Modernização dos F 5

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#256 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Abr 13, 2006 11:07 pm

Degan, visite a página da Base Militar http://www.alide.com.br/walkarounds/index.htm e veja uns walkaround ótimos que existem lá. Você vai perceber que houve uma modificação no cone do radar.

Abraços




Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#257 Mensagem por Degan » Qui Abr 13, 2006 11:24 pm

Alcantara, tienes razón, encontré el dato que reafirma lo del cambio en la nariz y una foto brasileña (que no ayuda pero muestra cambios):

Singapore Tiger IIs are scheduled for a major upgrade, which will include the installation of such things as a new avionics fit of HUD/WAC, Elisra SPS-2000 radar warning receiver, Litton LN-93 laser INS, GEC-Marconi HUD, two head-down color, MFDs, HOTAS controls and a new air data controller, all supported by a MID STD 155B databus. Perhaps the most significant change is the replacement of the original equipment Emerson radar fire control system with the FIAR Grifo F/X Plus multimode pulse-Doppler fire control radar (as fitted to the AMX). This radar has 10 air-to-air and 14 air-to-surface modes and is compatible with the AMRAAM and SARH missiles. In order to accommodate the new radar, a nose plug has to be fitted which pushes back the forward bulkhead, and one of the two 20-mm cannon needs to be removed to fit in the larger antenna.

http://home.att.net/~jbaugher1/f5_38.html

Imagem

En resumen, se cambió la estructura de la nariz para una antena más grande y el diseño es de Singapur....

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#258 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Abr 13, 2006 11:38 pm

Singapura nos dando credibilidade.


Imagem

Imagem

Abraços




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60605
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6350 vezes
Contato:

#259 Mensagem por Túlio » Sex Abr 14, 2006 12:02 am

Degan escreveu:Alcantara, tienes razón, encontré el dato que reafirma lo del cambio en la nariz y una foto brasileña (que no ayuda pero muestra cambios):



Saludos cordiales,


Eis aí a prova que DEUS EXISTE!!!!




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Carlos Mathias

#260 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Abr 14, 2006 12:05 am

ALELUIA! ALELUIA! É a páscoa... e assim escaparam 10.000 almas do purgatório!!!! [051] [051] [051] [051] ...




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#261 Mensagem por Alcantara » Sex Abr 14, 2006 12:06 am

Degan escreveu:Alcantara, tienes razón, encontré el dato que reafirma lo del cambio en la nariz y una foto brasileña (que no ayuda pero muestra cambios):

Imagem

En resumen, se cambió la estructura de la nariz para una antena más grande y el diseño es de Singapur....

Saludos cordiales,

Porra! Até que em fim você deu o braço a torcer! Eu já vinha dizendo isso a não sei quantas páginas atrás. Estava certo o não? :P


Saludos




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

#262 Mensagem por pafuncio » Sex Abr 14, 2006 12:58 am

1) O cara é tinhoso ...

"El deseño és de Singapur", ou seja, o mérito da modificação estrutural - antes dita como caríssima e improvável - cabe aos asiáticos.

Pergunto: o aumento da antena - inquestionável -, não demandaria toda uma reengenharia ?

2) Se o CB pudesse falar mais da reportagem quanto aos F5EM, a gente "gostcharia" (by Victor, ora inerte) ...




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#263 Mensagem por Carlos Lima » Sex Abr 14, 2006 7:44 am

Olá Srs,

Só mais algumas informações vindas da AFM:

Para os F-5br:

3 MFDs
2 "High performance computers"
INS/GPS/RALT (Radar altitude)
Autopilot
Communication suite, com criptografia e Datalink permitindo troca de dados com os R-99, A29, outros F-5br e estações de terra. O canhão esquerdo foi substituido por equipamento eletrônico e o "F" não possui mais canhão.

Capacidade BVR agora faz parte do perfil da aeronave assim como bombas guiadas por laser, GPS!

O Nariz foi modificado e coincidentemente existe uma foto de um F-5br e um de cingapura na página ao lado aonde nota-se a diferença... no caso do F-5 de cingapura o radar possui uma antena menor (citado pela revista)

Só mais uma coisa, ano passado quando fui a Le Bourget eu estava conversando com o pessoal da Embraer sobre o AM-X e o F-5br e eles me disseram que anos atrás foram a cingapura conhecer o projeto de modernização do F-5 deles mas os planos não foram a diante porque a FAB não abria mão de uma antena de radar menor...

Sendo assim diversas modificações "estavam (na época)" sendo feitas no cone do radar do nosso F-5br... segundo me foi dito pelos caras.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#264 Mensagem por Degan » Sex Abr 14, 2006 11:17 am

Centremosnos en el tema...???. :roll:

El que el rediseño de la nariz del F-5EM se de Singapur o del área de manetimiento de la Fuerza Aérea Boliviana.....da lo mismo.....

Lo importante es haber encontrado una referencia EXPLICITA del cambio en la nariz, que significo desplazar hacia atrás el mamparo delantero y la eliminación de un cañón para poner una antena más grande del radar Griffo.

Para mi es importante esa referencia pues hasta ahora, en links brasileños solo había leído referencias muy superficiales y poco aclaratorias, como “modificación en la nariz para una antena más grande”, que se puede interpretar como un up grade al estilo F-5TIII, u otras que hablaban de cambios en la forma de la nariz, que dejarían al F-5EM con una “shark nose” al estilo F-20, que resulto falso.

Todas las ironías religiosas (valga el día), están demás, ya que el que la FAB se haya decidido a no reinventar la rueda y usar los proyectos exitosos existentes, habla bien de ella....

Alcantara, si te hace feliz lo repito TENIAS RAZON..... :wink:

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#265 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Abr 14, 2006 11:49 am

:lol: :lol: :lol: :lol: Esse é o Degan.

Não há NADA escrito naquele site não se de onde que já não tenha sido citado aqui.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
antunsousa
Avançado
Avançado
Mensagens: 506
Registrado em: Seg Mar 20, 2006 11:43 pm
Localização: Santo André - SP - Brasil
Agradeceram: 1 vez

#266 Mensagem por antunsousa » Sex Abr 14, 2006 1:01 pm

faterra escreveu:Radar multimodo italiano FIAR Grifo-F pulso Doppler, com capacidade look-up e look-down e alcance de 60 km, possibilitando a utilização de mísseis ar-ar BVR e bombas inteligentes guiadas por GPS ou laser.
fonte: http://www.militarypower.com.br/frame4-tiger.htm

Este radar do F5M não tem um alcance muito curto não? Principalmente para um radar com capacidade BVR? Alguém tem as especificações técnicas completas dele? Pode postar?



Pelo que sei, que os colegas do Defesa Brasil me contaram, o GPS é um sistema dos EUA e, portanto, para o Brasil bombas guiadas por GPS não servem; é tolo e perigoso querer bombas inteligentes guiadas por GPS.




The Baaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1638
Registrado em: Dom Mai 02, 2004 3:56 pm
Localização: Palmas-PR
Contato:

#267 Mensagem por The Baaz » Sex Abr 14, 2006 1:13 pm

Vinicius Pimenta escreveu::lol: :lol: :lol: :lol: Esse é o Degan.

Não há NADA escrito naquele site não se de onde que já não tenha sido citado aqui.


Pois é, palavras dos outros foristas, da FAB, das revistas nacionais, etc não valem nada até ele achar alguma das suas fontes "preciosas e perfeitas que nunca erram apoiadas pelo Chuck Norris" que digam o mesmo.




Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#268 Mensagem por Degan » Sex Abr 14, 2006 2:51 pm

Pucha.... :?

Parece que me equivoqué....no deví reconocer nada.....




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#269 Mensagem por Carlos Lima » Sex Abr 14, 2006 3:12 pm

Olá Srs,

Só mais umas curiosidade sobre a matéria da AFM sobre o F-5

Na primeira página sobre a evolução do F-5, há uma foto do F-5E (71-1417) que foi o primeiro F-5E fabricado (protótipo) e que serviu na USAF por diversos anos até ser vendido para a FAB, aonde veio a receber a designação 4856 (que foi um dos primeiros F-5EM a serem reincorporados ao 1/14 já modernizados)... Legal ver uma foto dele em sua primeira encarnação e atualmente como uma aeronave modernizada :)

Há também uma fotografia do cockpit de um F-5 do Irã cheio de "relógios" e uma do F-5 de Cingapura (com os 2 MFDs ao invés dos 3 usados na FAB - o que mostra que se trata de um upgrade com características distintas)

Além disso há uma outra fotografia do F-5E com a pintura comemorativa dos 58anos do 1/14 (já te atendo tche!) :).

[]s

cb_lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

#270 Mensagem por CFB » Sex Abr 14, 2006 3:14 pm

So uma coisa, se o F-5Br pode levar bombas quiadas, q bombas devemos comprar, pq naum adianta nd poder usar, mas naum ter




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
Responder