Quem opera a patrulha marítima? FABxMB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Quem deve operar a patrulha marítima?

FAB (como está)
1
9%
Marinha
3
27%
FAB + Marinha
5
45%
FAB + Marinha + Guarda Costeira
2
18%
 
Total de votos: 11

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

Quem opera a patrulha marítima? FABxMB

#1 Mensagem por VICTOR » Sex Mai 02, 2003 9:25 pm

Como tinha dito no tópico sobre P-3 x MP-99, abri este tópico para discutir quem deve operar as aeronaves de patrulha. FCarvalho já comentou algo sobre isso.
Sempre achei algo estranho no fato de a FAB operar os P-95 Bandeirulha (7.GAv). Não seria mais a lógico a Marinha assumir isso?

A US Navy é quem opera os P-3 nos EUA, e a AVMF (Aviação Naval) é que opera o Il-38 May na Rússia. Já na Noruega, Grécia e Grã-Bretanha, são as Forças Aéreas... :shock:

Existe também o conceito de Guarda Costeira, que pode ser levado em conta!

VICTOR CARLOS

Não sou exatamente um entendido em assuntos navais, por isso espero a colaboração de vocês :P




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

#2 Mensagem por Clermont » Sáb Mai 03, 2003 2:58 am

Talvez o Brasil devesse ter mantido sua estrutura militar como era, antes de 1942, com a criação da Aeronáutica. Afinal, a maior parte da FAB de hoje em dia, ou é uma força de apoio ao Exército (aviação de transporte de tropas; esquadrões de ataque ao solo) ou de apoio à Marinha (aviação de patrulha e salvamento). Dadas as dimensões do poderio militar brasileiro, talvez tivesse sido mais econômico manter a Marinha e o Exército com suas armas aéreas.

Mas isso é, apenas, um pensamento teórico. A Aeronáutica existe e deve continuar assim. Logo, não seria bom introduzir mudanças excessivamente radicais como subtrair uma função de uma força (no exemplo citado, a patrulha marítima) e transferí-la para outra força. Talvez, com uma única exceção: realmente, com a criação da Aviação do Exército, qual seria o número adequado de helicópteros a ser mantido pela Aeronáutica?

Agora, o que seria importante talvez fosse a criação de comandos combinados setoriais nas Forças Armadas. Por exemplo, um hipotético comando combinado de patrulha marítima, constituído por efetivos da FAB e da Marinha, sob um comandante único, centralizando todo o planejamento, treinamento, aquisição de meios aéreos e navais. Tal medida poderia ser bem eficiente para incrementar a eficiência da proteção às águas territorias brasileiras.

Quanto à Guarda Costeira, (aliás, me lembrei de alguém que achava engraçado o Brasil desejar possuir submarinos nucelares, sem ter, sequer, uma Guarda Costeira) eu sei que a Marinha não abriria mão do seu controle. Mais ou menos, como o Exército não abre mão do controle das Polícias Militares estaduais. Bem, a mim pareceria uma idéia melhor colocar uma hipotética Guarda Costeira brasileira sob controle do Ministério da Justiça (talvez vinculada à Polícia Federal) em tempo de paz. Apenas em tempo de guerra, ela deveria ser posta sob controle operacional da Marinha.




Avatar do usuário
Super Flanker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1434
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 2:23 pm
Localização: São Carlos
Agradeceram: 40 vezes

....

#3 Mensagem por Super Flanker » Sáb Mai 03, 2003 8:28 pm

pra mim a guarda costeira nunka conseguiria cuidar sozinha do extenso litoral brasileiro.....pra mim tinha q ser a FAB e a MB.....A Fab com os seu P-3 BR e os Bandeirulha e a MB com seus navios, caças e helicopteros...para cuidar do nosso litoral, nunka eh demais....




"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#4 Mensagem por VICTOR » Sáb Mai 03, 2003 9:48 pm

Votei em FAB + MB + GC.

A Marinha deveria ter participação na patrulha, em minha opinião, e preferencialmente num comando conjunto com a FAB, como Clermont sugeriu. Aliás, com o passar do tempo, a integração das Forças deve aumentar ao máximo, em minha opinião.

Quanto à Guarda Costeira, seria um jeito de ter uma Força com total responsabilidade pela segurança no que se refere a contrabando, pesca ilegal etc.

A situação da segurança no Rio tem muito de suas origens em nossas fronteiras (secas, fluviais e litoral), que são completamente porosas para armas, drogas e pessoas. Esse tipode "tolerância zero" deve fazer parte do plano para mudar a situação da segurança no país...

Só idéias.

VICTOR CARLOS




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36506
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Patrulha Naval

#5 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 05, 2003 7:13 pm

Olá a todos.
Como já havia comentado antes no outro tópico, voto novamente pela MB para patrulhar nosso litora pelos seguintes motivos:
- Ambiente operacional e alvos conhecidos:
- atividade-fim da MB, seja na paz ou na guerra, é "caçar" submarinos e navios, que ameacem nossa soberania;
- as patrulhas aéreas maritimas são meios adicionais e complementares à ação naval da própria MB;
- evitar-se-ia a duplicação de funções, recursos materiais e humanos envolvidos na tarefa;
- um comando único para atribuição e desenvolvimento da patrulha naval brasileira rende muito mais do que a divisão que hoje existe;
- por fim, novamente volto a colocar que o "problema" principal das forças aéreas na atualidade é a conquista e manutenção da supremacia aérea, coisa que infelizmente nossa FAB não consegue fazer.

Clermont, já existe a nível do ministério da defesa estudos para se chegar a soluções de comandos combinados para o gerenciamento das atividades das FA's, não a nível operacional, como você comentou, mas no sentido de planejamento estratégico das ações de defesa; a FAB com o advento da Avex está direcionando suas operações de asas rotativas para as missões SAR/C-SAR, mas como ainda no momento não dispomos dos fundos necessários para desenvolver totalmente esta capacidade, os famosos "sapões" ainda vão nos ser úteis por um bom tempo; em termos de números pelas informações que tenho, um mínimo 36 helicópteros de médio porte atenderiam eficazmente as necessidades da FAB neste campo, e cobrindo os 6 esquadrões de que dispõe.

A Guarda Costeira é hoje uma necessidade premente ante o nosso extenso litoral e as necessidades de policiamento do mesmo. A ação de polícia em aguas jurisdicionais brasileiras é trabalho da MB, com resalvas a algumas ações que são prórpias da PF. Infelizmente a algo de 15/20 anos atrás a formação de uma GC chegou até ser tratada, mas a falta de visão do Estado e os impeditivos financeiros de sempre fizaram com que a proposta naufragasse.
A vigilancia do mar territorial brasileiro é um assunto extenso e até complicado, pelas inúmeras nuances politicas e juridicas nacionais, como internacionais. Mas basta dizer que a integração de ações entre as três forças já é um bom começo para diminuir nosssa fraquezas nesta aérea. De resto é só haver vontade e decisão para que a patrulha naval brasileira aconteça de forma real e eficiente.

Abraços a todos.




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#6 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Mai 07, 2003 12:29 am

Eu acho que um Comando combinado entre FAB e MB seria uma solução mais viável. Hoje a MB ainda não tem uma doutrina de operações de asa fixa bem estabelecida, isto demandaria tempo e dinheiro até que ela estivesse apta a operar sozinha.

A opção de uma Guarda Costeira é boa mas esbarra novamente na falta de verbas. A que ministério ficaria subordinada a guarda costeira, Justiça como a Polícia Federal ou Defesa como a Marinha? Se for o da Defesa é trocar seis por meia dúzia. A falta de verbas vai ser a mesma.

Por isso eu acho que um Comando único entre FAB e MB para patrulha marítima ficaria na medida certa para o país. Isso dividiria os custos entre as duas Forças, ajudaria a criar uma doutrina própria de aviação de asa fixa para a MB e deixaria mais recursos para a FAB cuidar da superioridade aérea.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Patrulha Naval

#7 Mensagem por Clermont » Qua Mai 07, 2003 7:32 pm

FCarvalho escreveu: Clermont, já existe a nível do ministério da defesa estudos para se chegar a soluções de comandos combinados para o gerenciamento das atividades das FA's, não a nível operacional, como você comentou, mas no sentido de planejamento estratégico das ações de defesa


Salve, FCarvalho.

Obrigado pelas informações sobre a força atual de hlcp da FAB. Quanto a questão dos comandos combinados, espero que tais soluções acabem evoluindo para o nível operacional.

Com efeito, se desejarmos ver um comando combinado em tempo de guerra, melhor será já estabeler seus fundamentos em tempo de paz.

Como dizia Napoleão: "Melhor um mau general no comando, do que dois bons generais no mesmo comando".




Responder