60 anos da Força Expedicionária Brasileira

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Moacir Barbosa de León
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 139
Registrado em: Seg Jul 25, 2005 3:28 pm
Localização: Porto Alegre - RS

#16 Mensagem por Moacir Barbosa de León » Sáb Out 29, 2005 7:08 pm

Apesar dos céticos a Cobra Fumou! Já me referi anteriormente que nosso povo tem brio e tenho certeza que no caso de necessidade defenderemos nossa soberania com muita eficiência. Fui docente por muitos anos, senti na carne este desinteresse generalizado pelos feitos não só das FFAs na IIGG, mas em muitos outros fatos gloriosos. A "super" mídia brasileira(?) é a principal responsável por provocar a alienação e conivenciação de nossa população. Por estas razões senti muita alegria quando abri o Fórum hoje e vi esta linda matéria sobre a FEB.




"Diga a seu chefe que assinaremos a paz com o Império com o sangue do primeiro invasor estrangeiro que atravessar a fronteira. Pois antes de tudo somos brasileiros”. David Canabarro (Comandante Farroupilha)
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#17 Mensagem por Guerra » Sáb Out 29, 2005 8:57 pm

Voces acham que existia a possibilidade, caso a guerra se prolongasse de algum pais sul americano se aproveitar da situação e entrar para o lado dos alemães e ferrar o Brasil?




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#18 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Out 29, 2005 9:12 pm

SGT GUERRA escreveu:Voces acham que existia a possibilidade, caso a guerra se prolongasse de algum pais sul americano se aproveitar da situação e entrar para o lado dos alemães e ferrar o Brasil?

Acredito que sim!


Parece que a Argentina pensou em fazer isso...

Ficar em cima do muro, e então optar pela Alemanha, se fosse o caso...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#19 Mensagem por Guerra » Sáb Out 29, 2005 9:27 pm

FinkenHeinle escreveu:
SGT GUERRA escreveu:Voces acham que existia a possibilidade, caso a guerra se prolongasse de algum pais sul americano se aproveitar da situação e entrar para o lado dos alemães e ferrar o Brasil?

Acredito que sim!


Parece que a Argentina pensou em fazer isso...

Ficar em cima do muro, e então optar pela Alemanha, se fosse o caso...


Pois é. As vezes as pessoas criticam a participação da FEB na guerra. Falam que so mandaram oficiais temporarios e recrutas despreparados para a guerra, mas ninguem ve a coisa por esse angulo. Eu acho que foi uma decisão certa para a epoca.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#20 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Out 29, 2005 9:44 pm

SGT GUERRA escreveu:
FinkenHeinle escreveu:
SGT GUERRA escreveu:Voces acham que existia a possibilidade, caso a guerra se prolongasse de algum pais sul americano se aproveitar da situação e entrar para o lado dos alemães e ferrar o Brasil?

Acredito que sim!


Parece que a Argentina pensou em fazer isso...

Ficar em cima do muro, e então optar pela Alemanha, se fosse o caso...


Pois é. As vezes as pessoas criticam a participação da FEB na guerra. Falam que so mandaram oficiais temporarios e recrutas despreparados para a guerra, mas ninguem ve a coisa por esse angulo. Eu acho que foi uma decisão certa para a epoca.

Sem dúvida, tanto a FEB quanto a FAB demonstraram muito profissionalismo!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Moacir Barbosa de León
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 139
Registrado em: Seg Jul 25, 2005 3:28 pm
Localização: Porto Alegre - RS

#21 Mensagem por Moacir Barbosa de León » Dom Out 30, 2005 9:09 am

Meu pai, na época militar, foi destacado para a fronteira (até nasci lá) com o Uruguay. Havia a possibilidade da Argentina nos invadir num plano conjunto com o eixo. Nada foi provado até que recentemente abriram-se alguns arquivos das FFAs americanas e um plano de invasão do NE brasileiro foi divulgado. É que Vargas estava em cima do muro e os EUA precisavam de logística para o desembarque no N da África. Ao invadirem o NE brasileiro a Argentina se aproveitaria e atacaria pelo Sul. Ao optar pelos aliados o plano foi cancelado e os EUA molntaram uma base em Natal. Algo tragicômico e incompreensível, mas o plano foi divulgado pela mídia.
Vou procurar mais detalhes. Quem puder se antecipar seria interessante divulgar aqui.




"Diga a seu chefe que assinaremos a paz com o Império com o sangue do primeiro invasor estrangeiro que atravessar a fronteira. Pois antes de tudo somos brasileiros”. David Canabarro (Comandante Farroupilha)
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#22 Mensagem por César » Dom Out 30, 2005 12:28 pm

Além desse caso, vazou a pouco tempo a notícia de um plano da Argentina em atacar o Brasil, em troca do apoio da Alemanha para torná-la a potência regional da AL.

Tudo isso está no livro Crônica de uma Guerra Secreta: A conexão Argentina, de um diplomata Brasileiro(esqueci o nome dele....) que foi espião no tempo da guerra, e infelizmente morreu recentemente.

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Super Flanker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1434
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 2:23 pm
Localização: São Carlos
Agradeceram: 40 vezes

....

#23 Mensagem por Super Flanker » Dom Out 30, 2005 7:32 pm

Alguém poderia tirar uma duvida:

Como que uma divisâo inteira foi se render sem lutar? Mais de 14 mil soldados se entregando sem mais sem menos? Como foi isso?




"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

Re: ....

#24 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Out 30, 2005 8:09 pm

Super Flanker escreveu:Alguém poderia tirar uma duvida:

Como que uma divisâo inteira foi se render sem lutar? Mais de 14 mil soldados se entregando sem mais sem menos? Como foi isso?

Olá Flanker!


Não saberei responder bem, mas acredito que devido à dois fatores:

- Muitos dos soldados alemães, com a virada da Guerra pendendo para os Aliados, e não sendo propriamente nazistas, acabavam se motivação para lutar;
- E talvez porque, em inferioridade, seja ela da natureza que for, talvez eles não quisessem perder suas vidas por um Regime Nazista.




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

#25 Mensagem por CFB » Seg Out 31, 2005 1:14 am

Moacir Barbosa de León escreveu:Meu pai, na época militar, foi destacado para a fronteira (até nasci lá) com o Uruguay. Havia a possibilidade da Argentina nos invadir num plano conjunto com o eixo. Nada foi provado até que recentemente abriram-se alguns arquivos das FFAs americanas e um plano de invasão do NE brasileiro foi divulgado. É que Vargas estava em cima do muro e os EUA precisavam de logística para o desembarque no N da África. Ao invadirem o NE brasileiro a Argentina se aproveitaria e atacaria pelo Sul. Ao optar pelos aliados o plano foi cancelado e os EUA molntaram uma base em Natal. Algo tragicômico e incompreensível, mas o plano foi divulgado pela mídia.
Vou procurar mais detalhes. Quem puder se antecipar seria interessante divulgar aqui.


Resumindo estariamos ferados, no nordeste lutariamos contra os EUA q faziam parte dos aliados e no sul contra os argentinos, estao aliados da Alemanha, seriamos o unico pais do mundo a lutar ao mesmo tempo contra forcas aliadas e do eixo, seria no minimo inusitado, ainda bem q o Vargas se decidiu logo




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#26 Mensagem por Einsamkeit » Seg Out 31, 2005 2:20 pm

Quem decidiu tudo foram os Sovieticos.




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Patton
Sênior
Sênior
Mensagens: 1108
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 8:25 pm
Localização: Estados Unidos

#27 Mensagem por Patton » Seg Out 31, 2005 5:30 pm

Como que uma divisâo inteira foi se render sem lutar? Mais de 14 mil soldados se entregando sem mais sem menos? Como foi isso?


Por que provavilmente aquela divisao nao tinha mais 14 mil soldados. As divisoes alemes no fim da guerra eram imasculados, alguns tevem apenas 200 soldados. Porque lutar por uma causa perdida sem amunicao, sem apoio, sem todas as coisas nessisarias de fazer uma guerra?

Concordo que não dão a valorizaçâo qu deviam.
Quando estudei 2ªguerra na escola, foi um desanimo, a professora deu a matéria em 2 aulas, e comentos sobre o Brasil na guerra em 5 minutos! ...isso é um absurdo.


Comprei uma revista esses tempos atrás só sobre 2ª guerra, me deixou chateado tbem. Apenas uma pagina na revista inteira sobre o Brasil.


Mas, tem que ver o assunto em contexto. O Brasil mandou 25 mil soldados para a Italia quando os EUA por examplo teve 3 milhoes de soldados luntando na Europa e tambem estavamos lutando uma outra guerra no mar contra o Japao no mesmo tempo.




Imagem
Imagem

"Agora eu quero que vocês se lembrem que nenhum filho de *** ganhou uma guerra morrendo de pena dele. Ela ganhou ao forçar o outro filho da *** a morrer pelo seu país"~
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#28 Mensagem por VICTOR » Seg Out 31, 2005 6:58 pm

Patton escreveu:Mas, tem que ver o assunto em contexto. O Brasil mandou 25 mil soldados para a Italia quando os EUA por examplo teve 3 milhoes de soldados luntando na Europa e tambem estavamos lutando uma outra guerra no mar contra o Japao no mesmo tempo.

Mas se voce esta ensinando historia para criancas brasileiras, nao faz sentido omitir o papel do Brasil e as repercussoes da Guerra no pais.




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#29 Mensagem por César » Seg Out 31, 2005 7:33 pm

E cabe lembrar que, embora em termos absolutos o Brasil tenha enviado uma força minúscula(25 mil), em termos relativos isso representava 1/4 de toda a nossa Força Terrestre à época.

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#30 Mensagem por Plinio Jr » Seg Out 31, 2005 10:11 pm

Super Flanker escreveu:
Alguém poderia tirar uma duvida:

Como que uma divisâo inteira foi se render sem lutar? Mais de 14 mil soldados se entregando sem mais sem menos? Como foi isso?


Estavam fartos de guerrear, a guerra estava terminando e não valia mais a pena arriscar-se pelo Reich e sendo prisioneiros dos aliados seriam muito bem tratados, diferente do ocorreria se caíssem nas mãos dos soviéticos que não estavam muito longe dali, invadindo a Áustria e os balcãs.

Quanto aos efetivos, tbm tenho minhas dúvidas nestes números, pois é sabido que as divisões alemãs estavam muito abaixo de seus efetivos normais, ainda mais as que ficaram combatendo em outros países e fora do Reich, mas mesmo assim, não deixa de ser um brilhante feito de nossa FEB.




Responder