Modernização dos F 5
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Alcantara, tienes razón, encontré el dato que reafirma lo del cambio en la nariz y una foto brasileña (que no ayuda pero muestra cambios):
http://home.att.net/~jbaugher1/f5_38.html
En resumen, se cambió la estructura de la nariz para una antena más grande y el diseño es de Singapur....
Saludos cordiales,
Singapore Tiger IIs are scheduled for a major upgrade, which will include the installation of such things as a new avionics fit of HUD/WAC, Elisra SPS-2000 radar warning receiver, Litton LN-93 laser INS, GEC-Marconi HUD, two head-down color, MFDs, HOTAS controls and a new air data controller, all supported by a MID STD 155B databus. Perhaps the most significant change is the replacement of the original equipment Emerson radar fire control system with the FIAR Grifo F/X Plus multimode pulse-Doppler fire control radar (as fitted to the AMX). This radar has 10 air-to-air and 14 air-to-surface modes and is compatible with the AMRAAM and SARH missiles. In order to accommodate the new radar, a nose plug has to be fitted which pushes back the forward bulkhead, and one of the two 20-mm cannon needs to be removed to fit in the larger antenna.
http://home.att.net/~jbaugher1/f5_38.html
En resumen, se cambió la estructura de la nariz para una antena más grande y el diseño es de Singapur....
Saludos cordiales,
Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
- Túlio
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Degan escreveu:Alcantara, tienes razón, encontré el dato que reafirma lo del cambio en la nariz y una foto brasileña (que no ayuda pero muestra cambios):
En resumen, se cambió la estructura de la nariz para una antena más grande y el diseño es de Singapur....
Saludos cordiales,
Porra! Até que em fim você deu o braço a torcer! Eu já vinha dizendo isso a não sei quantas páginas atrás. Estava certo o não?
Saludos
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
1) O cara é tinhoso ...
"El deseño és de Singapur", ou seja, o mérito da modificação estrutural - antes dita como caríssima e improvável - cabe aos asiáticos.
Pergunto: o aumento da antena - inquestionável -, não demandaria toda uma reengenharia ?
2) Se o CB pudesse falar mais da reportagem quanto aos F5EM, a gente "gostcharia" (by Victor, ora inerte) ...
"El deseño és de Singapur", ou seja, o mérito da modificação estrutural - antes dita como caríssima e improvável - cabe aos asiáticos.
Pergunto: o aumento da antena - inquestionável -, não demandaria toda uma reengenharia ?
2) Se o CB pudesse falar mais da reportagem quanto aos F5EM, a gente "gostcharia" (by Victor, ora inerte) ...
"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
- Carlos Lima
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Olá Srs,
Só mais algumas informações vindas da AFM:
Para os F-5br:
3 MFDs
2 "High performance computers"
INS/GPS/RALT (Radar altitude)
Autopilot
Communication suite, com criptografia e Datalink permitindo troca de dados com os R-99, A29, outros F-5br e estações de terra. O canhão esquerdo foi substituido por equipamento eletrônico e o "F" não possui mais canhão.
Capacidade BVR agora faz parte do perfil da aeronave assim como bombas guiadas por laser, GPS!
O Nariz foi modificado e coincidentemente existe uma foto de um F-5br e um de cingapura na página ao lado aonde nota-se a diferença... no caso do F-5 de cingapura o radar possui uma antena menor (citado pela revista)
Só mais uma coisa, ano passado quando fui a Le Bourget eu estava conversando com o pessoal da Embraer sobre o AM-X e o F-5br e eles me disseram que anos atrás foram a cingapura conhecer o projeto de modernização do F-5 deles mas os planos não foram a diante porque a FAB não abria mão de uma antena de radar menor...
Sendo assim diversas modificações "estavam (na época)" sendo feitas no cone do radar do nosso F-5br... segundo me foi dito pelos caras.
[]s
CB_Lima
Só mais algumas informações vindas da AFM:
Para os F-5br:
3 MFDs
2 "High performance computers"
INS/GPS/RALT (Radar altitude)
Autopilot
Communication suite, com criptografia e Datalink permitindo troca de dados com os R-99, A29, outros F-5br e estações de terra. O canhão esquerdo foi substituido por equipamento eletrônico e o "F" não possui mais canhão.
Capacidade BVR agora faz parte do perfil da aeronave assim como bombas guiadas por laser, GPS!
O Nariz foi modificado e coincidentemente existe uma foto de um F-5br e um de cingapura na página ao lado aonde nota-se a diferença... no caso do F-5 de cingapura o radar possui uma antena menor (citado pela revista)
Só mais uma coisa, ano passado quando fui a Le Bourget eu estava conversando com o pessoal da Embraer sobre o AM-X e o F-5br e eles me disseram que anos atrás foram a cingapura conhecer o projeto de modernização do F-5 deles mas os planos não foram a diante porque a FAB não abria mão de uma antena de radar menor...
Sendo assim diversas modificações "estavam (na época)" sendo feitas no cone do radar do nosso F-5br... segundo me foi dito pelos caras.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
Centremosnos en el tema...???.
El que el rediseño de la nariz del F-5EM se de Singapur o del área de manetimiento de la Fuerza Aérea Boliviana.....da lo mismo.....
Lo importante es haber encontrado una referencia EXPLICITA del cambio en la nariz, que significo desplazar hacia atrás el mamparo delantero y la eliminación de un cañón para poner una antena más grande del radar Griffo.
Para mi es importante esa referencia pues hasta ahora, en links brasileños solo había leído referencias muy superficiales y poco aclaratorias, como “modificación en la nariz para una antena más grande”, que se puede interpretar como un up grade al estilo F-5TIII, u otras que hablaban de cambios en la forma de la nariz, que dejarían al F-5EM con una “shark nose” al estilo F-20, que resulto falso.
Todas las ironías religiosas (valga el día), están demás, ya que el que la FAB se haya decidido a no reinventar la rueda y usar los proyectos exitosos existentes, habla bien de ella....
Alcantara, si te hace feliz lo repito TENIAS RAZON.....
Saludos cordiales,
El que el rediseño de la nariz del F-5EM se de Singapur o del área de manetimiento de la Fuerza Aérea Boliviana.....da lo mismo.....
Lo importante es haber encontrado una referencia EXPLICITA del cambio en la nariz, que significo desplazar hacia atrás el mamparo delantero y la eliminación de un cañón para poner una antena más grande del radar Griffo.
Para mi es importante esa referencia pues hasta ahora, en links brasileños solo había leído referencias muy superficiales y poco aclaratorias, como “modificación en la nariz para una antena más grande”, que se puede interpretar como un up grade al estilo F-5TIII, u otras que hablaban de cambios en la forma de la nariz, que dejarían al F-5EM con una “shark nose” al estilo F-20, que resulto falso.
Todas las ironías religiosas (valga el día), están demás, ya que el que la FAB se haya decidido a no reinventar la rueda y usar los proyectos exitosos existentes, habla bien de ella....
Alcantara, si te hace feliz lo repito TENIAS RAZON.....
Saludos cordiales,
Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
- Vinicius Pimenta
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faterra escreveu:Radar multimodo italiano FIAR Grifo-F pulso Doppler, com capacidade look-up e look-down e alcance de 60 km, possibilitando a utilização de mísseis ar-ar BVR e bombas inteligentes guiadas por GPS ou laser.
fonte: http://www.militarypower.com.br/frame4-tiger.htm
Este radar do F5M não tem um alcance muito curto não? Principalmente para um radar com capacidade BVR? Alguém tem as especificações técnicas completas dele? Pode postar?
Pelo que sei, que os colegas do Defesa Brasil me contaram, o GPS é um sistema dos EUA e, portanto, para o Brasil bombas guiadas por GPS não servem; é tolo e perigoso querer bombas inteligentes guiadas por GPS.
-
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Vinicius Pimenta escreveu::lol: Esse é o Degan.
Não há NADA escrito naquele site não se de onde que já não tenha sido citado aqui.
Pois é, palavras dos outros foristas, da FAB, das revistas nacionais, etc não valem nada até ele achar alguma das suas fontes "preciosas e perfeitas que nunca erram apoiadas pelo Chuck Norris" que digam o mesmo.
Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
The Baaz
- Carlos Lima
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Olá Srs,
Só mais umas curiosidade sobre a matéria da AFM sobre o F-5
Na primeira página sobre a evolução do F-5, há uma foto do F-5E (71-1417) que foi o primeiro F-5E fabricado (protótipo) e que serviu na USAF por diversos anos até ser vendido para a FAB, aonde veio a receber a designação 4856 (que foi um dos primeiros F-5EM a serem reincorporados ao 1/14 já modernizados)... Legal ver uma foto dele em sua primeira encarnação e atualmente como uma aeronave modernizada
Há também uma fotografia do cockpit de um F-5 do Irã cheio de "relógios" e uma do F-5 de Cingapura (com os 2 MFDs ao invés dos 3 usados na FAB - o que mostra que se trata de um upgrade com características distintas)
Além disso há uma outra fotografia do F-5E com a pintura comemorativa dos 58anos do 1/14 (já te atendo tche!) .
[]s
cb_lima
Só mais umas curiosidade sobre a matéria da AFM sobre o F-5
Na primeira página sobre a evolução do F-5, há uma foto do F-5E (71-1417) que foi o primeiro F-5E fabricado (protótipo) e que serviu na USAF por diversos anos até ser vendido para a FAB, aonde veio a receber a designação 4856 (que foi um dos primeiros F-5EM a serem reincorporados ao 1/14 já modernizados)... Legal ver uma foto dele em sua primeira encarnação e atualmente como uma aeronave modernizada
Há também uma fotografia do cockpit de um F-5 do Irã cheio de "relógios" e uma do F-5 de Cingapura (com os 2 MFDs ao invés dos 3 usados na FAB - o que mostra que se trata de um upgrade com características distintas)
Além disso há uma outra fotografia do F-5E com a pintura comemorativa dos 58anos do 1/14 (já te atendo tche!) .
[]s
cb_lima
CB_Lima = Carlos Lima