Até por isso eles estão em extinção no Brasil. Mas como se trataria de caminhões militares, quem sabe o problema poderia ser contornado de forma a permitir que uma possível aquisição, e uso, pudesse ocorrer de forma vantajosa.
Em todo caso, os russos também tem isso aqui:
Re: caminhões em uso pelo EB
Enviado: Sáb Ago 14, 2021 9:05 pm
por FCarvalho
Há um desses na garagem lá de casa...
Re: caminhões em uso pelo EB
Enviado: Sáb Ago 14, 2021 9:23 pm
por FCarvalho
Kamaz Tornado
Re: caminhões em uso pelo EB
Enviado: Sex Ago 20, 2021 7:54 pm
por FCarvalho
Um Tatra 6x6 diferente.
Re: caminhões em uso pelo EB
Enviado: Sáb Ago 21, 2021 9:56 pm
por knigh7
A TatraBras, representante da fabricante tcheca Tatra, apresentou a autoridades governamentais do Paraná, no Palácio do Iguaçu, em Curitiba, dois caminhões da linha Phoenix, modelos definidos para estrear a operação na fábrica em construção em Ponta Grossa.
A unidade fabril, a primeira fora da República Tcheca, recebe investimento de R$ 102,7 milhões e a estimativa é de gerar por volta de 300 empregos diretos até 2026.
A produção, incialmente em regime CKD, deverá começar a partir de setembro.
De acordo com a Agência de Notícias do Paraná, no entanto, o investimento prevê incorporar na operação todas as etapas da fabricação, o que inclui motores e componentes.
A programação estima produzir 100 unidades/ano e, gradualmente, crescer para tomar a capacidade instalada de 800 a 1 mil caminhões anuais.
A Tatra é uma marca tradicional de caminhões fora de estrada e uma das mais antigas do mundo, com 170 anos de história. A oferta no País será de configurações 6×6 e, futuramente, 8×8.
Os veículos estarão voltados para atender os setores de mineração, construção, florestal e sucroalcooleiro.
Além do mercado brasileiro, a empresa tem planos de exportações para países da América do Sul e África.
A expectativa da companhia para os próximos anos é superar R$ 500 milhões em negócios
Re: caminhões em uso pelo EB
Enviado: Dom Ago 22, 2021 12:09 am
por Vinícius Almeida
Só uma duvida, alguém sabe qual a motorização das viaturas do programa Astros 2020?
Re: caminhões em uso pelo EB
Enviado: Seg Ago 30, 2021 10:22 am
por FCarvalho
Vinícius Almeida escreveu: ↑Dom Ago 22, 2021 12:09 am
Só uma duvida, alguém sabe qual a motorização das viaturas do programa Astros 2020?
No caso do conjunto chassi/motor a empresa exporta eles com o motor TATRA T3C-928-90 EURO 3, enquanto a transmissão é também uma Tatra 14 TS 210.
A empresa também trabalha com motores Cummins caso o cliente assim deseje.
Qual deles a Avibrás emprega em seus Astros 2020 é algo a saber.
Vinícius Almeida escreveu: ↑Dom Ago 22, 2021 12:09 am
Só uma duvida, alguém sabe qual a motorização das viaturas do programa Astros 2020?
No caso do conjunto chassi/motor a empresa exporta eles com o motor TATRA T3C-928-90 EURO 3, enquanto a transmissão é também uma Tatra 14 TS 210.
A empresa também trabalha com motores Cummins caso o cliente assim deseje.
Qual deles a Avibrás emprega em seus Astros 2020 é algo a saber.
Muito obrigado!
Motor refrigerado a ar, muito interessante.
Re: caminhões em uso pelo EB
Enviado: Qui Out 14, 2021 5:21 pm
por jeanscofield
Numa viagem a Maceió, foi ofertado um passeio neste REO 6x6 1967, fiquei curioso quanto a posição do diferencial dianteiro, pois está "virado". Os senhores saberiam explicar o motivo de tal posicionamento? Fiquei um tanto quanto curioso.
Re: caminhões em uso pelo EB
Enviado: Qui Out 14, 2021 6:59 pm
por FCarvalho
Com a aposentadoria dos VW Worker das linha de produção Na Wolkswagen do Brasil, abre-se no futuro a médio e longo prazo a substituição deste modelo de 5 ton no EB, e que existe ao milhares em diversas funções.
No caso alemão, a VW através da MAN que é sua controladora, pode apresentar como opções os modelos: CONSTELLATIONS, MAN TGS e HX3. Os dois últimos não são fabricados no Brasil, mas por outro lado, as quantidades envolvidas na reformulação da frota dos Worker pode suscitar tal oportunidade. Isto, claro, se a escolha for por modelos que realmente signifiquem um avanço concreto em termos de veículos motorizados e não apenas simples adaptações do que existe por aqui na linha civil.
Já a Mercedez Benz pode oferecer algo a mais além dos ATEGO que ela já tem por aqui, e que também são usados ao milhares. Em todo caso, a empresa pode tentar emplacar os modelos:
Existe talvez a oportunidade de o EB poder fazer evoluir a sua frota de caminhões, não somente em quantidade, mas principalmente em qualidade, algo que já foi demonstrado pelos poucos TATRA 8x8 que foram recebidos recentemente, e que mostra que dispor e manter uma frota de caminhões militares raiz e muito mais adequados as diversas necessidades que se tem vale mais apenas do que a velha pecha de pagar pouco pelo que se compra, para depois pagar caro para o que se mantém.
Penso que está na hora de aproveitar as oportunidades que possamos ter mais para frente, até porque existem vários RO emitidos desde 2018 que fazem jus à adoção de tipos de caminhões militares que realmente fariam muita diferença por aqui e que podem surgir das soluções acima apresentadas, ou de outras empresas, como a Iveco, a própria Tatra e/ou que se aventurem a desbravar os negócios militares brasileiros.
Re: caminhões em uso pelo EB
Enviado: Qua Nov 10, 2021 10:05 pm
por FCarvalho
FCarvalho escreveu: ↑Qua Nov 10, 2021 9:58 pm
E a Polônia também tem a sua fábrica de caminhões militares. E que pelo que pude ver, não deixa nada a desejar à concorrência.
Um bom achado na Europa. É mais uma oportunidade para sentar e conversar. Em pouco tempo teremos que começar a substituir vários modelos que estão saindo de linha. E a meu ver, seria adequado refletir sobre a evolução da frota de caminhões do EB e demais forças, dentro daquilo que for útil e oportuno em termos de modelos, marcas e competências.
A Ford já era, e os Worker estão com quase vinte anos de uso. Os Atego também caminham para a mesma marca, além de várias outros modelos que precisarão ser renovados.
Entendo que é uma oportunidade impar de elevar a qualidade dos veículos militares brasileiros.
A pergunta que fica é: por que não?
Re: caminhões em uso pelo EB
Enviado: Qua Nov 10, 2021 11:00 pm
por FCarvalho
Um modelo que eu gostaria muito pessoalmente de ver por aqui no Brasil nas cores das forças armadas. E na minha opinião, um ótimo candidato a substituir os muitos caminhões Ford e Worker em aplicações especiais que ainda existem no exército.
MZKT 600102/600203
Motor Caterpillar C13, e capacidade de carga de 10 e 17 ton.
Só de não ter problemas com a logística do motor já é um ganho, além de poder ser mantido sem maiores problemas no país.
Não faria feio também nas versões básicas de transporte de tropa e carga.
Fiz esta lista de equipamentos motorizados de um Btl Inf Mec a partir da imagem (foto) da formação do mesmo durante a apresentação da Forpron. Notar que a maioria dos veículos são VW Worker e Agrale Marruá.
No total existe em torno de 60 veículos de diferentes modelos, pesos e tipos de emprego.
Existe ainda a possibilidade de no futuro os modelos abaixo serem adicionados ao BIMec de acordo com o desenvolvimento e/ou aquisição de cada versão. Estes modelos podem ou não ser baseados nos Tectran do Astros 2020 da Avibrás ou em outros modelos de caminhões que possam ter suas cabines blindadas.