Força Aérea Turquia

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Força Aérea Turquia

#91 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 31, 2024 4:40 pm



Tenho minhas dúvidas de que este caça seja construído nas quantidades de F-16 existentes na força aérea turca.
Mas não custa tentar.
Gente querendo comprar ele já tem. E isso ajuda muito na hora de baixar custos e preços.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Força Aérea Turquia

#92 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 31, 2024 4:46 pm

Imagem




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Força Aérea Turquia

#93 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 31, 2024 4:53 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Força Aérea Turquia

#94 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 07, 2024 2:19 pm

Segundo o CEO da TAI -Turkish Air Industries, o KAAN deve voar até o final de março deste ano.
Vários ajustes e correções tiveram que ser feitas em função dos testes de solo no caça.
A ver se agora vai.
O avião é o substituto natural dos F-16 da força aérea turca, que não por acaso é o segundo maior operador do mundo deste modelo, só perdendo para o USA. São mais de 200 unidades em operação na Turquia.
Se o KAAN, um avião consideravelmente maior irá conseguir substituir o Viper na proporção 1X1, ainda se provar.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9246
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 580 vezes

Re: Força Aérea Turquia

#95 Mensagem por Suetham » Dom Fev 11, 2024 8:06 am

https://www.gbnnews.com.br/2024/01/conh ... cordo.html
Conheça alguns detalhes do acordo bilionário de venda dos caças F-16 à Türkiye




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37925
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2615 vezes

Re: Força Aérea Turquia

#96 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Fev 21, 2024 7:23 am







"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Força Aérea Turquia

#97 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 21, 2024 1:52 pm

Excelente notícia para os turcos.
Fizeram o mais difícil, que era projetar e fazer voar o caça.
Agora começa uma fase igualmente difícil que é testar e provar todos os sistemas do caça.
Vai levar tempo e muita dor de cabeça até o KAAN se tornar um caça comprovadamente pronto e operacional.
São mais 4 anos até o início da produção em massa, e outros 2 a 4 anos para o IOC\FOC.
Os motores ainda não são os definitivos, e muitos sistemas precisam ser ainda desenvolvidos ao longo do processo de testes de voo.
Mas, parabéns para a indústria turca e o pessoal da pesquisa e desenvolvimento. E aos políticos de plantão que estão sustentando esse investimento, que sem o apoio e a decisão deles, nada disso seria possível.
Um projeto verdadeiramente de Estado, pode-se dizer, uma vez que o Erdongan vai para o chinelo qualquer hora dessas, e está no ultimo mandato efetivo.
Resta agora acompanhar e torcer para que tudo dê certo.
Ainda dá tempo da gente tirar uma casquinha desse projeto sem ter que cavar o fundo do poço em que sempre estamos. :mrgreen:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6748
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 766 vezes

Re: Força Aérea Turquia

#98 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Mar 05, 2024 7:02 pm

FCarvalho escreveu: Qua Fev 21, 2024 1:52 pm Excelente notícia para os turcos.
Fizeram o mais difícil, que era projetar e fazer voar o caça.
Agora começa uma fase igualmente difícil que é testar e provar todos os sistemas do caça.
Vai levar tempo e muita dor de cabeça até o KAAN se tornar um caça comprovadamente pronto e operacional.
São mais 4 anos até o início da produção em massa, e outros 2 a 4 anos para o IOC\FOC.
Os motores ainda não são os definitivos, e muitos sistemas precisam ser ainda desenvolvidos ao longo do processo de testes de voo.
Mas, parabéns para a indústria turca e o pessoal da pesquisa e desenvolvimento. E aos políticos de plantão que estão sustentando esse investimento, que sem o apoio e a decisão deles, nada disso seria possível.
Um projeto verdadeiramente de Estado, pode-se dizer, uma vez que o Erdongan vai para o chinelo qualquer hora dessas, e está no ultimo mandato efetivo.
Resta agora acompanhar e torcer para que tudo dê certo.
Ainda dá tempo da gente tirar uma casquinha desse projeto sem ter que cavar o fundo do poço em que sempre estamos. :mrgreen:
Quais motores eles estão usando agora no protótipo do KAAN? Ouvi falar que ninguém quis fornecer transferência de tecnologia pra eles com exceção de uma Estatal Ucraniana, a Ivchenko Progress.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Força Aérea Turquia

#99 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 06, 2024 12:04 pm

Viktor Reznov escreveu: Ter Mar 05, 2024 7:02 pm Quais motores eles estão usando agora no protótipo do KAAN? Ouvi falar que ninguém quis fornecer transferência de tecnologia pra eles com exceção de uma Estatal Ucraniana, a Ivchenko Progress.
O que se diz é que são dois GE F110, como os utilizados no F-16. Eles obtiveram a licença para produção ou montagem, não lembro, destes motores para os seus caças produzidos por lá. Estão aproveitando que os USA liberaram o uso nos protótipos e quiçá os aviões de pré serie, até que o modelo nacional definitivo esteja pronto.
Este aliás será feito em colaboração com a RR britânica.
Os caças de linha devem ser empregados, segundo o planejamento turco, já com os motores definitivos.
Eles projetam a entrada em operação para 2028. Mas tenho cá comigo que isso é muito otimista. Otimista até demais, diria.
Conquanto, se nada demais acontecer, lá para o começo dos anos 2030 ele já deve estar pronto e operacional com todos os insumos que a indústria turca pode oferecer agora e mais adiante.
Dinheiro e vontade de fazer não vai faltar.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Força Aérea Turquia

#100 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 20, 2024 4:41 pm

Turquia encomenda 12 aeronaves Hürjet Block 1

A Turquia fez um pedido de uma dúzia de aeronaves de treinamento avançado Hürjet Block 1 com a Turkish Aerospace Industries (TAI).

https://www.cavok.com.br/turquia-encome ... et-block-1

Pessoal da AKAER deve estar rindo à toa nessas horas.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Força Aérea Turquia

#101 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 11, 2024 1:16 pm



Fez seu primeiro voo sem maior alarde. Mas está aí. O programa continua célere em seus objetivos e as coisas parecem estar se encaminhando para o seu apronto operacional dentro do cronograma estimado.
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Força Aérea Turquia

#102 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 15, 2024 1:14 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6748
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 766 vezes

Re: Força Aérea Turquia

#103 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Mai 15, 2024 5:52 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Mai 11, 2024 1:16 pm

Fez seu primeiro voo sem maior alarde. Mas está aí. O programa continua célere em seus objetivos e as coisas parecem estar se encaminhando para o seu apronto operacional dentro do cronograma estimado.
A ver.
E os caras tem feito tudo isso com uma inflação altíssima, um governo semi-radical Islâmico e extremamente corrupto. É impressionante.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Força Aérea Turquia

#104 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 15, 2024 6:03 pm

Viktor Reznov escreveu: Qua Mai 15, 2024 5:52 pm E os caras tem feito tudo isso com uma inflação altíssima, um governo semi-radical Islâmico e extremamente corrupto. É impressionante.
O Brasil não é muito diferente agora, antes e depois da Turquia sob quaisquer aspectos.
A diferença fulcral é uma simples questão de vontade política, que aqui nunca existiu e não existe.
Quando o Estado sabe o que quer, por força das escolhas políticas que a sociedade faz, fica mais fácil as coisas acontecerem em todas as áreas do poder público, inclusive Defesa. E nem é preciso uma ameaça concreta ou um inimigo nominado para isso. É só questão de bom senso, e de sendo de realidade.
Com alguma sorte poderemos participar indiretamente do desenvolvimento deste caça se a Akaer, por exemplo, for novamente convidada a dar sua contribuição no projeto.
Empresas no Brasil capacitadas a partilhar e prover conhecimento e soluções para o KAAN é o que não falta.
Nós é que somos uns pregos que não sabem e não queremos usar tudo de bom que existe por aqui por causa de um bando de lesos e manés políticos, que só se criam em tempos de eleições, ou quando a desgraça bate à porta.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8824
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 427 vezes

Re: Força Aérea Turquia

#105 Mensagem por Pablo Maica » Qua Mai 15, 2024 8:48 pm

FCarvalho escreveu: Qua Mai 15, 2024 1:14 pm
Não conheço bem o KAAN, pelo histórico recente da indústria aeronáutica turca com projetos de alta tecnologia, há boas chances de ser uma excelente aeronave.

Mas uma coisa tem que ser dita, esse desenho do cockpit quase em cima do radome e com as entradas de ar tão avançadas é feio pqp!


Um abraço e t+ :)




Responder