Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2089
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 208 vezes

Re: Aviação do Exército

#5161 Mensagem por gogogas » Ter Mai 07, 2024 8:17 pm

Os 6 Black do sul só 2 estão em serviço , o resto não tem grana pra colocar pra voar ! Após os cortes que está tendo vai ser mais difícil ainda , a boa notícia que muitos estão ajudando até mesmo o Uruguai enviou um Bell 212




Gogogas !
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8649
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: Aviação do Exército

#5162 Mensagem por prp » Qua Mai 08, 2024 10:54 pm

O MD divulgou que são 20 helicópteros atuando.
Um chinok não serviria para nada lá. Os ec725 já tem problemas para atuar, imagina um trambolho daqueles.




FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36379
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Aviação do Exército

#5163 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 09, 2024 12:16 pm

Que problemas os H225M estão apresentando nas operações?
A MB está enviando 3 dos seus junto com o Atlântico.
O EB enviou mais um de Belém para o RS.
Vergonha é o governo dispensar ajuda do Uruguai e Argentina por motivos nada convincentes.
Até chafurdando na merda até o pescoço políticos são capazes de f... o país por ideologia e interesses próprio.
O Zé povinho que se vire.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1947
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Aviação do Exército

#5164 Mensagem por gusmano » Qui Mai 09, 2024 12:46 pm

Uruguai e Argentina ofereceram o que?

Pq vou te falar... tamanho do pais, e a FA consegue enfiar 20 helis só..é para fechar essa merda, suspender o salário dos oficiais e transformar em orçamnento da defesa civil.

[]´s




Avatar do usuário
BRAZIL7.62
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 179
Registrado em: Qua Out 04, 2006 2:24 pm
Agradeceram: 17 vezes

Re: Aviação do Exército

#5165 Mensagem por BRAZIL7.62 » Qui Mai 09, 2024 4:09 pm

É revoltante saber que mtos helicópteros estão parados por falta de peça em Santa Maria.

Acho que está provado por A + B que helicópteros super pesados podem fazer a diferença no transporte de alimentos e pessoal de uma só vez.




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6749
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 766 vezes

Re: Aviação do Exército

#5166 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Mai 09, 2024 8:32 pm

"O EC725 cuja Helibrás está cheia de peças de reposição está tendo problemas pra atuar" - acreditem se quiserem




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6749
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 766 vezes

Re: Aviação do Exército

#5167 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Mai 09, 2024 8:34 pm

FCarvalho escreveu: Ter Mai 07, 2024 3:52 am O MD já aproveitou a situação e demonstrou por A + B à sociedade civil, ao poder político e à adm publica que não tem, não consegue, não quer e não pode dispor de todos os helos militares do país no atendimento do RS?
Ainda se faz necessário uma presença no Norte pra levar cesta básica pra Índio que mora em reserva maior que a cidade de São Paulo mas não sabe caçar, não sabe pescar, não sabe plantar, não sabe nem procurar por frutas no meio do mato. É por isso que não dá pra dispor de todos os helicópteros.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1947
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Aviação do Exército

#5168 Mensagem por gusmano » Sex Mai 10, 2024 2:29 pm

Viktor Reznov escreveu: Qui Mai 09, 2024 8:32 pm "O EC725 cuja Helibrás está cheia de peças de reposição está tendo problemas pra atuar" - acreditem se quiserem
Acho que o problema mais é o cartão de crédito para comprar as peças, não? kkk

abs




FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36379
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Aviação do Exército

#5169 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 10, 2024 4:49 pm

gusmano escreveu: Qui Mai 09, 2024 12:46 pm Uruguai e Argentina ofereceram o que?
Pq vou te falar... tamanho do pais, e a FA consegue enfiar 20 helis só..é para fechar essa merda, suspender o salário dos oficiais e transformar em orçamnento da defesa civil.
[]´s
O problema real não é a falta de helos militares envolvidos nos resgates, ou a quantidade investida da frota militar nestas ações. O problema real é que temos uma frota de helos militares historicamente subdimensionada para as missões a que se propõe nas três forças.

Exemplo clássico: o PAEMB da marinha previa dispor de 66 unidades do UH-15 e outras 50 unidades de SH-16 na sua frota. Assim também os projeto LUH previa a substituição dos Esquilo por 60 novas unidades de um modelo médio-leve, e outras 35 unidades de um helo leve para substituir os Bell 205 no HI-1. Onde estão todos estes helos planejados há vinte anos atrás :?:

Idem FAB que queria, e ainda quer, Black Hawk para equipar os esquadrões Poti e Pelicano, e quiçá reforçar o Pantera e o Harpia no sul e norte, além de ter hoje apenas de 5 a 6 helos H225M lotados no Esquadrão Puma e no Falcão. A disponibilidade destes helos tem que ser verificada oficialmente, o que é bem difícil de se saber, porque a FAB não informa.

Da mesma forma o EB com a Avex tem planos há tempos para aumentar a frota de helos e mesmo assim depois de mais de vinte anos falando em novos helos, está em vias de obter apenas 12 unidades, e que devem ser divididas entre 3 Bavexx... :cry:

Não, o problema definitivamente não é a disposição dos militares em ajudar. Mas poder ajudar e ainda manter sua capacidade de atuar na missão primária. Uma coisa não pode impedir a outra. FFAA's não são instituição de Estado voltadas para assitência social. Podem, e devem, no máximo, apoiar a Defesa Civil do país a fazer o seu trabalho.

Mas, alguém aí sabe se o Brasil tem ou teve algum dia Defesa Civil de verdade e que funciona :?: [001]




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36379
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Aviação do Exército

#5170 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 10, 2024 5:00 pm

BRAZIL7.62 escreveu: Qui Mai 09, 2024 4:09 pm É revoltante saber que mtos helicópteros estão parados por falta de peça em Santa Maria.

Acho que está provado por A + B que helicópteros super pesados podem fazer a diferença no transporte de alimentos e pessoal de uma só vez.
Eu até defenderia helos pesados nas ffaa's se fôssemos minimamente responsáveis em manter uma frota de vetores médios e leves consequente. Mas não temos, e nunca tivemos, verba sequer para manter o pouco que se há hoje, imaginas querer operar um tipo de vetor que sozinho custa dois ou três helos médios juntos.

Quando, e se um dia houver responsabilidade com a Defesa, e o seu orçamento, poderemos pensar em helos pesados.

Aliás, por que ninguém pensa em helos pesados para os CBM nos estados, IBAMA, DPF, Força Nacional, e por aí vai :?:

Por que tem que ser somente nas forças armadas? :roll:

Por que não se fala nas demandas da aviação parapública no Brasil, como se os miliares fossem os únicos a ter e operar helos?

Tem um tópico que criei sobre isso na parte de Forças Aéreas para debate. Está lá, sem nenhuma consideração ou instigação sobre o assunto. Mesmo agora.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36379
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Aviação do Exército

#5171 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 10, 2024 5:13 pm

Viktor Reznov escreveu: Qui Mai 09, 2024 8:34 pm
FCarvalho escreveu: Ter Mai 07, 2024 3:52 am O MD já aproveitou a situação e demonstrou por A + B à sociedade civil, ao poder político e à adm publica que não tem, não consegue, não quer e não pode dispor de todos os helos militares do país no atendimento do RS?
Ainda se faz necessário uma presença no Norte pra levar cesta básica pra Índio que mora em reserva maior que a cidade de São Paulo mas não sabe caçar, não sabe pescar, não sabe plantar, não sabe nem procurar por frutas no meio do mato. É por isso que não dá pra dispor de todos os helicópteros.
A maioria das populações indígenas no Brasil já está plenamente inculturada nos ditames da sociedade que se diz moderna, e perdeu muito da sua cultura, e por conseguinte, das capacidades aprendidas ao longo de milênios em sobreviver de forma autônoma, sendo hoje em sua grande maioria, meros dependentes e pedintes do poder público, de ONG ou dos favores, leia-se, frivolidade espasmódica, das comunidades não indígenas que lhes cercam.

O caso dos Ianomamis é apenas mais um mau exemplo da intervenção e do contato entre a sociedade abrangente e aquela comunidade inidígena, que mal ou bem, ainda persiste em grande parte na manutenção do seu isolamento, que lhes é de direito, e a manutenção da sua cultura, valores e modos de vida. Mas muito já se perdeu. Para o azar deles.

E se as ffaa's estão em Roraima para fazer a parte logística, que lhes foi imposta pelo poder público, diga-se de passagem, é menos pelos lindos olhos dos indígenas, do que pela negligência de todos os órgãos envolvidos com o assunto em manter, operar e dispor de meios aéreos próprios que lhes permita executar suas atividades de apoio aquela população.

O poder público, a sociedade e quem mais se incomodar com a questão, estão muito mal acostumados a usar as ffaa's e seus parcos recursos como meio de tapar os muitos buracos que a máquina pública federal, estadual e municipal historicamente sempre se omitiu em prover a si, em favor do melhor cumprimento de suas responsabilidades. E enquanto os militares estiverem aí, quebrando o galho, e não se discutir de fato os verdadeiros problemas, e suas causas e consequências, vamos continuar a reclamar erroneamente da falta de capacidade militar em agir nestes momentos, apesar de sabermos aqui há muito tempo que elas mal e porcamente tem para suas atividades primárias.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36379
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Aviação do Exército

#5172 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 10, 2024 5:23 pm

Todo mundo reclamando que os militares não estão enviando tudo o que tem para o RS. Quanta falta de memória meu povo. Até parece que não estamos aqui há anos a lamentar e choramingar a nossa eterna falta de responsabilidade com investimento e custeio do mínimo básico à mais complexa e tecnológica das necessidades militares. E não mais que de repente todas as forças tem por que tem que enviar tudo para o RS simplesmente porque sim, e f...se se tem dinheiro ou não, se tem helo disponível ou não, se tem tripulações, recursos, meios de emprego, orçamento...

Horas, são 27 corporações de bombeiros militares no Brasil, outras 27 organizações de defesa civil, e mais outras 27 organizações de resgate e paramédicos, além do central de defesa civil a nível nacional, 27 polícias civis estaduais, 27 polícias militares estaduais, uma centena de guardas municipais muito bem equipadas desde alguns anos, e tantas outras instituições públicas e privadas no país, mas, o problema é que as ffaa's não enviam tudo que tem para o RS... :roll:

Quando foi mesmo que estivemos preparados em todos os níveis da administração pública para lidar com desastres naturais recorrentes neste país?

Só para saber mesmo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36379
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Aviação do Exército

#5173 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 10, 2024 7:21 pm

EME aprova a Diretriz de Implantação do Projeto Capacidade de Manobra do Programa Estratégico Aviação do Exército

Por Guilherme Wiltgen

O Estado-Maior do Exército aprovou a Diretriz de Implantação do Projeto Capacidade de Manobra, integrante do Programa Estratégico do Exército Aviação do Exército (Prg EEx Av Ex), que visa ampliar a Mobilidade da Força Terrestre através da aquisição de Helicópteros de Manobra Sikorsky UH-60M Black Hawk, designados HM-2A na Aviação do Exército.


https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... o-exercito

Míseras 12 unidades.
Agora pergunta se este ou qualquer outro governo liberava comprar mais uma única unidade a mais que fosse, com ou sem enchente no RS ou no raio que o parta? :?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder