Projeto TH-X

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36318
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Projeto TH-X

#1 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 06, 2020 11:36 pm

Governo quer novos helicópteros para as Forças Armadas em 2021
2 de setembro de 2020
O Governo Federal quer adquirir novos helicópteros para as forças armadas já em 2021. O chamado Projeto TH-X consta no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) apresentado no dia 31 de agosto ao Congresso Nacional. Descrito como uma iniciativa para a “aquisição de helicópteros leves”, o TH-X está vinculado diretamente ao Ministério da Defesa, sem estar especificamente ligado à Força Aérea, à Marinha ou ao Exército.

Hoje, tanto a Força Aérea quanto o Exército e a Marinha contam com helicópteros leves Esquilo, sendo que este modelo é utilizado como treinadores no Exército e na Força Aérea. A Marinha também com os IH-6 Jet Ranger. As aeronaves já têm mais de 30 anos de uso. Os atuais fabricantes oferecem como modelos da mesma categoria o Leonardo AW119, o Bell 407GXi e os Airbus H125, H130 e H135
https://www.edrotacultural.com.br/gover ... XevCBoxQBA

Não é a primeira vez que se fala em um helo leve comum para as três forças. Mas esta é a primeira vez que o assunto concretamente aparece em um documento do governo, de forma a torná-lo fato factível no planejamento governamental.

Notar que os helos citos acima como prováveis candidatos são os mesmos que foram oferecidos anos atrás para o projeto IH-X da Marinha para substituir os Jet Ranger, e que não deu em nada.

O Esquilo já é basicamente o helo padrão da FAB e EB para treinamento, sendo que a Marinha ainda usa os helos americanos na função. Em duas oportunidades na Revista Asas, na coluna do Cel Camazano é comentado o fato do MD estar negociando a troca de H225M por H125M, a versão militar do Esquilo para a FAB e MB.

O problema dos Esquilo atuais é que todos já passaram da casa dos 30 anos de serviço ou estão próximos. Mesmo com a modernização, os helos da Avex não passam de mais 10/15 anos de serviço. Os da FAB não passaram por nenhum processo de modernização, apesar de a Helibrás ter oferecido o mesmo pacote da Avex. Os helos da marinha já deveriam ter sido aposentados há anos.

A ver se os recursos disponíveis serão suficientes para comprar um helo comum a todas as forças de forma a dispor de quantidades substantivas para a formação e treinamento ou se isto trata-se apenas de mais um tapa buraco até que se consiga resolver o problema em definitivo em futuro a ser conhecido.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6361 vezes
Contato:

Re: Projeto TH-X

#2 Mensagem por Túlio » Seg Set 07, 2020 12:18 am

E enquanto isso continuamos esperando que a AIRBUS, aliás HELIBRAS, cumpra a promessa de 1986 e desenvolva um heli leve aqui.

Por que não a DESAER? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1296
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 462 vezes

Re: Projeto TH-X

#3 Mensagem por Cassio » Seg Set 07, 2020 10:19 am

Túlio... com certeza a Helibrás nunca foi, não é, e parece que não será a Embraer dos helicópteros.

Essa é a diferença de uma "montadora" de uma desenvolvedora.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6361 vezes
Contato:

Re: Projeto TH-X

#4 Mensagem por Túlio » Seg Set 07, 2020 11:56 am

Cassio escreveu: Seg Set 07, 2020 10:19 am Túlio... com certeza a Helibrás nunca foi, não é, e parece que não será a Embraer dos helicópteros.

Essa é a diferença de uma "montadora" de uma desenvolvedora.
Mas lembro perfeitamente que, à época, intenção havia, só que alguém "brilhante" convenceu os demais de que um atalho era possível: ao invés de esperar que o CTA desenvolvesse algo que prestasse (como foi o Bandeirante) para só depois começar uma Indústria a partir dele, começaram primeiro a "indústria" a partir de modelos estrangeiros já firmes no mercado e de uma só empresa (então Aérospatiale, que bateu a Bell no H-X do EB da época), esperando romanticamente que isso fosse um catalisador de uma empresa com modelos genuinamente Nacionais. Ou seja, ao invés de começar pequeno mas com base num desenvolvimento Nacional (como a EMBRAER) para depois ir crescendo (como a EMBRAER) e desenvolvendo novos produtos (como a EMBRAER), era melhor "já nascer grande" e com um baita portfólio "próprio". Baita ideia, sem dúvida.

O QUE PODIA DAR ERRADO??? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36318
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Projeto TH-X

#5 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 07, 2020 9:24 pm

Eu hoje simplesmente me contento com a substituição por qualquer candidato que nos traga algum proveito em termos industriais e de formação e aperfeiçoamento de mão de obra. Principalmente criação e manutenção de emprego e de uma cadeia logística local.
Dos candidatos acima a Leonardo me parece ser a que melhor se encaixa neste perfil.
Só não sei se o a quantia a ser investida neste projeto será suficiente para pedir qualquer coisa em troca, embora o número de helos necessários para a composição da frota de treinamento das forças seja bastante substancial.
A ver.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6361 vezes
Contato:

Re: Projeto TH-X

#6 Mensagem por Túlio » Ter Set 08, 2020 11:15 am

Me parece mais divertido imaginar algo como fez há décadas o UK, uma ESCOLA de helicópteros conjunta para as três Forças, com os mesmo equipamentos. Não acompanhei, mas no começo era uma choradeira dos infernos, com a Navy dizendo que seus Pilotos tinham que voar de um jeito, o Army dizendo que não, tinham que voar de outro e a RAF dizendo que os outros dois estavam por fora e o jeito dela é que era o certo. Não sei no que deu.

O caso é que a ideia me pareceu ótima desde o começo, juntar todo mundo no mesmo lugar (que eu saiba aqui todo Piloto Militar se forma no Sudeste - RJ/SP - basta escolher um ponto equidistante) para ganhar as "primeiras asas" me parece excelente sob qualquer aspecto, e o ECONÔMICO nunca é o menos importante. Assim, o desenvolvimento (não escolha e montagem na AIRBRAS) de um heli leve para Treinamento seria um passo lógico (e não me venham dizer que não há tecnologia aqui para isso, o que falta é gente disposta a investir) e já começaria com um mercado legal, as três Forças e ainda as Polícias, que também têm helis e precisam formar Pilotos todos os anos. Daria um bom ponto de partida (mercado) endógeno para a aeronave, e poderia ficar ainda melhor se, ao invés de mais uma Academia Militar, se escolhesse um Aeroclube (aí acho que ficaríamos no interior de SP) e a ANAC ou sei lá quem se entende com Aeroclubes agora (antes era o DAC que fazia isso) comprasse e doasse as aeronaves a ele, reservando horas para treinamento de Pilotos E MECÂNICOS Militares (logo, helicópteros com motor a turbina) e as horas que sobrassem fossem vendidas a civis, o que sustentaria o referido Aeroclube, além de dar um ar "inclusivo" à coisa toda, o que facilitaria "vender" a ideia à Sociedade (basta ver o entusiasmo pelos Colégios Militares, toda cidade quer pelo menos um).

As aeronaves até então usadas para Treinamento (Esquilo e JetRanger, com hora de voo presumivelmente bem mais cara do que um heli novinho e desenhado exclusivamente para Treinamento) passariam a funções Operacionais e/ou Treinamento Avançado, para as Missões e condições específicas a cada Força. Nos momentos em que houvesse Militares em treinamento, naturalmente, os civis não poderiam voar, e vice-versa; na Mntç, creio eu, as turmas poderiam ser mistas, talvez até valorizasse o currículo dos Mecânicos "paisanos" por serem formados por Militares. Outra coisa boa seria a chance de integrar os cadetes das três Forças desde o começo, o que com o tempo tenderia - em tese - a reduzir picuinhas e ciumeiras.

Mas a cereja do bolo seria que, com um Aeroclube tão grande e necessidade de helis não só para Treinamento de Militares e Policiais, a demanda seria maior e, principalmente, a compra e Mntç das aeronaves (e não esquecer, as horas de voo) não sairiam mais do orçamento das FFAA mas da Agência que cuida disso, já que também atenderia a civis. Por serem helis com motorização a turbina (HV mais cara), o Curso poderia ser subsidiado para os civis, afinal, é EDUCAÇÃO. Talvez uma parte pudesse até ganhar BOLSA. Eu pagaria por isso com meus impostos sem bufar, é uma mão de obra estratégica.

Win-win, a meu ver. E com mais um bônus: a EMBRAER já desenvolve aviões de tudo que é tipo e tamanho e agora se meteu com navios (CV-3), é ter verba para desenvolver e entra de vez nos mercado de helicópteros (e começando por baixo, como foi com o Bandeirante). As duas maiores do que ela (BOEING e AIRBUS) também fazem de tudo um pouco...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36318
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Projeto TH-X

#7 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 08, 2020 12:12 pm

Eu particularmente gostei do seu conceito Túlio. Uma escola única de formação é uma ideia que vem sendo trabalhada há alguns anos no MD mas até hoje não saiu disso. É um trabalho muito complexo, tendo em vista os interesses corporativos das forças.

No caso das asas rotativas no EB e MB, eles são apenas mais uma das várias especializações que os oficiais/graduados podem fazer ao longo da carreira, e não uma arma em si, como são as cinco do exército. Todos os pilotos que são formados nestas duas forças já são oficiais formados em outras áreas e que em determinado tempo, escolheram a aviação como uma área de interesse e atuação.

No caso do EB o pessoal entra pelo CIAVex e o pessoal da Marinha pelo CIAAN. E daí fazem a sua formação básica até os cursos mais avançados. Já o pessoal da FAB faz essa escolha já quando sai da AFA e vão para Natal fazer o curso de especialização e ficam a vida inteira nele.

Eu suponho que um helo comum a todas as forças seja a parte mais fácil de resolver nesta questão da formação. É só escolher um e comprar, de acordo com os requisitos necessários. A questão mais complicada fica justamente na outorga de um currículo comum a todos. Para isso o MD precisa fazer todo mundo sentar e definir o que um piloto de helo precisa saber do básico ao avançado e assim organizar o curso de formação de forma a arquitetar um modelo que funcione e satisfaça a todos.

Helo nacional eu não acredito, já que não temos tempo e nem grana para fazer esse investimento. Os Esquilo precisam de substituição para ontem, assim como os Jet Ranger. Neste primeiro momento creio ser mais razoável definir um helo comum para a formação básica, e após constituir uma logística comum - sempre a questão econômica - aí podemos pensar e homogenizar o currículo e partir quem sabe para o que tu propões.

Neste momento eu não creio que as forças estejam dispostas a dar qualquer passo no sentido de uma escola comum. Mas fazê-las operar um helo comum a todas talvez já seja um grande e ótimo primeiro passo neste sentido.

Salvo engano, helos leves para formação básica de pilotos em aeroclubes estão na categoria dos Robinson R-22/R-44 e similares. Cito este modelo porque ele é hoje no Brasil é a referencia para treinamento e formação de pilotos de helos. E também o mais barato de adquirir e operar.

Uma outra ideia que me parece ser bem interessante é fazer como os ingleses. Eles tem uma escola comum em que uma empresa privada entra com os helos e todo o apoio necessário ao curso de formação - pessoal e recursos materiais - e o Mod apenas compra as horas de voo necessárias à formação dos pilotos de acordo com o número de selecionados por todas as forças. A Embraer ou qualquer outra empresa privada no Brasil operando no ramo aeronáutico com reconhecida expertise e condições econômicas e estruturais poderia fazer isso.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1296
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 462 vezes

Re: Projeto TH-X

#8 Mensagem por Cassio » Ter Set 08, 2020 12:35 pm

Mas minha visão o ideal é terceirizar.
Sim. Uma empresa privada faz a gestão da infraestrutura e das aeronaves.
Os militares ficam responsáveis pelos programas de treinamento, e pelos instrutores de voo.
Instrutores das aulas em solo podem ser civis, ex-militares ou militares.
A manutenção das aeronaves também ficam sob responsabilidade da empresa.

As forças armadas devem estar ficando em missões operacionais, treinamento das operações militares... Coisas como manutenção nível parque, formação de pilotos, entre outras deveriam ser terceirizadas.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36318
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Projeto TH-X

#9 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 08, 2020 1:16 pm

Cassio escreveu: Ter Set 08, 2020 12:35 pm Mas minha visão o ideal é terceirizar.
Sim. Uma empresa privada faz a gestão da infraestrutura e das aeronaves.
Os militares ficam responsáveis pelos programas de treinamento, e pelos instrutores de voo.
Instrutores das aulas em solo podem ser civis, ex-militares ou militares.
A manutenção das aeronaves também ficam sob responsabilidade da empresa.
As forças armadas devem estar ficando em missões operacionais, treinamento das operações militares... Coisas como manutenção nível parque, formação de pilotos, entre outras deveriam ser terceirizadas.
Eu já vejo esse movimento há tempos na FAB. Mas ele é praticamente incipiente ou não existe na MB e EB.
Esta seria uma das questões a serem resolvidas pelo MD em virtude da gestão do processo.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2087
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 208 vezes

Re: Projeto TH-X

#10 Mensagem por gogogas » Ter Set 08, 2020 1:26 pm

É só uma questão de acertos , já que a MB utiliza a AFA para treinar seus pilotos de aviação de caça , se realmente o EB utilizar aviões ( só acredito quando eles tiverem por aqui e sendo utilizado ) , deveriam ir para a AFA , e acredito que uma escola de asas rotativas para as 3 forças seria uma boa alternativa além da redução de custos ....




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36318
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Projeto TH-X

#11 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 08, 2020 1:41 pm

Para uma escola única funcionar é preciso de um currículo único também. E isso é algo muito complicado de fazer já que as diferenças de origem e formação que cada força dispõe a seus aviadores atrapalha qualquer tentativa no sentido de ter uma formação que seja boa para todos.
Mas aí entra a questão: quem vai abrir mão da sua formação em pró de outra?

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6361 vezes
Contato:

Re: Projeto TH-X

#12 Mensagem por Túlio » Ter Set 08, 2020 2:45 pm

gogogas escreveu: Ter Set 08, 2020 1:26 pm É só uma questão de acertos , já que a MB utiliza a AFA para treinar seus pilotos de aviação de caça , se realmente o EB utilizar aviões ( só acredito quando eles tiverem por aqui e sendo utilizado ) , deveriam ir para a AFA , e acredito que uma escola de asas rotativas para as 3 forças seria uma boa alternativa além da redução de custos ....
É o que me parece lógico, lembremos apenas que estamos falando de um helicóptero de Instrução BÁSICA, tipo validar o que foi feito no Simulador para decolar, pousar, fazer manobras simples, navegação básica, voo em formação, etc. As coisas mais complexas poderiam continuar nas OMs onde as peculiaridades, reais e/ou imaginárias, de cada Força seriam então contempladas.

Com um heli NACIONAL e específico para isso, com as despesas sendo pagas FORA do orçamento de cada Força, e com o plus adicional do "inclusivo", acho brabo de a ideia não ir em frente, ia ter meia dúzia de milico dizendo NÃO e uma pá de paisano a berrar SIM. Não me parece difícil imaginar quem venceria.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6361 vezes
Contato:

Re: Projeto TH-X

#13 Mensagem por Túlio » Ter Set 08, 2020 2:48 pm

FCarvalho escreveu: Ter Set 08, 2020 1:41 pm Para uma escola única funcionar é preciso de um currículo único também. E isso é algo muito complicado de fazer já que as diferenças de origem e formação que cada força dispõe a seus aviadores atrapalha qualquer tentativa no sentido de ter uma formação que seja boa para todos.
Mas aí entra a questão: quem vai abrir mão da sua formação em pró de outra?

abs
BÁSICO!

PRIMÁRIO!


Escolhas o termo, o que tem de diferente entre as três Forças no que tange a tirar um heli do chão, voar e pousar de novo? Ninguém começa a voar desde o convoo de uma Inhaúma ou de um buraquinho entre as árvores da Amazônia, cupincha véio... :wink: 8-]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8378
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 244 vezes

Re: Projeto TH-X

#14 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Set 08, 2020 3:59 pm

Eu acho que a ideia de uma escola comum me parece muito boa.
Particularmente, eu a colocaria em Taubaté, principalmente pela estrutura de treinamento já existente, e pela capacidade de expansão que a base apresenta.
Com relação ao currículo, eu aplicaria o mesmo do PPH da ANAC. Afinal de contas, é pra ensinar a voar. Junto disso, voo em formação, pouso em local despreparado, e outras particularidades do voo militar geral. Aí o militar, agora formado como piloto, vai para as escolas específicas, que seria na sua própria Força, para atender as necessidades dela.
E com relação ao equipamento, acho que Esquilo e similares são grandes demais para o que estamos propondo. Acredito que alguma coisa no porte do Schweizer S-300 ou Robinson R-22 é mais apropriado. Barato e simples, pode ser voado até a exaustão que não vai doer no bolso do MD.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6743
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 765 vezes

Re: Projeto TH-X

#15 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Set 08, 2020 6:26 pm

Deus me livre das Forças Armadas voarem esses helicópteros da Robinson, são verdadeiros campeões de queda no setor de aviação civil de asa rotativa.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Responder