Força Aerea do Egito

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Força Aerea do Egito

#1 Mensagem por EDSON » Sex Jul 23, 2021 8:05 pm

Imagem




Avatar do usuário
avc1
Avançado
Avançado
Mensagens: 626
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 12:15 am
Agradeceram: 123 vezes

Re: Força Aerea do Egito

#2 Mensagem por avc1 » Sex Jul 23, 2021 8:37 pm

é uma força aerea bem poderosa, desses ai os F-16 são todos desdentados, ainda confiando nos antigos AIM-7.
Com a chegada dos SU-35 arrisco dizer que é uma das mais poderosas do mundo árabe, junto com argélia e arabia saudita.




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6743
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 765 vezes

Re: Força Aerea do Egito

#3 Mensagem por Viktor Reznov » Sáb Jul 24, 2021 12:17 am

Até onde eu pude averiguar, a maioria dos F-16 da Força Aérea Egípcia são Block 50/52 e usam o AMRAAM.

EDIT: não, você tem razão, realmente o Departamento de Estado dos EUA não autorizou a exportação do AMRAAM pro Egito. Pelo o que li nem para o resto do mundo Árabe.

EDIT 2: se eles forem espertos, buscariam autorização pra venderem algumas dezenas desses F-16 pra Israel, ou outros parceiros "preferenciais" dos EUA e os substituiriam por caças Rafale




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 208 vezes

Re: Força Aerea do Egito

#4 Mensagem por gogogas » Sáb Jul 24, 2021 9:37 am

Se Israel não fosse seu vizinho e não tivesse problemas no passado , poderiam até armar com mísseis Israelenses em seus F-16 !




Gogogas !
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1296
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 462 vezes

Re: Força Aerea do Egito

#5 Mensagem por Cassio » Sáb Jul 24, 2021 11:05 am

O mais legal é ver os EMB-312 Tucanos ainda em operação... e lembrando que foram montados lá mesmo no Egito.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Força Aerea do Egito

#6 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 24, 2021 12:49 pm

A encomenda dos Mig-29 SMT(?) e dos Su-35 pode contrabalancear a ausência dos AMRAAM uma vez que os russos não tem problemas em oferecer as versões mais novas do R-77. A ver se no caso dos Mig eles são compatíveis com o R-77M e mesmo se este está dentro do pacote de armas oferecido aos egípcios para aqueles caças.

Pelo que vi, há possibilidades para o Super Tucano no que tange a substituição dos Alpha Jet. Se eles entenderem ser uma troca justa.

Há ali também, pelo que vejo, uma grande chance para o nosso KC-390, pois a frota de Hércules é toda das versões H, já com muitos anos nas costas. E devem estar bastante usadas. Uma encomenda para o Egito seria a porteira para o Oriente Médio inteiro, a quiçá mais além nas regiões circunvizinhas.

Os Rafale devem vir equipados com o Meteor, e isto por si só já é muita coisa. Os Mirage 2000 devem operar os Mica de primeira geração, e podem ser, ou não, atualizados para o Meteor, o que não seria uma surpresa. Mas pela quantidade de caças existentes, é mais fácil eles deram baixa quando todos os Rafale forem recebidos. Aliás, o Egito comprou ou vai comprar 54 Rafale?

As versões ISR da família Phenom/Praetor e E-2 também tem boas chances de encontrar algum espaço na força aérea egípcia. Há 8 E-2, e pode ser que eles queiram mais, ou diversificar a frota de aeronaves AEW, dentre outras para EW, COMINT/ELINT/SINGIT

Um avião de patrulha naval também pode encontrar oportunidade, já que os C-295 operam somente como cargueiros. O investimento nesta área pode ser interessante, já que eles parecem não ter aviões deste tipo. Ou posso estar enganado. Mas não me lembro de ver Orion na cores do país. Pode ser que os Airbus tenham a sua versão de patrulha/ISR/SAR naval. Vou dar uma conferida.

No mais, eles tem uma frota de helos bem grande e diversificada. Os SeaSprite devem ser substitutídos mais para frente por algum outro helo. A Leonardo parece ter boas expectativas sobre isso, assim como a Aibus Helicopters. O BH parece não ser, ou não ter, o interesse da força aérea. A ver a situação no exército e marinha. Há também muitos Sea King que precisam ser aposentados. Mais oportunidades para Merlin, HH-90 e o próprio Sea Hawk.

Se os russos não demorarem muito, uma versão naval do Mi-38 aparece logo, logo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3188
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 204 vezes

Re: Força Aerea do Egito

#7 Mensagem por jumentodonordeste » Dom Jul 25, 2021 5:59 pm

Papel nao funciona. Vide arábia. No papel é de dar gosto. Operando é uma desgraça.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Força Aerea do Egito

#8 Mensagem por FCarvalho » Dom Ago 15, 2021 4:05 pm

jumentodonordeste escreveu: Dom Jul 25, 2021 5:59 pm Papel nao funciona. Vide arábia. No papel é de dar gosto. Operando é uma desgraça.
Eu creio que a força aérea do Egito de hoje não é a mesma de 1956, 1967, 1973... ao contrário.
Depois dos acordos de paz com Israel, os egípcios passaram a contar com não apenas material mas apoio de formação e treinamento norte americano. Mal ou bem, eles devem ter apreendido alguma coisa e se distanciado dos padrões soviéticos de operação. A mesma coisa com os europeus. Não dá para operar todos esses caças e outros aviões sem o devido preparo e capacitação. Neste mister, os europeus são bem menos complicados do que os norte americanos. Pagando, você consegue quase tudo que quer. E eles tem Mirage, Rafale, e outras coisas. E não são das versões básicas e capadas com todas as limitações dos muitos F-16 que possuem.
Aliás, o advento do tal "Su-75" deve ter deixado os brigadeiros egípcios mais do que ouriçados.
Se venderem ele por 25/30 milhões, vão trocar todos os F-16 em menos de 5 anos.
Agora, se vão saber operar qualitativamente todos os recursos que o caça russo promete oferecer, veremos. A presença dos Mig-29 e Su-35 e seu desempenho será um indicador disto.
Nem estou contando ainda com o Su-57. :twisted:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Força Aerea do Egito

#9 Mensagem por FCarvalho » Dom Ago 15, 2021 4:10 pm

Cassio escreveu: Sáb Jul 24, 2021 11:05 am O mais legal é ver os EMB-312 Tucanos ainda em operação... e lembrando que foram montados lá mesmo no Egito.
Os ST fazem todo sentido no Egito hoje basicamente porque eles tem dois problemas dos dois lados da fronteira: no deserto do Sinai eles enfrentam grupos terroristas, filiais da Al Qaeda e do ISIS. Do outro lado na fronteira com a Líbia eles tem uma guerra civil onde a participação deles direta é inequívoca. E com ou sem apoio velado, alguns tipos de operações lá podem ser desempenhadas a contento com os A-29. Desde que evidentemente equipados e preparados para isso.

https://www.aeroflap.com.br/wp-content/uploads/2020/05/nigeria-super-tucano-2-750x500-1.jpg

Estas cores da força aérea nigeriana ficariam muito bem por lá. 8-]




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6743
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 765 vezes

Re: Força Aerea do Egito

#10 Mensagem por Viktor Reznov » Dom Ago 15, 2021 7:19 pm

Eu estava pensando aqui, por que é que o Egito não negocia contrato pra integrar o Meteor ao F-16? O congresso Americano possivelmente proibiria a Lockheed Martin de facilitar essa integração?




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
avc1
Avançado
Avançado
Mensagens: 626
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 12:15 am
Agradeceram: 123 vezes

Re: Força Aerea do Egito

#11 Mensagem por avc1 » Dom Ago 15, 2021 7:46 pm

Viktor Reznov escreveu: Dom Ago 15, 2021 7:19 pm Eu estava pensando aqui, por que é que o Egito não negocia contrato pra integrar o Meteor ao F-16? O congresso Americano possivelmente proibiria a Lockheed Martin de facilitar essa integração?
com toda certeza....barraram o AIM-120, deixariam o meteor??




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Força Aerea do Egito

#12 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 17, 2021 12:05 pm

Dos norte americanos não vai nada para o Egito que atropele os interesses de Israel. Desde 1973.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Força Aerea do Egito

#13 Mensagem por knigh7 » Ter Out 12, 2021 1:52 pm





Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1296
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 462 vezes

Re: Força Aerea do Egito

#14 Mensagem por Cassio » Ter Out 12, 2021 5:28 pm

Faz algum tempo os negócios estavam negociando a modernização de seus Tucanos com uma empresa brasileira. Depois veio a pandemia e não tive mais notícias... Nem me lembro o nome da empresa.




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9243
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 580 vezes

Re: Força Aerea do Egito

#15 Mensagem por Suetham » Qua Jun 08, 2022 8:28 am





Responder