Porque o cancelaram o FX

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Brasileiro
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Porque o cancelaram o FX

#1 Mensagem por Brasileiro » Sáb Set 17, 2005 3:39 pm

Estive pensando, agora eu até dou razão para o fim temporário do FX.
Quando ele acabou, a FAB estava dizendo que foi por causa do atraso tecnológico dos caças oferecidos.
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Vejam, os caças oferecidos eram: Mirage 2000-5, Su-35, F-16 , Mig-29 e Gripen. (caças de começo da década de 80 exceto o Gripen)

Segundo a FAB somente o Gripen atendia aos anseios tecnológicos do Brasil.

Agora os possíveis concorrentes em um novo jogo: Eurofighter, Rafale, Su-37, F-35, talvez o Gripen. (caças de meados da década de 90 para frente)

Na realidade foi acertada a decisão de acabar com o FX, pois de acordo com a FAB ele voltará em 2008, ou seja, esperaremos 4 anos e os concorrentes avançarão 20 anos.
São 4 anos que valerão por um avanço tecnológico de 20 anos a mais do que os concorrentes anteriores.

Quem acabou com o FX não foi o ministério da Defesa, mas sim por vontade da FAB.
Então cabe a seguinte pergunta: Se o Gripen era o único concorrente que preenchia os anseios da FAB, por que eles não deram o Gripen como vencedor e o compraram?


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#2 Mensagem por The Baaz » Sáb Set 17, 2005 3:49 pm

O contrato estava para ser fechado no fim de 2002, mas o FHC deixou a bomba na mão do Lula, e ele cancelou o projeto, e mesmo se fosse assinar o contrato com alguém seria com a EMBRAER, isso seria contra a vontade da FAB.

FHC não assinou o contrato pois era ano de eleições, e se assinasse algo contra os "interesses do Brasil" (no caso o Mirage oferecido pela Embraer) as chances do Serra se eleger seriam menores ainda, ele sairia com uma popularidade ainda menor e por ai vai...
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#3 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Set 17, 2005 4:51 pm

E depois da eleição, como a EMBRAER meteu uma grana preta na campanha do Lula...
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#4 Mensagem por The Baaz » Sáb Set 17, 2005 4:58 pm

Carlos Mathias escreveu:E depois da eleição, como a EMBRAER meteu uma grana preta na campanha do Lula...


Exato, sobrou o pepino pro Mula, ou ele comprava o Mirage contra a opção da FAB para agradar a Embraer que gastou um $$ na campanha dele ou não comprava nada, que foi o que ele fez.
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#5 Mensagem por Jose Matos » Sáb Set 17, 2005 5:55 pm

Olá Raul

Bem, eu não chegaria tão longe como os meus companheiros, mas é óbvio que houve interesses políticos em não escolher o Grippen, pois a Embraer tem obviamente peso e influência e a escolha da Embraer era o Mirage 2000BR. Portanto, acabou por não ser mau o adiamento do concurso, pois assim dá hipótese à FAB de no futuro ter outros aparelhos que satisfaçam os seus requisitos além do Grippen.

Um abraço

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#6 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Set 17, 2005 6:44 pm

Eu não vejo essa diferença tecnológica tão grande não... é certo que como plataforma o EF-2000, Rafale, F-35 e Su-37 são superiores a os aviões que concorriam no F/X original, mas a parte tecnológica talvez não seja um avanço tão grande não!

O Mirage2000BR já possui grande parte dos aviônicos avançados do Rafale, menos o radar... mas o RDY-2 é um senhor radar... então não faria tanta diferença.

O mesmo ocorre com o Su-37! teve evoluções em termos de plataforma mas o avanço não foi assim tão grande em termos de eletrônica para que se cancelasse o programa.

O F-35 com certeza foi o que mais deu salto de qualidade. Tanto no quesito plataforma, como no quesito eletrônica embarcada... mas como eu disse em outro tópico é utopia achar que os Americanos nos venderiam F-35 antes de no mínimo 2020.

Gripen e EF-2000 não se tem muito o que falar já que não tiveram antecessores na concorrência, mas de certa forma creio que se enquadrem na mesma solução.
As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
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#7 Mensagem por talharim » Sáb Set 17, 2005 6:57 pm

E a Embraer não vai estar nesse planeta em 2008 ?

A pressão para o novo F-X não vai ser a mesma ? A Embraer não vai tentar enfiar guela a baixo o Rafale para a FAB ?

O caça para o F-X era para ter sido escolhido em 1996.

Enquanto o alto comando da FAB não for substituído,essa banda podre e incompetente vai fazer 2 coisas : Não vai escolher porcaria nenhuma ou então vai sucumbir $$$$$$ as pressões da Embraer.

É a triste verdade...
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#8 Mensagem por Brasileiro » Sáb Set 17, 2005 9:52 pm

Mas se a Embraer tentar empurrar o Rafale guela a baixo da FAB eu ficaria muito tranquilo porque finalmente (ao contrário do P99 e Mirage2000Br) a Embraer finalmente empurra um produto satisfatório para a FAB

José Matos. Como você sabe o meu nome? Não é Brasileiro? :lol:
Acho que você deu uma de James Bond pra descobrir o meu nome. ehehhehehe. Não sou tão secreto quanto pensava! :?

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#9 Mensagem por A-29 » Sáb Set 17, 2005 11:30 pm

Vou fazer apenas uma correção histórica: por pior que se tente falar do FHC, o fato de ele não ter decidido o FX no final de seu mandato foi acertada. Afinal, ao que parece o M2000 não seria o vencedor, e se ele decretasse outro qualquer havia grande possibilidade de o novo presidente regovar sua escolha e diminuir a credibilidade externa do país quanto ao cumprimento de contratos militares. É bom lembrar que no calor da campanha tanto o Lula como também o Serra se declararam favoráveis ao M2000 e à Embraer.
Tal risco não havia na concorrência CLX, a qual foi decidida no final do mandato sem medo de que houvesse sua regogação pelo futuro presidente por motivos políticos ou populistas (já que não havia concorrente nacional).
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#10 Mensagem por The Baaz » Sáb Set 17, 2005 11:34 pm

A-29 escreveu:Vou fazer apenas uma correção histórica: por pior que se tente falar do FHC, o fato de ele não ter decidido o FX no final de seu mandato foi acertada. Afinal, ao que parece o M2000 não seria o vencedor, e se ele decretasse outro qualquer havia grande possibilidade de o novo presidente regovar sua escolha e diminuir a credibilidade externa do país quanto ao cumprimento de contratos militares. É bom lembrar que no calor da campanha tanto o Lula como também o Serra se declararam favoráveis ao M2000 e à Embraer.
Tal risco não havia na concorrência CLX, a qual foi decidida no final do mandato sem medo de que houvesse sua regogação pelo futuro presidente por motivos políticos ou populistas (já que não havia concorrente nacional).


E Mesmo assim o Lula meio que adiou/cancelou o CLX... :roll:
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#11 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Set 18, 2005 1:24 am

O adiamento do CL-X e P3-BR era para fazer cena. Não podia adiar um (F-X) e deixar os outros.

O cancelamento do F-X foi a melhor decisão que poderia ser tomada SE, e somente SE, houver realmente a possibilidade de compra de aeronaves mais avançadas já a partir de 2007.

O Gripen ganhou mas não podia levar. O Mirage ia levar mas não ganhou. O melhor mesmo foi não ficar com a bomba de um M2000BR.

Quanto ao Comando da FAB, as críticas são tolas. Agradeçam à FAB por não termos Mirage 2000 BR por aqui.
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#12 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Set 18, 2005 1:58 am

É verdade sim, felizmente cancelaram aquela marmelada.
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#13 Mensagem por fredom » Dom Set 18, 2005 2:08 am

alem desse fator ja explicado aqui por todos, exite ainda a questão politica: depois do aerolula ficou praticamente impossivel comprar um caça pq a oposição e a opinião publica ia cair em cima do lula com o argumento d q um governo q prometeu acabar com a fome não pode investir 1+bilhão(ões) da FAB
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#14 Mensagem por Luís Henrique » Dom Set 18, 2005 1:16 pm

Eu sempre fui a favor do SU-35 pela excelente aeronave e excelente transferência tecnológica que teriamos ao término das 120 aeronaves. Mas quando vi que não iria vencer por causa da Embraer, eu então preferiria o M2000BR do que esse adiamento.

É claro que podemos sair com algo mais novo, mas que da medo da.

E se eles empurrarem a FAB com apenas as modernizações e M2000C, talvez uma futura modernização nos M2000C tb.

Pelo que o Maurício Botelho disse em uma entrevista, o negócio com o M2000BR seria bom não pelo montante financeiro, que segundo ele os 5 aviões de patrulha marítima vendidos ao México superam em valor o FX (acho que ele está falando só o inicial, de 12 aeronaves). Mas segundo ele o que importava eram as tecnologias que a Embraer absorveria e com certeza utilizaria em outras aeronaves, como as turbinas, etc..

Acho que se a Dassault deixasse a produção de M2000 para o Brasil, poderiamos fabricar para nós e fabricar para outros países da AL, África e outros. Teríamos um avião muito bom, na minha opinião, melhor que os F-16 chilenos.
Carlos Mathias

#15 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Set 18, 2005 6:27 pm

Mas meu querido Luiz, quem é que aprende com avião velho cara? Isso é con versa mole, iam aprender porra nenhuma e se a EMBRAER é SÓCIA da Dassault, não haveria a necessidade desta condicionante de compra. Obviamente que é tudo conversa fiada deste cara. A parte de defesa da EMBRAER é fraquíssima, fora os R-99A/B ela quer concorrer lá fora com ALX e AMX, assim não dá né? Não há como contestar que a parte de transferência tecnológica foi melhor coberta pela oferta da Rússia, isso é inconteste. A EMBRAER queria é empurrar este avião como se fosse uma coisa super moderna, o que todos sabem é mentira. E tome de mensalão...
Trancado