Marinha de Portugal

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Marinha de Portugal

#1 Mensagem por Paisano » Qua Mai 25, 2005 2:53 pm

Segue abaixo um artigo do DEFESANET sobre a Marinha Portuguesa:

http://www.defesanet.com.br/marinha/portugal1.htm




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#2 Mensagem por Paisano » Qua Mai 25, 2005 5:11 pm

Almirante quer frota moderna

Fonte: http://www.defesanet.com.br

Lisboa - 21 MAio 2005 - As marinhas não são baratas, mas é tempo de compensar largos períodos de desinvestimento”, afirmou ontem na Figueira da Foz o chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), reafirmando o desejo de “modernizar” este ramo das Forças Armadas Portuguesas.

O almirante Vidal Abreu, que falava durante as comemorações do Dia da Marinha, adiantou que “importa estar no mar”, de diferentes formas, e Portugal quer ter uma marinha oceânica. O CEMA alertou que o País “não pode ter duas marinhas, concorrendo entre si na disputa dos escassos recursos disponíveis” e apelou ao ministro da Defesa Nacional para que se “cumpra o que está planeado, já de recurso, e não se voltem a cometer os erros do passado”.

A Marinha já assinou um contrato-quadro para a construção de seis navios de patrulha oceânica, que substituirão as actuais corvetas, e de cinco lanchas de fiscalização costeira, que substituirão os navios patrulha da classe Cacine. Em finais de 2006 receberá, dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, o segundo navio patrulha oceânico, baptizado de ‘Figueira da Foz’.

Vidal de Abreu considerou que a Marinha “tem a consciência” de que aquilo que pede ao Estado “não é uma despesa, mas um investimento em segurança”.

O CEMA salientou ainda as dificuldades sentidas no caso do arsenal do Alfeite, cuja reestruturação “vem sendo sucessivamente adiada” e deve ser considerada “uma prioridade”.

Luís Amaro, ministro da Defesa Nacional, afirmou que, perante as dificuldades que o País atravessa, “terá de haver algumas rectificações nas despesas em diferentes sectores”, que estão em estudo.

Quanto ao arsenal do Alfeite, o governante disse que “é um dos problemas que têm vindo a ser adiados ao longo dos últimos anos”, adiantando que “as Forças Armadas (e a Marinha) têm alguns problemas estruturais. Esse é um deles e tem de ser resolvido o mais rapidamente possível”.

FESTA CONTINUA ATÉ DIA 29

As comemorações do Dia da Marinha prolongam-se até ao próximo dia 29, com actividades lúdicas e culturais. Ontem estiveram na Figueira da Foz cerca de mil militares da Marinha, o navio-escola ‘Sagres’, o submarino ‘Delfim’, corvetas, as fragatas ‘Alvares Cabral’ e ‘João Melo’, o navio de reabastecimento ‘Berrio’, entre outros equipamentos navais.

359 FORAM SALVOS NO MAR

A Marinha portuguesa efectuou no ano passado 663 operações de busca e salvamento no mar, que permitiram salvar 359 pessoas. Neste âmbito, a área de responsabilidade da Marinha Portuguesa é 58 vezes superior à área do território nacional, revelou na Figueira da Foz o chefe do Estado-Maior da Armada.

PORMENORES

CONDECORADO

Rui Silva, um pescador de 18 anos residente na ilha do Pico, Açores, foi condecorado pela Marinha por ter salvo o pai e outro colega de profissão de morrerem afogados, a 8 de Maio do ano passado, na sequência do naufrágio do barco que os três ocupavam.

4 MIL VISTORIAS

Em 2004, quatro mil embarcações foram vistoriadas em mar territorial português e zona económica exclusiva (ZEE). Entre outras missões, a Armada tem a seu cargo a fiscalização da pesca na ZEE, uma área 18 vezes superior ao território continental.

NAVEGAÇÃO

As embarcações da Marinha Portuguesa navegaram, em 2004, 47775 horas, o que corresponde a cinco navios no mar, 24 sobre 24 horas, sublinhou Vidal Abreu nas cerimónias que decorreram na Figueira da Foz.




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54732
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2300 vezes

#3 Mensagem por P44 » Sex Mai 27, 2005 4:24 am

Com agradecimentos ao GRANDE Paisano, aqui foto disponivel no artigo mencionado.
A Corveta NRP António Enes (F 471) , que será substítuida por um dos NPOs actualmente em construção.
Estas Corvetas foram construidas na década de 60 tendo como objectivo principal as Guerras Coloniais em África, posteriormente, após a independência dos territórios africanos foram , e ainda são, principalmente utilizadas em missões de patrulhamento da ZEE Portuguesa.
Imagem




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#4 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Mai 27, 2005 5:59 am

Tudo como dantes, em Abrantes... :roll:

As chefias militares a fazerem valer os seus direitos e expectativas legitimamenete assumidas, e apontando necessidades, e os governos a dizerem que não há dinheiro para nada e que alguns dos programas lançados poderão sofrer alterações na forma ou nos timing's.

Triste esta "novela" que se vem arrastando de há décadas a esta parte nas nossas FA's. :cry:

O resultado está hoje à vista.

Uma país que deveria apostar especialmente em marinhas costeira e oceânica, e numa FAP capaz de cumprir as missões em número e qualidade, e que vai sofrendo de ano para ano cada vez mais "down grade" das suas capacidades, perante outros países da NATO.




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54732
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2300 vezes

#5 Mensagem por P44 » Sex Mai 27, 2005 6:07 am

Rui,

Leu no discurso do CEMA, a lista de prioridades:

1-Substituição das JB pelas OHP
2- Substituiçao do "Bérrio"
3- Modernização das VdG...




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#6 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Mai 27, 2005 6:14 am

Li.

Quanto ao Bérrio, também acho que a nossa marinha necessitaria de ter um melhor e mais moderno reabastecedor, mas não me importaria (acho que já escrevi isso noutra ocasião) que dado que o Bérrio já não tem valor comercial, talvez se pudesse comprar, mesmo que usado um reabastecedor de conceito mais moderno, e manter o Bérrio por mais uns anos para operações perto da costa ou para o triângulo Continente/Madeira/Açores.

O novo reabastecedor, para missões internacionais a maior distância e participação em exercícios NATO ou outros.




Editado pela última vez por Rui Elias Maltez em Sex Mai 27, 2005 7:05 am, em um total de 1 vez.
Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54732
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2300 vezes

#7 Mensagem por P44 » Sex Mai 27, 2005 6:35 am

Também penso que se deveria manter o Bérrio, para além de se adquirir um "novo" AOR, para operar com o NAVPOL.

O problema será o mm de sempre , o "guitovsky" (ou antes, a falta dele)

Se em 2010 tivessemos:

1 NAVPOL
2 FFG OHP
3 FF VdG
2 U209PN
2 AOR
8 NPO
....

Já não era nada mau

( e a Holanda vai vender mais 2 Karel Doorman :roll: ...mas isso já seria sonhar alto demais :( )




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#8 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Mai 27, 2005 7:09 am

e a Holanda vai vender mais 2 Karel Doorman ...mas isso já seria sonhar alto demais


Também acho que 2 Karel Doorman seria sonhar alto.

Mas até já me contentaria com as 3 Type-23 que a Inglaterra está a colocar no mercado.

Já imaginou este dispositivo:

- 1 Navpol
- 3 Meko-200
- 2 OHP
- 3 Type-23
- 8 NPO
- 2 AOR
- 2 ou 3 Sub U 209 PN (o 3º sub. estava em estudo)

Seria uma maravilha




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54732
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2300 vezes

#9 Mensagem por P44 » Sex Mai 27, 2005 7:28 am

Mas até já me contentaria com as 3 Type-23 que a Inglaterra está a colocar no mercado.


Então 2 Karel Dormman são demais e vc quer TRÊS Type-23????? :shock: :shock:

Devem ir parar ao Chile :roll:

Já viu a modernização que a Armada do Chile está a sofrer:
2 JvH [081]
2 KD (0u 4)
1 Type 23 (e se calhar ainda levam mais as 3 inglesas :evil: )

Qualquer dia invadem o Brasil [048]




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#10 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Mai 27, 2005 8:59 am

A Karel Doorman:

Imagem
(fragata multi-usos)

Imagem

Constructor Koninklijke Maatschappij De Shelde, Flushing
Fecha Botadura 20 de abril de 1988
Fecha Alta 31 de mayo de 1991

Desplazamiento, en toneladas 3320 plena carga
Dimensiones, en metros 125,3 x 14,4 x 4,3
Propulsión CODOG: 2 x RR Spey SM1C ( 33.800 cv ), 2 x diesels Stork-Wärstilä 12SW280 ( 9.790 cv ).
Velocidad, en nudos 30 ( Speys ), 21 diesels
Autonomía, en millas 5000 a 18 nudos
Dotación 156 ( 16 oficiales ). Acomodación para 163.

Cañones 1 x 76mm/62 OTO Melara Compact Mk100, 1 x Signaal SGE-30 Goalkeeper with GE 30mm, 2 x Oerlikon 20mm.
Misiles SSM: 8 x McDonnell Douglas Harpoon ( 2 cuádruples ); SAM: 16 x Raytheon Sea Sparrow, desde lanzadores verticales Mk48.
Torpedos 4 x 324mm tubes Mk32 ( 2 dobles ). Honeywell Mk46 Mod 5.

Rádar Aire/Superficie: Signaal SMART, 3D, banda F; Signaal LW 08, banda D; Navegación: Racal Decca 1226, banda I; Dirección de tiro: 2 x Signaal STIR, bandas I/J/K, 140km alcance.
Sónar Signaal PHS36, montado en el casco, modos de búsqueda activa y ataque, media frecuencia; Thomson Sintra Anaconda DSBV61, remolcado, baja frecuencia.
Contramedidas 2 x Loral Hycor SRBOC, para lanzar bengalas infrarojas y chaff; ESM/ECM: Argo APECS II ( incluye el sistema AR 700 ESM ), interceptador y perturbador.
Helicóptero 1 x Westland SH-14D Lynx
___________

Pleo menos usam um Linx :mrgreen:

________________________


As Type-23:

(Fragatas multi-usos)

Imagem

A HMS Iron Duke:
Imagem


Builder Marconi Marine–Yarrow, Glasgow
Launched 08 April 1989
Commissioned 30 May 1991

Displacement, tons 3500 standard, 4200 full load
Dimensions, metres 133 x 16,1 x 7,7
Main machinery CODLAG: 2 x RR Spey SM1A gas turbines ( 41540 hp ); 4 x Paxman Valenta 12 RPA 200CZ ( 8100 hp ).
Speed, knots 28; 15 on diesel-electric
Range, miles 7800 at 15 knots
Complement 174 ( 12 officers ) ( accomodation for 185 ( 16 officers ))

Guns 1 x Vickers 114mm/55 Mk 8, 2 x Oerlikon/DES 30mm/75 Mk 1.
Missiles SSM: 8 x McDonnell Douglas Harpoon ( 2 quads ); SAM: British Aerospace Seawolf GWS 26 Mod 1 VLS, 32 canisters.
Torpedoes 4 x Cray Marine 324mm fixed tubes ( 2 twin ). Marconi Stingray torpedoes.

Radar Air/Surface search: Plessey Type 996(I), 3D, E/F bands; Navigation: Kelvin Hughes Type 1007, I band; Fire control: 2 x Marconi Type 911, I/Ku bands.
Sonar Ferranti/Thomson Sintra Type 2050, bow mounted, active search and attack modes; Dowty Type 2031Z, towed array, passive search.
Countermeasures Decoys: 4 x Sea Gnat; Type 182, towed torpedo decoy; ESM: Racal UAF-1 Cutlass; ECM: Type 675(2) or Racal Scorpion, jammer.
Helicopter 1 x Westland Lynx HMA 3/8 or 1 x EH 101 Merlin HAS 1.


Builder Marconi Marine–Yarrow, Glasgow
Launched 08 April 1989
Commissioned 30 May 1991

Displacement, tons 3500 standard, 4200 full load
Dimensions, metres 133 x 16,1 x 7,7
Main machinery CODLAG: 2 x RR Spey SM1A gas turbines ( 41540 hp ); 4 x Paxman Valenta 12 RPA 200CZ ( 8100 hp ).
Speed, knots 28; 15 on diesel-electric
Range, miles 7800 at 15 knots
Complement 174 ( 12 officers ) ( accomodation for 185 ( 16 officers ))

Guns 1 x Vickers 114mm/55 Mk 8, 2 x Oerlikon/DES 30mm/75 Mk 1.
Missiles SSM: 8 x McDonnell Douglas Harpoon ( 2 quads ); SAM: British Aerospace Seawolf GWS 26 Mod 1 VLS, 32 canisters.
Torpedoes 4 x Cray Marine 324mm fixed tubes ( 2 twin ). Marconi Stingray torpedoes.

Radar Air/Surface search: Plessey Type 996(I), 3D, E/F bands; Navigation: Kelvin Hughes Type 1007, I band; Fire control: 2 x Marconi Type 911, I/Ku bands.
Sonar Ferranti/Thomson Sintra Type 2050, bow mounted, active search and attack modes; Dowty Type 2031Z, towed array, passive search.
Countermeasures Decoys: 4 x Sea Gnat; Type 182, towed torpedo decoy; ESM: Racal UAF-1 Cutlass; ECM: Type 675(2) or Racal Scorpion, jammer.
Helicopter 1 x Westland Lynx HMA 3/8 or 1 x EH 101 Merlin HAS 1.

Builder Marconi Marine–Yarrow, Glasgow
Launched 08 April 1989
Commissioned 30 May 1991

Displacement, tons 3500 standard, 4200 full load
Dimensions, metres 133 x 16,1 x 7,7
Main machinery CODLAG: 2 x RR Spey SM1A gas turbines ( 41540 hp ); 4 x Paxman Valenta 12 RPA 200CZ ( 8100 hp ).
Speed, knots 28; 15 on diesel-electric
Range, miles 7800 at 15 knots
Complement 174 ( 12 officers ) ( accomodation for 185 ( 16 officers ))

Guns 1 x Vickers 114mm/55 Mk 8, 2 x Oerlikon/DES 30mm/75 Mk 1.
Missiles SSM: 8 x McDonnell Douglas Harpoon ( 2 quads ); SAM: British Aerospace Seawolf GWS 26 Mod 1 VLS, 32 canisters.
Torpedoes 4 x Cray Marine 324mm fixed tubes ( 2 twin ). Marconi Stingray torpedoes.

Radar Air/Surface search: Plessey Type 996(I), 3D, E/F bands; Navigation: Kelvin Hughes Type 1007, I band; Fire control: 2 x Marconi Type 911, I/Ku bands.
Sonar Ferranti/Thomson Sintra Type 2050, bow mounted, active search and attack modes; Dowty Type 2031Z, towed array, passive search.
Countermeasures Decoys: 4 x Sea Gnat; Type 182, towed torpedo decoy; ESM: Racal UAF-1 Cutlass; ECM: Type 675(2) or Racal Scorpion, jammer.
Helicopter 1 x Westland Lynx HMA 3/8 or 1 x EH 101 Merlin HAS 1.

_______________

Depois das comparações, de facto que venha o Diabo e escolha.

Mas a mim, calhavam-me melhor 3 Type-23 que as Karel Doorman.

E os colegas?

Entre as duas, qual prefeririam?




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54732
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2300 vezes

#11 Mensagem por P44 » Sex Mai 27, 2005 9:22 am

8-] Tanto me faz...nunca vamos ter NENHUMA....

Mas gosto mais das Karel Doorman




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#12 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Mai 27, 2005 9:37 am

E porque prefere as Karel?

Por uma questão de estética, ou de capacidades?

P.S.

Eu sei que infelizmente nunca iremos ter nenhuma dessas, nem daqui a 20 anos. :cry:




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54732
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2300 vezes

#13 Mensagem por P44 » Sex Mai 27, 2005 9:41 am

É estética...gosto mais das curvas holandesas 8-]

E como nunca teremos nada disto, posso escolher em termos estéticos, sem que venham especialistas dizer que estou errado... :roll: :roll:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#14 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Mai 27, 2005 9:47 am

Mas a que especialistas se está a referir?

[082] [082] [082]

É aos que até sabem a quantos metros por segundo é que viaja o obus disparado pela peça de vante, ou ao que sabem qual a percentagem de carbono na fabricação das chapas de aço? :mrgreen:




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54732
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2300 vezes

#15 Mensagem por P44 » Sex Mai 27, 2005 9:51 am

E têm um cerebro com a envergadura da asa de um F-16, e odeiam(?) falangistas...é mais MP [051]




Triste sina ter nascido português 👎
Responder