea de Cachimbo, no Sul do Pará, e seus sete ocupantes nada sofreram.
A revista "Veja" publicou, na edição deste sábado (20), o diálogo entre os dois pilotos que estaria gravado na caixa-preta do jato. De acordo com a "Veja", os diálogos mostrariam que Lepore e Paladino, ao contrário do que dizem, descobriram às 16h59, dois minutos após o acidente, que viajaram com o mecanismo anticolisão, chamado TCAS, desligado. O transponder, que acusa a presença de outra aeronave na mesma rota, funciona acoplado ao TCAS.
O diálogo revela o espanto dos pilotos ao descobrir que o aparelho estava desligado. "Cara, você está com o TCAS ligado?", pergunta um deles. "É, o TCAS está desligado", responde o outro, de acordo com os diálogos divulgados pela revista. Após a conversa, o Legacy teria reaparecido no radar, uma evidência de que o aparelho teria voltado a funcionar ou teria sido religado.
O Ministério da Defesa e o Comando da Aeronáutica não quiseram comentar o conteúdo do diálogo entre os pilotos. A Defesa informou, por intermédio de sua assessoria, que prefere aguardar o fim das investigações que vêm sendo feitas pela Aeronáutica e pela Polícia Federal. Já o Comando da Aeronáutica afirmou que as investigações sobre a queda estão sob sigilo imposto pelas normas internacionais.
Diálogo gravado pela caixa-preta publicado pela revista "Veja":

- Que diabos foi isso?
Tudo bem. Somente pilote o avião, cara.

- Nós perdemos o winglet?
Perdemos?

- Perdemos.
De onde veio a p....?

- Tudo bem. Nós estamos descendo. Declarando uma emergência. Senta.
(...) Deixe-me apenas pilotar a coisa, cara, porque eu acho...

- De onde ele veio, p....?
A gente bateu em alguém?

- Você viu aquilo?
Você viu alguma coisa?

- Eu pensei que vi...
Eu olhei pra cima.

- O que é isso?
Ainda temos a ponta da asa?

- Não.
Qual o estrago da asa?

- Foi grande... Foi grande. Estou sentindo agora...
[b]Cara, você está com o TCAS ligado?[/b]
[b]- É, o TCAS está desligado.[/b]Tudo bem. Somente preste atenção no tráfego. A gente vai conseguir, a gente vai conseguir, a gente vai conseguir... Eu sei disso.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,, ... 98,00.html
Um abraço e até mais...


Não acredito em premeditação por parte dos americanos. Em geral, quando voam fora dos USA ficam cabreiros, pela falta de estrutura de apoio.
Talvez tenham dado mancada sim, na operação do transponder e inadvertidamente o colocaram em standby. Mas isso, bem como a mancada dos controladores, não é justificativa p/classificar a ocorrencia como dolosa.
É triste ver o Brasil, na figura do min.publico, na contramão da comunidade internacional em termos de seg. e investigação de acidentes.
Foi uma tragedia, mas jogar gente na fogueira não os trará de volta...




Avatar do usuário
Pedro Gilberto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1366
Registrado em: Ter Nov 01, 2005 6:19 pm
Localização: Salvador / BA
Agradeceram: 17 vezes

#278 Mensagem por Pedro Gilberto » Ter Jun 05, 2007 10:12 am

alcmartin escreveu:
jambockrs escreveu:Prezado rodrigo:
Nem tanto, nem tanto, senão vejamos:
Do G1, em São Paulo, com informações da Agência Estado
As gravações da caixa-preta do jato Legacy que se chocou com o Boeing da Gol, em 29 de setembro do ano passado, indicam que após o choque os pilotos Joe Lepore e Jan Paladino teriam percebido que o equipamento anticolisão estava desligado, de acordo com a revista "Veja".
Após a colisão, o Boeing caiu em uma região de mata fechada, em Mato Grosso, e seus 154 ocupantes morreram. Lepore e Paladino conseguiram pousar o Legacy na base aérea de Cachimbo, no Sul do Pará, e seus sete ocupantes nada sofreram.
A revista "Veja" publicou, na edição deste sábado (20), o diálogo entre os dois pilotos que estaria gravado na caixa-preta do jato. De acordo com a "Veja", os diálogos mostrariam que Lepore e Paladino, ao contrário do que dizem, descobriram às 16h59, dois minutos após o acidente, que viajaram com o mecanismo anticolisão, chamado TCAS, desligado. O transponder, que acusa a presença de outra aeronave na mesma rota, funciona acoplado ao TCAS.
O diálogo revela o espanto dos pilotos ao descobrir que o aparelho estava desligado. "Cara, você está com o TCAS ligado?", pergunta um deles. "É, o TCAS está desligado", responde o outro, de acordo com os diálogos divulgados pela revista. Após a conversa, o Legacy teria reaparecido no radar, uma evidência de que o aparelho teria voltado a funcionar ou teria sido religado.
O Ministério da Defesa e o Comando da Aeronáutica não quiseram comentar o conteúdo do diálogo entre os pilotos. A Defesa informou, por intermédio de sua assessoria, que prefere aguardar o fim das investigações que vêm sendo feitas pela Aeronáutica e pela Polícia Federal. Já o Comando da Aeronáutica afirmou que as investigações sobre a queda estão sob sigilo imposto pelas normas internacionais.
Diálogo gravado pela caixa-preta publicado pela revista "Veja":

- Que diabos foi isso?
Tudo bem. Somente pilote o avião, cara.

- Nós perdemos o winglet?
Perdemos?

- Perdemos.
De onde veio a p....?

- Tudo bem. Nós estamos descendo. Declarando uma emergência. Senta.
(...) Deixe-me apenas pilotar a coisa, cara, porque eu acho...

- De onde ele veio, p....?
A gente bateu em alguém?

- Você viu aquilo?
Você viu alguma coisa?

- Eu pensei que vi...
Eu olhei pra cima.

- O que é isso?
Ainda temos a ponta da asa?

- Não.
Qual o estrago da asa?

- Foi grande... Foi grande. Estou sentindo agora...
[b]Cara, você está com o TCAS ligado?[/b]
[b]- É, o TCAS está desligado.[/b]Tudo bem. Somente preste atenção no tráfego. A gente vai conseguir, a gente vai conseguir, a gente vai conseguir... Eu sei disso.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,, ... 98,00.html
Um abraço e até mais...


Não acredito em premeditação por parte dos americanos. Em geral, quando voam fora dos USA ficam cabreiros, pela falta de estrutura de apoio.
Talvez tenham dado mancada sim, na operação do transponder e inadvertidamente o colocaram em standby. Mas isso, bem como a mancada dos controladores, não é justificativa p/classificar a ocorrencia como dolosa.
É triste ver o Brasil, na figura do min.publico, na contramão da comunidade internacional em termos de seg. e investigação de acidentes.
Foi uma tragedia, mas jogar gente na fogueira não os trará de volta...


Pois é Alcmartin, os caras do MP trocaram os pés pelas mãos nesse caso. Acusar aquele contralador por homicidio doloso (os outros são acusados por homicidio culposo) abrirá uma enorme brecha para ele ser inocentado, visto que a defesa poderá provar que não havia intenção do ato, enquanto os outros provavelmente serão declarados como culpados.

Só espero que não cometam o mesmo erro para os pilotos americanos... :evil:

[]´s




"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
Avatar do usuário
A-29
Sênior
Sênior
Mensagens: 1868
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm

#279 Mensagem por A-29 » Ter Jun 05, 2007 10:40 am

Sinceramente duvido que a denúncia tenha sido pelo crime doloso, mas vá lá, uma possibilidade é que tenham considerado a ocorrência de "dolo eventual", figura jurídica na qual o agente pode prever o resultado danoso (no caso o acidente) e não se importa se ele vai ocorrer ou não. É diferente de querer que ele ocorra, entendem a diferença?

É separado por uma linha muito tênue da chamada "culpa consciente", em que o agente também prevê a possibilidade do dano, mas acredita ter habilidade suficiente para evitar que ele ocorra. Nesse caso o agente não quer que o dano aconteça e prefere que ele não ocorra (acredito que o caso dos pilotos vai mais por esse lado). No caso do dolo eventual, o agente não quer o resultado, mas se ele acontecer ele não está nem ligando.

É extremamente difícil diferenciar uma situação da outra, pois isso depende da comprovação de quais eram as intenções do agente no momento do ocorrido.




Avatar do usuário
Pedro Gilberto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1366
Registrado em: Ter Nov 01, 2005 6:19 pm
Localização: Salvador / BA
Agradeceram: 17 vezes

#280 Mensagem por Pedro Gilberto » Ter Jun 05, 2007 11:35 am

Notícia com a confirmação da denúncia por homicídio doloso ao controlador. Os pilotos foram denúniciados por homicídio culposo.

Vôo 1907: Juiz aceita denúncia contra pilotos e controladores

CUIABÁ - O juiz federal Murilo Mendes, de Sinop (MT), aceitou a denúncia do Ministério Público Federal contra os pilotos americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, além de quatro controladores de vôo pelo acidente envolvendo o jato Legacy e o Boeing da Gol, que deixou 154 mortos em setembro do ano passado. O magistrado considerou a tese de que os crimes não estão previstos no Código Militar e que os seis devem ser julgados com base no Código Penal.

No entendimento do juiz, o crime seria 'militar' se as aeronaves estivessem 'sob a guarda, proteção ou requisição militar', o que não aconteceu. "Não há portanto, como se acolher a tese - sustentada no inquérito pelo ilustre Delegado da Polícia Federal que esteve à frente das investigações - de que o julgamento dos controladores de vôo pela Justiça Militar estaria autorizado no Código Penal Militar", justificou o juiz.

No dia 25 de maio, o procurador da República em Mato Grosso Thiago Lemos de Andrade apresentou a denúncia contra os dois pilotos americanos e os quatro controladores. Para o MPF, a imprudência e negligência dos seis teriam causado o choque das duas aeronaves em pleno vôo.

Eles foram denunciados pelo crime de 'expor a perigo aeronave própria ou alheia', previsto no Código Penal. Para um dos controladores, Jomarcelo Fernandes dos Santos, o crime foi tipificado como doloso. Já para Lucivando Tibúrcio de Alencar, Leandro José Santos de Barros e Felipe Santos dos Reis, e os dois americanos, o crime foi considerado culposo (sem intenção).

- Entendi que a conduta de Jomarcelo foi dolosa. Ele teve a consciência para colocar em risco a aeronave -disse o procurador, acrescentando que Jomarcelo sabia que o Legacy estava em altitude imprópria.

Pilotos americanos serão intimados para interrogatório

Murilo Mendes ressaltou na decisão que o caso é inédito e que não há precedentes no país. Ele marcou os interrogatórios de Joe Lepore e Jan Paladino para o dia 27 de agosto, no Brasil. Os depoimentos dos controladores de vôo serão realizados no dia 28 de agosto.

De acordo com a Justiça Federal, a citação e intimação dos pilotos americanos devem ser realizadas em conformidade com as normas previstas no Acordo de Assistência Judiciária em Matéria Penal (MLAT), assinado pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos. Os autos do processo serão traduzidos para inglês e depois remetidos ao Ministério da Justiça, que será responsável pela citação dos pilotos do Legacy.

O procurador disse que o acidente foi causado por uma série de fatores. Ele explicou que as seis pessoas denunciadas tiveram atitudes importantes que levaram ao choque entre as aeronaves.

- Se cada um não tivesse cometido erro, o crime não teria ocorrido. Não há um motivo único, mas uma combinação de várias falhas, várias condutas irregulares - disse.

Thiago de Andrade ressaltou que o sargento da Aeronáutica Jomarcelo era responsável por monitorar o jato Legacy. Ele teria visto, no radar, que a aeronave estava em uma altitude diferente da estipulada no plano de vôo, mas não entrou em contato com a aeronave para que ela mudasse de altitude. Além disso, o controlador teria passado o comando para outro colega sem avisar da irregularidade, dando a entender que a situação era normal e que o Legacy seguia o traçado sem problemas. Ainda de acordo com a denúncia, Jomarcelo teria notado que o transponder da aeronave estava desligado e também não teria tomado medidas para corrigir a falha.

A pena prevista para o crime culposo é de um a três anos de prisão, com possibilidade de aumento de um terço da pena por 'inobservância de regra técnica' e acréscimo de mais metade da pena em caso de mortes ou lesões. Já para a tipificação de doloso, a pena pode variar de 8 a 24 anos.

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2007/06/01/295994644.asp


A-29,

já que abordou os detalhes legais, nesse caso de "dolo eventual", caso não seja comprovado o ato como intencional, o réu é considerado inocente, ou poderia ser submetido a outro julgamento por homicio culposo para o mesmo fato?

[]´s




"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
Avatar do usuário
A-29
Sênior
Sênior
Mensagens: 1868
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm

#281 Mensagem por A-29 » Ter Jun 05, 2007 11:40 am

Acredito que pode ser feito outro julgamento, sem problemas.

O problema é que crimes dolosos são julgados pelo juri, os culposos diretamente pelo juiz.




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

#282 Mensagem por alcmartin » Ter Jun 05, 2007 12:13 pm

Hum...muito pertinentes as observações, Pedro e A29...de repente tá pintando um tapetão por aí...
Só espero que não seja cometida nenhuma injustiça.

Sds!




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#283 Mensagem por Paisano » Ter Jun 05, 2007 12:31 pm

Presidente da Embraer nega falha no transponder

Fonte: http://www.odia.com.br

Em depoimento à CPI do Apagão Aéreo na Câmara, o presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado, negou falha no jato Legacy, que se colidiu com o Boeing da Gol em setembro do ano passado, matando 154 pessoas

Brasília - Em depoimento à CPI do Apagão Aéreo na Câmara, o presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado, negou falha no jato Legacy, que colidiu com o Boeing da Gol em setembro do ano passado, matando 154 pessoas. Ele informou que o Legacy possui um segundo transponder de segurança para o caso de o primeiro falhar e considerou "altamente improvável" o desligamento involuntário do equipamento. Para isso acontecer, explicou Curado, seria preciso apertar duas vezes o mesmo botão e "não se pode fazer isso com um esbarrão".

Curado descartou falha no transponder (equipamento anticolisão) e considerou pouco provável que os pilotos norte-americanos tenham desligado o equipamento acidentalmente. "Não há nenhuma indicação ou evidência que o transponder tenha apresentado defeito. O relatório da Polícia Federal conclui em sentido oposto, ou seja, não houve falha no equipamento. Temos que afastar qualquer afirmação de que houve problema com o transponder", afirmou.

Sobre os pilotos desligarem o equipamento acidentalmente, Curado disse: "tudo é possível, mas é altamente improvável, porque, para desligar o equipamento, o piloto tem que apertar duas vezes o mesmo botão".

Curado negou ainda que os pilotos do Legacy desconhecessem o funcionamento da aeronave. A afirmação do presidente da empresa é contrária a do relator da CPI, Marco Maia (PT-RS), que, após analisar a caixa-preta do jato, concluiu que os norte-americanos não tinham total conhecimento do equipamento que estavam pilotando.

O presidente da Embraer disse ainda que a Excel Air, empresa que comprou o jato, possui três ou quatro aviões semelhantes. Ele explicou que é procedimento normal da empresa entregar as aeronaves no Brasil para que os pilotos do comprador façam testes de aceitação antes de concretizar a venda.




Avatar do usuário
Pedro Gilberto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1366
Registrado em: Ter Nov 01, 2005 6:19 pm
Localização: Salvador / BA
Agradeceram: 17 vezes

#284 Mensagem por Pedro Gilberto » Ter Jun 05, 2007 1:09 pm

A-29 escreveu:Acredito que pode ser feito outro julgamento, sem problemas.

O problema é que crimes dolosos são julgados pelo juri, os culposos diretamente pelo juiz.


Ok, valews!! :)

[]´s




"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#285 Mensagem por VICTOR » Ter Jun 05, 2007 4:32 pm

alcmartin escreveu:Não acredito em premeditação por parte dos americanos. Em geral, quando voam fora dos USA ficam cabreiros, pela falta de estrutura de apoio.
Talvez tenham dado mancada sim, na operação do transponder e inadvertidamente o colocaram em standby. Mas isso, bem como a mancada dos controladores, não é justificativa p/classificar a ocorrencia como dolosa.
É triste ver o Brasil, na figura do min.publico, na contramão da comunidade internacional em termos de seg. e investigação de acidentes.
Foi uma tragedia, mas jogar gente na fogueira não os trará de volta...

Minha interpretação é nessa linha também. Os caras só escaparam por milagre. Ninguém sai de casa para se matar à toa.




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Responder