Página 122 de 125

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Sáb Ago 14, 2021 9:03 pm
por FCarvalho
Até por isso eles estão em extinção no Brasil. Mas como se trataria de caminhões militares, quem sabe o problema poderia ser contornado de forma a permitir que uma possível aquisição, e uso, pudesse ocorrer de forma vantajosa.
Em todo caso, os russos também tem isso aqui:

Imagem

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Sáb Ago 14, 2021 9:05 pm
por FCarvalho
Há um desses na garagem lá de casa... 8-] :twisted:

Imagem

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Sáb Ago 14, 2021 9:23 pm
por FCarvalho
Kamaz Tornado

Imagem
Imagem

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Sex Ago 20, 2021 7:54 pm
por FCarvalho
Um Tatra 6x6 diferente.


Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Sáb Ago 21, 2021 9:56 pm
por knigh7


A TatraBras, representante da fabricante tcheca Tatra, apresentou a autoridades governamentais do Paraná, no Palácio do Iguaçu, em Curitiba, dois caminhões da linha Phoenix, modelos definidos para estrear a operação na fábrica em construção em Ponta Grossa.

A unidade fabril, a primeira fora da República Tcheca, recebe investimento de R$ 102,7 milhões e a estimativa é de gerar por volta de 300 empregos diretos até 2026.

A produção, incialmente em regime CKD, deverá começar a partir de setembro.

De acordo com a Agência de Notícias do Paraná, no entanto, o investimento prevê incorporar na operação todas as etapas da fabricação, o que inclui motores e componentes.

A programação estima produzir 100 unidades/ano e, gradualmente, crescer para tomar a capacidade instalada de 800 a 1 mil caminhões anuais.

A Tatra é uma marca tradicional de caminhões fora de estrada e uma das mais antigas do mundo, com 170 anos de história. A oferta no País será de configurações 6×6 e, futuramente, 8×8.

Os veículos estarão voltados para atender os setores de mineração, construção, florestal e sucroalcooleiro.

Além do mercado brasileiro, a empresa tem planos de exportações para países da América do Sul e África.

A expectativa da companhia para os próximos anos é superar R$ 500 milhões em negócios

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Dom Ago 22, 2021 12:09 am
por Vinícius Almeida
Só uma duvida, alguém sabe qual a motorização das viaturas do programa Astros 2020?

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Seg Ago 30, 2021 10:22 am
por FCarvalho
Vinícius Almeida escreveu: Dom Ago 22, 2021 12:09 am Só uma duvida, alguém sabe qual a motorização das viaturas do programa Astros 2020?
No caso do conjunto chassi/motor a empresa exporta eles com o motor TATRA T3C-928-90 EURO 3, enquanto a transmissão é também uma Tatra 14 TS 210.
A empresa também trabalha com motores Cummins caso o cliente assim deseje.
Qual deles a Avibrás emprega em seus Astros 2020 é algo a saber.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Seg Ago 30, 2021 2:45 pm
por Vinícius Almeida
FCarvalho escreveu: Seg Ago 30, 2021 10:22 am
Vinícius Almeida escreveu: Dom Ago 22, 2021 12:09 am Só uma duvida, alguém sabe qual a motorização das viaturas do programa Astros 2020?
No caso do conjunto chassi/motor a empresa exporta eles com o motor TATRA T3C-928-90 EURO 3, enquanto a transmissão é também uma Tatra 14 TS 210.
A empresa também trabalha com motores Cummins caso o cliente assim deseje.
Qual deles a Avibrás emprega em seus Astros 2020 é algo a saber.
Muito obrigado!

Motor refrigerado a ar, muito interessante.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Qui Out 14, 2021 5:21 pm
por jeanscofield
Numa viagem a Maceió, foi ofertado um passeio neste REO 6x6 1967, fiquei curioso quanto a posição do diferencial dianteiro, pois está "virado". Os senhores saberiam explicar o motivo de tal posicionamento? Fiquei um tanto quanto curioso.

Imagem

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Qui Out 14, 2021 6:59 pm
por FCarvalho
Com a aposentadoria dos VW Worker das linha de produção Na Wolkswagen do Brasil, abre-se no futuro a médio e longo prazo a substituição deste modelo de 5 ton no EB, e que existe ao milhares em diversas funções.

No caso alemão, a VW através da MAN que é sua controladora, pode apresentar como opções os modelos: CONSTELLATIONS, MAN TGS e HX3. Os dois últimos não são fabricados no Brasil, mas por outro lado, as quantidades envolvidas na reformulação da frota dos Worker pode suscitar tal oportunidade. Isto, claro, se a escolha for por modelos que realmente signifiquem um avanço concreto em termos de veículos motorizados e não apenas simples adaptações do que existe por aqui na linha civil.

Já a Mercedez Benz pode oferecer algo a mais além dos ATEGO que ela já tem por aqui, e que também são usados ao milhares. Em todo caso, a empresa pode tentar emplacar os modelos:

a. AROCS
b. ATEGO
C.UNIMOG
d.ZETROS

https://mbs.mercedes-benz.com/fileadmin ... een_DS.pdf

Existe talvez a oportunidade de o EB poder fazer evoluir a sua frota de caminhões, não somente em quantidade, mas principalmente em qualidade, algo que já foi demonstrado pelos poucos TATRA 8x8 que foram recebidos recentemente, e que mostra que dispor e manter uma frota de caminhões militares raiz e muito mais adequados as diversas necessidades que se tem vale mais apenas do que a velha pecha de pagar pouco pelo que se compra, para depois pagar caro para o que se mantém.

Penso que está na hora de aproveitar as oportunidades que possamos ter mais para frente, até porque existem vários RO emitidos desde 2018 que fazem jus à adoção de tipos de caminhões militares que realmente fariam muita diferença por aqui e que podem surgir das soluções acima apresentadas, ou de outras empresas, como a Iveco, a própria Tatra e/ou que se aventurem a desbravar os negócios militares brasileiros.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Qua Nov 10, 2021 10:05 pm
por FCarvalho
FCarvalho escreveu: Qua Nov 10, 2021 9:58 pm E a Polônia também tem a sua fábrica de caminhões militares. E que pelo que pude ver, não deixa nada a desejar à concorrência.

Imagem

https://jelcz.com.pl/en/new-vehicles-fo ... ed-forces/
Um bom achado na Europa. É mais uma oportunidade para sentar e conversar. Em pouco tempo teremos que começar a substituir vários modelos que estão saindo de linha. E a meu ver, seria adequado refletir sobre a evolução da frota de caminhões do EB e demais forças, dentro daquilo que for útil e oportuno em termos de modelos, marcas e competências.
A Ford já era, e os Worker estão com quase vinte anos de uso. Os Atego também caminham para a mesma marca, além de várias outros modelos que precisarão ser renovados.
Entendo que é uma oportunidade impar de elevar a qualidade dos veículos militares brasileiros.
A pergunta que fica é: por que não?

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Qua Nov 10, 2021 11:00 pm
por FCarvalho
Um modelo que eu gostaria muito pessoalmente de ver por aqui no Brasil nas cores das forças armadas. E na minha opinião, um ótimo candidato a substituir os muitos caminhões Ford e Worker em aplicações especiais que ainda existem no exército.

MZKT 600102/600203
ImagemImagem

Motor Caterpillar C13, e capacidade de carga de 10 e 17 ton.
Só de não ter problemas com a logística do motor já é um ganho, além de poder ser mantido sem maiores problemas no país.
Não faria feio também nas versões básicas de transporte de tropa e carga.

https://www.volatdefence.com/en/katalog/6001-series/

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Sáb Dez 18, 2021 9:17 pm
por FCarvalho
Fiz esta lista de equipamentos motorizados de um Btl Inf Mec a partir da imagem (foto) da formação do mesmo durante a apresentação da Forpron. Notar que a maioria dos veículos são VW Worker e Agrale Marruá.
No total existe em torno de 60 veículos de diferentes modelos, pesos e tipos de emprego.

Veículos Motorizados de Apoio

1. Veículo Transporte Não Especializada ¾ ton – VTNE AM-21 - 14 unidades
2. Veículo Transporte Ambulância ½ ton – VTNE AM-31 - 4 unidades
3. Veículo Transporte Não Especializada 5 ton – VTNE - 24 unidades
4. Veículo Transporte Baú – VTNE - 3 unidades
5. Veículo Transporte Cisterna - VTNE - 3 unidades
6. Veículo Transporte Tanque – VTNE - 5 unidades
7. Veículo Transporte Muck - VTNE - 2 unidades
8. Veículo Transporte Carga Geral – VTNE - 3 unidades
9. Veículo Transporte Guincho – VTNE - 2 unidades

Existe ainda a possibilidade de no futuro os modelos abaixo serem adicionados ao BIMec de acordo com o desenvolvimento e/ou aquisição de cada versão. Estes modelos podem ou não ser baseados nos Tectran do Astros 2020 da Avibrás ou em outros modelos de caminhões que possam ter suas cabines blindadas.

1. Veículo Blindado Oficina – VBE Oficina
2. Veículo Blindado Recuperação – VBE Recuperação
3. Veículo Blindado Tanque – VBE Tanque
4. Veículo Blindado Muck – VBE Muck
5. Veículo Blindado Porta Container – VBE Porta Container
6. Veículo Blindado Guindaste – VBE Guindaste

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Seg Dez 27, 2021 11:40 am
por FCarvalho
Com base na organização acima apresentada, criei esta proposta de reorganização dos meios motorizados para o Btl Inf Mec.

1. Veículo Transporte Não Especializada ¾ ton – VTNE AM-200 – 4 unidades
2. Veículo Transporte Não Especializada ¾ ton – VTNE AM-21 – 4 unidades
3. Veículo Transporte Não Especializada ¾ ton – VTNE AM-23 – 4 unidades (CDCC)
4. Veículo Transporte Não Especializada ¾ ton – VTNE AM-31 – 4 unidades
5. Veículo Transporte Não Especializada ¾ ton – VTNE AM-41 – 8 unidades
6. Veículo Transporte Não Especializado 5 ton 6x6– VTNE – 6 unidades
7. Veículo Transporte Não Especializado 10 ton 8x8 – VTNE – 6 unidades
8. Veículo Blindado Porta Container – VBE Porta Container – 4 unidades
9. Veículo Blindado Cisterna – VTNE – 2 unidades
10. Veículo Blindado Tanque – VBE Tanque – 4 unidades
11. Veículo Blindado Muck – VBE Muck – 3 unidades
12. Veículo Blindado Guindaste – VBE Guindaste – 3 unidades
13. Veículo Blindado Oficina – VBE Oficina – 3 unidades
14. Veículo Blindado Recuperação – VBE Recuperação – 3 unidades

Opiniões?

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Dez 28, 2021 1:29 am
por FCarvalho
Marcas de Cavalo Mecânico em uso pelo exército atualmente.

1. Iveco
2. Ford
3. VW
4 Mercedes Benz
5. Scania
6. Volvo