JAS-39 Gripen
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Guilherme
- Sênior
- Mensagens: 3153
- Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
- Localização: Florianópolis - Santa Catarina
- Agradeceram: 58 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Navio que está trazendo o FAB 4107 e o FAB 4108 ao Brasil:
https://www.marinetraffic.com/en/ais/ho ... 79/zoom:10
https://www.marinetraffic.com/en/ais/ho ... 79/zoom:10
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36342
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3144 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Segundo o planejamento, a partir de 2024 os caças começam a ser entregues a partir de Gavião Peixoto, pela Embraer.
Por este prisma, 8 caças produzidos na Suécia da versão mono, e outros 8 caças biplace que serão feitos agora por lá também.
O Gripen F, se tudo der certo, voará em 2024, sendo entregue em 2025 para a FAB. A linha de produção deve manter um ritmo de 1 a 2 unidades por ano até todos os 8 serem entregues em 2027.
A saber se neste provável negócio com os suecos de Gripen por KC-390 quantos E e F a FAB irá incorporar.
É de se admitir que para facilitar o negócio com os suecos se inclua a produção de mais células biplace para produção no país nórdico.
Se valer o que aquela continha de 4 mono para 1 biplace, com 15 aviões teremos algo como 12 E e 3 F a mais por aqui.
Produzir 11 Gripen F para os suecos já é um plus a mais para eles neste negócio.
Por este prisma, 8 caças produzidos na Suécia da versão mono, e outros 8 caças biplace que serão feitos agora por lá também.
O Gripen F, se tudo der certo, voará em 2024, sendo entregue em 2025 para a FAB. A linha de produção deve manter um ritmo de 1 a 2 unidades por ano até todos os 8 serem entregues em 2027.
A saber se neste provável negócio com os suecos de Gripen por KC-390 quantos E e F a FAB irá incorporar.
É de se admitir que para facilitar o negócio com os suecos se inclua a produção de mais células biplace para produção no país nórdico.
Se valer o que aquela continha de 4 mono para 1 biplace, com 15 aviões teremos algo como 12 E e 3 F a mais por aqui.
Produzir 11 Gripen F para os suecos já é um plus a mais para eles neste negócio.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
A. Sapkowski
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18125
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceram: 2250 vezes
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 37931
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceram: 2615 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Já não é a primeira vez que isso acontece. Um dos pontos apontados é a diferença de treino entre os dois países.EduClau escreveu: ↑Qua Jan 17, 2024 5:22 pm JAS 39 Gripen derrota a los Su-27 chinos
https://israelnoticias.com/militar/jas- ... 27-chinos/
Sds
Atenção, não estou a tentar dizer que o Gripen não é um excelente caça.
Re: JAS-39 Gripen
Batalha aérea entre caças Gripen E e F-5 em Anápolis-GO foi simulada para teste de uso do sensor IRST
https://aeroin.net/batalha-aerea-entre- ... _Do1Ks&
https://aeroin.net/batalha-aerea-entre- ... _Do1Ks&
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36342
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3144 vezes
Re: JAS-39 Gripen
A Tailândia está mirando o Gripen E, apesar de negociar mais F-16 e querer F-35.
Com a proximidade com os chineses, o máximo que conseguem é Block 70 Viper. E já é muito.
Existem F-5E/F que precisam ser substituídos, além de versões antigas A/B do F-16.
O caça sueco já demonstrou mais de uma vez que é um páreo duro para os J-10, J-11 e J-16 chineses que já estiveram por lá em outros exercícios.
O combo Iris-T e Meteor está sendo considerado para os Gripen C/D tailandeses, além da atualização do software para o padrão mais moderno MS20.
Com a proximidade com os chineses, o máximo que conseguem é Block 70 Viper. E já é muito.
Existem F-5E/F que precisam ser substituídos, além de versões antigas A/B do F-16.
O caça sueco já demonstrou mais de uma vez que é um páreo duro para os J-10, J-11 e J-16 chineses que já estiveram por lá em outros exercícios.
O combo Iris-T e Meteor está sendo considerado para os Gripen C/D tailandeses, além da atualização do software para o padrão mais moderno MS20.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
A. Sapkowski
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36342
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3144 vezes
Re: JAS-39 Gripen
O desafio deste ano para o GDA é estar minimamente preparado para a Cruzex em novembro.Matheus escreveu: ↑Qui Jan 18, 2024 5:38 pm Batalha aérea entre caças Gripen E e F-5 em Anápolis-GO foi simulada para teste de uso do sensor IRST
https://aeroin.net/batalha-aerea-entre- ... _Do1Ks&
Até lá, espera-se que todos os sistemas do caça tenham sido avaliados e testados em sua prontificação.
Um longo caminho pela frente.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
A. Sapkowski
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 37931
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceram: 2615 vezes
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 60639
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceram: 6365 vezes
- Contato:
Re: JAS-39 Gripen
O simples FACTO de terem que botar um Piloto SUECO nos comandos de um Gripen da FAB já parece evidenciar que (ainda) não temos um só Piloto no nível de expertise dos deles para extrair o máximo do caça; isto faz com que eu fique menos incomodado com o cronograma de entregas, pois de pouco vai valer ter todos os 36 mas equipagens completas e experientes só para talvez um Esq - e olhe lá.
Por outro lado, entrando bem pela segunda metade da década isto tende a inverter, logo, talvez seja mesmo interessante já ir começando a negociar um segundo lote, cujo início da fabricação coincida mais ou menos com o fim do actual.
Por outro lado, entrando bem pela segunda metade da década isto tende a inverter, logo, talvez seja mesmo interessante já ir começando a negociar um segundo lote, cujo início da fabricação coincida mais ou menos com o fim do actual.
"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 37931
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceram: 2615 vezes
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 60639
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceram: 6365 vezes
- Contato:
Re: JAS-39 Gripen
cabeça de martelo escreveu: ↑Sex Jan 19, 2024 7:26 pm Vocês têm pilotos de caça com o curso de piloto de testes?
O IPEV (antigo GEEV) forma o pessoal encarregado dos ensaios de voo (não só Pilotos).
https://ipev.dcta.mil.br/index.php/sobre-o-ipev
Mas especificamente para caças é o problema de sempre: como jamais desenvolvemos um sozinhos, o "dono da bola", hoje Sueco, ontem Italiano, sempre fica com esta parte durante o desenvolvimento.
https://ipev.dcta.mil.br/index.php/sobre-o-ipev
Mas especificamente para caças é o problema de sempre: como jamais desenvolvemos um sozinhos, o "dono da bola", hoje Sueco, ontem Italiano, sempre fica com esta parte durante o desenvolvimento.
"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18125
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceram: 2250 vezes
Re: JAS-39 Gripen
O outro piloto era do IPEV. Não sei por que ignorou o segundo.... Temos 5 pilotos de testes brasileiros do Gripen em Gavião Peixoto: são 2 da Embraer, o Eduardo Rodrigues e o Carlos Chester, e 3 do IPEV, o Coronel Cristiano Oliveira, o Major Ecosteguy e o Major Vasconcelos. E, informação do ano passado, havia mais 4 pilotos de testes brasileiros que estavam se qualificando no Gripen, talvez para acrescer ou para substituir algum dos 5 atuais.Túlio escreveu: ↑Sex Jan 19, 2024 8:11 pmcabeça de martelo escreveu: ↑Sex Jan 19, 2024 7:26 pm Vocês têm pilotos de caça com o curso de piloto de testes?O IPEV (antigo GEEV) forma o pessoal encarregado dos ensaios de voo (não só Pilotos).
https://ipev.dcta.mil.br/index.php/sobre-o-ipev
Mas especificamente para caças é o problema de sempre: como jamais desenvolvemos um sozinhos, o "dono da bola", hoje Sueco, ontem Italiano, sempre fica com esta parte durante o desenvolvimento.
Os suecos mantém 1 piloto de testes em Gavião Peixto.
E não precisa ir longe para saber: eu mesmo postei vídeos e notícias com essas informações no "Tópico Oficial do FX2: Gripen NG"
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 37931
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceram: 2615 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Ou seja, eram dois Gripen, um comandado pelo Piloto de testes da Saab, outro por um Piloto de testes do IPEV. Não estou a ver qual é o problema.Túlio escreveu: ↑Sex Jan 19, 2024 8:11 pmcabeça de martelo escreveu: ↑Sex Jan 19, 2024 7:26 pm Vocês têm pilotos de caça com o curso de piloto de testes?O IPEV (antigo GEEV) forma o pessoal encarregado dos ensaios de voo (não só Pilotos).
https://ipev.dcta.mil.br/index.php/sobre-o-ipev
Mas especificamente para caças é o problema de sempre: como jamais desenvolvemos um sozinhos, o "dono da bola", hoje Sueco, ontem Italiano, sempre fica com esta parte durante o desenvolvimento.
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 60639
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceram: 6365 vezes
- Contato:
Re: JAS-39 Gripen
cabeça de martelo escreveu: ↑Sáb Jan 20, 2024 7:00 amOu seja, eram dois Gripen, um comandado pelo Piloto de testes da Saab, outro por um Piloto de testes do IPEV. Não estou a ver qual é o problema.Túlio escreveu: ↑Sex Jan 19, 2024 8:11 pm
O IPEV (antigo GEEV) forma o pessoal encarregado dos ensaios de voo (não só Pilotos).
https://ipev.dcta.mil.br/index.php/sobre-o-ipev
Mas especificamente para caças é o problema de sempre: como jamais desenvolvemos um sozinhos, o "dono da bola", hoje Sueco, ontem Italiano, sempre fica com esta parte durante o desenvolvimento.
Não há problema algum, apenas dei a info de que dispunha, e nem sabia que eram DOIS Gripen, mas isto já foi corrigido por outro Colega.
"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy