Porque o cancelaram o FX

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 250 vezes
Agradeceram: 562 vezes

Porque o cancelaram o FX

#1 Mensagem por Brasileiro » Sáb Set 17, 2005 3:39 pm

Estive pensando, agora eu até dou razão para o fim temporário do FX.
Quando ele acabou, a FAB estava dizendo que foi por causa do atraso tecnológico dos caças oferecidos.
----
Vejam, os caças oferecidos eram: Mirage 2000-5, Su-35, F-16 , Mig-29 e Gripen. (caças de começo da década de 80 exceto o Gripen)

Segundo a FAB somente o Gripen atendia aos anseios tecnológicos do Brasil.

Agora os possíveis concorrentes em um novo jogo: Eurofighter, Rafale, Su-37, F-35, talvez o Gripen. (caças de meados da década de 90 para frente)

Na realidade foi acertada a decisão de acabar com o FX, pois de acordo com a FAB ele voltará em 2008, ou seja, esperaremos 4 anos e os concorrentes avançarão 20 anos.
São 4 anos que valerão por um avanço tecnológico de 20 anos a mais do que os concorrentes anteriores.

Quem acabou com o FX não foi o ministério da Defesa, mas sim por vontade da FAB.
Então cabe a seguinte pergunta: Se o Gripen era o único concorrente que preenchia os anseios da FAB, por que eles não deram o Gripen como vencedor e o compraram?

[abraços]
The Baaz
Sênior
Sênior
Contato:

#2 Mensagem por The Baaz » Sáb Set 17, 2005 3:49 pm

O contrato estava para ser fechado no fim de 2002, mas o FHC deixou a bomba na mão do Lula, e ele cancelou o projeto, e mesmo se fosse assinar o contrato com alguém seria com a EMBRAER, isso seria contra a vontade da FAB.

FHC não assinou o contrato pois era ano de eleições, e se assinasse algo contra os "interesses do Brasil" (no caso o Mirage oferecido pela Embraer) as chances do Serra se eleger seriam menores ainda, ele sairia com uma popularidade ainda menor e por ai vai...
Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
Carlos Mathias

#3 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Set 17, 2005 4:51 pm

E depois da eleição, como a EMBRAER meteu uma grana preta na campanha do Lula...
The Baaz
Sênior
Sênior
Contato:

#4 Mensagem por The Baaz » Sáb Set 17, 2005 4:58 pm

Carlos Mathias escreveu:E depois da eleição, como a EMBRAER meteu uma grana preta na campanha do Lula...

Exato, sobrou o pepino pro Mula, ou ele comprava o Mirage contra a opção da FAB para agradar a Embraer que gastou um $$ na campanha dele ou não comprava nada, que foi o que ele fez.
Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
Jose Matos
Avançado
Avançado
Contato:

#5 Mensagem por Jose Matos » Sáb Set 17, 2005 5:55 pm

Olá Raul

Bem, eu não chegaria tão longe como os meus companheiros, mas é óbvio que houve interesses políticos em não escolher o Grippen, pois a Embraer tem obviamente peso e influência e a escolha da Embraer era o Mirage 2000BR. Portanto, acabou por não ser mau o adiamento do concurso, pois assim dá hipótese à FAB de no futuro ter outros aparelhos que satisfaçam os seus requisitos além do Grippen.

Um abraço

ZeRo4
Sênior
Sênior

#6 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Set 17, 2005 6:44 pm

Eu não vejo essa diferença tecnológica tão grande não... é certo que como plataforma o EF-2000, Rafale, F-35 e Su-37 são superiores a os aviões que concorriam no F/X original, mas a parte tecnológica talvez não seja um avanço tão grande não!

O Mirage2000BR já possui grande parte dos aviônicos avançados do Rafale, menos o radar... mas o RDY-2 é um senhor radar... então não faria tanta diferença.

O mesmo ocorre com o Su-37! teve evoluções em termos de plataforma mas o avanço não foi assim tão grande em termos de eletrônica para que se cancelasse o programa.

O F-35 com certeza foi o que mais deu salto de qualidade. Tanto no quesito plataforma, como no quesito eletrônica embarcada... mas como eu disse em outro tópico é utopia achar que os Americanos nos venderiam F-35 antes de no mínimo 2020.

Gripen e EF-2000 não se tem muito o que falar já que não tiveram antecessores na concorrência, mas de certa forma creio que se enquadrem na mesma solução.
As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#7 Mensagem por talharim » Sáb Set 17, 2005 6:57 pm

E a Embraer não vai estar nesse planeta em 2008 ?

A pressão para o novo F-X não vai ser a mesma ? A Embraer não vai tentar enfiar guela a baixo o Rafale para a FAB ?

O caça para o F-X era para ter sido escolhido em 1996.

Enquanto o alto comando da FAB não for substituído,essa banda podre e incompetente vai fazer 2 coisas : Não vai escolher porcaria nenhuma ou então vai sucumbir $$$$$$ as pressões da Embraer.

É a triste verdade...
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 250 vezes
Agradeceram: 562 vezes

#8 Mensagem por Brasileiro » Sáb Set 17, 2005 9:52 pm

Mas se a Embraer tentar empurrar o Rafale guela a baixo da FAB eu ficaria muito tranquilo porque finalmente (ao contrário do P99 e Mirage2000Br) a Embraer finalmente empurra um produto satisfatório para a FAB

José Matos. Como você sabe o meu nome? Não é Brasileiro? :lol:
Acho que você deu uma de James Bond pra descobrir o meu nome. ehehhehehe. Não sou tão secreto quanto pensava! :?

[abraços]
A-29
Sênior
Sênior

#9 Mensagem por A-29 » Sáb Set 17, 2005 11:30 pm

Vou fazer apenas uma correção histórica: por pior que se tente falar do FHC, o fato de ele não ter decidido o FX no final de seu mandato foi acertada. Afinal, ao que parece o M2000 não seria o vencedor, e se ele decretasse outro qualquer havia grande possibilidade de o novo presidente regovar sua escolha e diminuir a credibilidade externa do país quanto ao cumprimento de contratos militares. É bom lembrar que no calor da campanha tanto o Lula como também o Serra se declararam favoráveis ao M2000 e à Embraer.
Tal risco não havia na concorrência CLX, a qual foi decidida no final do mandato sem medo de que houvesse sua regogação pelo futuro presidente por motivos políticos ou populistas (já que não havia concorrente nacional).
The Baaz
Sênior
Sênior
Contato:

#10 Mensagem por The Baaz » Sáb Set 17, 2005 11:34 pm

A-29 escreveu:Vou fazer apenas uma correção histórica: por pior que se tente falar do FHC, o fato de ele não ter decidido o FX no final de seu mandato foi acertada. Afinal, ao que parece o M2000 não seria o vencedor, e se ele decretasse outro qualquer havia grande possibilidade de o novo presidente regovar sua escolha e diminuir a credibilidade externa do país quanto ao cumprimento de contratos militares. É bom lembrar que no calor da campanha tanto o Lula como também o Serra se declararam favoráveis ao M2000 e à Embraer.
Tal risco não havia na concorrência CLX, a qual foi decidida no final do mandato sem medo de que houvesse sua regogação pelo futuro presidente por motivos políticos ou populistas (já que não havia concorrente nacional).

E Mesmo assim o Lula meio que adiou/cancelou o CLX... :roll:
Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#11 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Set 18, 2005 1:24 am

O adiamento do CL-X e P3-BR era para fazer cena. Não podia adiar um (F-X) e deixar os outros.

O cancelamento do F-X foi a melhor decisão que poderia ser tomada SE, e somente SE, houver realmente a possibilidade de compra de aeronaves mais avançadas já a partir de 2007.

O Gripen ganhou mas não podia levar. O Mirage ia levar mas não ganhou. O melhor mesmo foi não ficar com a bomba de um M2000BR.

Quanto ao Comando da FAB, as críticas são tolas. Agradeçam à FAB por não termos Mirage 2000 BR por aqui.
Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Carlos Mathias

#12 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Set 18, 2005 1:58 am

É verdade sim, felizmente cancelaram aquela marmelada.
fredom
Sênior
Sênior

#13 Mensagem por fredom » Dom Set 18, 2005 2:08 am

alem desse fator ja explicado aqui por todos, exite ainda a questão politica: depois do aerolula ficou praticamente impossivel comprar um caça pq a oposição e a opinião publica ia cair em cima do lula com o argumento d q um governo q prometeu acabar com a fome não pode investir 1+bilhão(ões) da FAB
Imagem
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#14 Mensagem por Luís Henrique » Dom Set 18, 2005 1:16 pm

Eu sempre fui a favor do SU-35 pela excelente aeronave e excelente transferência tecnológica que teriamos ao término das 120 aeronaves. Mas quando vi que não iria vencer por causa da Embraer, eu então preferiria o M2000BR do que esse adiamento.

É claro que podemos sair com algo mais novo, mas que da medo da.

E se eles empurrarem a FAB com apenas as modernizações e M2000C, talvez uma futura modernização nos M2000C tb.

Pelo que o Maurício Botelho disse em uma entrevista, o negócio com o M2000BR seria bom não pelo montante financeiro, que segundo ele os 5 aviões de patrulha marítima vendidos ao México superam em valor o FX (acho que ele está falando só o inicial, de 12 aeronaves). Mas segundo ele o que importava eram as tecnologias que a Embraer absorveria e com certeza utilizaria em outras aeronaves, como as turbinas, etc..

Acho que se a Dassault deixasse a produção de M2000 para o Brasil, poderiamos fabricar para nós e fabricar para outros países da AL, África e outros. Teríamos um avião muito bom, na minha opinião, melhor que os F-16 chilenos.
Carlos Mathias

#15 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Set 18, 2005 6:27 pm

Mas meu querido Luiz, quem é que aprende com avião velho cara? Isso é con versa mole, iam aprender porra nenhuma e se a EMBRAER é SÓCIA da Dassault, não haveria a necessidade desta condicionante de compra. Obviamente que é tudo conversa fiada deste cara. A parte de defesa da EMBRAER é fraquíssima, fora os R-99A/B ela quer concorrer lá fora com ALX e AMX, assim não dá né? Não há como contestar que a parte de transferência tecnológica foi melhor coberta pela oferta da Rússia, isso é inconteste. A EMBRAER queria é empurrar este avião como se fosse uma coisa super moderna, o que todos sabem é mentira. E tome de mensalão...
Trancado