Porque o cancelaram o FX
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9458
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 250 vezes
- Agradeceram: 562 vezes
Porque o cancelaram o FX
Estive pensando, agora eu até dou razão para o fim temporário do FX.
Quando ele acabou, a FAB estava dizendo que foi por causa do atraso tecnológico dos caças oferecidos.
----
Vejam, os caças oferecidos eram: Mirage 2000-5, Su-35, F-16 , Mig-29 e Gripen. (caças de começo da década de 80 exceto o Gripen)
Segundo a FAB somente o Gripen atendia aos anseios tecnológicos do Brasil.
Agora os possíveis concorrentes em um novo jogo: Eurofighter, Rafale, Su-37, F-35, talvez o Gripen. (caças de meados da década de 90 para frente)
Na realidade foi acertada a decisão de acabar com o FX, pois de acordo com a FAB ele voltará em 2008, ou seja, esperaremos 4 anos e os concorrentes avançarão 20 anos.
São 4 anos que valerão por um avanço tecnológico de 20 anos a mais do que os concorrentes anteriores.
Quem acabou com o FX não foi o ministério da Defesa, mas sim por vontade da FAB.
Então cabe a seguinte pergunta: Se o Gripen era o único concorrente que preenchia os anseios da FAB, por que eles não deram o Gripen como vencedor e o compraram?
[abraços]
Quando ele acabou, a FAB estava dizendo que foi por causa do atraso tecnológico dos caças oferecidos.
----
Vejam, os caças oferecidos eram: Mirage 2000-5, Su-35, F-16 , Mig-29 e Gripen. (caças de começo da década de 80 exceto o Gripen)
Segundo a FAB somente o Gripen atendia aos anseios tecnológicos do Brasil.
Agora os possíveis concorrentes em um novo jogo: Eurofighter, Rafale, Su-37, F-35, talvez o Gripen. (caças de meados da década de 90 para frente)
Na realidade foi acertada a decisão de acabar com o FX, pois de acordo com a FAB ele voltará em 2008, ou seja, esperaremos 4 anos e os concorrentes avançarão 20 anos.
São 4 anos que valerão por um avanço tecnológico de 20 anos a mais do que os concorrentes anteriores.
Quem acabou com o FX não foi o ministério da Defesa, mas sim por vontade da FAB.
Então cabe a seguinte pergunta: Se o Gripen era o único concorrente que preenchia os anseios da FAB, por que eles não deram o Gripen como vencedor e o compraram?
[abraços]
-
- Sênior
- Mensagens: 1638
- Registrado em: Dom Mai 02, 2004 3:56 pm
- Localização: Palmas-PR
- Contato:
O contrato estava para ser fechado no fim de 2002, mas o FHC deixou a bomba na mão do Lula, e ele cancelou o projeto, e mesmo se fosse assinar o contrato com alguém seria com a EMBRAER, isso seria contra a vontade da FAB.
FHC não assinou o contrato pois era ano de eleições, e se assinasse algo contra os "interesses do Brasil" (no caso o Mirage oferecido pela Embraer) as chances do Serra se eleger seriam menores ainda, ele sairia com uma popularidade ainda menor e por ai vai...
FHC não assinou o contrato pois era ano de eleições, e se assinasse algo contra os "interesses do Brasil" (no caso o Mirage oferecido pela Embraer) as chances do Serra se eleger seriam menores ainda, ele sairia com uma popularidade ainda menor e por ai vai...
Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
The Baaz
-
- Sênior
- Mensagens: 1638
- Registrado em: Dom Mai 02, 2004 3:56 pm
- Localização: Palmas-PR
- Contato:
Carlos Mathias escreveu:E depois da eleição, como a EMBRAER meteu uma grana preta na campanha do Lula...
Exato, sobrou o pepino pro Mula, ou ele comprava o Mirage contra a opção da FAB para agradar a Embraer que gastou um $$ na campanha dele ou não comprava nada, que foi o que ele fez.
Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
The Baaz
-
- Avançado
- Mensagens: 439
- Registrado em: Ter Abr 05, 2005 11:17 am
- Localização: Estarreja - Portugal
- Contato:
Olá Raul
Bem, eu não chegaria tão longe como os meus companheiros, mas é óbvio que houve interesses políticos em não escolher o Grippen, pois a Embraer tem obviamente peso e influência e a escolha da Embraer era o Mirage 2000BR. Portanto, acabou por não ser mau o adiamento do concurso, pois assim dá hipótese à FAB de no futuro ter outros aparelhos que satisfaçam os seus requisitos além do Grippen.
Um abraço
Zé
Bem, eu não chegaria tão longe como os meus companheiros, mas é óbvio que houve interesses políticos em não escolher o Grippen, pois a Embraer tem obviamente peso e influência e a escolha da Embraer era o Mirage 2000BR. Portanto, acabou por não ser mau o adiamento do concurso, pois assim dá hipótese à FAB de no futuro ter outros aparelhos que satisfaçam os seus requisitos além do Grippen.
Um abraço
Zé
Eu não vejo essa diferença tecnológica tão grande não... é certo que como plataforma o EF-2000, Rafale, F-35 e Su-37 são superiores a os aviões que concorriam no F/X original, mas a parte tecnológica talvez não seja um avanço tão grande não!
O Mirage2000BR já possui grande parte dos aviônicos avançados do Rafale, menos o radar... mas o RDY-2 é um senhor radar... então não faria tanta diferença.
O mesmo ocorre com o Su-37! teve evoluções em termos de plataforma mas o avanço não foi assim tão grande em termos de eletrônica para que se cancelasse o programa.
O F-35 com certeza foi o que mais deu salto de qualidade. Tanto no quesito plataforma, como no quesito eletrônica embarcada... mas como eu disse em outro tópico é utopia achar que os Americanos nos venderiam F-35 antes de no mínimo 2020.
Gripen e EF-2000 não se tem muito o que falar já que não tiveram antecessores na concorrência, mas de certa forma creio que se enquadrem na mesma solução.
O Mirage2000BR já possui grande parte dos aviônicos avançados do Rafale, menos o radar... mas o RDY-2 é um senhor radar... então não faria tanta diferença.
O mesmo ocorre com o Su-37! teve evoluções em termos de plataforma mas o avanço não foi assim tão grande em termos de eletrônica para que se cancelasse o programa.
O F-35 com certeza foi o que mais deu salto de qualidade. Tanto no quesito plataforma, como no quesito eletrônica embarcada... mas como eu disse em outro tópico é utopia achar que os Americanos nos venderiam F-35 antes de no mínimo 2020.
Gripen e EF-2000 não se tem muito o que falar já que não tiveram antecessores na concorrência, mas de certa forma creio que se enquadrem na mesma solução.
As GATs e RPs estão em toda cidade!
Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..."
Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..."

- talharim
- Sênior
- Mensagens: 9831
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
- Localização: Santos-SP
- Agradeceram: 212 vezes
E a Embraer não vai estar nesse planeta em 2008 ?
A pressão para o novo F-X não vai ser a mesma ? A Embraer não vai tentar enfiar guela a baixo o Rafale para a FAB ?
O caça para o F-X era para ter sido escolhido em 1996.
Enquanto o alto comando da FAB não for substituído,essa banda podre e incompetente vai fazer 2 coisas : Não vai escolher porcaria nenhuma ou então vai sucumbir $$$$$$ as pressões da Embraer.
É a triste verdade...
A pressão para o novo F-X não vai ser a mesma ? A Embraer não vai tentar enfiar guela a baixo o Rafale para a FAB ?
O caça para o F-X era para ter sido escolhido em 1996.
Enquanto o alto comando da FAB não for substituído,essa banda podre e incompetente vai fazer 2 coisas : Não vai escolher porcaria nenhuma ou então vai sucumbir $$$$$$ as pressões da Embraer.
É a triste verdade...
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9458
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 250 vezes
- Agradeceram: 562 vezes
Mas se a Embraer tentar empurrar o Rafale guela a baixo da FAB eu ficaria muito tranquilo porque finalmente (ao contrário do P99 e Mirage2000Br) a Embraer finalmente empurra um produto satisfatório para a FAB
José Matos. Como você sabe o meu nome? Não é Brasileiro?
Acho que você deu uma de James Bond pra descobrir o meu nome. ehehhehehe. Não sou tão secreto quanto pensava!
[abraços]
José Matos. Como você sabe o meu nome? Não é Brasileiro?

Acho que você deu uma de James Bond pra descobrir o meu nome. ehehhehehe. Não sou tão secreto quanto pensava!

[abraços]
Vou fazer apenas uma correção histórica: por pior que se tente falar do FHC, o fato de ele não ter decidido o FX no final de seu mandato foi acertada. Afinal, ao que parece o M2000 não seria o vencedor, e se ele decretasse outro qualquer havia grande possibilidade de o novo presidente regovar sua escolha e diminuir a credibilidade externa do país quanto ao cumprimento de contratos militares. É bom lembrar que no calor da campanha tanto o Lula como também o Serra se declararam favoráveis ao M2000 e à Embraer.
Tal risco não havia na concorrência CLX, a qual foi decidida no final do mandato sem medo de que houvesse sua regogação pelo futuro presidente por motivos políticos ou populistas (já que não havia concorrente nacional).
Tal risco não havia na concorrência CLX, a qual foi decidida no final do mandato sem medo de que houvesse sua regogação pelo futuro presidente por motivos políticos ou populistas (já que não havia concorrente nacional).
-
- Sênior
- Mensagens: 1638
- Registrado em: Dom Mai 02, 2004 3:56 pm
- Localização: Palmas-PR
- Contato:
A-29 escreveu:Vou fazer apenas uma correção histórica: por pior que se tente falar do FHC, o fato de ele não ter decidido o FX no final de seu mandato foi acertada. Afinal, ao que parece o M2000 não seria o vencedor, e se ele decretasse outro qualquer havia grande possibilidade de o novo presidente regovar sua escolha e diminuir a credibilidade externa do país quanto ao cumprimento de contratos militares. É bom lembrar que no calor da campanha tanto o Lula como também o Serra se declararam favoráveis ao M2000 e à Embraer.
Tal risco não havia na concorrência CLX, a qual foi decidida no final do mandato sem medo de que houvesse sua regogação pelo futuro presidente por motivos políticos ou populistas (já que não havia concorrente nacional).
E Mesmo assim o Lula meio que adiou/cancelou o CLX...

Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
The Baaz
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Mensagens: 12007
- Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
O adiamento do CL-X e P3-BR era para fazer cena. Não podia adiar um (F-X) e deixar os outros.
O cancelamento do F-X foi a melhor decisão que poderia ser tomada SE, e somente SE, houver realmente a possibilidade de compra de aeronaves mais avançadas já a partir de 2007.
O Gripen ganhou mas não podia levar. O Mirage ia levar mas não ganhou. O melhor mesmo foi não ficar com a bomba de um M2000BR.
Quanto ao Comando da FAB, as críticas são tolas. Agradeçam à FAB por não termos Mirage 2000 BR por aqui.
O cancelamento do F-X foi a melhor decisão que poderia ser tomada SE, e somente SE, houver realmente a possibilidade de compra de aeronaves mais avançadas já a partir de 2007.
O Gripen ganhou mas não podia levar. O Mirage ia levar mas não ganhou. O melhor mesmo foi não ficar com a bomba de um M2000BR.
Quanto ao Comando da FAB, as críticas são tolas. Agradeçam à FAB por não termos Mirage 2000 BR por aqui.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Luís Henrique
- Sênior
- Mensagens: 8391
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Eu sempre fui a favor do SU-35 pela excelente aeronave e excelente transferência tecnológica que teriamos ao término das 120 aeronaves. Mas quando vi que não iria vencer por causa da Embraer, eu então preferiria o M2000BR do que esse adiamento.
É claro que podemos sair com algo mais novo, mas que da medo da.
E se eles empurrarem a FAB com apenas as modernizações e M2000C, talvez uma futura modernização nos M2000C tb.
Pelo que o Maurício Botelho disse em uma entrevista, o negócio com o M2000BR seria bom não pelo montante financeiro, que segundo ele os 5 aviões de patrulha marítima vendidos ao México superam em valor o FX (acho que ele está falando só o inicial, de 12 aeronaves). Mas segundo ele o que importava eram as tecnologias que a Embraer absorveria e com certeza utilizaria em outras aeronaves, como as turbinas, etc..
Acho que se a Dassault deixasse a produção de M2000 para o Brasil, poderiamos fabricar para nós e fabricar para outros países da AL, África e outros. Teríamos um avião muito bom, na minha opinião, melhor que os F-16 chilenos.
É claro que podemos sair com algo mais novo, mas que da medo da.
E se eles empurrarem a FAB com apenas as modernizações e M2000C, talvez uma futura modernização nos M2000C tb.
Pelo que o Maurício Botelho disse em uma entrevista, o negócio com o M2000BR seria bom não pelo montante financeiro, que segundo ele os 5 aviões de patrulha marítima vendidos ao México superam em valor o FX (acho que ele está falando só o inicial, de 12 aeronaves). Mas segundo ele o que importava eram as tecnologias que a Embraer absorveria e com certeza utilizaria em outras aeronaves, como as turbinas, etc..
Acho que se a Dassault deixasse a produção de M2000 para o Brasil, poderiamos fabricar para nós e fabricar para outros países da AL, África e outros. Teríamos um avião muito bom, na minha opinião, melhor que os F-16 chilenos.
Mas meu querido Luiz, quem é que aprende com avião velho cara? Isso é con versa mole, iam aprender porra nenhuma e se a EMBRAER é SÓCIA da Dassault, não haveria a necessidade desta condicionante de compra. Obviamente que é tudo conversa fiada deste cara. A parte de defesa da EMBRAER é fraquíssima, fora os R-99A/B ela quer concorrer lá fora com ALX e AMX, assim não dá né? Não há como contestar que a parte de transferência tecnológica foi melhor coberta pela oferta da Rússia, isso é inconteste. A EMBRAER queria é empurrar este avião como se fosse uma coisa super moderna, o que todos sabem é mentira. E tome de mensalão...