Melhor Tanque da Segunda Guerra

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Qual, na sua opinião, foi o melhor tanque da Segunda Guerra Mundial?

Sherman
3
5%
T-34
30
47%
Panther
9
14%
Tiger
7
11%
King Tiger
15
23%
 
Total de votos: 64

Mensagem
Autor
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

Melhor Tanque da Segunda Guerra

#1 Mensagem por César » Sex Nov 11, 2005 3:51 pm

Olá amigos,

Observando um debate em um tópico vizinho sobre qual seria o melhor MBT atual, venho aqui fazer uma pergunta similar.

Qual, na opinião de vocês, foi o melhor MBT da segunda Guerra Mundial?

Só coloquei os blindados mais famosos. Mas a pergunta "melhor" pode ter interpretações dúbias. Por exemplo, o Sherman era o principal tanque das forças aliadas, e muitos o consideram um verdadeiro lixo. Não se comparava aos melhores tanques germânicos e sofreu muito por isso.

Porém, ele era um tanque barato e simples de produzir, podendo ser fabricado em enormes quantidades. E, por ser leve, não tinha grande limitação de terrenos de operação.

Por outro lado, o King Tiger é provavelmente o tanque com melhor blindagem e poder de fogo da WWII, mas era extremamente caro, portanto só conseguiu ser fabricado em quantidades limitadas, e tinha restrições quanto aos cenários de operação devido seu enorme peso.

Assim, de certa forma, a pergunta "Qual é o melhor tanque" pode ser traduzida como "Qual apresenta a melhor relação custo/benefício", pesando aí considerações de outras naturezas, tais como o terreno.

Enfim, começemos o debate :wink:

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

#2 Mensagem por pafuncio » Sex Nov 11, 2005 10:28 pm

T-34 = o garantidor da vitória do Exército Vermelho.

Por outro lado,

Sherman = zippo, você acerta uma vez e sempre pega fogo (ditado das tripulações alemãs).




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#3 Mensagem por Bolovo » Sex Nov 11, 2005 10:43 pm

O russo T-34!

Imagem




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#4 Mensagem por Einsamkeit » Sex Nov 11, 2005 11:50 pm

o King Tiger com certesa era o melhor tanque, ja contava com blindagem inclinada e tinha um poder de fogo enorme, mais era carissimo.
No combate 1x1 nao tinha para oito, e se fosse contra sherman podia ir no 8X1 mesmo, um Tiger nas ardenas destruiu oito sherman e fugiu.




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#5 Mensagem por César » Sáb Nov 12, 2005 1:11 am

Pelo o pouco que eu li, parece que o Panther era uma cópia melhorada do T-34 russo. Muitos até o consideram o melhor tanque da WWII.

Vamos lá pessoal, comentem! Eu não sei nada desse assunto :P , e só posso votar depois de ler os argumentos de defensores de tanques diferentes. :wink:

Ahh, e sobre o King Tiger, meu amigo, cada história que contam dele. Na batalha de Bulge(conhecida como "Batalha do bolsão das Ardenas") há histórias iguais ou maiores que a que o Eins comentou. Era um verdadeiro massacre de Shermans. Mas o King Tiger teve sérios problemas nessa batalha em específico, pois ele era muito pesado e boa parte do terreno era pantanoso. Além disso, o canhão dele era grande demais, e sendo a área uma floresta, muitas vezes ele não conseguia virar o canhão para disparo devido às árvores.

Por fim, o consumo de combustível dele era imenso. Mas também ele era quase invulnerável. Os tripulantes de Shermans, durante um programa no history Channel, falavam da frustração que era disparar contra um King Tiger(ou até o Tiger, e olha que esse último não tinha blindagem inclinada) com aquele canhão ridículo dos tanques americanos. Na frase deles, "Nós atiravamos, e a bala ricocheteava e voava para longe. Parecia que estavamos atirando festim, pois o tanque ficava intacto".

E eles finalizavam, "Vimos que o fabricante desse tanque recebeu uma medalha ao fim da Guerra. Se ele tivesse um mínimo de vergonha na cara, ele as devolveria!"

No Leste Europeu, teve histórias de um grupo de apenas 8 Tiger terem destruído mais de 80 tanques soviéticos, pois as tripulações alemãs eram melhor treinadas, e o canhão de 88mm do Tiger tinha um alcance muito maior que o alcance dos Tanques soviéticos(em sua maioria T-34).

Abraços!

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#6 Mensagem por Einsamkeit » Sáb Nov 12, 2005 1:16 am

Realmente o King Tiger era outra coisa mesmo, alias os tanques americanos eram horriveis, aquele Grant que tinha um desenho estranho, um canhao no corpo do veiculo e uma torre com um canhao de 30mm se nao me engano.




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#7 Mensagem por César » Sáb Nov 12, 2005 1:25 am

Einsamkeit escreveu:Realmente o King Tiger era outra coisa mesmo, alias os tanques americanos eram horriveis, aquele Grant que tinha um desenho estranho, um canhao no corpo do veiculo e uma torre com um canhao de 30mm se nao me engano.

Exato, ele era o predecessor do M-4 Sherman. O M-3. Os Britânicos os usaram durante algum tempo no Norte da África, e ele era absolutamente horrível! Você era obrigado a girar todo o tanque para poder virar o canhão contra algum alvo que não estava a sua frente. A sorte dos ingleses é que isso ocorreu no começo da Guerra, quando os tanques alemães não eram lá grande coisa.

Os Americanos fizeram muitos equipamentos bons na WWII, mas uma coisa que eles realmente não souberam fazer foram MBTs.




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#8 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Nov 12, 2005 1:44 am

Só falamos aqui de Tanques mais conhecidos!


Mas e quanto ao M26 Pershing?!

O que acham?!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Patton
Sênior
Sênior
Mensagens: 1108
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 8:25 pm
Localização: Estados Unidos

#9 Mensagem por Patton » Sáb Nov 12, 2005 4:20 am

Voces sabem quantos T-34s forum destruidos pelo exercito Alema? Acho que nao da para contar. Um T-34 geralmente demorou tres semans a ser destruido apois saindo da fabrica (entre 1941-1944). Ele nao eh muito melhor do que o Sherman. Na minha opiniao aquele T-34 era uma merda em comparacao com os tanques alemes.

O tanque mais poderoso concerteza era o King Tiger II:

Imagem

A problema dele e' seu peso. Ele era tao pesado que o King Tiger nao funcionou bem fora das ruas principais.

Agora minha opiniao o melhor era o Panther, por que podia desturir qual quer tanque inimigo, era moviel, era bem protegido, e mais facil para consturir:

Imagem


Agora o M26 Pershing era bom de mais tambem:

Imagem

Ele teve blindagem igual o Tiger I e seu canhao era maior e mais poderoso. Ele era a unica tanque Alidao comparavel aos Panzers da Alemanha. Pena que ele so' chegou nos ultimos 3 meses da guerra na Europa. Nunca teve mais do que 200 Pershings na Guerra contra Alemanha. Esse tanque participou na guerra do Corea com muito sucesso contra os velhos T-34s. Ele tambem serviu como a base do desenvolvimento de tanques americanas ate o M-60 Patton.




Imagem
Imagem

"Agora eu quero que vocês se lembrem que nenhum filho de *** ganhou uma guerra morrendo de pena dele. Ela ganhou ao forçar o outro filho da *** a morrer pelo seu país"~
Guillermo Muñoz
Avançado
Avançado
Mensagens: 535
Registrado em: Dom Jun 12, 2005 8:53 am
Localização: Santiago-Chile

#10 Mensagem por Guillermo Muñoz » Sáb Nov 12, 2005 8:36 am

T-34, sin duda!!! :twisted:
En una guerra casi nunca se da la posibilidad del combate "uno a uno" :? , por lo que infinidades de factoras más allá de la tecnología o el peso influyen en quien es el ganador. El post inicial acentúa la idea de "coste/beneficio/eficiencia" y en ese contexto, el T-34 supera a cualquier otro. :). Recuerden lo simple de su diseño, lo fácil de producirlo, un gran poder de fuego y lo ágil y veloz para su época a campo través!!! Ahora, si fuera por tamaño o cañón, ¿acaso se olvidan del JSII? Pero se produjo en tan poco nº que casi no influye en este análisis; caso similar al KingTiger :(
Saludos!!




Solo vencerá el que esté mejor preparado!!
pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

#11 Mensagem por pafuncio » Sáb Nov 12, 2005 1:20 pm

Guillermo,

"JSII"?

Que tanque foi esse ?




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37935
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2616 vezes

CC

#12 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Nov 12, 2005 1:25 pm

Imagens poderosas!




Carlos Mathias

#13 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Nov 12, 2005 1:49 pm

O JSII foi sem nenhuma dúvida o mais poderoso carro da IIGM, seu canhão era de ,se não me engano, 122mm. O Panther veio para tentar igualar o T-34, porém logo depois apareceu a versão t-34/85, com um canhão longo de 85 mm que superava o de 75 mm do panther. Sobre blindagem, meu pai tem um livro que se chama "A ação da pequenas unidades alemãs na campanha da Rússia" da BIBLIEX ou algo assim. Há lá um caso de um carro KV-1 que impediu o avanço de uma grande unidade alemã, mesmo imabilizado no meio de uma estrada. Tentaram PAK-50, 88 e nada. No máximo umas mossas fundas na blindagem do carro e marcas azuladas no aço da blindagem. Somente o pessoal da engenharia, à pé, é que conseguiu inutilizar o carro, colocando cargas explosivas no cano do canhão e após isso explodindo a parte superior da torre, junto com a tripulação. Isso levou se não me engano dois dias. Quando alguém tentava se aproximar, a tripulação do carro percebia, apontava a torre e tome de metralhadora. Uma guarnição de um 88 também foi morta por expor-se ao canhão do carro. Porém era um carro de desenho antigo e lento, mas tinha seu uso em determinadas situações devido a expessa blindagem. O TigreII era realmente poderoso, porém pesadíssimo mesmo para os padrões atuais, lento e não conseguia acompanhar o avanço do restante da tropa, caso do também super pesado Ferdinand. Ambos não tiveram muito sucesso por isso e outras coisas. O Pantera tinha um problema crônico no sistema de lagartas e o canhão de certa forma era subdimensionado para os mais novos carros russos, para americanos e ingleses sobrava canhão e carro. O Sherman, sem comentários. Sobre a facilidade de produção, aquele sistema de boggies das esteiras era uma tristeza, boa blindagem frontal mas insuficiente para os mais atuais carros alemães, movido à gasolina e por isso extremamente sujeito a incêndios ao menor impacto e sem saídas de emergência. Tenho um coleleção de vídeos sobre blindados onde os tripulantes contam que era horrível ouvir os caras queimando e gritando dentro do carro sem chance de fuga. Nessa mesma fita um coronel(?) alemão SS panzer, diz que ficaram surpresos pelos americanos terem colocado um carro tão ruim em combate, mesmo estando de fora do conflito e podendo aprender com a experiência alheia, tendo um parque industrial intacto, enfim, tudo para fazer o melhor carro da época.

Sobre o T-34, foi fruto das primeiras experiências ruins/desastrosas dos russos em confronto com os PZKW-IV, que mesmo nas primeiras versões já eram muito melhores que os obsoletos carros russos do começo do conflito. Reunindo informações e experiências , chegaram a configuração do T-34. Um carro bem protegido mas sem excesso de peso, blindagem totalmente angulada, esteiras bem largas(muito importante na Rússia) para trafegar em terrenos macios sem atolar, um canhão à época de seu lançamento superior aos dos PZKW-IV, um motor diesel com bloco de alumínio que permitia um rápido aquecimento e um sistema de alimentação simples de operar e manter. Foi feito de acordo com as experiências do combate e o resultado permaneceu em atividade durante toda a II guerra e mesmo após esta, com variações menores, como canhões mais longos.

Na média fico com o T-34, o Panther um poquinho atrás.




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#14 Mensagem por César » Sáb Nov 12, 2005 2:14 pm

Patton escreveu:Voces sabem quantos T-34s forum destruidos pelo exercito Alema? Acho que nao da para contar. Um T-34 geralmente demorou tres semans a ser destruido apois saindo da fabrica (entre 1941-1944). Ele nao eh muito melhor do que o Sherman. Na minha opiniao aquele T-34 era uma merda em comparacao com os tanques alemes.

Mas também o T-34, pela sua simplicidade de produção e manutenção, além do baixo preço, era produzido em quantidades monumentais. Em termos de produção, só perdia pro Sherman. A cidade atrás dos Urais(esqueci o nome :oops: ) que tinha a principal fábrica de T-34 foi conhecida extra-oficialmente como "Tankogrado"(ou Tanquegrado, vocês escolhem :wink: ) de tanto tanque que saía de lá.

Resultado: No fim da Guerra os alemães destruiam quantidades inimagináveis de T-34, mas ainda assim para cada T-34 destruído, os soviéticos produziam outros 4! :shock:

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#15 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Nov 12, 2005 2:14 pm

É uma resposta relativamente difícil de se responder! mas na minha opinião os três "melhores" tanques da guerra foram:

1. T-34
2. Panther
3. Sherman

Muito se fala dos TigerI e TigerII, mas eram tanques complexos, caros, bebiam muita gasolina, tinha muitos problemas mecânicos. Enfim... a superioridade dos Tigers se davam justamente em poder de fogo e blindagem, mas essas característica eram sobrepujadas por mobilidade, táticas e etc.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Responder