Força Aérea da Ucrânia

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13505
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2305 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#121 Mensagem por gabriel219 » Seg Mar 06, 2023 4:17 pm

@Túlio, seu argumento faz sentido no que se diz quanto a patrulha ou reconhecimento em posições passivas, no caso defensiva, mas ativa, para atacar, é complicado e faz necessário o uso de elementos terrestres com equipamento para causar dano, se necessário, a tropas inimigas. Acho que o que ocorre na Ucrânia, especialmente na região de Kremmina-Stanovo deixa claro isso.

Tanto que cada vez mais as viaturas de reconhecimento estão mais armadas, com capacidade hit-and-run muito boa, aliando viaturas 4x4 armadas e equipadas com drones e viaturas 6x6 ou 8x8 com canhões médios e mísseis anticarro. Até quadriciclo vem sendo usado bem, equipado com mísseis anticarro.

Muitas vezes tropas de reconhecimento se chocam na linha ou você tem uma opotunidade de destruir uma vanguarda.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#122 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 06, 2023 4:34 pm

Túlio escreveu: Seg Mar 06, 2023 9:12 am
Sei não, cupincha véio, um drone de pequeno porte "enxerga" melhor, mais longe e cobre muito mais terreno por minuto/$. O problema que vejo com o reconhecimento via meios terrestres (VTR p ex) é depender si o si da linha de visada, e com isso qualquer coisa que se anteponha como obstáculo aos sensores já o torna inútil: um DOFESP, p ex, jamais irá deixar na reta para um jipe, por mais sofisticado e blindado que seja, apenas o irá detectar antes e evitar; já contra um drone nada podem fazer (se o abaterem ou "jammearem" isso indicará ao Operador que algo está errado, o que resultará em ainda mais reconhecimento na área, agora com unidades de terra e... mais drones).
Deixa eu dar um pitaco.

A defesa de qualquer perímetro militar é feita, ou pelo menos deve, em camadas, como na defesa AAe. Assim, é o caso da infantaria deter recursos\meios para reconhecer, localizar, identificar, plotar e intervir em eventuais alvos externos à OM que é defendida, de forma que disponham de capacidade diversa e múltipla para intervir no cenário de acordo com a ameaça. No caso dos drones como já citei, existe uma miríade de sistemas anti-UAV no mercado e capazes de oferecer defesa em camadas, havendo modelos para todos os tamanhos, bolsos, gostos e necessidades. Desconheço que qualquer das ffaa's tenha adotado um destes ou que ao menos tenha demonstrado interesse.

Em todo caso, o uso de blindados, é apenas um complemento ao sistema de defesa que uma base área deve possuir, já que além de drones, sejam de reconhecimento ou ataque, eles também devem ajudar a prover capacidade ISR e C2, proteção de perímetro com suas armas\pessoal, proteção blindada às tropas, e principalmente, servir como vetor múltiplo uso para diversas necessidades e situações que se exige neste aspecto.

Cada BINFA\BINFAE possui, salvo engano, 2 Cia Inf, 1 Cia Cmdo, 1 Cia serviço, 1 Pel PA + seção saúde. No caso de algumas bases aéreas existem também dentro destas OM os pelotões de operações especiais com pessoal oriundo do PARA-SAR ou com treinamento\formação voltados para missões C-SAR e SAR. E no caso de Manaus, Anápolis e Santa Maria, há os gaae que não necessariamente fazem parte do BINFA\BINFAE, mas que na prática operam com pessoal da infantaria da aeronáutica com especialização em defesa AAe.

Assim, dada as necessidades e as ameaças, um veículo blindado como o LMV faz todo sentido a fim de prover meios e recursos que possam complementar a defesa de uma base aérea, seja contra FOE's, seja contra UAV, seja contra ataques aéreos ou mesmo simples bandidos querendo arrumar confusão.

A título de exemplo, aqui em casa a BAMN tem um perímetro bem extenso, com muitas construções comerciais e residenciais ao lado, assim como áreas de mata fechada. A base fica literalmente de frente para o Rio Negro, a pouca distância. Como fazer a sua defesa externa contra drones, ou ameaças terrestres, se a infantaria não tem sequer fuzis decentes, ou mesmo treinamento adequado e permanente, contra tais eventos? Para não dizer que todo ano, o ano inteiro, temos problemas aqui com invasão do perímetro interno das várias OM das três forças sem que nada seja feito para tentar impedir tais acessos, já que praticamente todas ficam dentro do perímetro urbano da cidade e cercadas por todos os lados seja por mata, seja por pessoas vivendo ao lado delas sobre as quais os militares não tem qualquer ingerência.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6361 vezes
Contato:

Re: Força Aérea da Ucrânia

#123 Mensagem por Túlio » Seg Mar 06, 2023 4:34 pm

gabriel219 escreveu: Seg Mar 06, 2023 4:17 pm @Túlio, seu argumento faz sentido no que se diz quanto a patrulha ou reconhecimento em posições passivas, no caso defensiva, mas ativa, para atacar, é complicado e faz necessário o uso de elementos terrestres com equipamento para causar dano, se necessário, a tropas inimigas. Acho que o que ocorre na Ucrânia, especialmente na região de Kremmina-Stanovo deixa claro isso.

Tanto que cada vez mais as viaturas de reconhecimento estão mais armadas, com capacidade hit-and-run muito boa, aliando viaturas 4x4 armadas e equipadas com drones e viaturas 6x6 ou 8x8 com canhões médios e mísseis anticarro. Até quadriciclo vem sendo usado bem, equipado com mísseis anticarro.

Muitas vezes tropas de reconhecimento se chocam na linha ou você tem uma opotunidade de destruir uma vanguarda.
Gabriel véio, o debate surgiu do AWACS Russo destruído/avariado por um drone ou ATGM, nem sei direito o que foi, afinal; o que viste foi minha posição sobre usar jipes e outras VTR terrestres para tentar evitar o ataque antes que ocorra.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13505
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2305 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#124 Mensagem por gabriel219 » Seg Mar 06, 2023 4:39 pm

@Túlio só pinselei a fala quanto a reconhecimento. No resto, concordo para defesa das bases aéreas, mas uns 4x4, pra transportar uma FRR (Força de Reação Rápida) não faria mal.

De toda forma, o A-50 continua voando e já publicaram vídeo dele voando e recebendo o Lukashenko após a ida dele ao encontro com Xi.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#125 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 06, 2023 4:40 pm

Morcego_Wilton escreveu: Seg Mar 06, 2023 1:32 pm A FAB esta mais preocupada com as vacas de Pirassununga do que com sua própria infantaria.
A FAB tem muitas preocupações ao mesmo tempo, e quase nenhum recurso financeiro par dar conta de todos ao mesmo tempo.
E sim, historicamente a infantaria da aeronáutica nunca foi prioridade dentro do planejamento da FAB. E continuará assim até que se consiga uma situação orçamentária mais propícia que possa atender, também, às suas necessidades de modernização.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Morcego_Wilton

Re: Força Aérea da Ucrânia

#126 Mensagem por Morcego_Wilton » Seg Mar 06, 2023 4:43 pm

FCarvalho escreveu: Seg Mar 06, 2023 4:40 pm
Morcego_Wilton escreveu: Seg Mar 06, 2023 1:32 pm A FAB esta mais preocupada com as vacas de Pirassununga do que com sua própria infantaria.
A FAB tem muitas preocupações ao mesmo tempo, e quase nenhum recurso financeiro par dar conta de todos ao mesmo tempo.
E sim, historicamente a infantaria da aeronáutica nunca foi prioridade dentro do planejamento da FAB. E continuará assim até que se consiga uma situação orçamentária mais propícia que possa atender, também, às suas necessidades de modernização.
Ainda bem que recursos para as vaquinhas de Pirassununga não faltam.




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4835
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 639 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#127 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Mar 06, 2023 9:57 pm

Túlio escreveu: Seg Mar 06, 2023 9:12 am
FIGHTERCOM escreveu: Dom Mar 05, 2023 7:09 pm
Curiosamente, esses dias vi algumas fotos de um blindado utilizado pela FAA. Tá certo que é bem antigo, mas eles tem algo.

https://4.bp.blogspot.com/-jpT3LQoJPNs/WHEPsSdeszI/AAAAAAACLEw/5Ut0RBQiCpEjacqCN4OImlYrWmIzm5GxACLcB/s1600/1_027.jpg
Fiat Oto Melara 6614

Aí, me veio o seguinte questionamento: quais os veículos usados pela FAB para prover a defesa das bases? Somente utilitários civis?

Não seria o caso de se considerar a aquisição de alguns Iveco LMV-BR?

Abraços,

Wesley
Sei não, cupincha véio, um drone de pequeno porte "enxerga" melhor, mais longe e cobre muito mais terreno por minuto/$. O problema que vejo com o reconhecimento via meios terrestres (VTR p ex) é depender si o si da linha de visada, e com isso qualquer coisa que se anteponha como obstáculo aos sensores já o torna inútil: um DOFESP, p ex, jamais irá deixar na reta para um jipe, por mais sofisticado e blindado que seja, apenas o irá detectar antes e evitar; já contra um drone nada podem fazer (se o abaterem ou "jammearem" isso indicará ao Operador que algo está errado, o que resultará em ainda mais reconhecimento na área, agora com unidades de terra e... mais drones).
Por essa linha de pensamento, eu diria que se complementam.

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4835
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 639 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#128 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Mar 06, 2023 10:05 pm

gabriel219 escreveu: Seg Mar 06, 2023 4:17 pm @Túlio, seu argumento faz sentido no que se diz quanto a patrulha ou reconhecimento em posições passivas, no caso defensiva, mas ativa, para atacar, é complicado e faz necessário o uso de elementos terrestres com equipamento para causar dano, se necessário, a tropas inimigas. Acho que o que ocorre na Ucrânia, especialmente na região de Kremmina-Stanovo deixa claro isso.

Tanto que cada vez mais as viaturas de reconhecimento estão mais armadas, com capacidade hit-and-run muito boa, aliando viaturas 4x4 armadas e equipadas com drones e viaturas 6x6 ou 8x8 com canhões médios e mísseis anticarro. Até quadriciclo vem sendo usado bem, equipado com mísseis anticarro.

Muitas vezes tropas de reconhecimento se chocam na linha ou você tem uma opotunidade de destruir uma vanguarda.
Uma combinação de Iveco LMV-BR + Remax + Drone não seria nada de outro mundo.

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#129 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 17, 2023 1:52 pm

A Polônia confirmou que enviará nos próximos dias 4 Mig-29 de seus estoques para a força aérea da Ucrânia. O que se diz é que estes caças fazem parte do lote recebido da Alemanha e que fazia parte da força aérea da Alemanha Oriental. Um dos primeiros operadores externos do modelo. Seriam em torno de 15 unidades estocadas, e que estariam sendo colocadas novamente em operação para serem doadas aos ucranianos. A Polônia ainda opera cerca de 21 Mig-29 modernizados localmente. Fala-se também que eles teriam recebido atualizações a fim de poder carregar sistemas de armas ocidentais, mas não se diz qual\quais. É sabido que os Mig-29 ucranianos operam versões mais antigas do HARM norte americano.

A Eslováquia também já confirmou que doará seus 14 Mig-29 para a Ucrânia, mas está envolvida com salva guardas para a defesa de seu espaço aéreo por parte da Polônia e OTAN. Ainda há Mig-29 operacionais na Bulgária, que não manifestou intenção, até agora, de enviar seus caças para a Ucrânia. Hungria e Rep Checa também possuem Mig-29 estocados, mas não se sabe em que condições.

Os norte americanos também possuem algumas dezenas de Mig-29 comprados da Moldávia, mas também não manifestaram intenção em enviar estes caças, algo que pode mudar agora que os poloneses estão dando a cara à tapa enviando os seus.

O Mig-29 nas suas versões iniciais, que é a grande maioria das unidades que estão sendo, ou serão, enviadas para a Ucrânia é um caça bem limitado, mas ainda assim, com algumas atualizações pertinentes pode ser um adversário incômodo para os russos. E mantém a UAF combatendo. Se adicionados sistemas de armas e elementos eletrônicos pontuais mais modernos, ele permanece como sendo uma solução de compromisso de curto prazo eficaz para a guerra no leste. E isso USA e europeus podem fazer, se quiserem.

Há comentários sobre se os jatos enviados terão ou não capacidade de disparar mísseis ar-ar ocidentais. Não creio que sejam AIM-120C\D e AIM-9X, mas AIM-7 Sparrow e AIM-9L\M talvez. Se conseguiram integrar e usar operacionalmente os HARM, mísseis ar-ar não seria exatamente um problema. Bombas JDAM e outras estariam também na lista de verificação.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#130 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 25, 2023 12:08 pm

A Eslováquia confirmou a entrega dos primeiros 4 Mig-29 para a força aérea da Ucrânia. Outras 9 unidades devem seguir nas próximas semanas.
Polônia confirmou que irá enviar em breve os seus caças também.
No caso búlgaro, o governo interino negou a doação dos seus aviões, que deverá ser decidido quando um novo governo for formado.
Os números apontados em diferentes fontes da internet dispõe quantidades que não batem. De qualquer forma, espera- se que os ucranianos recebam por volta de 30 a 40 Mig-29 se todas as promessas de doação forem cumpridas.
A Usaf possui cerca de 17 Mig-29 ex- Moldávia que eram utilizados como agressores e pesquisa. Não se sabe se serão também doados à Ucrânia face à iniciativa daqueles países e a negativa de ceder F-16.
Caso os norte americanos cedam, a Ucrânia vai conseguir dispor de quase meia centena, quiçá pouco mais, de Mig-29. Não são suficientes e nem resolvem em definitivo o problema da defesa aérea, mas já é muito melhor do que não ter nada em mãos para se opor aos russos.
Especula-se sobre a capacitação destes caças para o uso de armamento ocidental.
Diz-se ainda que a França está treinando pilotos ucranianos para operar os Mirage 2000D, de ataque. Entre 10 e 15 aviões seriam cedidos.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Renato Maurer
Júnior
Júnior
Mensagens: 87
Registrado em: Qua Fev 04, 2009 11:13 pm
Agradeceram: 15 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#131 Mensagem por Renato Maurer » Sáb Mar 25, 2023 12:28 pm



Abraços.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#132 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 25, 2023 6:24 pm

Pois é. Mais de um ano para entregar estes caças, e pouco ou nada se fez para pelo menos dar a eles algumas capacidades melhoradas em sensores e armamentos. Mas o medo de os ucranianos tocarem o f...-se para cima do território russo é muito maior do que a disposição em ajudar os caras a defender o próprio país.
Não seria um problema incontornável dispor melhorias pontuais, como os poloneses fizeram nos seus, e que estão lá voando até hoje. Isso por si só já daria melhores chances aos pilotos ucranianos contra caças russos, e mesmo contra os mísseis de cruzeiro que entram no país.
O que o governo ucraniano quer são caças para poder bater-se diretamente com os russos. Mas isso os seus "aliados" ocidentais não vão ceder de forma alguma.
Fazer o que. Tem que se virar com o que tem. E seja o que Deus quiser.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Renato Maurer
Júnior
Júnior
Mensagens: 87
Registrado em: Qua Fev 04, 2009 11:13 pm
Agradeceram: 15 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#133 Mensagem por Renato Maurer » Ter Mar 28, 2023 2:56 pm



Abraços.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#134 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 28, 2023 6:22 pm

Só vão fazer alguma diferença se colocarem os Meteor\Iris-T neles. Essa versão pode receber estes mísseis. Do contrário, é mais número do que propriamente capacidade efetiva de alterar o cenário aéreo.
A questão fica por conta do envio ou não se SCALP e demais sistemas de armas de guiamento inteligente.
E alguns Exocet, também.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37916
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2614 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#135 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Mai 19, 2023 1:54 pm







"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Responder