A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#31 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Nov 18, 2005 8:40 am

Eu tenho a opinião de que estas coisas devem ser analizadas friamente e sem arrebates patrióticos.

Acho o S. Paulo uma plataforma importante, mas velha e sem potencialidades de dar ao Brasil aquilo que porventura se espera dele.

E em remso de milagres, dedicação coragem, isso é também patente na Marinha de Portugal, que faz milagres para conseguir manter opreacionais navios dos anos 60, como os submarinhõs Daphné, as corvetas BdA e JC, ou as fragatas João Belo.

O que se deve ter em conta é se o Estado e o Governo, que é quem dá as verbas, quer ter um país com capacidade de Defesa credível e que as FA's tenham capacidades e condições para que de forma digna possam cumprir as missões para que foram concebidas e aparelhadas e que se espera que possam honrar a razão da sua existência.




Imagem
Luiz Padilha

#32 Mensagem por Luiz Padilha » Sex Nov 18, 2005 9:41 pm

Os amigos me permitem um aparte?

Independente do PRM da MB, eu gostaria de colocar o seguinte:

A MB não possuia a autorização para utilizar asa-fixa e isso era uma coisa que ela queria muito. Por que? por que para um pais do nosso tamanho um Nae se faz necessário, basta pensar grande.

Para conseguir e fazer acontecer, ela teve que, do nada se virar para comprar um Nae, pois ela só pode usar os aviões embarcados, e comprar tb os aviões.

São os melhores? Claro que não. Os amigos não acham que os oficiais da MB são "tolos" ou "cegos" e não sabem o que tem na mão e do que precisam? Claro que sabem.

O que se precisa então para termos algo melhor? Dinheiro/Money!

Aonde ele está? Ele está com o governo federal que diz que libera mas na realidade só finge que libera. Vocês não sabem, mas até o dinheiro que a MB tem direito a receber pela taxa que a marinha Mercante paga sobre a utilização dos Faróis, o Gov. Federal embolsa. E olhem, que não é pouca grana não, muito pelo contrario.

O São Paulo após essa parada, que estava programada, diga-se de passagem, voltará a ativa bem mais capaz, apesar dos armamentos só serem instalados em 2007/8. Por que tão longe? Por que somos um país que gasta mal o seu dinheiro e a Mb sofre com a falta dele. Alias, dinheiro não é e nunca foi problema. A falta dele sim!

Um Nae de 35 mil ton bebe e bebe bem. Ele como todos os outros navios que deslocam mais de 35 mil ton bebem bastante. Isso não é uma caracteristica só dele, de outros tb.

A MB esta tentando do seu jeito( sem $$$$ ) aprender o que a US Navy ja sabe e a Marinha Francesa tb, só que isso, ninguém ensina. Custa caro aprender e é esse o objetivo da MB. Aprender para ser auto suficiente no quesito Nae/Aeronaves.

A MB em especial a Força Aeronaval, possui muitos estudos sobre o que será melhor para ela em termos de nova aeronave, seja para ataque, seja para AEW. Acreditem, se nada foi feito ainda é por que existem (mil/1000) fatores extra-campo que não são do nosso conhecimento e que por isso não entendemos o por que da demora em se atingir niveis mais altos de operação e de equipamentos.

Eu e o Vinicius quando de nossas visitas vemos in-loco o que acontece, ouvimos as razões do por que as coisas ainda não aconteceram.

Por isso, apesar de ler aqui que é "só" aumentar a potência das catapultas para 22 ton e outras coisas mais, gostaria de lhes pedir um pouco de paciência, por que nem tudo que parece ser simples, é!
E ai é que entram em campo uma tal de Dificuldade Operacional.
O que é isso? Simples!
Vc quer catapultas mais fortes? Pague! Mas funcionará? Não sabemos , mas com vc pagando , desenvolveremos um novo sistema fantástico que fará com que vc lance até 30.000 ton. Apenas isso nunca foi feito partindo das nossas boas e velhas catapultas. E não temos certeza se, depois de gastar zilhões, elas funcionarão. mas tudo bem, o dinheiro é do contribuinte mesmo, né? ERRADO! E a MB sabe disso!

Para vocês terem uma idéia, para se trocar a planta de catapultas e aparelho de parada, afinal eles são interligados, custa o equivalente a 50% do preço do navio. Ora, se é para trocar, então é melhor comprar ou construir um novo. BINGO!!!!!!

Podem apostar que o A-13 vem ai!

É por isso que as vezes antes de falarmos que isso é melhor do que aquilo, precisamos conhecer todos e eu disse, todos os fatores.
Eu não sei nem 10% do que se precisa, apenas dou aqui a minha opinião de que não podemos ficar pensando nisso ou naquilo fora do que a MB pensa. Não vai acontecer e pronto!.

Precisamos pedir ou exigir ou mandar este presidente que não suporta militares, liberar as verbas contigenciadas da MB e ai sim, ela poderá construir seus subs, seus LPD's, seu novo Nae, sua nova fragata Stealth, ufa!!!!, são aproximadamente R$ 8 bilhões retidos e que claro, eu não tenho a menor ilusão de que serão liberados.
Mas, se fossem, a nossa marinha seria o que todos nós desejamos.
É isso. Eu penso assim e apenas queria que os amigos soubessem disso.
Abraços,
Padilha




Avatar do usuário
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1842
Registrado em: Qui Out 06, 2005 12:40 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

#33 Mensagem por Luiz Bastos » Sáb Nov 19, 2005 12:45 am

Grande >P

Magoei com o esporro que você, humildemente, catedraticamente e inteligentemente nos deu. Aceito mas gostaria de informar ao amigo que depois da sua mensagem ficarei mais tranquilo pois posso ter certeza que o A13 vai sair, e espero que com os aviões russos que o Pt tanto despreza. Você bem que poderia dar algumas especificações dele pra gente ou dizer onde tem algo escrito. Com relação à grana foi uma excelente noticia e assim, já sei em quem não vou votar na próxima eleição.
O amigo, entretanto, não faz referencia ao sub nuclear. há algum motivo para isso?
No aguardo de um pronto pronunciamento,
Seu mais devotado amigo e quiçá auxiliar fotografo de Tikuna
Luiz :D




Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#34 Mensagem por Einsamkeit » Sáb Nov 19, 2005 12:48 am

O SNB so vai sair com o A-13, depois de 2020, e ate la devemos aperfeiçoar e desenvolver as tecnologias necessarias, e ate 2020 teremos muitos Super Hornet disponiveis com a entrada do F-35, talvez ate uma remota versao do Pak naval.




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#35 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Nov 19, 2005 2:02 am

Padilha foi categórico. Resumiu em uma mensagem o que eu venho tentando dizer há várias. :oops:

Mas, enfim, a realidade é essa. É o PRM (com sorte) e ponto final. Se as verbas não fossem criminosamente retidas, sem dúvida teríamos uma baita Marinha.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Luiz Padilha

#36 Mensagem por Luiz Padilha » Sáb Nov 19, 2005 8:52 am

Luiz Bastos escreveu:Grande >P

Magoei com o esporro que você, humildemente, catedraticamente e inteligentemente nos deu. Aceito mas gostaria de informar ao amigo que depois da sua mensagem ficarei mais tranquilo pois posso ter certeza que o A13 vai sair, e espero que com os aviões russos que o Pt tanto despreza. Você bem que poderia dar algumas especificações dele pra gente ou dizer onde tem algo escrito. Com relação à grana foi uma excelente noticia e assim, já sei em quem não vou votar na próxima eleição.
O amigo, entretanto, não faz referencia ao sub nuclear. há algum motivo para isso?
No aguardo de um pronto pronunciamento,
Seu mais devotado amigo e quiçá auxiliar fotografo de Tikuna
Luiz :D


O Luiz,

Desculpe se fiz parecer que estava dando "bronca" ou algo parecido. Não foi essa a minha intenção.
Quanto ao sub nuclear nada disse por que ele esta inserido no PRM e sobre ele pouco se sabe, afinal, cadê a grana?

Acho muito legal discutirmos o que seria bom para a MB. Porém, após estar com eles e ver e ouvir a realidade das coisas, você acaba vendo por outro lado as coisas.

O que não gosto é quando leio as pessoas falarem de um jeito como se a "CULPA" fosse da MB.

Alguém aqui no forum tem a fórmula mágica de fazer o dinheiroi aparecer? Se tiver manda para a MB, ela está doidinha e seus oficiais mais ainda para comandarem uns AB, disparar uns Tomahawk e por ai vai. Só que, a prioridade do governo não é essa.

Apesar de não ser assunto para este tópico, apenas um exemplo:

Ontem vi o problema da seca na Amazônia. Engraçado como nestas horas em que o bicho pega, o EB, a MB e a FAB é quem aparece para prestar socorro. Então pq não temos lá o Mi-26? Precisamos de um senhor helicóptero para lá. O Blackhawk é importante? Sim, mas os outros modelos tb. Acontece que na hora de compra é assim: Ou compra esse ou nenhum. E ponto final, pq tem muito lobby envolvido e grana rolando lá em cima em BSB e lá como sabemos tudo acaba em pizza.
Estou certo? Espero que não. Tem a ponte na estrada BR 101 tb que eu passei nela há 2 dias atras e o EB montou numa veloc impressionante, mostrando todo o seu preparo. Deu m....., chama as FFAA's que elas resolvem. Mas na hora de equipá-las....................., vocês já sabem como é!
[]'s
Padilha

PS: Pau da vida com a falta de recursos e não com a inteligência das FFAA's.




Avatar do usuário
pt
Sênior
Sênior
Mensagens: 3131
Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
Localização: Setubal - Portugal
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

#37 Mensagem por pt » Sáb Nov 19, 2005 8:26 pm

Luiz Bastos escreveu: e espero que com os aviões russos que o Pt tanto despreza
Caro Luiz Bastos, eu não desprezo nem deixo de desprezzar nada, mais uma vez afirmo: Eu apenas faço uma análise tão racional quanto é possível.

Eu não sou contra aviões russos, chineses, marcianos ou franceses, o que eu afirmo é que dizer que se podem colocar SU-33 a bordo de um porta-aviões como o São Paulo, é algo deslocado da realidade, por todas as razões e mais algumas, aliás no sentido do que referiu o Luis Padilha.

Cumprimentos




Avatar do usuário
A-29
Sênior
Sênior
Mensagens: 1868
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm

#38 Mensagem por A-29 » Sáb Nov 19, 2005 9:32 pm

Eu sempre achei a MB a mais profissional dentre as forças armadas brasileiras e respeito muito o belo trabalho que ela faz. Mas isso não me impede de questionar um ou outro posicionamento que ela possua. Afinal de contas, não é porque o comando da MB trabalha com a melhor boa vontade do mundo que ele vai ser o dono da verdade, não é mesmo :wink:

Não consigo encontrar fase na história recente da MB em que ela não tenha enfrentado problemas com recursos financeiros, mesmo durante o governo militar. Afinal de contas, tanto o projeto fragata como o corveta previam a construção de dezanas de unidades, e poucas foram concluídas. A falta de recursos não é novidade, tanto que a MB sempre soube se virar bem com o pouco que tinha.

O fato em que temos centrado nossas críticas é que atualmente a MB gasta uma boa parcela de seus poucos recursos em um belo navio, mas que ainda não foi capaz de mostrar sua efetividade. Eu sinceramente adoraria ver o São Paulo bem armado, com aeronaves modernas e quiçá com o Siconta MKIII. Mas o fato é que desde quando ele foi adquirido o máximo que se conseguiu foi operá-lo com apenas 5 AF-1. E mesmo quando o Presidente da República visita o navio (lembrando que alí ele não era o Lula, mas o comandante supremo das forças armadas) apenas 2 AF-1 estão embarcados e somente um deles em condições de operar.

Daí vem a pergunta, mesmo com todo o empenho da MB, será que o São Paulo tem se demonstrado um vetor efetivo de defesa da soberania nacional? Desde que o adotamos perdemos 4 escoltas. Será que pelo mesmo dinheiro e empenho gastos nele não seria possível operar outros navios com um resultado mais positivo para a segurança nacional? Será que realmente teremos verbas para adquiri e operar um eventual A-13 configurado com catapultas como se pretende hoje?

Se eu vislumbrasse a possibilidade no médio prazo de um substancial aumento de verbas para defesa no Brasil, sem dúvida defenderia a manutenção do São Paulo e modernização de seus vetores, pois isso não significaria um prejuízo à operacionalidade do restante da esquadra. Mas como não parece ser esse o caso...

Em suma, admiro e respeito o trabalho da MB, que com seu suor é um verdadeiro exemplo a todos os brasileiros. Admiração essa que só tem crecido com as reportagens que o Padilha e outros têm produzido com grande competência. Mas isso não me impede de questionar de maneira saudável uma ou outra opção estratégica que ela faça. Reconheço que não sou o dono da verdade, mas há também de se reconhecer que a MB também não o é. :D




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

A12

#39 Mensagem por juarez castro » Sáb Nov 19, 2005 10:35 pm

100% A 29! Falou tudo.
Grande abraço




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#40 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Nov 19, 2005 11:12 pm

Concordo 100% com o A-29!


É exatamente esse o caso: nas condições atuais, que me parecem longe de mudar, o A-12 tornou-se o "Belo Antônio"!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Luiz Padilha

#41 Mensagem por Luiz Padilha » Sáb Nov 19, 2005 11:56 pm

Prezado A-29.

Foi como eu disse. Não sou o dono da verdade e nem a Mb é.
Apenas imagine por favor, e sem emoção, usando apenas a razão, que o SP é necessário e ele tem o seu custo.
Vc me perguntaria:Qual a razão?
Eu respondo: Se a Mb não efetivasse a decisão do FHC naquele momento, a autorização não sairia e a MB buscava isso há tempos. Então, veja bem, ela se lançou numa empreitada e agora que tem os meios na mão, precisa torna-los eficazes. Acontece, que nada acontece de uma hora para outra. E pior ainda quando não se tem dinheiro.

Afirmar que a MB "perdeu" 4 escoltas por causa do SP é uma afirmação sem fundamento e principalmente, sem conhecimento de causa.

Os Ct's sempre tiveram um problema crônico em suas caldeiras e eram um poço sem fim de gastos financeiros. O Pará está na ativa pq com a retirada dos outros, ele ainda aguentará um tempo, mas não se iluda, por pouco tempo apenas.

A Dods, já foi falado aqui neste fórum mas vou de novo falar a vocês.
Ela tem um custo alto, suas turbinas estavam em estado precário, tornando necessário sua substituição e o custo é para quem não sabe da ordem de 5 milhas de dolar cada uma, então, só neste quesito ja se tem uma idéia das despesas nela. Outro ponto importante é a corrosão.
Para quem não sabe e acredito 99% dos foristas aqui não sabe, a Greenhalgh demorou a retornar de seu PMG por que estava com mais de 50% do seu casco com corrosão, tendo sido trocado mais de 50% para que ela retornasse a ativa. Ora, a MB ja estava no meio do PMG , então optou-se por comclui-lo, mas a Dods estava bem pior do que a Greenhalgh, e somando -se ao fator turbinas e isso sem falar nas outras coisas que aqui não caberiam, ela se tornou inviável.
Portanto, nada tem a ver com o SP a sua retirada de serviço.

Toos queremos o SP 100% operacional e ele estará, basta que aguardem o tempo necessário para que a MB sem grana possa fazê-lo acontecer.

Volto a dizer: A MB nunca mais ficará sem aviação embarcada de asa fixa e isso é fato, ponto final. Concordem ou não, achem certo ou não, ela não abrirá mão de ter e usar seus meios aéreos de asa fixa. Nunca mais.

O que ela precisa é de tempo para se ajustar a nova realidade que ela tem que aprender. E isso, leva tempo, portanto não adianta ficar aqui malhando o SP pq ele , eu diria, é o caminho.
Que caminho? O caminho da evolução. Nós sabiamos lançar Turbo hélices e hj lançamos jato. Isso é pouco? Então pq o comandante da aviação naval da China veio nos visitar? temos algo para ensinar ou mostrar????
Pensem!!!!
Somos parte de um grupo seleto de operadores e se hj o SP esta desarmado, não quer dizer que amanhã estará. Infelizmente as coisas apenas não acontecerão na velocidade que gostariamos.

Vocês sabiam que nós temos uma fabrica de O2 dentro do SP?
Pois é, acho que mais de 90% aqui não sabia.
Mas vcs sabiam que os franceses nos passaram sem os manuais? Tipo, se vira.
Pois é, nós nos viramos e hj produzimos o oxigênio necessário para nossos pilotos, pois não temos aeronaves com OBOGS, porém, temos o SP com a sua fabrica e isso foi um aprendizado a mais que adquirimos, pois como disse, nada nos foi ensinado.

Enfim, eu sou São Paulo desde garotinho, gosto do navio, fui nele varias vezes, estava nele quando aconteceu o acidente e irei se Deus quiser outra vez nele quando ele voltar a ativa para completar a minha materia sobre ele e a aviação naval.

Esqueçam SU33 ou qualquer aeronave russa para a Mb. Isso é ficção!!

Abraços e desculpem se me alonguei. Acho até que falei demais.
[]'s
Padilha




Avatar do usuário
A-29
Sênior
Sênior
Mensagens: 1868
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm

#42 Mensagem por A-29 » Dom Nov 20, 2005 10:22 am

Oi Padilha!

Não falou demais não, ésempre bom ler seus posts!

Acho que entendi o ponto. Ou a MB aceitava o São Paulo ou ficava sem nada. E agora, por já tê-lo, ele será operado até o fim de sua vida útil, que deve ser de pelo menos mais uns 15 anos. Realmente, deve ser difícil para o comando da MB planejar alguma coisa se está sempre na dependência de decisões políticas.

Nesse caso concordo com vc, não adianta malhar o navio, pois ele vai continuar operando e ponto final. É mais útil discutir como modernizar os A-4 e qual sistema de defesa de ponto caberia nele e no orçamento da MB :D

Ah, e eu não lamentei a perda de 3 pará e da Dods. Lamentei a perda de 4 escoltas. Mas no fundo, bem no fundo, estou é me mordendo de inveja dos chilenos que compraram aquelas tetéias britânicas e holandesas 8-]

Só mais uma coisa, sabe se os trabalhos da LMAA nos A-4 já começou para aprontá-los a tempo para o primeiro exercício do São Paulo pós-PMG? Acho que o contrato é para manter 6 em condições de vôo, e não sei se seriam todos embarcados, mas seria lindo ver o convés do nosso nae com meia dúzia de falcões e outros tantos helicópteros operando de dia e à noite. Trate de providenciar fotos assim aqui pra nós na próxima vez em que embarcar no bicho 8-]

Abração Padilha!




Luiz Padilha

#43 Mensagem por Luiz Padilha » Dom Nov 20, 2005 11:00 am

Subirei com o vinicius a nova versãoda nossa revista e a sua duvida será respondida justamente nesta edição.
Aguarde só até amanhã.
[]'s
Padilha




Avatar do usuário
A-29
Sênior
Sênior
Mensagens: 1868
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm

#44 Mensagem por A-29 » Dom Nov 20, 2005 5:22 pm

ôba, mal posso esperar.

Valeu Almirante Padilha :D




rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

Aeronaves futuras do A-12

#45 Mensagem por rcolistete » Dom Nov 20, 2005 6:39 pm

Olá Luiz Padilha e demais,

Você ficou de comentar mais sobre o A-12 São Paulo e suas aeronaves no tal artigo, porém o mesmo foi atrasado pelo acidente no A-12.

Eu queria saber, se você souber e puder comentar, sobre :

- afinal de contas, a catapulta da frente (principal) pode lançar 20 ton. ou somente 15 ton. ?

- possibilidade de S-2T Tracker para o A-12. Ainda se cogita ? Haveria possibilidade de comprar os da Marinha da Argentina ? Ou se cogita também helicópteros AEW (Sea King AEW, Ka-31 AEW, etc) ?

- possibilidade de F-18A Hornets usados para complementar os A-4 Skyhawks no A-12. Isso se cogita ?

- compraram mesmo os casulos de reabastecimento de A-4 para A-4 ?

Abraços,

Roberto Colistete Jr.




Responder