Mirage na FAB.... dúvida....

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
sergim
Novato
Novato
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Nov 08, 2004 10:17 pm

Mirage na FAB.... dúvida....

#1 Mensagem por sergim » Dom Jun 14, 2020 7:02 pm

Boa noite a todos.
Quando os mirage 3 chegaram aqui no Brasil chegaram novos, durante esses mais de 30 anos de serviço eles sofreram algum upgrade? Melhoria em aviônicos, radar?
Ainda em relação ao mirage, vi uma matéria uma vez que o primeiro avião de combate a ter HUD no Brasil foi o AMX, então como funcionava o sistema de mira dos mirage? Como o alvo era engajado?
MT obrigado e boa noite.




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8378
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 244 vezes

Re: Mirage na FAB.... dúvida....

#2 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Jun 14, 2020 8:23 pm

Sim, instalação dos Canards, Probe de REVO (Não para a frota toda), atualização para receber os Python III, e acho que só. Se teve mais, não tenho conhecimento.
O HUD só condensa as informações mais importantes que estão espalhadas pelo painel, pro piloto poder olhar mais pra fora. Antes disso ele tinha que olhar na tela do radar e pra fora pra procurar o alvo. E quando achava, tinha que colocar o alvo dentro do envelope do míssil (Distância, ângulo entre o míssil e a traseira do avião, etc...).
Aí quando o míssil adquire o alvo e está pronto pra disparar, o piloto ouve um som pelo fone, e um luz acende no painel. ele aperta o gatilho, e pronto.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Mirage na FAB.... dúvida....

#3 Mensagem por FCarvalho » Dom Jun 14, 2020 8:57 pm

Puxando pela memória, a FAB chegou a estudar a troca das turbinas ainda em fins dos anos 1990 e começo dos 2000, mas a relação custo x benefício não foi considerada boa.
E como o FX-1 já havia sido lançado, havia a expectativa da sua substituição no curto prazo, o que também desfavorecia tal opção.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
sergim
Novato
Novato
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Nov 08, 2004 10:17 pm

Re: Mirage na FAB.... dúvida....

#4 Mensagem por sergim » Dom Jun 14, 2020 10:53 pm

Obrigado. Agradeço pelos esclarecimentos.
Só pegando o embalo, em relação a HUD, nós caças modernos aparecem dados do voo, armamento...mais já que o mirage não tinha HUD, como o piloto apontava para um alvo no solo?




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8378
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 244 vezes

Re: Mirage na FAB.... dúvida....

#5 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Jun 15, 2020 12:33 am

Navegação, confirmação visual, e alguns outros procedimentos que deviam facilitar também. Mas como eram bombas burras, era no "olhômetro" mesmo...

O AMX que veio com o CCIP pra poder executar ataques com maior precisão.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: Mirage na FAB.... dúvida....

#6 Mensagem por Túlio » Seg Jun 15, 2020 9:53 am

As miras eram assim:


Imagem
Imagem




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
sergim
Novato
Novato
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Nov 08, 2004 10:17 pm

Re: Mirage na FAB.... dúvida....

#7 Mensagem por sergim » Seg Jun 15, 2020 11:18 am

Bom dia..... obrigado.
Poxa, o sistema de mira e bem diferente do HUD mesmo....parece ser um visor....o HUD facilita mesmo...em relação ao radar q os mirage tinham, girava enquanto o alcance deles?




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Mirage na FAB.... dúvida....

#8 Mensagem por Penguin » Seg Jun 15, 2020 2:00 pm

sergim escreveu: Seg Jun 15, 2020 11:18 am Bom dia..... obrigado.
Poxa, o sistema de mira e bem diferente do HUD mesmo....parece ser um visor....o HUD facilita mesmo...em relação ao radar q os mirage tinham, girava enquanto o alcance deles?
Imagem
Imagem
Imagem
Radar Cyrano II
Description du Radar Cyrano II
24 novembre 1967 ER 81 A B Mche 66/80305 N°292 M5062MAGIC

Le Radar Cyrano II embarqué sur le Mirage IIIE disposait de deux fonctions :

Fonction Air-air : d’une portée de 27 nautiques (environ 50 km) pour l’Interception à haute et moyenne altitude & la conduite de tir.

Acquisition et verrouillage de la cible.
calcul du tir en fonction de l’armement sélectionné : Missiles Matra 530, missiles MAGIC ou canons DEFA de 30 mm.
Fonction Navigation : Permet le survol à basse altitude ( 200 m environ ) de zones accidentées (relief montagneux) et indique les obstacles .

Visualisation du sol avec une portée de 50 NM (environ 90 km)
Découpe iso altitude, mode anti-collision, ou percée aveugle, portée de 15NM (environ 28 km)
http://www.ailesahs.com/wp/?page_id=5180




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Mirage na FAB.... dúvida....

#9 Mensagem por FCarvalho » Seg Jun 15, 2020 8:28 pm

Alguém pode confirmar uma história, ou estória, de que os franceses queriam empurrar o radar do Mirage 50 nos deltas da FAB como parte de um pacote de atualização da aviônica pouco depois da guerra das Malvinas?

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: Mirage na FAB.... dúvida....

#10 Mensagem por Túlio » Seg Jun 15, 2020 8:41 pm

FCarvalho escreveu: Seg Jun 15, 2020 8:28 pm Alguém pode confirmar uma história, ou estória, de que os franceses queriam empurrar o radar do Mirage 50 nos deltas da FAB como parte de um pacote de atualização da aviônica pouco depois da guerra das Malvinas?

abs
Oferta houve, do Mirage NG. Já radar "do Mirage 50" nunca existiu, este era apenas um Mirage V melhorado com radar e motor do Mirage F1.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
sergim
Novato
Novato
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Nov 08, 2004 10:17 pm

Re: Mirage na FAB.... dúvida....

#11 Mensagem por sergim » Seg Jun 15, 2020 11:36 pm

Show....MT obrigado.
Pelo que vi na foto do radar, do cockpit, a eletrônica embarcada era quase zero.... praticamente impossível travar...perseguir.....atacar ....um caça como F-16, mesmo os modelos antigos, e como o amigo disse no comentário anterior se fosse atacar um alvo em terra tinha que ser no olho.... vixi...como o piloto conseguia calcular onde as bombas iam cair?




Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceram: 557 vezes

Re: Mirage na FAB.... dúvida....

#12 Mensagem por Marcelo Ponciano » Ter Jun 16, 2020 4:10 pm

Não entendo de detalhes técnicos, mas estou passando para expressar meu amor por esse caça. Nasci em Anápolis e passei a primeira parte da minha infância vendo o Mirage cruzando o céu da cidade, em uma época em que não existiam torres de celulares para atrapalhar. Meu gosto por assuntos militares se deve, em grande medida, graças aos portões abertos da BAAN.

O escudo da BAAN tinha silhueta do Mirage era o escudo mais bonito de todas as bases:

Imagem

Nem se compara com o atual escudo da ALA 2:

Imagem




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8378
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 244 vezes

Re: Mirage na FAB.... dúvida....

#13 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Jun 16, 2020 6:15 pm

Imagem
Painel do Mirage III E da FAB.
Crédito: Caiafa




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
sergim
Novato
Novato
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Nov 08, 2004 10:17 pm

Re: Mirage na FAB.... dúvida....

#14 Mensagem por sergim » Ter Jun 16, 2020 7:32 pm

Boa noite. MT obrigado...tiraram todas minhas dúvidas sobre os deltas da fab...e ainda aprendi muito, grato a todos pela informações e fotos.




Responder