Timor Leste

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Allysson Vieira
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 148
Registrado em: Qua Abr 02, 2003 5:52 pm
Localização: São Francisco do Sul - SC
Agradeceram: 1 vez

Re: Timor Leste

#136 Mensagem por Allysson Vieira » Ter Fev 24, 2009 10:29 pm

ONU investiga denúncia de agressão a brasileiro no Timor

Um porta-voz da polícia da Organização das Nações Unidas (ONU) no Timor-Leste confirmou à BBC Brasil que a entidade abriu um inquérito para investigar uma possível agressão sofrida por um brasileiro no país.

O professor paraibano Márcio Gutemberg, que trabalha em Dili em uma missão especial de educação, disse ter sido agredido violentamente por membros da Guarda Nacional Republicana portuguesa (GNR) no final das comemorações do Carnaval no país.

Segundo Gutemberg, ele teria tido suas mãos atadas e apanhado depois de ter tentado defender a esposa, agredida por um guarda.

A força é formada por militares portugueses e está no Timor desde 1999 para ajudar temporariamente no patrulhamento e na manutenção da ordem. Uma funcionária da GNR em Dili disse à BBC Brasil que a entidade não está comentando o caso.

Em Lisboa, o porta-voz da GNR, o tenente-coronel Costa Lima, relatou a versão que lhe foi contada pelos militares portugueses: "Foi tudo fruto de um mal-entendido. Houve pessoas que tentaram entrar numa área vedada, o que originou confrontamento".

Ele afirma que não foi só o brasileiro que sofreu ferimentos: "Houve mazelas (ferimentos) de ambos os lados. Uma militar da GNR teve escoriações e recebeu assistência em hospital".

Segundo Costa Lima, além das averiguações por parte da ONU, já está em andamento um inquérito por parte da GNR.

"Será um rigoroso inquérito ao que foi qualificado pelos próprios militares em Timor como um incidente lamentável. Para nós é importante que seja feito o inquérito por parte da ONU, para que não fiquem dúvidas de parcialidade que poderiam surgir caso fosse apenas um inquérito da nossa parte."

"Fico surpreso porque nunca foi apresentada qualquer queixa a respeito do comportamento de um militar da guarda no Timor", afirmou. "Estamos na Bósnia, estamos presentes em mais de 20 países desde os anos 80 e nunca houve um único militar da guarda que tivesse sido alvo de qualquer queixa".

Os cerca de 230 militares da GNR no ex-território indonésio - e ex-colônia portuguesa - integram a Missão Integrada das Nações Unidas em Timor-Leste (UNMIT), que conta com um efetivo de cerca 5 mil no país.

No ano passado, o governo português anunciou que suas forças permaneceriam no país, a convite do governo timorense, mesmo no caso de uma retirada das força da ONU do país.

Defensores

Segundo os brasileiros Afonso Prado e Rodrigo Rezende, que também trabalham em missão especial no Timor Leste e estão atuando na qualidade de defensores públicos de Gutemberg, ele teria sido agredido ao tentar proteger sua mulher, Ivana, durante uma festa de rua em Dili.

De acordo com Rezende, a agressão teria ocorrido quando ela pediu a um guarda que deixasse um funcionário da embaixada brasileira passar pelo cordão de isolamento.

"O policial o deixou passar, mas abordou-a com um forte tapa no ombro. Quando a brasileira se virou para ver o que acontecia, o guarda agarrou-a pelo braço e pelo pescoço, gritando que ela não iria ensiná-lo a fazer o seu trabalho", explicou Rezende à BBC Brasil.

Neste momento, segundo ele, Gutemberg teria se aproximado e empurrado o policial para que largasse a esposa. Logo em seguida, cerca de mais seis policiais o teriam rodeado e agredido.

"Eles agiram covardemente. Ataram minhas mãos antes de me bater", contou Gutemberg à BBC Brasil. "Vou lutar até as últimas consequências. Vou atrás dos meus direitos, que foram todos violados."

O paraibano afirmou ainda que foi então levado para uma guarnição da GNR, onde limparam seus ferimentos, principalmente o sangue do nariz. Depois o levaram para o Centro de Operações das Nações Unidas.

O brasileiro teria ficado detido por cerca de quatro horas até que pudesse receber os defensores públicos e representantes da embaixada brasileira e, então, ser liberado.

Embaixada

Segundo a diplomata Sabine Popoff, ministra-conselheira da embaixada brasileira em Dili, representantes da embaixada foram à polícia da ONU interceder pela libertação do brasileiro.

Popoff afirmou que darão a Gutemberg todo o apoio necessário enquanto esperam pelos resultados das investigações da entidade.

O caso revoltou a comunidade brasileira em Dili, que pretende protestar caso não haja um pedido formal de desculpas ao professor e sua esposa.

Gutemberg disse à BBC Brasil que não pretende sair do Timor antes de completar sua missão educacional no país.

"Não posso me abater por causa de covardes que agridem mulheres e homens imobilizados", afirmou. "Meu papel é de divulgar toda brutalidade, para que os responsáveis pelo efetivo militar repensem sobre que tipo de ‘força de paz' eles querem aqui no Timor".

Este foi o primeiro Carnaval comemorado no Timor Leste desde que o país ficou independente da Indonésia, em 2002. A festa não era celebrada há 35 anos.

*Colaborou Jair Rattner, de Lisboa para a BBC Brasil.




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

Re: Timor Leste

#137 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Mar 03, 2010 6:47 am

Timor-Leste: Penas até 16 anos de prisão para envolvidos nos atentados de 2008
08h04m

Díli, 03 mar (Lusa) - O Tribunal de Díli condenou hoje 24 arguidos a penas de prisão entre os 16 anos e os nove anos e quatro meses no processo dos atentados de 2008 contra o Presidente e o primeiro ministro de Timor-Leste.

Outros quatro arguidos foram absolvidos, incluindo Angelita Pires, acusada de ter sido a instigadora dos atentados contra José Ramos-Horta e Xanana Gusmão.




Imagem
Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Timor Leste

#138 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Sex Mar 05, 2010 7:57 pm

Allysson Vieira escreveu:ONU investiga denúncia de agressão a brasileiro no Timor

Um porta-voz da polícia da Organização das Nações Unidas (ONU) no Timor-Leste confirmou à BBC Brasil que a entidade abriu um inquérito para investigar uma possível agressão sofrida por um brasileiro no país.

O professor paraibano Márcio Gutemberg, que trabalha em Dili em uma missão especial de educação, disse ter sido agredido violentamente por membros da Guarda Nacional Republicana portuguesa (GNR) no final das comemorações do Carnaval no país.

Segundo Gutemberg, ele teria tido suas mãos atadas e apanhado depois de ter tentado defender a esposa, agredida por um guarda.

A força é formada por militares portugueses e está no Timor desde 1999 para ajudar temporariamente no patrulhamento e na manutenção da ordem. Uma funcionária da GNR em Dili disse à BBC Brasil que a entidade não está comentando o caso.

Em Lisboa, o porta-voz da GNR, o tenente-coronel Costa Lima, relatou a versão que lhe foi contada pelos militares portugueses: "Foi tudo fruto de um mal-entendido. Houve pessoas que tentaram entrar numa área vedada, o que originou confrontamento".

Ele afirma que não foi só o brasileiro que sofreu ferimentos: "Houve mazelas (ferimentos) de ambos os lados. Uma militar da GNR teve escoriações e recebeu assistência em hospital".

Segundo Costa Lima, além das averiguações por parte da ONU, já está em andamento um inquérito por parte da GNR.

"Será um rigoroso inquérito ao que foi qualificado pelos próprios militares em Timor como um incidente lamentável. Para nós é importante que seja feito o inquérito por parte da ONU, para que não fiquem dúvidas de parcialidade que poderiam surgir caso fosse apenas um inquérito da nossa parte."

"Fico surpreso porque nunca foi apresentada qualquer queixa a respeito do comportamento de um militar da guarda no Timor", afirmou. "Estamos na Bósnia, estamos presentes em mais de 20 países desde os anos 80 e nunca houve um único militar da guarda que tivesse sido alvo de qualquer queixa".

Os cerca de 230 militares da GNR no ex-território indonésio - e ex-colônia portuguesa - integram a Missão Integrada das Nações Unidas em Timor-Leste (UNMIT), que conta com um efetivo de cerca 5 mil no país.

No ano passado, o governo português anunciou que suas forças permaneceriam no país, a convite do governo timorense, mesmo no caso de uma retirada das força da ONU do país.

Defensores

Segundo os brasileiros Afonso Prado e Rodrigo Rezende, que também trabalham em missão especial no Timor Leste e estão atuando na qualidade de defensores públicos de Gutemberg, ele teria sido agredido ao tentar proteger sua mulher, Ivana, durante uma festa de rua em Dili.

De acordo com Rezende, a agressão teria ocorrido quando ela pediu a um guarda que deixasse um funcionário da embaixada brasileira passar pelo cordão de isolamento.

"O policial o deixou passar, mas abordou-a com um forte tapa no ombro. Quando a brasileira se virou para ver o que acontecia, o guarda agarrou-a pelo braço e pelo pescoço, gritando que ela não iria ensiná-lo a fazer o seu trabalho", explicou Rezende à BBC Brasil.

Neste momento, segundo ele, Gutemberg teria se aproximado e empurrado o policial para que largasse a esposa. Logo em seguida, cerca de mais seis policiais o teriam rodeado e agredido.

"Eles agiram covardemente. Ataram minhas mãos antes de me bater", contou Gutemberg à BBC Brasil. "Vou lutar até as últimas consequências. Vou atrás dos meus direitos, que foram todos violados."

O paraibano afirmou ainda que foi então levado para uma guarnição da GNR, onde limparam seus ferimentos, principalmente o sangue do nariz. Depois o levaram para o Centro de Operações das Nações Unidas.

O brasileiro teria ficado detido por cerca de quatro horas até que pudesse receber os defensores públicos e representantes da embaixada brasileira e, então, ser liberado.

Embaixada

Segundo a diplomata Sabine Popoff, ministra-conselheira da embaixada brasileira em Dili, representantes da embaixada foram à polícia da ONU interceder pela libertação do brasileiro.

Popoff afirmou que darão a Gutemberg todo o apoio necessário enquanto esperam pelos resultados das investigações da entidade.

O caso revoltou a comunidade brasileira em Dili, que pretende protestar caso não haja um pedido formal de desculpas ao professor e sua esposa.

Gutemberg disse à BBC Brasil que não pretende sair do Timor antes de completar sua missão educacional no país.

"Não posso me abater por causa de covardes que agridem mulheres e homens imobilizados", afirmou. "Meu papel é de divulgar toda brutalidade, para que os responsáveis pelo efetivo militar repensem sobre que tipo de ‘força de paz' eles querem aqui no Timor".

Este foi o primeiro Carnaval comemorado no Timor Leste desde que o país ficou independente da Indonésia, em 2002. A festa não era celebrada há 35 anos.

*Colaborou Jair Rattner, de Lisboa para a BBC Brasil.
As versões contra a Guarda Nacional Republicana, são muito fortes. Acusações incisivas, que se demonstradas, jogam uma luz forte contra a capacidade de gestão e operação do trabalho policial da GNR.

As palavras proferidas pelas vítimas, ao meu entender, são críveis. Cabe, de resto, apurar.

No mais, lembrar que a Brigada Militar e demais Policias (Militar e Civil), do Brasil, possuem também fartas histórias de abuso de autoridade. Convém, portanto, não nos imbuirmos de altíssima indignidade, pois deste erro, somos professores.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceram: 31 vezes

Re: Timor Leste

#139 Mensagem por tflash » Sex Mar 05, 2010 8:28 pm

Não conhecendo o caso, também acho que se deve ter prudência.

A GNR é uma força extremamente competente e não tem havido muitos incidentes no território. Os seus elementos hoje em dia possuem uma extensa formação antes de entrarem nas fileiras.

Custa-me a crer que tenham agredido por agredir, provavelmente terá havido alguns abusos de parte a parte. Não nos podemos esquecer que grande parte dos agredidos pelas forças policiais "estavam a dar milho aos pombos na porta da igreja quando é usada a violência pela policia"

agora o que pode ter havido foi um abuso da mesma violência para lá da autodefesa e da reposição da ordem mas isso só sabe quem viu.




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37911
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2614 vezes

Re: Timor Leste

#140 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Mar 06, 2010 9:21 am

Pessoal isso foi no ano passado, vejam a data, fevereiro de 2009.

Eu cá não soube do resultado desta acusação.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceram: 31 vezes

Re: Timor Leste

#141 Mensagem por tflash » Sáb Mar 06, 2010 12:48 pm

acho que não valia a pena abrir um tópico nas "navais"

Governo de Timor-Leste aprova construção de cais para as fragatas construídas na China [ 2010-03-03 ]


Díli, Timor-Leste, 3 Mar - O governo de Timor-Leste aprovou a construção de um cais provisório no porto de Hera, para basear os navios-patrulha que estão a ser construídos na China, anunciou terça-feira em Díli fonte oficial.

De acordo com uma nota governamental, o Conselho de Ministros aprovou, em reunião extraordinária, "a abertura de um procedimento de aprovisionamento" para a construção de um cais transitório no porto de Hera.

"A construção deste cais transitório vem responder à necessidade urgente de existência de um cais de acostagem para as duas fragatas adquiridas recentemente pelo governo e que deverão chegar, em breve, a Timor-Leste", refere a nota, difundida pela Secretaria de Estado do Conselho de Ministros.

A compra das duas embarcações faz parte da estratégia de reestruturação da componente naval das Falintil - Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), que tem todos os seus meios militares marítimos baseados em Hera, onde será agora construído o cais, a título transitório, já que o governo timorense tem projectada a construção de uma nova base naval.

O governo de Timor-Leste encomendou à China dois navios da classe “Shangai III”, com autonomia até 700 milhas e capazes de operar por longos períodos em alto mar.

O objectivo é que as duas embarcações melhorem o patrulhamento marítimo, reconhecido como vulnerável, sobretudo dentro da Zona Económica Exclusiva timorense, onde têm sido referenciadas actividades de pesca ilegal. (macauhub)
http://www.macauhub.com.mo/pt/news.php?ID=9019




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Timor Leste

#142 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Sáb Mar 06, 2010 1:23 pm

Das "Shangai III" não achei nada, mas tenho aqui o perfil das "Shangai II":

http://www.globalsecurity.org/military/world/dprk/images/p-shanghai-ii.gif




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceram: 31 vezes

Re: Timor Leste

#143 Mensagem por tflash » Sáb Mar 06, 2010 1:54 pm

também me fartei de procurar mas não achei nada. É uma boa aquisição que vai potenciar muito a marinha de lá, eles só operam um patrulha ex. marinha portuguesa pelo que eu sei.




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37911
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2614 vezes

Re: Timor Leste

#144 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Mar 06, 2010 3:13 pm

E mal, pelo que eu ouvi as lanchas estavam encostadas por falta de manutenção.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceram: 31 vezes

Re: Timor Leste

#145 Mensagem por tflash » Sáb Mar 06, 2010 3:22 pm

eles não estarão compradores de 2 NPO para reforçar o patrulhamento da costa? Só tem vantagens:

- manual em português
- baixo consumo/manutenção
- podem pagar em café que eu (e mais alguns portugueses) não me importo
- tem tempo de sobra para acabarem a base e arranjarem verba até eles estarem prontos. :mrgreen:

mais a sério, não sei se vale a pena eles fazerem manutenção às lanchas. Não tem os meios nem o conhecimento da MP para fazerem "render" um meio com 40 ou mais anos.

Mais vale encosta-los e comprar novos.




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

Re: Timor Leste

#146 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Mar 08, 2010 12:51 pm

Pois é... nem para Timor conseguimos exportar os NPO's... :mrgreen:




Imagem
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceram: 31 vezes

Re: Timor Leste

#147 Mensagem por tflash » Seg Mar 08, 2010 1:29 pm

estes são apenas patrulhas costeiros. Eles ainda vão precisar de patrulhas oceânicos. è uma questão dos estaleiros de Viana se mexerem em vez de reclamar que não têm trabalho. Deviam chamar-se estaleiros "calimero"




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54775
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2312 vezes

Re: Timor Leste

#148 Mensagem por P44 » Qua Mar 24, 2010 7:54 am

xiu, falem baixo que se o valença pinto vos ouve vai já vender os NPOs a Timor com a benção do sócas...


quanto a Shangai-III achei isto:
Shanghai-III class gunboat

Shanghai-III class gunboat is one of the two members of the Chinese Type 062-I class (the other is Haizhui class submarine chaser), and most of the characteristics of the two are same. The Shanghai-III lacks the ASW capability, but is more heavily gunned, with the 23 mm guns replacing the 14.5 mm heavy machine guns of its ASW cousin. Unlike its predecessor Shanghai-II class, the Shanghai-III also lacked the mine laying capability, a feature retained on its ASW cousin. More Shanghai-III class gunboats have been in service in foreign navies (all of them are third world countries) than in the People's Liberation Army Navy, and the ones in the Chinese inventory are mainly used for training foreign crews, and not all export boats have the same configuration due to different customers’ requirements. They are primarily used for coastal and inland patrol.

* Displacement: 170 t
* Length: 41 m
* Beam: 5.3 m
* Draft: 1.8 m
* Speed: > 25 kn
* Range: 750 nmi @ 17 kn
* Propulsion: 2 Chinese L-12V-180A diesel engines @ 4,400 hp with 4 shafts
* Complement: 43
* Armament: 4 Chinese Type 76A 37 mm gun (II x 2) and 4 Chinese or Soviet 23 mm heavy machine guns (II x 2)
* Radar: 1 Pot Head surface search radar
http://en.wikipedia.org/wiki/Type_062-I ... ss_gunboat

fotos é que tá escasso




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceram: 31 vezes

Re: Timor Leste

#149 Mensagem por tflash » Qua Mar 24, 2010 6:34 pm

também me fartei de procurar e nada. Achei engraçada a versão ASW. Um torpedo para afundar um navio destes deve custar mais que o alvo. Um submarino da 2a Guerra com um canhão de 88mm é a arma ideal contra um desses.




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
Junker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1214
Registrado em: Sex Jan 19, 2007 3:47 pm

Re: Timor Leste

#150 Mensagem por Junker » Qua Mar 24, 2010 7:55 pm

Canhoneira de alta velocidade Type 62-1:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem




Responder