Modernização dos F 5

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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juarez castro
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Modernização dos F 5

#1 Mensagem por juarez castro » Sáb Jan 14, 2006 5:57 pm

Boa tarde a todos! Só título de informação, até a presente data o 14 recebeu 2 F 5 BR, sendo que nenhum deles apresenta condições de combate, pois seus softwares de integração com armamento não estão OK.
O esquadrão tem apenas 5 "Ecos" para voar, e não preciso dizer que a operacionalidade está totalmente prejudicada. Até o alerta H24 tá complicado de efetuar, pois os BR não podem tirar o alerta.
Grande abraço.




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Vinicius Pimenta
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#2 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Jan 14, 2006 6:02 pm

Nossa. Que "bela" notícia. :evil: O que está acontecendo para essa demora?




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Bolovo
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#3 Mensagem por Bolovo » Sáb Jan 14, 2006 6:20 pm

O F-5BR está voando todo dia aqui em SJC, no periodo da manhã. Ontem tentei tirar uma foto dele, pensava que ele iria arremeter e dar mais algumas fotos, mas o maldito pousou de vez, não deu tempo.

Ao contrario de que muitos pensam, o F-5BR não está no hangar do Ensaios em Voo do CTA, ele tá no hangar da Embraer.

Como meu irmão tá sem carro, fica meio dificil ir até o aeroporto para tirar umas fotos.

Mas eu estou tentando. :mrgreen:




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#4 Mensagem por Maverick » Sáb Jan 14, 2006 9:31 pm

Elaialaia...., e normal acontece esse imprevistos mas e q ta demorando mto mesm dae fica dificil!!

Ao contrario de que muitos pensam, o F-5BR não está no hangar do Ensaios em Voo do CTA, ele tá no hangar da Embraer


Bolovo ..vc tem certeza disso?? C isso for verdade mesm so comprova q o aviao nao esta acontento....pois c tivesse estaria no hangar de voo do CTA!! mas posso estar enganado....

POW Bolovo...tira a foto ae do bixãO!!! :D :D




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#5 Mensagem por Bolovo » Sáb Jan 14, 2006 9:42 pm

Maverick escreveu:Bolovo ..vc tem certeza disso?? C isso for verdade mesm so comprova q o aviao nao esta acontento....pois c tivesse estaria no hangar de voo do CTA!! mas posso estar enganado....

POW Bolovo...tira a foto ae do bixãO!!! :D :D

Pra falar sério, tem dia que tá no hangar do CEV, mas a maioria das vezes to vendo ele no hangar da Embraer.

Acho que dá pra ver ele de longe aqui, vou tirar uma foto com o zoom no maximo amanha de manha do aeroporto, ele deve ficar por lá.




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#6 Mensagem por The Baaz » Dom Jan 15, 2006 12:44 am

Vinicius Pimenta escreveu:Nossa. Que "bela" notícia. :evil: O que está acontecendo para essa demora?


Provavelmente é algum problema na integração dos softwares do radar italiano com os sistemas israelenses. Atrasos nessa área de programação/tecnologia/sistemas são extremamente normais.

Nas faculdades de informática a primeira coisa que os professores falam é: Aprendam a lidar com prazos extrapolados, pois nunca, mas nunca mesmo você vai conseguir terminar o serviço no prazo estipulado (levando em conta o prazo que voce estipula para não desinteressar o cliente ou fazer ele ir para um concorrente, etc) :mrgreen:




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#7 Mensagem por chm0d » Dom Jan 15, 2006 1:03 am

The Baaz escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Nossa. Que "bela" notícia. :evil: O que está acontecendo para essa demora?


Provavelmente é algum problema na integração dos softwares do radar italiano com os sistemas israelenses. Atrasos nessa área de programação/tecnologia/sistemas são extremamente normais.

Nas faculdades de informática a primeira coisa que os professores falam é: Aprendam a lidar com prazos extrapolados, pois nunca, mas nunca mesmo você vai conseguir terminar o serviço no prazo estipulado (levando em conta o prazo que voce estipula para não desinteressar o cliente ou fazer ele ir para um concorrente, etc) :mrgreen:


Hehehe... isso eh verdade :lol:




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#8 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Jan 15, 2006 12:53 pm

Entendo, mas não deixa de ser frustrante.




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#9 Mensagem por Marcius » Dom Jan 15, 2006 3:25 pm

Nenhuma novidade sobre os mísseis ainda ?




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Re: Modernização dos F 5

#10 Mensagem por Adelphi » Qua Jan 25, 2006 12:35 am

juarez castro escreveu:Boa tarde a todos! Só título de informação, até a presente data o 14 recebeu 2 F 5 BR, sendo que nenhum deles apresenta condições de combate, pois seus softwares de integração com armamento não estão OK.
O esquadrão tem apenas 5 "Ecos" para voar, e não preciso dizer que a operacionalidade está totalmente prejudicada. Até o alerta H24 tá complicado de efetuar, pois os BR não podem tirar o alerta.
Grande abraço.


Boa noite Juarez,
Qual é a matrícula do segundo F-5EM recebido?
abraços,
Rodrigo




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#11 Mensagem por Degan » Qua Jan 25, 2006 10:30 am

Hola amigos,

En realidad el radar GRIFFO X del F-5M siempre ha sido una incógnita para mi.

Entiendo que se trata del mismo radar integrado en los F-5 de Singapur?. Tengo antecedentes que indicarían no tiene capacidad multiblanco, ¿es así?

Ahora, respecto al F-5M:
Respecto a la integración de HMS, ¿ya se hizo?.
Se sabe que sistemas de CME posee???.

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#12 Mensagem por Lauro Melo » Qua Jan 25, 2006 10:45 am

Degan escreveu:Hola amigos,
En realidad el radar GRIFFO X del F-5M siempre ha sido una incógnita para mi.
Entiendo que se trata del mismo radar integrado en los F-5 de Singapur?. Tengo antecedentes que indicarían no tiene capacidad multiblanco, ¿es así?
Ahora, respecto al F-5M:
Respecto a la integración de HMS, ¿ya se hizo?.
Se sabe que sistemas de CME posee???.
Saludos cordiales,

Degan,

Todas as informações esão de forma resumida aqui :

http://www.defesanet.com.br/noticia/f5br/

http://www.defesanet.com.br/rv/f5m/baco.htm

Os destaques do Programa F-5BR
A solução F-5BR é, de longe, o mais moderno e adequado programa de atualização para o F-5E/F. Ela inclui a última tecnologia disponível, com a capacidade técnica de ambas empresas para desenvolver a solução certa para os cenários operacional e orçamentário da Força Aérea Brasileira.
Todos os aviões F-5E/F serão atualizados de modo a assegurar a vida operacional do F-5BR por mais 15 anos.
Tecnologia de 4a Geração - A cabine totalmente provida de displays proporciona baixo esforço para o piloto e foi projetada para todas as condições de tempo, dia e noite, encontradas em todos os teatros de operação. A cabine oferece dispositivo de manche e manete de potência combinados (HOTAS), dois computadores de alto desempenho e um sistema integrado de navegação INS/GPS.
Três MFDs (Mostradores Multifuncionais) em cores e leitura HUD (mostrador projetado à frente/painel de controle à frente) levam ao que melhor existe em interface homem-máquina.
Todos os sistemas e iluminação do F-5BR foram projetados para missões noturnas. Um vídeo VHS-C grava todos os dados pertinentes de dados e áudio para reprodução em vôo ou no solo.
A tecnologia de 4a geração permite que o F-5BR inclua HMD (mostrador montado no capacete), link para dados, Sistema de Planejamento de Missão, AACMI (Instrumentação Autônoma para Simulação e Avaliação de Manobras de Combate) e capacidade para treinamento virtual de vôo.
Um avançado radar multi-modo para medição de distância Ar-Ar, Ar-Terra e Ar-Mar, busca, rastreamento, rastreamento com varredura e combate aéreo será instalado no F-5BR, proporcionando condições de precisão, eficácia e auto-defesa. Permitirá rápida e efetiva operação do F-5BR.
Desempenho - O avião mantém as mesmas características operacionais comprovadas em combate dos F-5E/F que já estão em operação no Brasil, porém extremamente melhoradas e aperfeiçoadas por meio dos novos sistemas incluídos na solução Embraer-Elbit.
Sistemas de armamentos - O avião terá boa quantidade de armamentos convencionais e/ou inteligentes usados nos caças de nova geração, compatíveis com mísseis Além de Alcance Visual (BVR), bombas guiadas a laser, mísseis etc., e sensores para missões diurnas/noturnas sob qualquer tempo.
O F-5BR será compatibilizado com o armamento padrão da FAB existente no inventário, como o míssil ar-ar de pequeno alcance MAA-1, bem como bombas e pods.
Sistemas de Auto-Defesa - Contra-medidas eletrônicas (ECM) testadas em combate, mais Receptor de Aviso de Radar (RWR) estão disponíveis. Baixa Assinatura Radar e assinatura infra-vermelha reduzidas garantem baixa suscetibilidade de detecção do avião.
Logística - Os programas de manutenção baseados nas condições dos aviões são baseados em equipamentos e componentes de última geração. Um Equipamento de Função BIT permite localização de falhas e sistema de diagnóstico que leva a reparações rápidas, garantindo elevada confiabilidade de vôo.




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TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
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#13 Mensagem por Guilherme » Qua Jan 25, 2006 11:12 am

The Baaz escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Nossa. Que "bela" notícia. :evil: O que está acontecendo para essa demora?


Provavelmente é algum problema na integração dos softwares do radar italiano com os sistemas israelenses. Atrasos nessa área de programação/tecnologia/sistemas são extremamente normais.

Nas faculdades de informática a primeira coisa que os professores falam é: Aprendam a lidar com prazos extrapolados, pois nunca, mas nunca mesmo você vai conseguir terminar o serviço no prazo estipulado (levando em conta o prazo que voce estipula para não desinteressar o cliente ou fazer ele ir para um concorrente, etc) :mrgreen:


Um professor dizia:

"Você vai desenvolver um aplicativo. Faça uma estimativa de quanto tempo você vai levar para esse trabalho. No final, o aplicativo demorou o triplo dessa estimativa para ser desenvolvido". :D

Conseguiu tirar as fotos, Bolovo?




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#14 Mensagem por Morcego » Qua Jan 25, 2006 12:11 pm

Guilherme escreveu:
The Baaz escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Nossa. Que "bela" notícia. :evil: O que está acontecendo para essa demora?


Provavelmente é algum problema na integração dos softwares do radar italiano com os sistemas israelenses. Atrasos nessa área de programação/tecnologia/sistemas são extremamente normais.

Nas faculdades de informática a primeira coisa que os professores falam é: Aprendam a lidar com prazos extrapolados, pois nunca, mas nunca mesmo você vai conseguir terminar o serviço no prazo estipulado (levando em conta o prazo que voce estipula para não desinteressar o cliente ou fazer ele ir para um concorrente, etc) :mrgreen:


Um professor dizia:

"Você vai desenvolver um aplicativo. Faça uma estimativa de quanto tempo você vai levar para esse trabalho. No final, o aplicativo demorou o triplo dessa estimativa para ser desenvolvido". :D

Conseguiu tirar as fotos, Bolovo?


não tem nada de errado no cronograma, SIMPLESMENTE quando o cronograma foi BOLADO, não se levara em conta QUE NÃO EXISTIRIA MAIS O FX.




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#15 Mensagem por faterra » Qua Jan 25, 2006 1:03 pm

Radar multimodo italiano FIAR Grifo-F pulso Doppler, com capacidade look-up e look-down e alcance de 60 km, possibilitando a utilização de mísseis ar-ar BVR e bombas inteligentes guiadas por GPS ou laser.
fonte: http://www.militarypower.com.br/frame4-tiger.htm

Este radar do F5M não tem um alcance muito curto não? Principalmente para um radar com capacidade BVR? Alguém tem as especificações técnicas completas dele? Pode postar?




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