Feiras e Eventos

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Feiras e Eventos

#46 Mensagem por knigh7 » Seg Abr 17, 2023 2:05 pm

FCarvalho escreveu: Seg Abr 17, 2023 12:36 pm Acho que quase todos notaram, mas ninguém toca no assunto, que os russos não deram as caras na LAAD 2023.


As linhas de produção de armamentos na Rússia estão operando 24h por dia para atender as demandas do governo e o Putin chegou a ameaçar tomar o controle das empresas que não cumprissem com o cronograma. É provável que seja por causa disso.

E a Rússia deveria reconhecer que estão em guerra. Vai tornar mais claro o entendimento da situação.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36203
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Feiras e Eventos

#47 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 17, 2023 2:48 pm

knigh7 escreveu: Seg Abr 17, 2023 2:05 pm
FCarvalho escreveu: Seg Abr 17, 2023 12:36 pm Acho que quase todos notaram, mas ninguém toca no assunto, que os russos não deram as caras na LAAD 2023.
As linhas de produção de armamentos na Rússia estão operando 24h por dia para atender as demandas do governo e o Putin chegou a ameaçar tomar o controle das empresas que não cumprissem com o cronograma. É provável que seja por causa disso.
E a Rússia deveria reconhecer que estão em guerra. Vai tornar mais claro o entendimento da situação.
Eu costumo comparar a situação da indústria militar russa e ucraniana com a nossa. A primeira tinha, e tem, tudo nas mãos para ser um fator decisivo para o enlace final da guerra, mas está pagando o pão que o diabo amassou com os embargos econômicos de USA e UE. E por causa desta dependência, o que poderia ser um fator positivo a favor do país, está atrasando, de certa forma, o seu final e o desempenho das tropas em campo.
Por outro lado a indústria ucraniana bem menos abastada e ainda dependente de suporte russo e de maquinário militar soviético, não conseguiu aproveitar de todo a guerra civil desde 2014 para se reestruturar e tornar-se um ativo importante para a guerra com a Rússia, que cedo ou tarde, todos sabiam viria. E ficou nisso. Hoje não produz nada de relevante e não permitiu que o país se tornasse autônomo pelo menos em relação aos insumos básicos necessários, e não evoluiu tecnologicamente, deixando o país na inteira dependência de fornecedores externos.
A BIDS no Brasil de certa forma tem um pouco de cada uma das indústrias destes países. Muitas lições estão sendo dadas neste último ano em relação à importância, diria, necessidade, de se ter uma base industrial azeitada e capaz de não apenas oferecer soluções e produtos, mas sobretudo capaz de sobreviver no mercado internacional sem contudo deixar-se ser limitado por ele em relação ao serviço que presta ao país.
Infelizmente apesar de vários sinais positivos vistos aqui e ali nos últimos anos, não superamos na verdade a síndrome da Engesa, e continuamos a repetir os mesmos erros de quarenta anos atrás. É só questão de tempo os resultados aparecerem. De novo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Strike91
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 292
Registrado em: Qua Jun 21, 2017 3:10 am
Agradeceram: 87 vezes

Re: Feiras e Eventos

#48 Mensagem por Strike91 » Qui Abr 27, 2023 9:31 pm

As novidades da SIATT na LAAD 2023...



Vale destacar o interessante conceito para o cenário brasileiro do carro rápido 4x4 com o míssil anti-carro para os paraquedistas (Pena o míssil deixar muito a desejar no que tange a capacidades) e a munição de morteiro 120mm com dupla guiagem a laser e GPS!




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36203
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Feiras e Eventos

#49 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 28, 2023 12:29 pm

Infelizmente o Chinvuk não passou de protótipo. E o MSS 1.2 não chegará à plena operacionalização antes de 10 anos, no atual ritmo de desenvolvimento. Para ser otimista.
Quanto as munições, vamos torcer para que o EB se empolgue em comprar pelo menos para "fazer doutrina".




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6738
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: Feiras e Eventos

#50 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Abr 28, 2023 4:32 pm

FCarvalho escreveu: Sex Abr 28, 2023 12:29 pm Infelizmente o Chinvuk não passou de protótipo. E o MSS 1.2 não chegará à plena operacionalização antes de 10 anos, no atual ritmo de desenvolvimento. Para ser otimista.
Quanto as munições, vamos torcer para que o EB se empolgue em comprar pelo menos para "fazer doutrina".
Quando o MSS1.2 chegar em operação, até a Bolívia vai estar fabricando mísseis anti-tanque com melhor tecnologia.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36203
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Feiras e Eventos

#51 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 28, 2023 5:10 pm

Viktor Reznov escreveu: Sex Abr 28, 2023 4:32 pm
FCarvalho escreveu: Sex Abr 28, 2023 12:29 pm Infelizmente o Chinvuk não passou de protótipo. E o MSS 1.2 não chegará à plena operacionalização antes de 10 anos, no atual ritmo de desenvolvimento. Para ser otimista.
Quanto as munições, vamos torcer para que o EB se empolgue em comprar pelo menos para "fazer doutrina".
Quando o MSS1.2 chegar em operação, até a Bolívia vai estar fabricando mísseis anti-tanque com melhor tecnologia.
Se 10% do que se pretende dispor nos programas de modernização do EE-9 ou Leo 1A5 fosse repassado ao programa, antes de 2030 estaríamos com todas as ditas brigadas de pronto emprego equipadas com esse sistema e operando diversas versões do mesmo.
Ou simplesmente pegar o que foi pago no Spike LR e terminar de resolver todos os problemas e atualizar o míssil como um todo.
Sem dinheiro, ou entrando a conta gotas como está, e parece o EB faz questão de deixar o projeto, realmente, todo mundo na vizinhança vai ter um míssil AC enquanto o EB sonha em desenvolver o seu. Enquanto isso o mundo gira e a vida continua lá fora.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Feiras e Eventos

#52 Mensagem por knigh7 » Sex Abr 28, 2023 5:15 pm

Strike91 escreveu: Qui Abr 27, 2023 9:31 pm As novidades da SIATT na LAAD 2023...



Vale destacar o interessante conceito para o cenário brasileiro do carro rápido 4x4 com o míssil anti-carro para os paraquedistas (Pena o míssil deixar muito a desejar no que tange a capacidades) e a munição de morteiro 120mm com dupla guiagem a laser e GPS!
CRUZES

Por que o MSS 1.2 não nos deixa em paz e não morre de uma vez??? A concepção dele é de 1.986...




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36203
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Feiras e Eventos

#53 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 28, 2023 6:19 pm

Talvez fosse algo melhor se o EB tivesse finalizado o projeto do míssil... no começo dos anos 1990.
Mas, preferiram sonhar acordados com algo que simplesmente poderia ser produzido sob licença ou importado mantendo-se a logística o mais que possível com base na BIDS. Algo viável e possível de se fazer ao longo destes quase 40 anos.
Mas esse povo gosta mesmo é de soluções complicadas.
No fim, não temos sistema AC nenhum, quando até os vizinhos ao lado já possuem, e operam, diversos modelos há décadas.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13469
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2300 vezes

Re: Feiras e Eventos

#54 Mensagem por gabriel219 » Sáb Abr 29, 2023 10:03 am

knigh7 escreveu: Sex Abr 28, 2023 5:15 pm
Strike91 escreveu: Qui Abr 27, 2023 9:31 pm As novidades da SIATT na LAAD 2023...



Vale destacar o interessante conceito para o cenário brasileiro do carro rápido 4x4 com o míssil anti-carro para os paraquedistas (Pena o míssil deixar muito a desejar no que tange a capacidades) e a munição de morteiro 120mm com dupla guiagem a laser e GPS!
CRUZES

Por que o MSS 1.2 não nos deixa em paz e não morre de uma vez??? A concepção dele é de 1.986...
Talvez ai esteja um dos claros projetos de desvio de verba, em que a SIATT sempre foi suspeitabilíssima desde quando era Mectron. É o mesmo pessoal e lembra em que fim dava os projetos daquela empresa, depois de milhões investidos? Pois é, ninguém sabe, ninguém viu.

MAA-1A, MAA-1B, MAR-1, SMKB e por ai vai, uma dezena de projetos, que foram investidos milhões e absolutamente do nada morreram, sem explicação, só rumores. Se tivéssemos um TCU eficiente e um Judiciário minimamente confiável...




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36203
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Feiras e Eventos

#55 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 25, 2023 1:35 pm

Posso estar enganado mas acho que se não houver decisões sobre uma série de programas no EB nos próximos dois anos, há uma grande chance de na LAAD'2025 podermos ver in loco alguns produtos turcos que seriam de interesse do EB.

1. Altay
2. Tulpar IFV
3. Firtina II 155mm AP SL
4. Boran 105mm AR
5. Yavuz 155mm AP SR
6. Phanter 155mm AR
9. Hisar / Siper
10. T-130 Atack II (a 🍒 do bolo 😎)

De lambuja quem sabe eles tragam também aquela maquete em tamanho real do Kaan e quiçá o Urjet ao vivo e a cores.

O T-130 Atack II já estará voando com vários protótipos a essa altura, e trazer um deles e oferecer parceria no projeto é de se pensar, já que a economia turca não anda muito bem das pernas, e isso tem incluído nos projetos da defesa por lá. A busca por países parceiros será a tônica nos próximos anos em vários deles.

Uma maquete em tamanho real do novo Helô de emprego geral médio grande T-925 pode ser também um possível visitante, ou quem sabe até um dos protótipos planejados. A versão de produção do Gokbey também pode ser esperada.

Dedos cruzados para termos a sorte de pelo menos ver algum destes produtos reais expostos por aqui em 2025. Essa LAAD promete ser a melhor de todas.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13469
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2300 vezes

Re: Feiras e Eventos

#56 Mensagem por gabriel219 » Qua Out 25, 2023 2:35 pm

Se os Turcos quiserem comprar algo de nós, ótimo, se não, que se lasquem. Maioria deles são produtos sem comprador, mas sempre tem que ter trouxa que acha bom negócio pagar o preço do equipamento + todo o P&D.




Avatar do usuário
Fábio Machado
Avançado
Avançado
Mensagens: 490
Registrado em: Ter Jul 01, 2008 7:43 pm
Agradeceram: 82 vezes

Re: Feiras e Eventos

#57 Mensagem por Fábio Machado » Qua Out 25, 2023 2:59 pm

FCarvalho escreveu: Qua Out 25, 2023 1:35 pm Posso estar enganado mas acho que se não houver decisões sobre uma série de programas no EB nos próximos dois anos, há uma grande chance de na LAAD'2025 podermos ver in loco alguns produtos turcos que seriam de interesse do EB.

1. Altay
2. Tulpar IFV
3. Firtina II 155mm AP SL
4. Boran 105mm AR
5. Yavuz 155mm AP SR
6. Phanter 155mm AR
9. Hisar / Siper
10. T-130 Atack II (a 🍒 do bolo 😎)

De lambuja quem sabe eles tragam também aquela maquete em tamanho real do Kaan e quiçá o Urjet ao vivo e a cores.

O T-130 Atack II já estará voando com vários protótipos a essa altura, e trazer um deles e oferecer parceria no projeto é de se pensar, já que a economia turca não anda muito bem das pernas, e isso tem incluído nos projetos da defesa por lá. A busca por países parceiros será a tônica nos próximos anos em vários deles.

Uma maquete em tamanho real do novo Helô de emprego geral médio grande T-925 pode ser também um possível visitante, ou quem sabe até um dos protótipos planejados. A versão de produção do Gokbey também pode ser esperada.

Dedos cruzados para termos a sorte de pelo menos ver algum destes produtos reais expostos por aqui em 2025. Essa LAAD promete ser a melhor de todas.

A ver.
T130 atak II com motor ucraniano? "Cê tá e Loko"




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36203
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Feiras e Eventos

#58 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 27, 2023 8:38 pm

Fábio Machado escreveu: Qua Out 25, 2023 2:59 pm T130 atak II com motor ucraniano? "Cê tá e Loko"
Os turcos já iniciaram o processo de desenvolvimento para novos motores nacionais para o T-130 Atak II, bem como para outros modelos de desenho nacional. Os motores ucranianos são apenas uma paliativo para tirar o helo do chão e completar o seu desenvolvimento. Os modelos de produção seriada devem utilizar os novos motores nacionais.

Protótipos e produção em baixa escala devem utilizar o motor ucraniano, com fins de permitir o desenvolvimento total do helo, de forma que a produção em alta cadência já será com os novos motores turcos.

Isso só deve acontecer na próxima década. Então, eles não vão nos oferecer nada que não tenham já dominado e que esteja de preferência debaixo do escrutínio da indústria do país.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36203
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Feiras e Eventos

#59 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 27, 2023 8:44 pm

gabriel219 escreveu: Qua Out 25, 2023 2:35 pm Se os Turcos quiserem comprar algo de nós, ótimo, se não, que se lasquem. Maioria deles são produtos sem comprador, mas sempre tem que ter trouxa que acha bom negócio pagar o preço do equipamento + todo o P&D.
A questão é: nós temos algo que interesse a eles, e que possamos usar como barganha em uma eventual negócio?
Do ponto de vista estritamente da BIDS nacional, é quase zero as chances deles comprarem algo de nós, pois eles estão a um passo da auto suficiência neste campo. Mas talvez tenhamos outras coisas aqui que eles possam querer, e que seria interessante.
Trocas e parcerias podem ser negociadas entre ambos países, de forma que todos ganhem na compra de material turco e brasileiro.
Os caras já se deram conta de como a banda toca por aqui em relação a aquisições militares. Então, se não quiserem dançar conforme a música, paciência, tem muita gente na fila querendo entrar. Eles não são os únicos. E sabem muito bem disso.
E tanto sabem que não fazem questão de fazer alarde em público de suas capacidades e competências.
Se vamos saber aproveitar é outra coisa.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Fábio Machado
Avançado
Avançado
Mensagens: 490
Registrado em: Ter Jul 01, 2008 7:43 pm
Agradeceram: 82 vezes

Re: Feiras e Eventos

#60 Mensagem por Fábio Machado » Sáb Out 28, 2023 8:06 pm

FCarvalho escreveu: Sex Out 27, 2023 8:38 pm
Fábio Machado escreveu: Qua Out 25, 2023 2:59 pm T130 atak II com motor ucraniano? "Cê tá e Loko"
Os turcos já iniciaram o processo de desenvolvimento para novos motores nacionais para o T-130 Atak II, bem como para outros modelos de desenho nacional. Os motores ucranianos são apenas uma paliativo para tirar o helo do chão e completar o seu desenvolvimento. Os modelos de produção seriada devem utilizar os novos motores nacionais.

Protótipos e produção em baixa escala devem utilizar o motor ucraniano, com fins de permitir o desenvolvimento total do helo, de forma que a produção em alta cadência já será com os novos motores turcos.

Isso só deve acontecer na próxima década. Então, eles não vão nos oferecer nada que não tenham já dominado e que esteja de preferência debaixo do escrutínio da indústria do país.

A ver.
Oi FC.
Acho que a Turquia tem coisa melhor e mais consolidada para nós oferecer do que esses helicópteros. Eu não confio nessas "engines" turcas, menos ainda nas ucranianas. Se for para fazer um acordo industrial para esse equipamento, prefiro que se faça com a helibras. Agora, existem uma infinidade de coisas que o Brasil e a Turquia podem trabalhar juntas, por exemplo, drones é uma delas.




Responder