Força Aérea da Ucrânia

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#46 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 22, 2022 11:02 pm

mauri escreveu: Ter Mar 22, 2022 5:39 pm Se for pra ficar, como você disse, com um caça que "não mete medo" em ninguém, então a solução é mesmo o F-16, e ainda tem a cobertura americana. Mas o Gripen com a Embraer, como estão dizendo por ai, é sonhos, se nem o Ciclone deu certo, Ucranianos e Brasileiros nunca falaram a mesma língua, até os jogadores de futebol para saírem de lá foi preciso pagarem propinas...
Bem, quem teria que bancar a venda dos Gripen E\F. e que neste momento devem estar mais do que interessados nesta possibilidade futura, são os próprios suecos. E vindo deles, me parece ser algo menos problemáticos, até porque, somos apenas parceiros no processo produtivo, e não vendedores efetivos. Ao menos para a Europa.
Tenho dúvidas que os russos permitam qualquer coisa "made in OTAN" na Ucrânia.
Então, resta torcer para que após o fim da guerra a Ucrânia pelo menos tenha a oportunidade de definir o futuro da sua força aérea.
Me parece que ao menos os produtos da EDS podem ser uma alternativa viável para eles, e não nos custa nada também oferecer o que temos aqui na indústria de defesa. Se incluir o Gripen E\F, melhor ainda.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2087
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 208 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#47 Mensagem por gogogas » Qua Mar 23, 2022 7:59 pm

no fim desta guerra ,os ucranianos vai ta ocupado reconstruindo o pais




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#48 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 24, 2022 2:00 am

Para um país que neste exato momento está lutando para continuar existindo enquanto Estado independente, com certeza dentro do processo de reconstrução do país, a Defesa será uma das prioridades. Até porque, o que for possível investir na restauração da BID deles deve ser um dos objetivos imediatos ainda que eles tenham que recomeçar do zero. E isso não é difícil de acontecer.

Com alguma sorte e investimento nos lugares e pessoas certas, aos ucranianos será possível reaver ao menos parte das capacidades até então dispostas. E se forem espertos, vão usar tudo e mais um pouco que USA e UE irão dispor sob condições pra lá de favoráveis depois da guerra.

É bom nós ficarmos de olho.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#49 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 25, 2022 4:00 pm

No final das contas, vendo as muitas notícias que chegam de todo lado, aparentemente quem está realmente fazendo a defesa aérea da Ucrânia é a sua defesa AAe. Se está nas mãos da força aéreo ou do exército eu não sei dizer, mas que está funcionando, ainda que em partes, isso está.
Mais uma lição para escrever no caderninho da END brasileira.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#50 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 28, 2022 9:07 pm

Força Aérea Ucrânia pós guerra, o canto do cisne do Gripen E sueco na Europa e no mundo :?:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#51 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 20, 2022 1:28 pm

E continua a ladainha por caças para repor as perdas da força aérea ucraniana. Agora mais uma alternativa via Typhoon mk 1 italianos para a Polônia, que repassaria seus Mig-29. Seria uma alternativa que competiria com a proposta sueca de dispor aos polacos de 32 caças Gripen C\D dos estoques, segundo eles, a pronta entrega.
Os austríacos, como comentado na imprensa receberam também uma proposta sueca para Gripen C\D, a fim de substituir os seus Typhoon Mk 1 com possível evolução para o modelo E\F a posteriori. Mas tudo ainda no mundo das discussões político-econômicas.
Só falta combinar tudo isso e mais um pouco com a VVS e Moscou antes do fim da guerra.

https://www.airway.com.br/polonia-pode- ... os-mig-29/




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2087
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 208 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#52 Mensagem por gogogas » Qui Abr 21, 2022 7:05 am

Com repostos chegado , os Ucranianos colocaram 20 aviões para funcionar , não sei se são caças ou outros aviões e helicópteros do inventário




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#53 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 21, 2022 12:28 pm

Sem caças em quantidades suficiente para alocar uma oposição consistente e efetiva à força aérea russa, o máximo que os ucranianos vão conseguir é alongar o sofrimento e, essa guerra perdida desde o começo, apesar do mershandinsing ocidental em contrário.

Aliás, os caras sabem muito bem até onde podem esticar essa corda sem romper os limites pragmáticos de seguir o seu fetiche de combater os russos sem comprometer o status quo de vida europeu atual.

Juntando Polônia, Eslováquia, Bulgária, Hungria e Romênia, entre jatos operacionais e estocados em alguma condição, eles possuem mais de 100 Mig-29 em diferentes estados de aproveitamento. E apesar destes países terem diversas vezes anunciado que poderiam ceder tais caças à Ucrânia, fato é que até hoje nem um único deles chegou, e dificilmente chegará nas mãos da FAU. A não ser que queiram dar a desculpa perfeita para os russos justificarem certos "erros" de alvos dos mísseis e bombas no oeste ucraniano.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
LM
Sênior
Sênior
Mensagens: 704
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
Localização: Sintra - Portugal - UE
Agradeceram: 185 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#54 Mensagem por LM » Qui Abr 21, 2022 1:54 pm

Duvido que enviar MIG-29 resolva o problema da FA Ucraniana... necessitam de pilotos, de logística, de bases aéreas de onde operar - têm essa possibilidade? Conseguiriam algo contra a Rússia? Já nem falo em que os aviões são necessários atualmente onde estão e que podem ter já sistemas diferentes.

Não julgo que seja "medo" dos possíveis doadores - já tanto foi dado e ainda só se ouviu retórica de Moscovo; julgam mesmo que Moscovo, nesta altura, está interessado em ter a "desculpa perfeita para os [russos[ justificarem certos "erros" de alvos dos mísseis e bombas no oeste ucraniano"? Já tiveram muitas e não aproveitaram.




Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#55 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 21, 2022 2:10 pm

LM escreveu: Qui Abr 21, 2022 1:54 pm Duvido que enviar MIG-29 resolva o problema da FA Ucraniana... necessitam de pilotos, de logística, de bases aéreas de onde operar - têm essa possibilidade? Conseguiriam algo contra a Rússia? Já nem falo em que os aviões são necessários atualmente onde estão e que podem ter já sistemas diferentes.
Não julgo que seja "medo" dos possíveis doadores - já tanto foi dado e ainda só se ouviu retórica de Moscovo; julgam mesmo que Moscovo, nesta altura, está interessado em ter a "desculpa perfeita para os [russos[ justificarem certos "erros" de alvos dos mísseis e bombas no oeste ucraniano"? Já tiveram muitas e não aproveitaram.
Não há vitória possível para os ucranianos nesta guerra, e quanto mais ela demorar pior serão os resultados. E um deles pode ser este que a OTAN tanto tem se esforçado para evitar, que é o seu envolvimento direto na guerra.
Com 10 ou 100 Mig não há o que fazer em relação as intensões do Kremlin, já que Vladimir Putin não cederá um milímetro do que foi feito até agora. Ele foi longe demais para recuar.
E quanto mais coisas chegam do ocidente à Ucrânia, mais esta guerra demora a acabar, e as consequências se tornam mais imprevisíveis.
Infelizmente os investimentos feitos em Defesa pela Ucrânia nos últimos anos mesmo com a guerra no Dombass não foi suficiente para criar a dissuasão necessária junto a Moscou. E agora temos esse imbróglio, com a força aérea sem conseguir voar, sem combater, sem fazer algo que possa mudar de fato os rumos da guerra a favor da Ucrânia. E realmente, não acredito que receber mais Mig ou Sukhoi irá mudar qualquer coisa no TO, a não ser levar mais para o futuro uma inevitável rendição, ou no mínimo, acordos nada favoráveis aos ucranianos.
De qualquer jeito eles perdem.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#56 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 24, 2022 2:03 am

pessoal bem que tenta. :roll:

Com uma venda de F-15 na mesa, Egito doaria seus MiG-29 para Ucrânia?

https://www.cavok.com.br/com-uma-venda- ... q5MDJYOwiA




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#57 Mensagem por J.Ricardo » Ter Abr 26, 2022 9:36 am

Fico pensando o que ganharia o Egito doando de graça caças novos e modernos para a Ucrânia e tendo que comprar caças caríssimos para suprir sua falta.
Até agora os únicos que estão ganhando nessa brincadeira toda, como sempre, são os EUA.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#58 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 26, 2022 6:16 pm

Eu duvido que os egípcios doem qualquer coisa para a Ucrânia. Se indispor com os russos para quê...
Ademais, eles já devem estar acostumados ao tipo de negócios que o tio sam faz com eles em relação a defesa. Vão comprar F-15 dessa ou daquela versão e ganhar um pé de boi bem basicão, só para evitar que o vizinho ao lado fique estressado.
Enfim, é mais fácil eles venderem os mig-29 para os norte americanos do que darem eles de graça para quem quer que seja.
Afinal, nem na Europa o pessoal se arrisca a doar caças para a Ucrânia.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#59 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 26, 2022 11:55 am

https://ansabrasil.com.br/brasil/notici ... d7d64.html

Notícia que equivale a mais uma promessa de ajuda sem maiores consequências ou danos para os lados em guerra indireta.
Rafale, Typhoon e Gripen são citados.
A força aérea da Ucrânia vai precisar renascer do zero praticamente depois que tudo isto passar. Mas a questão é: com que recursos e pessoal :?:
Se os norte americanos estão fazendo beiço para doar F-16 que é o pau de arara dos céus do séc XX e ainda do XXI, como se espera que os ucranianos se ajeitem com caças muito mais caros e complexos de manter como Rafale e Typhoon...
Já o Gripen deveria ser olhado como uma alternativa mais honesta e promissora, já que os seus custos de aquisição e manutenção, mesmo nas versões C\D seriam muito mais acessíveis aos ucranianos desde agora. Mas, novamente, com que recursos e pessoal eles conseguiriam manter os caças suecos novos ou usados :?:
Lembrar que a SAAB mantém a linha dos Gripen C\D aberta, e os preços que se sabe sobre esta versão são bastante competitivos comparados a outros modelos.
Os tchecos fecharam com o F-35, e vai sobrar 14 Gripen a partir de 2027. A Hungria deve em breve fazer também as suas opções, provavelmente entre o F-35, caças europeus e o Gripen E. Eles tem uma frota de 14 Gripen C\D que também devem já estar pagos há tempos. Ou seja, em 5 ou 6 anos vão estar disponíveis 28 caças para serem negociados no mercado.
Tenho minhas dúvidas que os ucranianos queiram esperar tanto tempo para conseguir caças ocidentais modernos, mas, outro dia os suecos estavam cotejando a Polônia dizendo que poderiam entregar 32 Gripen C\D de seus estoques.
Bem, se serve a proposta serviu para a Polônia, pode muito bem servir aos ucranianos, muito mais interessados, e necessitados, de repor sua força aérea neste momento. Toda ela.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#60 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 26, 2022 12:05 pm

Muito legal 8-]

Imagem

Aquela proposta da SAAB para 64 Gripen E + 2 Globaleye para a Finlândia está fazendo todo o sentido do mundo neste exato momento para a Ucrânia.

Não que eu goste da ideia de nos meter na briga alheia, mas, a BID brasileira bem que poderia negociar algumas coisas interessantes com os ucranianos com o incentivo do BNDES e demais agências de fomento nacionais. Temos algumas coisas aqui que penso seriam de boa valia para eles nesta guerra com os russos.
E o Krelin não iria se incomodar em ver alguns KC-390 e A-29 nas cores ucranianas. Sem falar na enorme fila de projetos de drones que só cresce no Brasil, mas que não são usados no pais.
Alias, tirando o Astros 2020, tudo o que se pode ver nos catálogos da BID pode ser de interesse ucraniano.
Só teria que acertar como pagar essa conta.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder