Aviação Patrulha - Marinha do Brasil

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Poti
Avançado
Avançado
Mensagens: 463
Registrado em: Dom Dez 07, 2003 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 123 vezes

Re: Aviação Patrulha - Marinha do Brasil

#76 Mensagem por Poti » Qui Abr 11, 2024 10:21 am

gogogas escreveu: Dom Mar 17, 2024 5:00 pm Acredito que a FAB deva ir pelo P-8 , pois nossa ZEE é muito extensa e o alcance dos futuros aviões deva ser maior ou equiparado com os P-3 , além claro do FMS ! Um desenvolvimento a partir do P-190 E2 vai demandar muita grana , reforçar as asas , recheio eletrônico , validação é muito mais !
Hoje este mercado com os P-8 , C-295 MPA e na plataforma ATR-72 estão vendendo bastante , estas últimas plataformas citadas ; seria como uma luva o C-295 já que operamos os Amazonas , mas será que teriam alcance o suficiente ? Os Heron doados pela PF para a FAB , estão sendo empregados para desenvolver doutrinas relacionadas relacionada a patrulha marítima e SAR , aposto que os bandeirulha vai ser substituído por drones !
Mas já existe E-190 de patrulha marítima em operação. Ou seja, parte dos custos para reforçar asas etc já ficou pra trás.
Nosso caso é urgente, os P3 vem de muitos problemas estruturais (asas) ecom problema de adaptação do FITS ao Harpoon. Modernizamos o bicho com os espanhóis sem trocar as asas esem prever que teriam harpoon.
Por sorte a AKAER ao comprar a L3COM ganhou na massa falida dois pares de asas de P3 o que deu para safar 2 P3. De resto foi uma modernização cheia de percalços.
Para mim o problema do E-190 é que ele não tem capacidade de ser reabastecido. Por isso o C390 tem vantagens, mas não sei como seria sua adaptação para receber o equipamento necessário para se tornar um patrulheiro.




Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 460 vezes

Re: Aviação Patrulha - Marinha do Brasil

#77 Mensagem por Cassio » Qui Abr 11, 2024 12:57 pm

Qual E190 de patrulha está em operação? Se fala do Paquistão acho que está enganado.




Avatar do usuário
Poti
Avançado
Avançado
Mensagens: 463
Registrado em: Dom Dez 07, 2003 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 123 vezes

Re: Aviação Patrulha - Marinha do Brasil

#78 Mensagem por Poti » Qui Abr 11, 2024 2:18 pm

Cassio escreveu: Qui Abr 11, 2024 12:57 pm Qual E190 de patrulha está em operação? Se fala do Paquistão acho que está enganado.
Pensei no sea Sultan mesmo. Não entregaram 1 no ano passado?




Avatar do usuário
Poti
Avançado
Avançado
Mensagens: 463
Registrado em: Dom Dez 07, 2003 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 123 vezes

Re: Aviação Patrulha - Marinha do Brasil

#79 Mensagem por Poti » Qui Abr 11, 2024 2:20 pm





Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: Aviação Patrulha - Marinha do Brasil

#80 Mensagem por Brasileiro » Qui Abr 11, 2024 2:22 pm

Logo mais a FAB precisa decidir o que vem depois do P-95 e, em seguida, do P-3.

Para o primeiro, sinceramente, deviam simplesmente adquirir uma meia dúzia de C295 MPA, "de prateleira" mesmo, para as missões de maior alcance e agressividade. Além de um bocado de VANTs da classe do IAI Heron, que devem fazer a maior parte das funções do P-95 por uma fração do custo.

O segundo sim, precisa de uma substituição por um tipo de vetor muito dedicado. Não tenho dúvidas de que a Embraer já não tenha esboçado o que precisa ser feito, tanto no E-190 quanto no C-390 para transformá-los em patrulheiros ASW decentes. Mas os próximos passos precisam de dinheiro, trabalhar no software, e depois fazer os protótípos e toda a integação dos sistemas. Não é algo para menos que uns 4 anos.

Lembrando também que a Embraer tem em desenvolvimento um novo turboélice com fuselagem baseada no E-190.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36194
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Aviação Patrulha - Marinha do Brasil

#81 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 11, 2024 4:07 pm

A meu ver a substituição perfeita dos P-95M serão drones, como está planejado no SISGAAZ. O tipo de missão que estes aviões realizam, via de regra, esclarecimento marítimo, SAR, vigilância e policiamento naval podem ser hoje desempenhados por qualquer VANT, desde cat 1 até cat 5, e que não por acaso, temos aqui no Brasil, e que só precisam de uma decisão para sair do papel. Mas somos lerdos e parvos demais para apor tais soluções à aviação naval, mesmo com toda a demanda batendo na cara do país todos os dias.

Com 6 distritos navais ao longo do litoral, nada mais sensato que usar drones para fazer este trabalho, complementado por helos e aeronaves de pequeno e médio porte, que não temos, claro. Mas poderíamos ter, se houvesse vontade e políticas de Estado neste país.

No caso dos KC-390 de patrulha, a Embraer argumentou anos atrás, quando da concorrência para substituir os Hércules e P-3C Orion da Nova Zelândia que o avião poderia ser equipado com kit de sistemas ASW\ASupW para exercer esta função, sem perder a capacidade original de transporte de carga. Não sei se esta opção ainda existe, ou o que ela prevê agora seja uma aeronave exclusivamente dedicada a patrulha marítima.

Em termos de preços e desempenho, sou de opinião que é melhor pegar um E-190E2 e capitalizar suas muitas qualidades a fim de torná-lo um patrulheiro. Não seria necessário, acredito, tantas mudanças que fosse impositivo dispender bilhões em tal adaptação. Se a FAB não tardar muito em entrar de vez para o clube dos UCAV, podemos imaginar a dupla P-190 e UCAV da Embraer fazendo esse trabalho, com este último sendo o responsável por carregar armamento e realizar ataques ASW e ASupW. Como já tínhamos aquele UCAV da Embraer começando o seu desenvolvimento, nada impede que esta solução seja adotada, visto que demandaria menos modificações ainda na célula do E-190E2, que atuaria como uma plataforma IVR pura.

Além disto, a substituição dos E\R-99 a meu ver trás oportunidades para a adoção de uma plataforma E-195E2 como vetor AEW&C, abrindo o leque de missões que a FAB pode realizar com este avião. E faz sentido em termos logísticos com os E-190 na aviação de patrulha. Além disso, ainda sou de opinião que uma versão SC-390 para a aviação naval não apenas é mandatória, como uma exigência, dado os acordos internacionais de que somos parte, com responsabilidades que, não raras vezes ultrapassam os nossos limites navais e aéreos na América do Sul, chegando à costa ocidental da África e Caribe.

Falando em valores, os E2 estão contados a preço de lista entre 60 a 65 milhões de dólares, enquanto o KC-390 estaria custando pelo menos 85 milhões de dólares. Qualquer solução que se baseia nestas plataformas irá nos render vetores custando na casa das centenas de milhões de dólares. E isso não é pouco dinheiro para este e qualquer outro governo, dada a completa negligência, falta de importância e de zelo com o tema defesa.

Podem apostar, que mesmo que a Embraer tire alguma destas versões da cartola, ela ainda terá um longo caminho pela frente a percorrer até conseguir tirar do erário público os reais necessários a sua consecução. E não faltarão os críticos de sempre, a vociferar que os mais de 1 bilhão de dólares postos em investimentos em novos vetores poderiam ser muito melhor aplicados na área social e outras tantas, fruto do eterno "coitadismo" com que sempre foram tratadas.

Se for para comprar aviões da Embraer para a patrulha naval, tomara isto não seja feito a pagode, com compras do tipo, paga três e leve um funcionando e outro só para garantir.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 460 vezes

Re: Aviação Patrulha - Marinha do Brasil

#82 Mensagem por Cassio » Qui Abr 11, 2024 5:42 pm

Poti escreveu: Qui Abr 11, 2024 2:20 pm Segue:
https://www.cavok.com.br/marinha-do-paq ... sea-sultan
Receberam a aeronave e a colocaram em operação sem ser modificada. Estava voando como aeronave VIP. Ainda iria ser convertida na Itália, mas acho que não foi.




Avatar do usuário
Poti
Avançado
Avançado
Mensagens: 463
Registrado em: Dom Dez 07, 2003 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 123 vezes

Re: Aviação Patrulha - Marinha do Brasil

#83 Mensagem por Poti » Sex Abr 12, 2024 5:00 pm

Cassio escreveu: Qui Abr 11, 2024 5:42 pm
Poti escreveu: Qui Abr 11, 2024 2:20 pm Segue:
https://www.cavok.com.br/marinha-do-paq ... sea-sultan
Receberam a aeronave e a colocaram em operação sem ser modificada. Estava voando como aeronave VIP. Ainda iria ser convertida na Itália, mas acho que não foi.
Pelo que eu tinha entendido a Leonardo é a main contractor do projeto e compraram um E-JET usado. A embraer seria secundária e trabalharia com a Leonardo para auxiliar na instalação.
Por isso estranhei o bicho estar voando como avião VIP e tudo parado. Tomara que o projeto avance e saia de um simples VIP.




Responder