NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#3721 Mensagem por Juniorbombeiro » Dom Jun 04, 2017 9:09 pm

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Como se diz aqui no Brasil, Honda é Honda.
:twisted:




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#3722 Mensagem por P44 » Sáb Jun 10, 2017 5:13 pm

Hamilton ganha capacete de Senna e se emociona no Canadá após a 65ª pole

Piloto britânico iguala marca histórica do ídolo brasileiro e é surpreendido com homenagem na pista. Presente foi enviado pela família de Senna

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O dia 10 de junho de 2017 ficará marcado para sempre na carreira de Lewis Hamilton. Na tarde deste sábado em Montreal, o inglês conquistou a 65ª pole position na carreira e igualou o número de Ayrton Senna na Fórmula 1. Os dois estão na 2ª posição do ranking geral, só atrás de Michael Schumacher que tem 68. Levado para uma entrevista dentro da pista canadense, o piloto da Mercedes respondeu sobre a impressionante volta rápida de 1m11s459 - novo recorde - e foi agraciado com uma inesperada surpresa.

Envolto em um pano preto, o objeto misterioso foi então revelado, para choque do inglês, que até deixou cair o microfone no chão quando viu a peça. Lewis recebeu da família Senna, uma réplica do capacete usado pelo tricampeão brasileiro na temporada de 1987 da Fórmula 1, quando corria com a Lotus amarela. Bastante emocionado, o piloto da Mercedes chorou, e declarou:

- Estou tremendo. Para muitos de vocês, Ayrton foi o piloto favorito. Ele era o meu também. Receber isso, e empatar com ele é uma grande honra - disse Hamilton, que desde o início da carreira faz questão de dizer que Senna foi seu maior ídolo.
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http://globoesporte.globo.com/motor/for ... eira.ghtml




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#3723 Mensagem por Bourne » Seg Jun 12, 2017 4:49 am

Coitado do Alonso. Quando vai pontuar com o carro que tem motor de Honda Civic, quebra.
Alonso “vai para a galera” depois de abandono no Canadá

Depois de enfrentar problemas mecânicos mais uma vez, espanhol sobe às arquibancadas e lamenta: “É um período difícil para a equipe”

Fernando Alonso esperava quebrar o jejum e enfim marcar seus primeiros pontos no ano no GP do Canadá. No entanto, a prova terminou com mais uma frustração, e o espanhol literalmente terminou “na galera”.

A quatro voltas para o fim, Alonso ocupava o décimo lugar em Montreal, o que daria à McLaren seu primeiro ponto no ano. Contudo, o equipamento mais uma vez não fez sua parte: o bicampeão sofreu uma falha mecânica e teve de abandonar.

Foi quando o espanhol foi às arquibancadas do circuito, dividindo o espaço com os fãs. Depois do momento, Alonso explicou o que se passou em sua cabeça.

“Pensei em descer do carro e jogar minhas luvas, mas vi que era longe demais. Então, pensei em me aproximar, e, quando fui lá, pensei que ficaria a tarde inteira, porque seria difícil de sair. Mas foi legal – tenho muito suporte da torcida sempre por aqui, então quis retribuir”, comentou Alonso, em entrevista à emissora de TV inglesa Sky Sports.

No entanto, Alonso não deixou de expressar sua insatisfação com a má fase. “É um problema da equipe. Os pilotos tentam andar o mais rápido possível, eu e Stoffel [Vandoorne] tentamos fazer nosso melhor, então é um problema da equipe. Jenson [Button] largou em último em Mônaco [após uma punição por problemas no motor], eu perdi os pontos aqui e provavelmente vamos largar em último em Baku. Então, é um período difícil”, completou.

Com o resultado, a McLaren permanece como a única equipe que ainda não pontuou em 2017.

https://br.motorsport.com/f1/news/alons ... da-917534/
Digo mais, vem uma McLaren-Mercedes aí. Eu sinto e existem evidências de algo nesse sentido. Talvez que implica na Mclaren voltar a ser a parceira oficial da Mercedes.

Já rolam boatos do novo motor estreia em 2021 com a proposta de ser um V6, bi-turbo e com sistema de recuperação de energia nas rodas. A vantagem e que deve praticamente o mesmo bloco atual e o desenvolvimento focado na parte hibrida.




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#3724 Mensagem por P44 » Seg Jun 12, 2017 8:54 am

A honda que encha a cara de mrd e DESAPAREÇA da F1, só dá vergonha!!!!!!

Tensions between McLaren and Honda continue to grow after racing director Eric Boullier labelled the Japanese manufacturer's engine failure in Canada as "simply, and absolutely, not good enough".

McLaren was within three laps of its first point of 2017 when Fernando Alonso experienced the familiar feeling of his Honda engine losing oil pressure behind him and retired from tenth position. For the third year running, McLaren has been plagued by Honda reliability issues, but this is the first time it has gone seven races without scoring a point.

The failure came off the back of a weekend of speculation about the future of the partnership, with McLaren's executive director warning that a split could be on the cards in 2018.

And in the team's post-race press release, Boullier made no attempt to sugar-coat the situation.

"For the first time this season, running in 10th place within spitting distance of the flag, we dared to hope," Boullier said.

"OK, what we were daring to hope for were hardly rich pickings: a solitary world championship point for Fernando, who had driven superbly all afternoon, as he's driven superbly every race-day afternoon for the past two-and-a-half years. But, after so much toil and heartache, even that single point would have felt like a victory.

"And then came yet another gut-wrenching failure.

"It's difficult to find the right words to express our disappointment, our frustration and, yes, our sadness. So I'll say only this: it's simply, and absolutely, not good enough."

The loss of oil pressure was caused by a mechanical failure, but Honda said it could not pinpoint a specific reason until it returns the power unit to Japan.

"Today was especially disappointing as Fernando was on course to score our first point of the 2017 season. Of course, it is not our aim to score the occasional point, but it would have at least been a step forward and a reward for all of the team's hard work these past few races.

"Unfortunately, with just a couple of laps remaining, Fernando's PU lost oil pressure due to a mechanical issue. We won't know the exact cause until we get the power unit back to Sakura for a full investigation.

"There is still a gap between us and our competitors, and we must continue to improve our reliability. We cannot stay in our current position and we will maintain our tireless development in order to close the gap."
http://www.espn.co.uk/f1/story/_/id/196 ... ood-enough




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#3725 Mensagem por P44 » Seg Jun 12, 2017 8:56 am

Bourne, tua opinião acerca do duelo Perez/Ocon?

Para mim o Perez foi um idiota, não obedeceu as instruções que diziam para deixar passar o Ocon pois este estava com pneus mais frescos e poderia ter ido buscar o Ricciardo (quiçá um podim?), e graças á sua teimosia prejudicou a equipa pois foram os 2 ultrapassados pelo Vettel.




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#3726 Mensagem por P44 » Seg Jun 12, 2017 8:57 am

Grande largada do Verstappen. O ÚNICO piloto que dá gozo ver pilotar.




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#3727 Mensagem por P44 » Seg Jun 12, 2017 9:10 am

Engine problem, what else?




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#3728 Mensagem por P44 » Ter Jun 13, 2017 11:09 am

McLaren to ditch hapless Honda engines and switch to Mercedes next season in bid to keep Fernando Alonso

Mclaren are edging towards a deal with Lewis Hamilton's Mercedes team to supply their engines next season - a partnership they hope will keep Fernando Alonso at Britain's foremost Formula One team.

Sportsmail understands McLaren will drop their current engine partners, Honda, after patience with the Japanese manufacturers' uncompetitive and unreliable engines finally ran out - a separation that will cost McLaren £78million.

McLaren's long-standing shareholder Mansour Ojjeh talked at length in the paddock in Montreal ahead of Sunday's Canadian Grand Prix to Mercedes' F1 chairman Niki Lauda and team principal Toto Wolff about the new arrangement.

Those close to the expected deal say there are obstacles to overcome - such as Mercedes' wisdom in supplying their market-leading engines, which took Hamilton and Nico Rosberg to three successive world titles, to a potential championship rival - but that they are 'far from insurmountable'.

Although Eric Boullier, McLaren's racing director, told Sportsmail that he did not expect the deal to be concluded before the next race in Baku, Azerbaijan, a week on Sunday.
McLaren privately believe their objective will be delivered on.


Read more: http://www.dailymail.co.uk/sport/formul ... z4jtKlSm7f




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#3729 Mensagem por akivrx78 » Ter Jun 13, 2017 12:25 pm

Cansada, McLaren deve romper com Honda e fechar com Mercedes, diz jornal

McLaren/Honda compete desde 2015, mas resultados são decepcionantes
Do UOL, em São Paulo

13/06/2017 07h47

A McLaren está próxima de romper acordo com a fornecedora de motores Honda. Segundo o jornal "Daily Mail", a escuderia está em negociação avançada com a Mercedes para firmar parceria na próxima temporada.

A Mercedes fornece motores para outras equipes da Fórmula 1. Além do time próprio, a escuderia alemã cede seus motores para a Williams e Force India.

McLaren e Honda voltaram a competir juntos em 2015. A expectativa era reviver a parceria de sucesso dos anos 80. No entanto, os resultados da McLaren/Honda de 2015 para cá foram decepcionantes.

O acordo entre a escuderia inglesa com a fornecedora de motores japonesa tem validade até 2024. Para largar a Honda durante o contrato, a McLaren terá de pagar indenização de 78 milhões de libras (R$ 327 milhões na cotação atual).

O rompimento também traria algumas indefinições. A Honda contribui anualmente com 80 milhões de libras (R$ 335 milhões) para ajuda no pagamento do salário de Alonso e pagamento de pesquisas de desenvolvimento do carro da McLaren.

Estrela da escuderia, Fernando Alonso já adiantou que buscará um novo time caso a McLaren não apresente uma proposta séria de evolução. Desiludido com o time já no começo da atual temporada, Alonso abriu mão de disputar o GP de Mônaco para competir as 500 Milhas de Indianápolis.

segunda-feira, 12 de junho de 2017 - 20h10
McLaren deve deixar Honda e utilizar motores Mercedes em 2018

A McLaren está avançada nas negociações com a equipe Mercedes para fornecer seus motores na próxima temporada. Com essa nova parceria a McLaren espera manter Fernando Alonso em seu esquadrão para a temporada de 2018 da F1.

A informação do britânico “Daily Mail” diz que a McLaren irá deixar seu atual fornecedor de motor, a Honda, depois de perder a paciência com a japonesa que não conseguiu entregar um motor competitivo para esta temporada. A “separação” custará aproximadamente 78 milhões de Euros para a McLaren.

O antigo acionista da McLaren, Mansour Ojjeh, falou longamente no paddock, em Montreal, antes do GP do Canadá do domingo, com o presidente da Mercedes, Niki Lauda, e o chefe da equipe, Toto Wolff, sobre o novo acordo.

Os envolvidos no esperado acordo dizem que ainda existem obstáculos à serem superados, mas que estes questionamentos estão longe de serem insuperáveis.

Eric Boullier, diretor da McLaren, disse ao ‘Sportsmail’ que ele não acreditava que o acordo fosse concluído. Mas a McLaren acredita em particular que as negociações serão positivas.

A notícia oficial do acordo é esperada para antes das férias de agosto, embora os motores fossem fornecidos apenas para a temporada do ano que vem.

A frustração da McLaren com a Honda chegou ao limite com a falha do motor de Alonso enquanto ele estava em uma boa posição durante a corrida em Montreal.

A equipe é a última no Campeonato de Construtores com “zero” pontos. Dez motores já “se foram” durante esta temporada. Boullier falou sobre a última quebra de Alonso: “É difícil encontrar as palavras certas para expressar nossa decepção, nossa frustração e, sim, nossa tristeza. Então vou dizer apenas isso: não está sendo bom o suficiente.”

A necessidade de encontrar uma solução rápida se dá porque o contrato de Alonso vencerá no final desta temporada. O espanhol já disse que anunciará seus planos para o futuro após as férias de agosto, e a perspectiva de um carro competitivo é o fator-chave em sua decisão. A Mercedes ofereceria isso. No entanto, a saída da Honda desfalcaria a McLaren em quase 80 milhões de Euros.

Com Alonso atualmente recebendo 25 milhões de Euros por ano, deixaria um enorme buraco financeiro na equipe. Ele poderia aceitar menos dinheiro ou Ojjeh pode financiar as demandas do bi-campeão do mundo de seu próprio bolso. O custo de locação dos motores seria cerca de 10,6 milhões de libras esterlinas.

Ojjeh voltou a comandar a McLaren depois de Ron Dennis deixou o cargo de diretor executivo no ano passado. Ele quer recuperar o brio da equipe detentora de oito Campeonato de Construtores e 12 títulos por piloto.

Dennis argumentou que a McLaren precisava de seus próprios fornecedores de motor para serem campeões mundiais novamente, em vez de ser apenas uma equipe de trabalho. Zak Brown, novo diretor executivo, disse na semana passada que não concorda com os mecanismos de locação e que isso traria uma desvantagem competitiva levando em consideração as equipes que já recebem o motor Mercedes, Williams e Force India que sempre recebem suas atualizações depois da equipe de fábrica da Mercedes.

A Mercedes não quis comentar qualquer envolvimento futuro com a McLaren.




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#3730 Mensagem por Bourne » Ter Jun 13, 2017 2:37 pm

Cuidado com as tais multas.

Primeiro, os dois podem querem o rompimento e fazer de comum acordo. O acordo Sauber-Honda pode ser muito mais profundo do que parece. Como também, a relação McLaren-Mercedes. Ambas podem ser equipes oficiais das respectivas marcas. Aí junta com os boatos do Jordan que a equipe mercedes de F1 seria desativada e a estrutura vendida. Enquanto a Mercedes permaneceria na categoria como fornecedora de motores com um ou dois parceiros fortes.

Segundo, dizem que a McLaren e Honda tem clausulas de desempenho. Tinha uma meta de resultados para atingir em três. Se não atingisse, o contrato poderia ser rompido sem ônus por ambas as partes. No momento, talvez seja um sentimento comum de ambas as partes.

Ainda tem o terceiro que não importa se a Honda coloca 90 milhões de dólares na Mclaren. Já que um terço vai para pagar salário do Alonso e os outros 60 milhões não compensam a perda de patrocínio, premiação e imagem que dificulta novos negócios. A ideia de trazer a Honda foi do Ron Dennis que achava que não ganharia campeonato com motor cliente. Pode ser verdade. Mas a diretoria atual com Zak Brown e o Ojjeh que mandam na equipe não pensam assim. Eles veem a Mercedes como forma de voltar ganhar corrida e brigar por campeonato.

Então, investir na compra do motor Mercedes (se é que compram ou ganham super desconto), preparar a equipe para disputar o p3 ou p4 no campeonato, alguns podiums e talvez vitória pode mais que compensar a perda do dinheiro da Honda. Já que recuperam os recursos e imagem para 2019.




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#3731 Mensagem por P44 » Qui Jun 15, 2017 9:02 am

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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#3732 Mensagem por P44 » Qui Jun 15, 2017 12:11 pm


«Hamilton é duro, Senna era implacável»

14 Junho, 2017

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Lewis Hamilton e Ayton Senna têm semelhanças, mas também têm características que os separam. Os tempos são diferentes, a velocidade é a mesma. Mas agora há penalizações. Antes, era preciso ir para dentro de pista mostrar impor o estatuto.

Quem fala do que sabe é Paddy Lowe, o diretor da Williams, que trabalhou com ambos e sabe o que distingue Hamilton de Senna e o que os une. Neste fim de semana, os dois passaram a partilhar o segundo melhor registo de sempre de pole-positions: 65. No plano da rapidez em pista, Lowe também não vê diferenças e acha que o piloto da Mercedes pode igualar o brasileiro nesse aspeto: «Sem dúvida.»

«São aqueles excelentes pilotos que conseguem fazer uma volta extraordinária. E acho que se viu isso com o Lewis na pole de sábado. Provavelmente, nas estimativas e simulações da Mercedes, aquele tempo não estava no carro. Eles não tinham isso nos gráficos. Mas depois vê-se que o Lewis foi lá e realmente cavou mais fundo», descreveu Lowe.

Adversário de Hamilton e tendo trabalhado com ele na Mercedes, adversário de Senna e tendo trabalhado com ele na McLaren, o engenheiro britânico conta o que une o tricampeão inglês ao tricampeão brasileiro: «Esses pilotos não podem fazer isso todos os sábados, mas, de vez em quando, vão para a pista e fazem uma coisa realmente extraordinária que nos perguntamos de onde é que isto apareceu? O Lewis é seguramente um tipo que faz isso e o Ayrton foi seguramente outro.»

Ainda assim, Lowe acredita que «eles são personagens bastante diferentes. «As pessoas criticam o Lewis por várias coisas, mas, na verdade, acima de tudo, ele é um verdadeiro cavalheiro e um piloto muito justo. Duro, mas justo», assumiu o responsável da Williams.

Não é que Lowe esteja a tratar Senna como injusto. Os tempos é que eram diferentes e a justiça funcionava mais pelas próprias mãos. «Ele era implacável. Ele tinha táticas diversas para intimidar os adversários. Esse era o nome do jogo naquela época», disse o britânico citado pelo «Motorsport.com».

Lowe contou que recentemente em conversa com Riccardo Patrese e lembraram de como naqueles tempos «não se era punido por bloquear na qualificação». Então, o que havia a fazer era «intimidar». «Assim, o tipo não te prejudicava outra vez», explicou: «Naquela época era assim. Agora, pode-se confiar na polícia para passar uma multa ao tipo. É um mundo muito diferente e Ayrton jogou como tinha de jogar.»

http://www.autoportal.iol.pt/desporto/f ... mplacavel/




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#3733 Mensagem por P44 » Qui Jun 15, 2017 5:06 pm

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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#3734 Mensagem por P44 » Qui Jun 15, 2017 5:09 pm

Honda Out At McLaren

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To say McLaren's return partnership with Honda has been an apocalyptic failure would not only be accurate it might even be an understatement. Usually, motorsport engines suffer from one of two problems, lack of power or lack of reliability. Honda managed the exacta of terrible, providing McLaren with underpowered unreliable engines. After yet another failure in Canada, this time while in the 10th and final points paying position it would appear McLaren has finally had it with Honda and thier awful power units.

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Alonso was sitting 10th, poised to score McLaren's first point of the season. Then rather predictably his Honda power unit let go with 2 laps to go.

McLaren CEO Zak Brown explained the McLaren's understandable frustration to www.Motorsport.com. "Fernando did a world champion job again, and the engine let him down again. It’s a bit of the same old story, which is something that needs to get fixed one way or another. Because we can’t keep doing this. I think he was clearly going to get our first – not even points – but point. It was good to see Stoffel make it to the finish. But I’m just speechless. You feel like you’re finally going to get your first point of the year, and a couple of laps from the end, it goes. Just really poor power, and really poor reliability."

Those are the words of a man who has reached a breaking point. A point where he can no longer accept the position Honda has put one of the great teams in Formula 1 history. Reports from the Daily Mail say that McLaren shareholder Mansour Ojjeh was overheard speaking to Mercedes team chairman Niki Lauda and Mercedes team principal Toto Wolff at last weekend’s Canadian Grand Prix about a possible partnership with Mercedes. Rumors of McLaren's return to Mercedes power have been floating around for weeks but it now appears that we are nearing an official announcement. An announcement that could come as early as August during Formula 1's summer break.

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Zak Brown and McLaren have had it with Honda. Honda's failure to provide competitive power units has resulted in McLaren ditching the Japanese marque in favor of Mercedes power.

Zak Brown's successor, Ron Dennis, struck the deal where Honda paid McLaren $100 million/year to run their engines. Dennis believed that to compete with the big boys McLaren needed to be a factory supported team, a belief not shared by current McLaren leadership. Honda is paying McLaren $100 million/year as part of the agreement. McLaren is going to walk away from that deal however they have been so monumentally noncompetitive that McLaren is losing more than that right now.

Brown told www.Crash.net, "I think it just becomes a business decision. As nice as the Honda contract is and I’m sure there’s lots of teams here that would love to have the contractual relationship, at the end of the day you start losing a lot of money in prize money which is all easily documented. We lost sponsor partners to other teams. "

Being a customer team vs a factory team does carry its own challenges. For starters, the customer teams do not get power unit updates as quickly as the factory team. However, Mercedes power comes with proven performance and reliability, two things McLaren has lacked. Even if it isn't the up to the second version of the power unit it is still an upgrade from the shockingly awful Honda units.

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McLaren has used Merc power before, with big success in the past. Here's hoping the new deal results in a return to form for McLaren.

According to reports the cost to McLaren for Mercedes power? $13.5 million. I'd say that's a bargain when the return is actually finishing a race and finishing with some level of competitiveness.

What does this all mean going forward? Is this a possible last ditch effort to convince Fernando Alonso to stay? Given a good power unit is the McLaren chassis competitive enough to compete at the sharp end of the grid? All burning questions that we will likely have to wait until August to find out. As for right now, it is fantastic news to see McLaren making strides back to where they should be. Not saying they're going to jump up into a title fight next season but they won't be a joke either.

https://drivetribe.com/p/U6GY4T0YRvi5tV ... mwxOcqLDzQ




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#3735 Mensagem por Bourne » Sex Jun 16, 2017 7:52 am

Acho que a Honda via acertar a mão só no motor de 2021. Dos atuais não tem mais jeito. Não tem como reconstruir o projeto ou se melhorar o atual. Aliás, a definição da especificação técnica é para sair esse ano ou no máximo ano que vem. Aí são mais dois anos de desenvolvimento para por para rodar.

A diferença básica do novo motor é que é bem mais simples: V6 1.6 bi-turbo com sistema híbrido com recuperação de energia nas rodas. Pode ser um V8 2.4 bi-turbo ou 6 cilindros em linha. Não importa. O que interessa é que será simples e terá sistema híbrido. O motor em si qualquer um faz porque é simples. Não tem nada de outro mundo, assim como as montadoras querem. Já que nenhuma delas vai gastar muito dinheiro com projeto de motor novo para carro de rua ou competição. Essa tecnologia está com dias contados. Vão desenvolver o que tem e acabou.

Podem ver que os problemas que a Renault teve e a Honda tem é no MGU-H que é maior problema de desenvolvimento. O motivo é que o motor é feito em cima dele. Se der problema ou errar o projeto, o motor não tem potência, bebe mais e aumenta a probabilidade de quebra. E a saída acaba sendo redesenhar o motor. Isso que espanta outras montadoras ou possíveis fabricantes que são custo e risco elevado, pouca utilidade para carro de rua. Corta essa parte, qualquer um faz e vira projeto conhecido.

No entanto, a parte hibrida com recuperação de energia e as baterias, é a linha de frente do desenvolvimento de tecnologia atual. Algo que está em qualquer carro elétrico ou hibrido. Mais ainda, não fico surpreso se liberam o sistema de recuperação de energia para quatro rodas, elevarem a possibilidade de uso de energia recuperada, deixar o caminho aberto para tração integral e propulsão elétrica nas rodas dianteiras.

Dizem que a Redbull e outros querem patronizar turbo e parte hibrida. Isso não tem sentido. Por que o grande desenvolvimento é lá. Talvez, na real, seja o caminho contrário de liberar essas partes e abrir para terceiros introduzirem seus sistemas híbridos. Àquele que tiver o melhor sistema vai ter uma grande vantagem em termos combustível e potência.
F1 – As mazelas do motor Honda

A pedidos, vamos procurar elencar as razões da situação bizarra que a unidade de potência da Honda se encontra no momento – sem previsão imediata de soluções.

Ninguém sabe todos os problemas que afligem a unidade de potência da Honda na Formula 1, nem a própria Honda… O que se sabe é que o motor a combustão gera pouca potência e muita vibração, que aliás é típica de motores V6, mas não na intensidade desse motor. A vibração é tanta que atinge componentes elétricos do carro que simplesmente se rompem ou param de funcionar de uma hora para outra.

Um motor de combustão interna na configuração 6 cilindros em linha – como os da BMW – gera pouquíssima vibração, é mais fácil extrair potência e mais barato em termos de fabricação e manutenção. Mas a F1 escolheu o V6 e não o 6 em linha.

O V6 Honda F1 é um motor que gasta muito mais combustível que os da concorrência, o MGU-H só dura 2 corridas e então quebra, enquanto o ES consegue armazenar pouca energia vinda do MGU-K e MGU-H, por isso em retas longas a energia acumulada acaba antes da reta. O turbocompressor também é extremamente frágil e quebra toda hora. Alonso e Vandoorne já estão no quinto turbo e no quinto MGU-H.

A unidade de potência de um Formula 1 tem 6 componentes que precisam trabalhar no limite e em harmonia para que a potência e a confiabilidade sejam boas. E é essa harmonia entre os 6 componentes que parece ser o segredo da complexidade desse motor único no mundo, que a Honda ainda não encontrou e parece ainda estar longe de encontrar. Nem os testes de bancada que a Honda faz conseguem ser replicados em pista, o que prova como os japoneses estão perdidos.

Os seis componentes são o motor de combustão interna (ICE), o motor gerador de energia cinética (MGU-K), a unidade geradora de calor (MGU-H), o acumulador de energia (ES), o turbocompressor (TC) e o controle eletrônico (CE).

Quando comparado a uma unidade de potência dos F1 atuais, um carro de rua comum só tem 1 componente, que é o motor de combustão interna. Um carro mais avançado atualmente tem o turbocompressor também, o que o deixa com 2 componentes. Um carro de rua mais avançado ainda tem também uma espécie de MGU-K, que é um gerador de energia cinética, que geralmente trabalha acumulando a energia cinética gerada pelas freadas, que vai para uma ou mais baterias e ajuda o motor de combustão interna ficar mais econômico e/ou mais potente, dependendo do caso. Esse tipo de carro também precisa de uma central eletrônica mais sofisticada, para saber quando “soltar” a energia cinética acumulada.

Quando a Honda começou sua parceria com a McLaren em 2015 os japoneses tentaram criar o conceito de tamanho zero. Em teoria parecia uma boa estratégia, pois criava espaço para o fabricante do chassi fazer ganhos aerodinâmicos sobre os concorrentes. Chegou até a ser considerada uma estratégia de desenho revolucionária.

No entanto, isso trouxe várias desvantagens. O motor de combustão interna e o turbo menor do “tamanho zero” não eram capazes de criar os níveis de aumento necessários para queimar eficientemente a gasolina usada, portanto, o MGU-H ligado ao turbo não conseguia criar energia suficiente sequer para girar a turbina em baixas rotações e acabar com o turbo-lag (atraso na entrada do turbo). E como existia o sistema de tokens (fichas) a Honda ficou presa nesse conceito furado até 2016.

Mas em 2017 com a abolição do sistema de tokens, a Honda parece ter desistido da idéia de que podia vencer a Mercedes e a Ferrari com base nos diferentes princípios de desenho do motor, abandonou o “tamanho zero” e basicamente executa a mesma configuração do motor que seus concorrentes.

O problema é que o tal conceito de “tamanho zero” atrasou demais a Honda. Enquanto Mercedes, Ferrari e Renault vem melhorando seus motores desde 2014 – a Renault inclusive com a ajuda da Ilmor depois de forte insistência da Red Bull -, a Honda praticamente começou de novo em 2017. Os V6 atuais estão desenvolvendo mais potência do que os V8 antigos e ainda usando bem menos combustível, o que é uma conquista extraordinária. A eficiência térmica está avançando a um ritmo constante, mas a Honda está atrasada em tudo.

Para se ter uma ideia, hoje fala-se que o MGU-H da Honda quebra por excesso de calor do turbo, que por sua vez quebra devido a superaquecimento!

O regulamento diz que cada piloto pode usar apenas quatro dos seis componentes da unidade de potência durante uma temporada. Mas Alonso já usou 3 motores de combustão interna, 5 turbos, 5 MGU-H, 3 MGU-K, 3 ES e 3 CE. Vandoorne já usou 2 motores de combustão interna, 5 turbos, 5 MGU-H, 3 MGU-K, 5 ES e 5 CE.

http://www.autoracing.com.br/f1-as-maze ... tor-honda/




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