Marinha da Grécia

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54753
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2306 vezes

Re: Marinha da Grécia

#181 Mensagem por P44 » Sex Jun 04, 2021 4:42 am





Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54753
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2306 vezes

Re: Marinha da Grécia

#182 Mensagem por P44 » Sex Jun 04, 2021 5:06 am

As principais caracteristicas em infograficos dos concorrentes

Imagem
Table 1. The basic characteristics of the frigate candidates for the Hellenic Navy (main program)

Imagem
Table 2. The basic characteristics of the frigate candidates for the Hellenic Navy (interim solution)

https://www.navalanalyses.com/2021/04/i ... cs-of.html




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54753
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2306 vezes

Re: Marinha da Grécia

#183 Mensagem por P44 » Qua Jun 09, 2021 4:35 am

Proposta espanhola não aceite

https://www.navalnews.com/naval-news/20 ... e-program/

Consta que por questões políticas ( apoio à Turquia)




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37839
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Marinha da Grécia

#184 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Jun 09, 2021 8:24 am

P44 escreveu: Qua Jun 09, 2021 4:35 am Proposta espanhola não aceite

https://www.navalnews.com/naval-news/20 ... e-program/

Consta que por questões políticas ( apoio à Turquia)
Faz sentido.

:arrow: https://en.wikipedia.org/wiki/TCG_Anadolu




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Marinha da Grécia

#185 Mensagem por FCarvalho » Qua Jun 09, 2021 9:13 pm

O que seria este navio A300 da oferta alemã? Uma Meko 200 jumborizada?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54753
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2306 vezes

Re: Marinha da Grécia

#186 Mensagem por P44 » Qui Jun 10, 2021 7:00 am

FCarvalho escreveu: Qua Jun 09, 2021 9:13 pm O que seria este navio A300 da oferta alemã? Uma Meko 200 jumborizada?
Dá uma olhada na tabela mais acima




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Marinha da Grécia

#187 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 10, 2021 12:20 pm

P44 escreveu: Qui Jun 10, 2021 7:00 am
FCarvalho escreveu: Qua Jun 09, 2021 9:13 pm O que seria este navio A300 da oferta alemã? Uma Meko 200 jumborizada?
Dá uma olhada na tabela mais acima
Sim, eu vi. O que queria saber é se se trata de um navio derivado das Meko 200 ou algo totalmente novo.
Não consta este navio no site da TKMS.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Marinha da Grécia

#188 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 10, 2021 12:21 pm

Aliás, vou colocar as minhas fichas na FREMM italiana para este certame grego. Os navios estão vendendo bem e gozam da simpatia de muitas marinhas por aí. Inclusive a nossa.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54753
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2306 vezes

Re: Marinha da Grécia

#189 Mensagem por P44 » Qui Jun 10, 2021 12:27 pm

FCarvalho escreveu: Qui Jun 10, 2021 12:21 pm Aliás, vou colocar as minhas fichas na FREMM italiana para este certame grego. Os navios estão vendendo bem e gozam da simpatia de muitas marinhas por aí. Inclusive a nossa.
Sei não, os italianos não estão oferecendo nada como solução interina




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Marinha da Grécia

#190 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 10, 2021 1:42 pm

P44 escreveu: Qui Jun 10, 2021 12:27 pm
FCarvalho escreveu: Qui Jun 10, 2021 12:21 pm Aliás, vou colocar as minhas fichas na FREMM italiana para este certame grego. Os navios estão vendendo bem e gozam da simpatia de muitas marinhas por aí. Inclusive a nossa.
Sei não, os italianos não estão oferecendo nada como solução interina
Eles tem umas 6 ou 8 FREMM por lá. Pode ser que o negócio seja o mesmo do Egito; vende-se uma parte a construir e outra entrega-se as que já estão prontas. Considerando que haja pouca ou quase nenhuma diferença entre elas, é um negócio para lá de bom aos gregos que podem receber ao invés de navios velhos e remendados peças novas recém saídas dos estaleiros italianos e com pouquíssimos anos de uso.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54753
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2306 vezes

Re: Marinha da Grécia

#191 Mensagem por P44 » Sex Jun 11, 2021 3:55 am

FCarvalho escreveu: Qui Jun 10, 2021 1:42 pm
P44 escreveu: Qui Jun 10, 2021 12:27 pm

Sei não, os italianos não estão oferecendo nada como solução interina
Eles tem umas 6 ou 8 FREMM por lá. Pode ser que o negócio seja o mesmo do Egito; vende-se uma parte a construir e outra entrega-se as que já estão prontas. Considerando que haja pouca ou quase nenhuma diferença entre elas, é um negócio para lá de bom aos gregos que podem receber ao invés de navios velhos e remendados peças novas recém saídas dos estaleiros italianos e com pouquíssimos anos de uso.
Sim, pensei nisso também, uma hot transfer de 2 FREMM e sempre fabricam mais duas novas para a Marina Militare




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Marinha da Grécia

#192 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 11, 2021 11:08 am

P44 escreveu: Sex Jun 11, 2021 3:55 am
FCarvalho escreveu: Qui Jun 10, 2021 1:42 pm Eles tem umas 6 ou 8 FREMM por lá. Pode ser que o negócio seja o mesmo do Egito; vende-se uma parte a construir e outra entrega-se as que já estão prontas. Considerando que haja pouca ou quase nenhuma diferença entre elas, é um negócio para lá de bom aos gregos que podem receber ao invés de navios velhos e remendados peças novas recém saídas dos estaleiros italianos e com pouquíssimos anos de uso.
Sim, pensei nisso também, uma hot transfer de 2 FREMM e sempre fabricam mais duas novas para a Marina Militare
Esse tipo de negócio tem a vantagem de manter a indústria naval italiana trabalhando, ao mesmo tempo que entrega no menor espaço de tempo o produto ao cliente em tela e ainda dá a Marina Militare navios sempre novos.
Para os gregos me parece ser o melhor que eles poderiam obter, já que obteriam navios em curtíssimo prazo, e ainda receberiam outros novos. ainda a serem fabricados pela Fincantieri.
É o famoso ganha-ganha.
Os outros concorrentes não tema nada parecido que possam oferecer.
Afora os laços histórico-culturais que unem os dois países há séculos.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Marinha da Grécia

#193 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 11, 2021 11:14 am

Um aparte rápido ao tópico, mas a presença desta oferta da tal Meko 300 dá-nos bem o tamanho da capacidade que a TKMS possui e pode oferecer à MB em termos de navios de escolta para o futuro pós-Tamandaré.
A depender dos lotes que venham a seguir, podemos presumir que se a parceria for realmente boa para nós, e para eles, modelos como a Meko 200 e 300 seriam solução natural para complementar as Meko 100 encomendadas.
E tudo debaixo de uma mesma cadeia logística.
Quem sabe bons ventos vindo do norte nos sopra um futuro auspicioso para a MB e seus navios alemães.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Re: Marinha da Grécia

#194 Mensagem por jambockrs » Dom Jul 11, 2021 4:05 pm

Meus prezados
Uma análise detalhada de três fragatas da nova lista de seleção da Marinha da Grécia
por Luiz Padilha
Imagem

Por Lorenzo Tual
Uma lista restrita foi divulgada recentemente para a futura fragata da Marinha Helênica. A Naval News analisa em detalhes as três fragatas no topo desta lista.
Sigma 11515 HN – Damen
Imagem
Um dos projetos propostos para o Sigma 11515 HN, visto aqui com o mastro integrado mais avançado e radares APAR
Não é surpreendente ver a Damen e sua proposta no topo desta lista. Na verdade, é uma escolha muito econômica com seu equipamento poderoso a um preço relativamente baixo, complementado por opções adicionais para aumentar ainda mais as capacidades dos navios, se necessário, sua proposta de fragata Sigma 11515 HN (Helenic Navy), é mais do que adequada para a Marinha Helênica.
A versão padrão proposta oferece um navio de 4.440 toneladas, equipado com propulsão CODLOG (Combinado Diesel-Elétrico ou Gás), permitindo atingir até 30 nós e ainda ser capaz de conduzir operações ASW com os motores elétricos mais silenciosos.
A Sigma 11515 HN está equipada para enfrentar uma ampla gama de ameaças e, como tal, é equipada com uma série de sensores e armamentos avançados para detectar e destruir alvos em potencial com eficácia, garantindo a proteção do navio.
Como tal, esta fragata é capaz de proteger a si mesma e a outros ativos com seu abrangente equipamento de defesa superfície-ar. Proposto com 16 células no lançador Mk 41 VLS, ele será capaz de acomodar até 32 ESSMs SAMs ou uma combinação de ESSMs e SM-2s para defesa de longo alcance. Com um CIWS Mk 49 com 21 mísseis RAM superfície-ar adicionais, este navio pode se defender tanto de ameaças de longo alcance quanto de ataques de saturação.
Além disso, a Sigma 11515 HN está bem equipada para missões ASW. Na verdade, é equipado com sensores avançados, sonar Kingklip Mk.2 montado no casco e sonar CAPTAS de profundidade variável (VDS), ambos da Thales, bem como com um par de tubos de torpedo triplo.
Para alvos de superfície, a Sigma 11515 HN é equipada com a configuração clássica de oito SSMs, aqui AGM-84 Harpoons. Também não falta artilharia naval, com um canhão principal SR de 76mn / 62cal da Leonardo e três estações remotas de armas Narwhal (RWS) de 20mn da Nexter.
A proteção do navio está assegurada tanto pelos numerosos lançadores de chamarizes, num total de 36, para defesa de quaisquer ameaças, como pelo seu extenso equipamento de guerra eletrônica. É composto de medidas de suporte eletrônico, sistema de suporte de comunicação, bloqueadores, recursos de interceptação de comunicação e receptores de alerta a laser.
Embora esta configuração padrão seja oferecida a um preço muito competitivo de aproximadamente 550 milhões de euros por unidade, a Damen oferece diferentes opções para aumentar as capacidades do navio.
Por exemplo, o canhão principal pode receber a atualização STRALES, que traz recursos aprimorados na guerra antiaérea (inclusive contra mísseis que se aproximam). O RWS pode ser substituído por 30mn, o número de células VLS pode ser dobrado para 32 e o radar NS110 pode ser trocado pelo mais poderoso NS200 ou Sea Master 400 também da Thales.
A opção mais notável é a versão que visa aumentar as missões AAW é oferecida por 600 milhões de euros com o equipamento padrão mais STRALES e o radar NS200.
Como qualquer outro navio proposto aqui, este não é um navio perfeito. No entanto, embora possa ser criticado em alguns aspectos, a maioria dos ataques contra a fragata da Damen têm impulsionado a ideia de um projeto de papel, não maduro o suficiente para ser selecionado pela Marinha Helênica.
Essas críticas são infundadas. Em primeiro lugar, o mesmo poderia ser argumentado sobre as outras propostas, e ainda estaria incorreto. A FDI-HN, por exemplo, embora tenha origem em um projeto selecionado pela Marinha francesa, é tecnicamente também um projeto em papel, com o primeiro navio entregue a Marine Nationale apenas em 2023.
Mais importante ainda, os principais elementos da Sigma 11515 HN já foram construídos, testados e operacionais. Os complexos motores diesel-elétricos para a propulsão CODLOG do navio já estão instalados nos navios de patrulha offshore da classe Holland da Marinha Real da Holanda, construídos pela Damen. Da mesma forma, o radar SM400 proposto em algumas das opções mais avançadas para o navio também está instalado na classe Holland. Este construtor naval tem vasta experiência com este tipo de cascos, sendo o 11515 HN uma variante da família Sigma com o 9113 e o 10514. O armamento em si também é bastante genérico e comprovado, composto por células Mk.41 VLS e um canhão principal de 76mn da Leonardo, uma combinação comum. Como tal, alegações de design imaturo ou de papel fazem pouco sentido.
Como visto acima, a Damen propôs com este Sigma 11515 HN um pacote de baixo custo, capaz de atender com sucesso os requisitos da Marinha Helênica e potencialmente superá-los com as diferentes atualizações propostas em paralelo com a versão padrão.
FDI-HN – Grupo Naval
Imagem
Este novo anúncio da selecção do FDI-HN na primeira categoria é uma notícia particularmente boa para o Naval Group, tendo em conta as dificuldades que encontraram com este contrato grego e os esforços que envidaram para melhorar cada vez a sua proposta.
Na verdade, o Naval Group pretendia vender para a Grécia a FDI desde 2018 com as negociações iniciais entre eles e a Lockheed Martin. Eventualmente, essas negociações exclusivas foram interrompidas em favor de um contrato aberto a uma gama mais ampla de concorrentes.
Mesmo assim, o Naval Group continuou e se adaptou à nova situação. A exigência da Marinha Helênica exigia uma proposta aprimorada para adicionar o equipamento necessário, ainda cabendo dentro do orçamento apertado. Essas mudanças levaram à proposta atual com a fragata FDI-HN.
O projeto selecionado é uma fragata de cerca de 4.500 toneladas de deslocamento, 122 metros de comprimento. A propulsão permaneceria na configuração CODAD (Combined Diesel And Diesel) encontrada na versão francesa da fragata, com velocidade máxima de 27 nós.
A principal melhoria do design original francês diz respeito aos ataques de saturação. Por ser equipado com o excelente radar Sea Fire da Thales e o míssil Aster-30 de superfície-ar, a FDI é mais do que capaz de servir como uma fragata de negação de área. No entanto, com apenas 16 mísseis na proposta inicial, um por célula Sylver A50 VLS, sua resistência contra ataques de saturação parecia ser limitada.
Para remediar esse problema, o design mais recente incorpora 32 células Sylver A50 VLS para uma mistura de Aster-15/30 e VL-Mica NG (que, ao contrário do ESSM, não pode ser compactado em quadrícula). Isso coloca a produção total de mísseis das células em 32, o dobro da proposta original. Além disso, esta nova fragata também está equipada com o Mk 49 CIWS com seus 21 mísseis RAM para defesa próxima. Este novo pacote garante a proteção do navio mesmo contra os ataques mais potentes.
Como de costume com as fragatas francesas, o navio proposto pelo Naval Group está bem equipado para missões ASW. Com um sonar Kingklip Mk.2 montado no casco e um sonar CAPTAS 4C de profundidade variável, ambos da Thales, esta fragata está equipada com alguns dos sensores mais avançados disponíveis atualmente para missões de caça submarina. Torpedos leves MU90 em tubos duplos em cada lado do casco são configurados para garantir a destruição das ameaças detectadas.
Armado com oito SSMs na forma de MM40 Exocet Block IIIc (a última variante dos mísseis, com o novo buscador), um canhão principal Leonardo Super Rapid 76mn / 62cal (ou STRALES como uma opção) e dois Narwhal RWS 20mm, o o casco compacto tem um impacto bastante poderoso.
Ainda há problemas com a proposta francesa, a maioria deles originados dos requisitos iniciais da Marinha francesa para sua versão do IDE, moldando a pesquisa e o desenvolvimento.
Na verdade, com todas as suas qualidades, o navio ainda carece de qualquer forma de ECM, uma falha significativa para um navio de guerra da linha de frente do século 21, pronto para operar em águas contestadas. Além disso, embora o navio esteja equipado para a versão naval do míssil de cruzeiro SCALP, e seja proposto com ele, ainda há dúvidas se o seu preço de integração será incluído na proposta final.
Assim, ainda temos de esperar para ver qual será o resultado final mas é certo que o Naval Group tem agora uma proposta sólida para a Marinha Helénica e tem mostrado a sua determinação e capacidade de adaptação nesta competição.
FREMM – Fincantieri
Imagem
O estaleiro italiano Fincantieri é a terceira empresa que faz parte desta lista para a futura fragata da Marinha Helênica. Isso é uma grande surpresa, já que a Fincantieri manteve-se bastante reservada em sua oferta quanto ao navio que eles realmente ofereceriam para a Grécia.
Boatos se espalharam por todo o lugar, com alguns elementos contraditórios mencionados em fontes confiáveis. A questão principal era se o FREMM-IT seria proposta ou se seria outro navio, como um projeto derivado da corveta de defesa aérea da classe Doha.
No entanto, com os recentes sucessos do projeto FREMM, o projeto básico do qual foi adotado para a fragata da classe Constellation da Marinha dos EUA, os dois navios vendidos para o Egito em 2020 ou o recente contrato para a Marinha da Indonésia, é bastante provável que Fincantieri tente capitalizar essas conquistas para promover o projeto para a Marinha Helênica, e como tal será o navio que estudaremos aqui.
A FREMM é um navio oriundo de um acordo franco-italiano para a construção de uma classe comum de fragatas. No final, dois designs diferentes emergiram com duas subclasses dentro da FREMM italiano, as versões de uso geral (GP) e anti guerra submarina (ASW). Os rumores iniciais diziam respeito ao GP, versão de propósito geral, para a Marinha Helênica.
Esta é uma fragata bastante pesada, deslocando 6.700 toneladas por 144 metros e uma boca de quase 20 metros. O italiano selecionou uma configuração de propulsão CODLAG, Combinada Diesel-Elétrica e Gás, para permitir velocidades superiores a 30 nós. Com seu tamanho, esta fragata pode acomodar dois helicópteros em seus dois hangares dedicados, ao contrário de apenas um na versão francesa.
A FREMM é equipado com um conjunto impressionante de sensores que permitem detectar adequadamente ameaças potenciais desde o início para garantir a proteção do navio e ativos críticos vizinhos. Os elementos notáveis aqui incluem o excelente radar Kronos 3D da Leonardo, com alcance de mais de 300 km, bem como a longa lista de equipamentos de radar complementares, como o radar de médio alcance RAN-30X 2D, o IRST SASS, aquisição silenciosa e sistema de vigilância, o 2D LPI, baixa probabilidade de interceptação, radar de vigilância e até o sonar de casco UMS 4110 CL da Thales. Esta lista não é exaustiva, com muitos outros sensores vitais sendo instalados, mas não se deseja listar todos aqui, o excelente blog de Dimitri Mitch, Naval Analyzes, deve ajudar os interessados.
Para sua proteção a fragata pode contar com um competente complemento de despistadores com os lançadores de SLCAR-H, bem como os avançados sistemas de guerra eletrônica presentes na embarcação. Estes são o NETTUNO 4100 ECM da Elettronica, encontrado em todas as versões dos FREMMs e nos sistemas ALTESSE C-ESM e COMMIT da Thales.
A FREMM-It está armada com 16 células Sylver A50 VLS para Aster 15/30 com outras 16 atrás disponíveis para 16 A70 se necessário para equipar mísseis de cruzeiro. Também é equipado com oito SSMs, Teseo Mk.2 da MBDA, que podem ser alterados para a versão MILAS ASW se necessário. Para complementar esta capacidade ASW, tubos de torpedo triplo estão presentes em cada lado do torpedo leve MU90.
Como costuma acontecer com os designs italianos, a artilharia naval é mais do que adequada. Na verdade, ele está armado com um canhão principal de 127mn / 64cal da Leonardo com a atualização VULCANO, permitindo-lhe atingir alvos a 100km com precisão. Um canhão de 76mn / 62cal também é equipado na parte traseira com a atualização STRALES para aprimorar suas capacidades e servir como um CIWS. Finalmente, dois canhões automáticos de 25 minutos controlados remotamente em cada lado completam esta impressionante exibição de poder de fogo.
Como pode ser visto aqui, a FREMM-IT da Fincantieri é um design mais do que capaz. No entanto, isto também se reflete no seu preço, sendo a opção mais cara da lista, em torno de 700 milhões de euros por unidade. Ainda deve ser dito que no final, com o treinamento da tripulação, manutenção e todos os outros fatores muitas vezes esquecidos, a diferença de preço original pode realmente não diferir significativamente de cada proposta, dependendo de como eles são comparados.
Se este for o navio que acaba sendo proposto por Fincantieri, a Marinha Helênica terá potencialmente uma nova Marinha muito poderosa em suas mãos, se ela puder pagar. Embora os rumores iniciais mencionassem uma FREMM na configuração GP, os novos tendem a apontar para uma variante de exportação da “FREMM americana” (ou seja, fragata da classe Constellation) ou uma FREMM GP com armas e sensores feitos nos EUA. O Naval News vai apurar na próxima semana diretamente com o estaleiro italiano, durante o DEFEA.
Conclusão
Como visto aqui, todas as propostas pré-selecionadas para a Marinha Helênica entregariam uma fragata perfeitamente capaz, algumas mais armadas, outras mais caras. E não se esqueçam das propostas também nas chamadas “2ª” e “3ª” categorias, que ainda podem ganhar o concurso. No final, temos que ter em mente que esta é uma visão não exaustiva de um processo de seleção incrivelmente complexo, e que esses navios não estão no vácuo, eles são parte de uma proposta maior e que outros fatores geopolíticos inevitavelmente atuam na decisão final. Além disso, e como vimos ao longo deste concurso, as coisas podem mudar, estas propostas não estão gravadas na pedra e podem evoluir para melhor se adaptarem à situação.
Tradução e adaptação: DAN
Fonte: Naval News 10/07/2021 - 13:03
Aos entendidos: como ficam nossas "Tamandaré" frente essas candidatas à marinha grega?




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Marinha da Grécia

#195 Mensagem por FCarvalho » Dom Jul 11, 2021 7:32 pm

jambockrs escreveu: Dom Jul 11, 2021 4:05 pm Aos entendidos: como ficam nossas "Tamandaré" frente essas candidatas à marinha grega?
Não ficam. Simples assim.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder