Império Português

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37916
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2614 vezes

#46 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Abr 14, 2007 10:57 am

JLRC escreveu:Só espero que não digam que a culpa é minha, sou velho mas não tanto :oops:


[018] eu sei uma pessoa cá no fórum que nos vai culpar até à 13ª geração... 8-]




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Centurião
Sênior
Sênior
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Set 29, 2005 1:14 pm
Agradeceram: 21 vezes

#47 Mensagem por Centurião » Sáb Abr 14, 2007 11:17 am

morcego escreveu:Infelizmente se tem uma coisa que me da NOJO na imprensa e na nossa comunidade de HISTORIADORES brasileiros é essa VERDADEIRA MANIA DE DESTRUIR A MORAL E A PARTICULARIDADE DA FAMILIA REAL PORTUGUESA.

O filme CARLOTA JOAQUINA nada mais é que um LIXO MALDITO, vindo da péssima mania e costume de DESTRUIR A MORAL E PARTICULARIDADE DAS AUTORIDADES.

uma forma inocente de destruir o legado de uma época, CHARLES DE GAULE é tido como HEROI por fugir para a bretanha, D. JOÃO é tido como covarde idiota por ter feito o mesmo.

de fato MERECEMOS O GOVERNO QUE TEMOS NESTE PAIS.


Eu concordo com você. Por outro lado, é da natureza do brasileiro ser irreverente, às vezes até demais, certo, mas essa característica, na minha opinião, nos fez passar por uma ditadura "light" (quando comparada a de outros países sul-americanos) e não nos meteu em guerras sem sentido.

Quanto ao passado do Brasil e Portugal, acho que essa transferência da corte portuguesa para a colônia foi a única na história de uma corte européia. Alguém confirma isso?




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37916
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2614 vezes

#48 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Abr 14, 2007 11:49 am

Que eu saiba...sim!




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54778
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2312 vezes

#49 Mensagem por P44 » Sáb Abr 14, 2007 2:42 pm

JLRC escreveu:Só espero que não digam que a culpa é minha, sou velho mas não tanto :oops:


picou-se.... :twisted:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#50 Mensagem por Paisano » Sáb Abr 14, 2007 3:41 pm

P44 escreveu:
JLRC escreveu:Só espero que não digam que a culpa é minha, sou velho mas não tanto :oops:


picou-se.... :twisted:


[082] [082] [082] [082] [082]




Avatar do usuário
pt
Sênior
Sênior
Mensagens: 3131
Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
Localização: Setubal - Portugal
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

#51 Mensagem por pt » Dom Abr 15, 2007 1:47 pm

Quanto ao passado do Brasil e Portugal, acho que essa transferência da corte portuguesa para a colônia foi a única na história de uma corte européia.

Na realidade não foi apenas a corte portuguesa que se transferiu.

Na prática, o que se transferiu foi a capital do país.

Essa transferência da capital, fez com que em grande medida os institos independentistas no Brasil sempre fossem menores que nos restantes países do continente.

A razão era muito simples:

Nos restantes países do continente, o objectivo era acabar com a operassão de uma ditadura europeia, que ficava muito longe. No caso brasileiro, era dificil de criar essa ideia junto das pessoas, porque quando a capital passou para o Rio de Janeiro, o Rio era na prática o centro do império. Então o Brasil nessa altura ís tornar-se independento do quê?

É por essa razão que muitos afirmam que o que ocorre é a independência de Portugal e não a independência do Brasil.

É também por isso que quando o Brasil declara a independência, a noticia é recebida por alguns circulos portugueses com alguma satisfação, porque como o herdeiro directo de D. João VI continuava no Brasil, havia o problema dinástico.

Quando morreu D.João VI, técnicamente D. Pedro I do Brasil, automaticamente tornou-se D. Pedro IV de Portugal. E foi tecnicamente rei durante alguns dias.

Posteriormente foram assinados documentos de abdicação, em que D. Pedro abdicou do trono.

A ideia de que os países europeus pressionaram Portugal por causa de independência do Brasil esbarra num problema.

A constituição liberal portuguesa era vista como maldita pelas potências europeias. Portugal tinha a constituição mais liberal de toda a Europa.

Para dar uma ideia. Se fosse nos dias de hoje, o governo português sería de extrema esquerda, o governo do Brasil seria centrista, e a maioria dos governos europeus seria de direita.

Logo, qualquer resposta portuguesa seria sempre condicionada por essa realidade, e também pelo facto de o país se encontrar devastado depois das guerras napoleonicas.

Não podemos esquecer, que durante o conflito, mais de 10% da população portuguesa morreu, vitima dos combates ou da fome, por causa da politica da terra queimada, em que os portugueses queimaram tudo para impedir que os franceses conseguissem comer.

Essa politica facilitou a vitória sobre a França, mas Portugal pagaria amargamente.

Para dar um exemplo, a Alemanha perdeu 8% da sua população durante a II Guerra Mundial.

Cumprimentos




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Império Português

#52 Mensagem por Dieneces » Seg Abr 16, 2007 5:11 am

Estimados irmãos d'além mar Lusitanos e Galegos autonomistas. A américa do sul é , tanto em população , área e produto interno bruto metade portuguesa e metade espanhola , tirando uns pedacinhos de menor monta lá nas guianas. A poderosa e conquistadora castela deixou seu legado caudilhesco e fratricida espalhado por nove nações da terra do fogo ao caribe .O pequeno mas resoluto Portugal pariu esse gigante chamado Brasil (a rima vai de regalo ). Assim consigo entender Aljubarrota. Um grande abraço a todos , sou um grande interessado na história recente das colônias africanas de Portugal...outra hora conversaremos.




Avatar do usuário
manuel.liste
Sênior
Sênior
Mensagens: 4056
Registrado em: Seg Set 12, 2005 11:25 am
Localização: Vigo - Espanha
Agradeceram: 8 vezes

Re: Império Português

#53 Mensagem por manuel.liste » Seg Abr 16, 2007 7:38 am

Dieneces escreveu:Estimados irmãos d'além mar Lusitanos e Galegos autonomistas. A américa do sul é , tanto em população , área e produto interno bruto metade portuguesa e metade espanhola , tirando uns pedacinhos de menor monta lá nas guianas. A poderosa e conquistadora castela deixou seu legado caudilhesco e fratricida espalhado por nove nações da terra do fogo ao caribe .O pequeno mas resoluto Portugal pariu esse gigante chamado Brasil (a rima vai de regalo ). Assim consigo entender Aljubarrota. Um grande abraço a todos , sou um grande interessado na história recente das colônias africanas de Portugal...outra hora conversaremos.


Dieneces: tu mensaje es una gran memez, sin duda producto de la ignorancia. Para empezar me gustaría saber si tú has visto alguna vez en tu vida a un gallego para decir que somos tus hermanos. También me gustaría saber qué es para tí un 'gallego autonomista', porque yo soy gallego y también soy curioso.

También podrías decir qué tienen en común México y Argentina, aparte de la lengua y de haber sido administradas por virreyes hasta hace 200 años. Si son paises independientes es porque sus habitantes así lo quisieron cuando se independizaron de España, sobran más explicaciones. No metas por medio estúpidos alegatos etnicistas para alimentar tu nacionalismo. Si Brasil te parece lo mejor del mundo me parece perfecto, pero no menosprecies a los demás.




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Império Português

#54 Mensagem por Dieneces » Seg Abr 16, 2007 8:07 am

Manuel.Liste , muy bién ,retiro o que disse sobre os galegos e sobre eles nem mais falo uma linha , hablava del tiempo que Galizia era independiente de Castela , fué una broma no lo entendiste? O restante do conteúdo do meu escrito , no entanto mais reforço ponho nele agora. E o México não pertence a américa do sul , sabias? Em comum esses países sul-americanos que citei possuem a colonização espanhola ou tb não sabias...me perdona se soy ignorante , estoy empezando en el foro ahora y desconozco mucho de lo qué se pasa afuera de mi país...después de mi pós-graduación em geografia vuelvo acá. Saludos y calma , paisano. Quando uno no lo quiera dos no pelean...pero , soy toro en mi rodeo y torazo en rodeo ajeno , siempre me tuve por gueno y , se me quieren provar salgan otros a cantar y veremos quién és menos.




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Império Português

#55 Mensagem por Dieneces » Seg Abr 16, 2007 8:09 am

Manuel.Liste , muy bién ,retiro o que disse sobre os galegos e sobre eles nem mais falo uma linha , hablava del tiempo que Galizia era independiente de Castela , fué una broma no lo entendiste? O restante do conteúdo do meu escrito , no entanto mais reforço ponho nele agora. E o México não pertence a américa do sul , sabias? Em comum esses países sul-americanos que citei possuem a colonização espanhola ou tb não sabias...me perdona se soy ignorante , estoy empezando en el foro ahora y desconozco mucho de lo qué se pasa afuera de mi país...después de mi pós-graduación em geografia vuelvo acá. Saludos y calma , paisano. Quando uno no lo quiera dos no pelean...pero , soy toro en mi rodeo y torazo en rodeo ajeno , siempre me tuve por gueno y , se me quieren provar salgan otros a cantar y veremos quién és menos.




Avatar do usuário
manuel.liste
Sênior
Sênior
Mensagens: 4056
Registrado em: Seg Set 12, 2005 11:25 am
Localização: Vigo - Espanha
Agradeceram: 8 vezes

Re: Império Português

#56 Mensagem por manuel.liste » Seg Abr 16, 2007 8:39 am

Dieneces escreveu:Manuel.Liste , muy bién ,retiro o que disse sobre os galegos e sobre eles nem mais falo uma linha , hablava del tiempo que Galizia era independiente de Castela , fué una broma no lo entendiste? O restante do conteúdo do meu escrito , no entanto mais reforço ponho nele agora. E o México não pertence a américa do sul , sabias? Em comum esses países sul-americanos que citei possuem a colonização espanhola ou tb não sabias...me perdona se soy ignorante , estoy empezando en el foro ahora y desconozco mucho de lo qué se pasa afuera de mi país...después de mi pós-graduación em geografia vuelvo acá. Saludos y calma , paisano. Quando uno no lo quiera dos no pelean...pero , soy toro en mi rodeo y torazo en rodeo ajeno , siempre me tuve por gueno y , se me quieren provar salgan otros a cantar y veremos quién és menos.


Si es broma nada tengo que decir. Creo que te podrías informar mejor sobre la historia de Galicia.

Dije México pero pude decir Chile o Venezuela. Si son paises independientes no por eso son peores que Brasil, aunque sí más pequeños.

Chile o Venezuela parecen pequeños comparados a Brasil, pero para el resto del mundo son paises bastante grandes. Si decidieron ser independientes, no fue por un supuesto impulso fratricida sino porque sencillamente tenían intereses diferentes y estaban muy alejados el uno del otro.




Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#57 Mensagem por Sintra » Seg Abr 16, 2007 8:56 am

Galiza independente de Castela? :shock:

Bom, tinhamos de voltar no tempo cerca de um milénio, ainda antes da independência Portuguesa, para encontrar uma situação em que a Galiza (em conjunto com o Condado Portucalense) fosse independente... E do Reino de Leão e não de Castela. E por muito pouco tempo, cerca de uma geração :wink:




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#58 Mensagem por Dieneces » Seg Abr 16, 2007 9:02 am

Manuel. Liste...Parece que não entendeu o que eu disse , existe uma américa do sul de fala portuguesa e uma de fala espanhola e as duas dividem meio a meio território , população e produto interno bruto ...entendiste? A de origem espanhola divide-se por nove países , a portuguesa é o Brasil. O Brasil poderia ter sido dividido em vários países ao longo de sua história...não o foi por que falou mais alto o sentimento de união e brasilidade que até hoje possuímos...saludos y buena suerte.




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#59 Mensagem por Dieneces » Seg Abr 16, 2007 9:04 am

Muito bem Sintra , a isso me referia . Obrigado , gajo.




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#60 Mensagem por Paisano » Seg Abr 16, 2007 9:08 am

Senhores, peço a todos que tenham um pouco mais de calma e tranqüilidade durante o debate. Ok? :wink:




Responder