Força Aérea Turquia
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36320
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3143 vezes
Re: Força Aérea Turquia
Tenho minhas dúvidas de que este caça seja construído nas quantidades de F-16 existentes na força aérea turca.
Mas não custa tentar.
Gente querendo comprar ele já tem. E isso ajuda muito na hora de baixar custos e preços.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
A. Sapkowski
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36320
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3143 vezes
Re: Força Aérea Turquia
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
A. Sapkowski
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36320
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3143 vezes
Re: Força Aérea Turquia
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
A. Sapkowski
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36320
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3143 vezes
Re: Força Aérea Turquia
Segundo o CEO da TAI -Turkish Air Industries, o KAAN deve voar até o final de março deste ano.
Vários ajustes e correções tiveram que ser feitas em função dos testes de solo no caça.
A ver se agora vai.
O avião é o substituto natural dos F-16 da força aérea turca, que não por acaso é o segundo maior operador do mundo deste modelo, só perdendo para o USA. São mais de 200 unidades em operação na Turquia.
Se o KAAN, um avião consideravelmente maior irá conseguir substituir o Viper na proporção 1X1, ainda se provar.
Vários ajustes e correções tiveram que ser feitas em função dos testes de solo no caça.
A ver se agora vai.
O avião é o substituto natural dos F-16 da força aérea turca, que não por acaso é o segundo maior operador do mundo deste modelo, só perdendo para o USA. São mais de 200 unidades em operação na Turquia.
Se o KAAN, um avião consideravelmente maior irá conseguir substituir o Viper na proporção 1X1, ainda se provar.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
A. Sapkowski
Re: Força Aérea Turquia
https://www.gbnnews.com.br/2024/01/conh ... cordo.html
Conheça alguns detalhes do acordo bilionário de venda dos caças F-16 à Türkiye
Conheça alguns detalhes do acordo bilionário de venda dos caças F-16 à Türkiye
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 37916
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceram: 2614 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36320
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3143 vezes
Re: Força Aérea Turquia
Excelente notícia para os turcos.
Fizeram o mais difícil, que era projetar e fazer voar o caça.
Agora começa uma fase igualmente difícil que é testar e provar todos os sistemas do caça.
Vai levar tempo e muita dor de cabeça até o KAAN se tornar um caça comprovadamente pronto e operacional.
São mais 4 anos até o início da produção em massa, e outros 2 a 4 anos para o IOC\FOC.
Os motores ainda não são os definitivos, e muitos sistemas precisam ser ainda desenvolvidos ao longo do processo de testes de voo.
Mas, parabéns para a indústria turca e o pessoal da pesquisa e desenvolvimento. E aos políticos de plantão que estão sustentando esse investimento, que sem o apoio e a decisão deles, nada disso seria possível.
Um projeto verdadeiramente de Estado, pode-se dizer, uma vez que o Erdongan vai para o chinelo qualquer hora dessas, e está no ultimo mandato efetivo.
Resta agora acompanhar e torcer para que tudo dê certo.
Ainda dá tempo da gente tirar uma casquinha desse projeto sem ter que cavar o fundo do poço em que sempre estamos.
Fizeram o mais difícil, que era projetar e fazer voar o caça.
Agora começa uma fase igualmente difícil que é testar e provar todos os sistemas do caça.
Vai levar tempo e muita dor de cabeça até o KAAN se tornar um caça comprovadamente pronto e operacional.
São mais 4 anos até o início da produção em massa, e outros 2 a 4 anos para o IOC\FOC.
Os motores ainda não são os definitivos, e muitos sistemas precisam ser ainda desenvolvidos ao longo do processo de testes de voo.
Mas, parabéns para a indústria turca e o pessoal da pesquisa e desenvolvimento. E aos políticos de plantão que estão sustentando esse investimento, que sem o apoio e a decisão deles, nada disso seria possível.
Um projeto verdadeiramente de Estado, pode-se dizer, uma vez que o Erdongan vai para o chinelo qualquer hora dessas, e está no ultimo mandato efetivo.
Resta agora acompanhar e torcer para que tudo dê certo.
Ainda dá tempo da gente tirar uma casquinha desse projeto sem ter que cavar o fundo do poço em que sempre estamos.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
A. Sapkowski
- Viktor Reznov
- Sênior
- Mensagens: 6743
- Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
- Agradeceram: 765 vezes
Re: Força Aérea Turquia
Quais motores eles estão usando agora no protótipo do KAAN? Ouvi falar que ninguém quis fornecer transferência de tecnologia pra eles com exceção de uma Estatal Ucraniana, a Ivchenko Progress.FCarvalho escreveu: ↑Qua Fev 21, 2024 1:52 pm Excelente notícia para os turcos.
Fizeram o mais difícil, que era projetar e fazer voar o caça.
Agora começa uma fase igualmente difícil que é testar e provar todos os sistemas do caça.
Vai levar tempo e muita dor de cabeça até o KAAN se tornar um caça comprovadamente pronto e operacional.
São mais 4 anos até o início da produção em massa, e outros 2 a 4 anos para o IOC\FOC.
Os motores ainda não são os definitivos, e muitos sistemas precisam ser ainda desenvolvidos ao longo do processo de testes de voo.
Mas, parabéns para a indústria turca e o pessoal da pesquisa e desenvolvimento. E aos políticos de plantão que estão sustentando esse investimento, que sem o apoio e a decisão deles, nada disso seria possível.
Um projeto verdadeiramente de Estado, pode-se dizer, uma vez que o Erdongan vai para o chinelo qualquer hora dessas, e está no ultimo mandato efetivo.
Resta agora acompanhar e torcer para que tudo dê certo.
Ainda dá tempo da gente tirar uma casquinha desse projeto sem ter que cavar o fundo do poço em que sempre estamos.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36320
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3143 vezes
Re: Força Aérea Turquia
O que se diz é que são dois GE F110, como os utilizados no F-16. Eles obtiveram a licença para produção ou montagem, não lembro, destes motores para os seus caças produzidos por lá. Estão aproveitando que os USA liberaram o uso nos protótipos e quiçá os aviões de pré serie, até que o modelo nacional definitivo esteja pronto.Viktor Reznov escreveu: ↑Ter Mar 05, 2024 7:02 pm Quais motores eles estão usando agora no protótipo do KAAN? Ouvi falar que ninguém quis fornecer transferência de tecnologia pra eles com exceção de uma Estatal Ucraniana, a Ivchenko Progress.
Este aliás será feito em colaboração com a RR britânica.
Os caças de linha devem ser empregados, segundo o planejamento turco, já com os motores definitivos.
Eles projetam a entrada em operação para 2028. Mas tenho cá comigo que isso é muito otimista. Otimista até demais, diria.
Conquanto, se nada demais acontecer, lá para o começo dos anos 2030 ele já deve estar pronto e operacional com todos os insumos que a indústria turca pode oferecer agora e mais adiante.
Dinheiro e vontade de fazer não vai faltar.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
A. Sapkowski
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36320
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3143 vezes
Re: Força Aérea Turquia
Turquia encomenda 12 aeronaves Hürjet Block 1
A Turquia fez um pedido de uma dúzia de aeronaves de treinamento avançado Hürjet Block 1 com a Turkish Aerospace Industries (TAI).
https://www.cavok.com.br/turquia-encome ... et-block-1
Pessoal da AKAER deve estar rindo à toa nessas horas.
A Turquia fez um pedido de uma dúzia de aeronaves de treinamento avançado Hürjet Block 1 com a Turkish Aerospace Industries (TAI).
https://www.cavok.com.br/turquia-encome ... et-block-1
Pessoal da AKAER deve estar rindo à toa nessas horas.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
A. Sapkowski
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36320
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3143 vezes
Re: Força Aérea Turquia
Fez seu primeiro voo sem maior alarde. Mas está aí. O programa continua célere em seus objetivos e as coisas parecem estar se encaminhando para o seu apronto operacional dentro do cronograma estimado.
A ver.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
A. Sapkowski