Força Aérea da Ucrânia

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#106 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 17, 2023 6:50 pm

Túlio escreveu: Sex Fev 17, 2023 12:27 pm
Apesar de o Cabeça ter-se atido ao alcance, diria que uma diferença muito mais importante entre o MARTE e o MANSUP está na sofisticação (e precisão, e resistência a jamming) da eletrônica e sensores; o zorópas vem desenvolvendo há uns 3/4 de século o que só recentemente começou aqui, cheio de limitaçõe$ (para não mencionar que aqui o trabalho é feito por umas poucas e pequenas empresas privadas concorrendo com públicas - militares, lá eles formaram enormes conglomerados como a MBDA)...
Concordo, mas temos que ver as diferenças de tratamento que Defesa possui aqui e na Europa, dadas as relações entre sociedade, governo e o tema. Estamos nos arrastando desde sempre, enquanto eles estão redescobrindo que o mundinho perfeito deles não era tão cor de rosa assim.
No mais, no aspecto da indústria e capacidades tecnológicas, temos dois desafios a vencer: um, ter uma DARPA da vida atrelada ao MD e com recursos de várias fontes, públicas e privadas, com objetivo de desenvolver projetos de uso dual; e dois, o MD tem que tirar da gaveta um órgão subordinado a si como a DGA francesa, para administrar todo o processo de material e logística nas forças armadas debaixo de uma única gestão.
Se conseguirmos fazer isso, já demos um passo sério no sentido de tirar a BID e a própria Defesa, desta situação de ostracismo com pires na mão em que se vive desde sempre.
Quem sabe agora a ideia vinga com novos ares no ministério da defesa.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#107 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 17, 2023 8:17 pm

Ucrânia solicita caças Gripen da Suécia, mas recebe um ‘não’

https://www.cavok.com.br/ucrania-solici ... ebe-um-nao

Um dado interessante foi divulgado esta semana quanto à solicitação oficial da Ucrânia por caças Gripen C\D junto ao governo sueco, que se negou a enviar os seus caças, menos por falta de interesse, do que pela alegada falta de caças na frota da sua força aérea. Segundo os suecos, existem "apenas" cerca de 90 caças Gripen C\D no inventário da força aérea, e ceder mesmo que 12 aeronaves é considerado pelos militares um problema sério para a defesa da Suécia. O máximo que seria disposto no momento é de 4 aeronaves, que é o mesmo que nada.

Considerando que bem mais de uma centena destes modelos foram produzidos, entre eles os 28 alugados para Rep Checa e Hungria, a força aérea sueca ainda possui dezenas de modelos A\B em seus estoques, estes mais complicados de serem enviados para a Ucrânia em virtude das muitas modificações, e o tempo que levaria, para serem feitas a fim de torná-los compatíveis com o padrão OTAN.

O Gripen E ainda é um modelo em fase inicial de operação e não teria até o momento o IOC na força aérea sueca. O mesmo se poderia dizer os Gripen E da FAB, com apenas 5 unidades entregues até agora. O programa está atrasado em seu cronograma devido as interjeições financeiras no projeto pelos governos brasileiros até o momento. Em 2023 estão previstos serem entregues 6 unidades. O modelo biplace F ainda não voou, e a expectativa é que o faça apenas no final deste ano ou no primeiro semestre de 2024.

O Gripen E\F seria uma alternativa crível e viável para a força aérea ucraniana, mas é difícil admitir que eles possam receber tal modelo quando os suecos lhes negam mesmo os modelos atuais, preocupados que estão com a ameaça russa em suas próprias fronteiras, além da reconhecida fragilidade do seu sistema de defesa. E ainda tem o problema de quem iria pagar por estes caças. Diz-se que a SAAB possui capacidade para produzir em larga escala até 24 Gripen E por ano, considerando a sua linha de produção na Suécia. Mesmo assim, entre o aceite do pedido, e o início da produção e as primeiras entregas, há de admitir-se que seriam necessários pelo menos 18 a 24 meses. Até lá, o cenário na guerra ucraniana pode ter mudado por completo. Não se sabe qual seria a capacidade instalada na Embraer de produção dos Gripen E\F. E se ela seria autorizada pelo governo brasileiro a produzir caças para a força aérea ucraniana.

Considerando que os ucranianos andaram falando em 180 caças pelo menos para poder enfrentar, e vencer, os russos nos céus do país nesta guerra, talvez fosse o caso de pensar uma suposta encomenda do Gripen E\F no longo prazo, pois mesmo no meio militar russo hoje se diz a boca pequena que esta guerra não será vencida totalmente em menos de 2 a 3 anos. Se eles estão certos em suas perspectivas, a ver. Da mesma forma OTAN e USA jogam nesta expectativa de que tanto russos como ucranianos não tem por agora como resolver no curto prazo, ou seja, este ano ainda, as suas diferenças no campo de batalha.

Para quem precisa praticamente reconstruir a sua força aérea do zero, a partir de novos referenciais no padrão ocidental, eu acredito que é o caso dos suecos unirem a fome com a vontade de comer dos ucranianos, e deles, e arrumar uma forma de permitir que a força aérea ucraniana receba o Gripen E\F como seu caça padrão ainda em tempo de usá-los nesta guerra, até que a situação possa ser resolvida em outros termos que não a luta fraticida com os russos. Como fazer isso eu não sei, mas ao menos do ponto de vista industrial e financeiro, é possível. Se com a colaboração da Embraer, já é uma outra história. Sobra os políticos resolverem fazer a parte deles.

A esta altura dos acontecimentos é mais fácil os Suecos dobrarem o número de Gripen E para si, e engatar uma quinta marcha nas linhas de produção da SAAB do que vender o caça para os ucranianos.
A ver o que acontece.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#108 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 17, 2023 8:25 pm

Fiquei curioso. Outro dia os suecos afirmaram que poderia enviar até 32 caças Gripen C\D de seus "estoques" para a força aérea polonesa em favor do envio dos Mig-29 para a Ucrânia, e agora não tem caças eles mesmos para ceder ao país em guerra.
Vai entender essa gente.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60639
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: Força Aérea da Ucrânia

#109 Mensagem por Túlio » Sáb Fev 18, 2023 2:46 pm

FCarvalho escreveu: Sex Fev 17, 2023 8:25 pm Fiquei curioso. Outro dia os suecos afirmaram que poderia enviar até 32 caças Gripen C\D de seus "estoques" para a força aérea polonesa em favor do envio dos Mig-29 para a Ucrânia, e agora não tem caças eles mesmos para ceder ao país em guerra.
Vai entender essa gente.
O certo, IMHO, é nem dar bola para este tipo de charla: p ex, num dia Portugal ia mandar "pelo menos seis" Leo2A6 para a Ucrânia, no seguinte o António tinha mandado parar tudo, no outro já iam de novo mandar os MBTs sim, no seguinte era só 2, depois 3, hoje sei lá quantos, vai entender... [091] [091] [091] [091]

No caso de Portugal parece importar é que as pessoas falem de tudo menos das rendas das casas, dos escândalos financeiros e roubalheiras de todo tipo, dos baixos salários e da inflação, etc. Se param de "se sentir" Ucranianos, podem acabar dando um CHEGA a esta vergonheira toda.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37929
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2615 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#110 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Fev 24, 2023 12:16 pm

Na verdade a polémica das rendas é exatamente para acabar com o falatório acerca da greve dos Professores e a sua luta, do SNS, etc.

Como sempre, quando os problemas começam a amontoar-se, o Costa consegue arranjar sempre uma boa distração.

O atual governo é sem dúvida o mais incompetente que tivemos desde a queda do Sócas. O Costa da primeira legislatura dava 10 a 0 ao atual Costa, podem ser a mesma pessoa, mas a energia, capacidade de gestão dos problemas foi-se toda.

O Chega não passa de um projeto pessoal de um individuo que não tem qualquer competência, ou capacidade sequer de gerir uma Junta de Freguesia.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37929
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2615 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#111 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Fev 24, 2023 12:18 pm

A Defesa da Ucrânia: Um caso de sucesso do poder aéreo ucraniano? / Coronel (Ref.) José Carlos Cardoso Mira

:arrow: https://www.ium.pt/art/227/1/0




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#112 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 26, 2023 4:25 pm

Os italianos estão pensando em enviar Tornado e\ou AMX para a Ucrânia.
Desde que não sejam os primeiros. :lol:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#113 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 28, 2023 12:31 pm

Avião radar russo A-50 teria sido danificado por ataque em Belarus

https://www.cavok.com.br/aviao-radar-ru ... em-belarus

Mais lições para nós.
Uma e muito simples: nem só de defesa AAe vive uma base aérea.
E outra: como anda a nossa infantaria da aeronáutica, e seus recursos para defender, efetivamente, todas as OM da FAB pelas quais é responsável?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60639
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: Força Aérea da Ucrânia

#114 Mensagem por Túlio » Dom Mar 05, 2023 4:01 pm

FCarvalho escreveu: Ter Fev 28, 2023 12:31 pm Avião radar russo A-50 teria sido danificado por ataque em Belarus

https://www.cavok.com.br/aviao-radar-ru ... em-belarus

Mais lições para nós.
Uma e muito simples: nem só de defesa AAe vive uma base aérea.
E outra: como anda a nossa infantaria da aeronáutica, e seus recursos para defender, efetivamente, todas as OM da FAB pelas quais é responsável?
Quase ninguém tem alguma defesa contra isso: imagina aqui na AS se um grupinho de FFEE do Perú consegue se posicionar a menos de 10 km de um E-3 da FACh pousado e manda-lhe um KORNET-FM com ogiva termobárica, sobra o quê?


Imagem




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#115 Mensagem por FCarvalho » Dom Mar 05, 2023 4:26 pm

Túlio escreveu: Dom Mar 05, 2023 4:01 pm
FCarvalho escreveu: Ter Fev 28, 2023 12:31 pm Avião radar russo A-50 teria sido danificado por ataque em Belarus
https://www.cavok.com.br/aviao-radar-ru ... em-belarus
Mais lições para nós.
Uma e muito simples: nem só de defesa AAe vive uma base aérea.
E outra: como anda a nossa infantaria da aeronáutica, e seus recursos para defender, efetivamente, todas as OM da FAB pelas quais é responsável?
Quase ninguém tem alguma defesa contra isso: imagina aqui na AS se um grupinho de FFEE do Perú consegue se posicionar a menos de 10 km de um E-3 da FACh pousado e manda-lhe um KORNET-FM com ogiva termobárica, sobra o quê?
Exatamente por isso que há de se cuidar da infantaria da FAB, que infelizmente não tem a prioridade e nem a atenção que deveria de parte do comando da instituição. É só olhar como são tratados sempre nos diversos planejamentos.

Da mesma forma que hoje existem centenas de modelos de drones em todas as categoria que se possa ver, civis ou militares, também já existem no mercado diversas soluções abrangentes para a defesa de perímetro de OM, empresas, aeroportos e portos civis, contra esses mesmos drones. Se até a PF tem, o que falta e o que as ffaa's estão fazendo a despeito?

E não digo que seja apenas comprar este ou aquele equipamento e\ou sistema, mas criar doutrina, treinamento, e formação permanentes, e que continuem evoluindo e estudando o tema, mesmo com todas as nossas limitações. Me parece ser mais um dever de casa que o MD não faz.

Particularmente tenho curiosidade em saber como as ffaa's lidam aqui com a proteção de suas bases tendo em vista a segurança de perímetro em várias distâncias.

Se um grupo de FE peruanos consegue chegar perto o suficiente de um AEW chileno, e tirar ele dos céus, o que impede a vagabundagem aqui de fazer o mesmo com as muitas OM espalhadas pelo país e literalmente convivendo com eles bem ao lado? :roll:

Já tem vários anos que contamos as dezenas o números de ataques à OM das três forças de parte do crime organizados e mesmo de vagos sem ter o que fazer, e nem por isso, a segurança destes locais é modificada ou melhorada no sentido de prover defesa efetiva e eficiente. Se bandidos comuns fazem isso com os militares aqui, e nada acontece, o que tropas militares preparadas não fariam. :?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60639
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: Força Aérea da Ucrânia

#116 Mensagem por Túlio » Dom Mar 05, 2023 6:46 pm

E eu continuo sem saber por que os ST ex-Afeganistão ainda (AINDA!) não andam pela Ucrânia tocando o terror. Até o meu cachorro sabe que sem os EUA eles não podem nem voar mesmo (inclusive os nossos)...


Imagem




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4835
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 639 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#117 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Mar 05, 2023 7:09 pm

FCarvalho escreveu: Ter Fev 28, 2023 12:31 pm Avião radar russo A-50 teria sido danificado por ataque em Belarus

https://www.cavok.com.br/aviao-radar-ru ... em-belarus

Mais lições para nós.
Uma e muito simples: nem só de defesa AAe vive uma base aérea.
E outra: como anda a nossa infantaria da aeronáutica, e seus recursos para defender, efetivamente, todas as OM da FAB pelas quais é responsável?
Curiosamente, esses dias vi algumas fotos de um blindado utilizado pela FAA. Tá certo que é bem antigo, mas eles tem algo.

https://4.bp.blogspot.com/-jpT3LQoJPNs/WHEPsSdeszI/AAAAAAACLEw/5Ut0RBQiCpEjacqCN4OImlYrWmIzm5GxACLcB/s1600/1_027.jpg
Fiat Oto Melara 6614

Aí, me veio o seguinte questionamento: quais os veículos usados pela FAB para prover a defesa das bases? Somente utilitários civis?

Não seria o caso de se considerar a aquisição de alguns Iveco LMV-BR?

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60639
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: Força Aérea da Ucrânia

#118 Mensagem por Túlio » Seg Mar 06, 2023 9:12 am

FIGHTERCOM escreveu: Dom Mar 05, 2023 7:09 pm
FCarvalho escreveu: Ter Fev 28, 2023 12:31 pm Avião radar russo A-50 teria sido danificado por ataque em Belarus

https://www.cavok.com.br/aviao-radar-ru ... em-belarus

Mais lições para nós.
Uma e muito simples: nem só de defesa AAe vive uma base aérea.
E outra: como anda a nossa infantaria da aeronáutica, e seus recursos para defender, efetivamente, todas as OM da FAB pelas quais é responsável?
Curiosamente, esses dias vi algumas fotos de um blindado utilizado pela FAA. Tá certo que é bem antigo, mas eles tem algo.

https://4.bp.blogspot.com/-jpT3LQoJPNs/WHEPsSdeszI/AAAAAAACLEw/5Ut0RBQiCpEjacqCN4OImlYrWmIzm5GxACLcB/s1600/1_027.jpg
Fiat Oto Melara 6614

Aí, me veio o seguinte questionamento: quais os veículos usados pela FAB para prover a defesa das bases? Somente utilitários civis?

Não seria o caso de se considerar a aquisição de alguns Iveco LMV-BR?

Abraços,

Wesley
Sei não, cupincha véio, um drone de pequeno porte "enxerga" melhor, mais longe e cobre muito mais terreno por minuto/$. O problema que vejo com o reconhecimento via meios terrestres (VTR p ex) é depender si o si da linha de visada, e com isso qualquer coisa que se anteponha como obstáculo aos sensores já o torna inútil: um DOFESP, p ex, jamais irá deixar na reta para um jipe, por mais sofisticado e blindado que seja, apenas o irá detectar antes e evitar; já contra um drone nada podem fazer (se o abaterem ou "jammearem" isso indicará ao Operador que algo está errado, o que resultará em ainda mais reconhecimento na área, agora com unidades de terra e... mais drones).




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Morcego_Wilton

Re: Força Aérea da Ucrânia

#119 Mensagem por Morcego_Wilton » Seg Mar 06, 2023 1:32 pm

FCarvalho escreveu: Dom Mar 05, 2023 4:26 pm
Túlio escreveu: Dom Mar 05, 2023 4:01 pm
Quase ninguém tem alguma defesa contra isso: imagina aqui na AS se um grupinho de FFEE do Perú consegue se posicionar a menos de 10 km de um E-3 da FACh pousado e manda-lhe um KORNET-FM com ogiva termobárica, sobra o quê?
Exatamente por isso que há de se cuidar da infantaria da FAB, que infelizmente não tem a prioridade e nem a atenção que deveria de parte do comando da instituição. É só olhar como são tratados sempre nos diversos planejamentos.

Da mesma forma que hoje existem centenas de modelos de drones em todas as categoria que se possa ver, civis ou militares, também já existem no mercado diversas soluções abrangentes para a defesa de perímetro de OM, empresas, aeroportos e portos civis, contra esses mesmos drones. Se até a PF tem, o que falta e o que as ffaa's estão fazendo a despeito?

E não digo que seja apenas comprar este ou aquele equipamento e\ou sistema, mas criar doutrina, treinamento, e formação permanentes, e que continuem evoluindo e estudando o tema, mesmo com todas as nossas limitações. Me parece ser mais um dever de casa que o MD não faz.

Particularmente tenho curiosidade em saber como as ffaa's lidam aqui com a proteção de suas bases tendo em vista a segurança de perímetro em várias distâncias.

Se um grupo de FE peruanos consegue chegar perto o suficiente de um AEW chileno, e tirar ele dos céus, o que impede a vagabundagem aqui de fazer o mesmo com as muitas OM espalhadas pelo país e literalmente convivendo com eles bem ao lado? :roll:

Já tem vários anos que contamos as dezenas o números de ataques à OM das três forças de parte do crime organizados e mesmo de vagos sem ter o que fazer, e nem por isso, a segurança destes locais é modificada ou melhorada no sentido de prover defesa efetiva e eficiente. Se bandidos comuns fazem isso com os militares aqui, e nada acontece, o que tropas militares preparadas não fariam. :?
A FAB esta mais preocupada com as vacas de Pirassununga do que com sua própria infantaria.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#120 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 06, 2023 4:05 pm

FIGHTERCOM escreveu: Dom Mar 05, 2023 7:09 pm
FCarvalho escreveu: Ter Fev 28, 2023 12:31 pm Avião radar russo A-50 teria sido danificado por ataque em Belarus
https://www.cavok.com.br/aviao-radar-ru ... em-belarus
Mais lições para nós.
Uma e muito simples: nem só de defesa AAe vive uma base aérea.
E outra: como anda a nossa infantaria da aeronáutica, e seus recursos para defender, efetivamente, todas as OM da FAB pelas quais é responsável?
Curiosamente, esses dias vi algumas fotos de um blindado utilizado pela FAA. Tá certo que é bem antigo, mas eles tem algo.
https://4.bp.blogspot.com/-jpT3LQoJPNs/WHEPsSdeszI/AAAAAAACLEw/5Ut0RBQiCpEjacqCN4OImlYrWmIzm5GxACLcB/s1600/1_027.jpg
Fiat Oto Melara 6614
Aí, me veio o seguinte questionamento: quais os veículos usados pela FAB para prover a defesa das bases? Somente utilitários civis?
Não seria o caso de se considerar a aquisição de alguns Iveco LMV-BR?
Abraços,
Wesley
Pelo pouco que sei, a FAB nunca deu, e não dá muita importância à sua infantaria, tanto que os fuzis ainda são os mesmos de 40 anos atrás, e não há nenhum planejamento, ao menos público, de modernização de seus recursos materiais, doutrina e formação. A única novidade foi a criação dos gaae em três bases aéreas e só. O PARA-SAR é a única OM que ainda recebe alguma coisa diferente e melhor, mas é uma unidade muito pequena, até por isso conseguem alguma coisa do comando no orçamento anual.
Isto dito, tanto a infantaria quanto a polícia da aeronáutica tem somente veículos civis adaptados para seus afazeres. Mas até os Agrale Marruá são difíceis de ver em qualquer lugar. Simplesmente parece que a defesa das suas OM é um assunto secundário na e para a FAB.
Eu já li estudos, e material na forma de artigos, sobre a adoção de veículos blindados para a infantaria da aeronáutica, mas nada que tenha sequer sido levado a sério. E do jeito que a coisa vai, duvido que até uma simples Marruá AM250 blindada seja admitida nos BINFA e BINFAE. Nem o Chinvuk conseguiu chamar a atenção para as OpsEsp da FAB.
Como não existe uma doutrina consolidada que possa servir de referência para aquisições futuras, é complicado esperar que a infantaria da FAB seja aquinhoada com qualquer coisa diferente dos jipes e pick ups civis que dispõe.
É até uma contradição. Os caras pensam em defesa AAe das suas bases e demais OM, mas não dão a importância devida à proteção do perímetro delas contra ações de tropas ou forças oponentes terrestres.
Vai entender.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder