Embraer Defense Systems - EDS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9337
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#136 Mensagem por Brasileiro » Sáb Jun 05, 2021 12:18 am

Cassio escreveu: Sex Jun 04, 2021 10:50 pm Os tanques adicionais do Lineage ficam no compartimento de bagagem. Se vão transformar o compartimento em bombay, então já se foram boa parte dos tanques.
De qualquer forma, seja com Lineage, seja com uma aeronave comercial, as mudanças são extensas.
O bagageiro do E-190 (transfornado parcialmente em tanque no Lineage) fica na parte frontal, enquanto que o bomb bay desse tal "P-190" está representado na traseira... Parece que faz ainda mais sentido.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1297
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 462 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#137 Mensagem por Cassio » Sáb Jun 05, 2021 8:32 am

Brasileiro escreveu: Sáb Jun 05, 2021 12:18 am
Cassio escreveu: Sex Jun 04, 2021 10:50 pm Os tanques adicionais do Lineage ficam no compartimento de bagagem. Se vão transformar o compartimento em bombay, então já se foram boa parte dos tanques.
De qualquer forma, seja com Lineage, seja com uma aeronave comercial, as mudanças são extensas.
O bagageiro do E-190 (transfornado parcialmente em tanque no Lineage) fica na parte frontal, enquanto que o bomb bay desse tal "P-190" está representado na traseira... Parece que faz ainda mais sentido.
Não... Ambos os bagageiros do Lineage são utilizados para tanques de combustível, o traseiro é completamente tomado por tanques, e o dianteiro é parcialmente tomado por tanques, conservado algum espaço para carga.




Avatar do usuário
ECorreia
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 265
Registrado em: Qui Fev 22, 2018 12:31 am
Agradeceram: 50 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#138 Mensagem por ECorreia » Sáb Jun 05, 2021 3:06 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Jun 05, 2021 12:15 am

Ou hoje pode ser muito bem algo que já temos pronto aqui na forma do SC-295 Amazonas, que nada mais é que um Persuander ASW sem os insumos ASW/ASupW.
Falou-se em até 8 aeronaves a mais além das 12 iniciais. Mas como sempre os número foram diminuindo até chegar nas 3 unidades atuais que servem no Pelicano.
Nada demais para a Airbus transformar todos eles em patrulheiros/cargo/SAR
Concordo. O C-295M tem características semelhantes ao ATR-72M com a vantagem da comunalidade com o que já temos. De qualquer forma, a melhor alternativa seria a MB desativar o VF-1-a FAB tem requerimento para adquirir misseis ar-mar para o Gripen-redirecionando o orçamento para a patrulha marítima.
Não há perspectiva alguma da Marinha ter um porta-aviões.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36349
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#139 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 05, 2021 8:28 pm

ECorreia escreveu: Sáb Jun 05, 2021 3:06 pm
FCarvalho escreveu: Sáb Jun 05, 2021 12:15 am Ou hoje pode ser muito bem algo que já temos pronto aqui na forma do SC-295 Amazonas, que nada mais é que um Persuander ASW sem os insumos ASW/ASupW.
Falou-se em até 8 aeronaves a mais além das 12 iniciais. Mas como sempre os número foram diminuindo até chegar nas 3 unidades atuais que servem no Pelicano.
Nada demais para a Airbus transformar todos eles em patrulheiros/cargo/SAR
Concordo. O C-295M tem características semelhantes ao ATR-72M com a vantagem da comunalidade com o que já temos. De qualquer forma, a melhor alternativa seria a MB desativar o VF-1-a FAB tem requerimento para adquirir misseis ar-mar para o Gripen-redirecionando o orçamento para a patrulha marítima.
Não há perspectiva alguma da Marinha ter um porta-aviões.
Particularmente fosse eu MD, penso que a FAB trocaria de bom grado os P-3 e os C-295 por mais KC-390 e Gripen E/F desde que o orçamento necessário fosse engendrado junto à MB para a operação/manutenção destes meios. Os recursos "economizados" na força aérea - se o Min Economia não retiver tudo, claro - com esta transferência poderiam ser utilizados para sustentar a operação dos novos meios.
Enfim, talvez a Embraer possa modificar os 'Amazonas' em patrulheiros, sem precisarmos necessariamente depender da Airbus, embora isso possa no futuro a longo prazo retirar dela um potencial mercado de seus produtos, como o novo turbohélice ou a família E-Jet.
Aliás, eu vejo como uma forma coerente e racional de resolver a substituição dos P-3, tendo em vista estas características demonstradas pela MB, o projeto da Embraer. É uma forma, também, de suportar a empresa, favorecer a BID e ainda obter quiçá mais um produto militar de exportação. Demanda nós temos, já que os Orion não são eternos, e a partir da próxima década começam a serem aposentados.
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60639
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#140 Mensagem por Túlio » Seg Out 18, 2021 2:23 pm

18/10/2021

Embraer assina Memorando de Entendimento com Fokker Techniek e Fokker Services para busca de oportunidades em Defesa, Desenvolvimento e Suporte

Imagem


https://embraer.com/br/pt/noticias?slug ... -e-suporte




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36349
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#141 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 19, 2021 3:02 pm

É a Embraer fazendo o seu pé de meia e arrumando o suporte necessário para vender na área de defesa para a Europa. O futuro do KC-390, Super Tucano e outros produtos da empresa está bem encaminhado.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5240
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 501 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#142 Mensagem por delmar » Ter Out 19, 2021 10:04 pm

Imagem

Algumas empresas do Brasil operaram o Fokker 50, além do Fokker 100, um avião turbo hélice usado na aviação regional. Os Fokker 50 foram usados por muitas empresas ao redor do mundo e, aparentemente era considerado um bom avião. Se a EMBRAER estiver pensando em um avião regional poderá, talvez, fabrica-lo na Holanda, em troca de vender os seus jatos na União Européia. Não se sabe o que tem por tras do acôrdo, só especulações.




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36349
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#143 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 19, 2021 11:12 pm

Até onde eu sei os Fokker 50 no seu tempo eram considerados ótimos aviões, até o advento do ATR.
Por outro lado, hoje a espertice da FOKKER é em apoio logístico, pós venda, e partes e peças aeronáuticas. São mascates do setor aéreo. Conhecem bem o mercado europeu e as burrocracias da UE. Pode ser a porta de entrada que precisávamos para poder amplicar os negócios na região.
Principalmente no que diz respeito ao KC-390 onde as possibilidades de negócios estão centradas principalmente no leste europeu.
Será uma parceria de peso e muito lucrativa para ambas empresas.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1900
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#144 Mensagem por arcanjo » Sex Out 22, 2021 8:26 pm

Embraer comemora 20 anos do início das operações de ensaio em voo em Gavião Peixoto

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgfnq7aUYW-Xr5Dba9iJ81-RpSZGSvnvMNerr-eoxEJJTsYZeeimVtvg13iMMJoJCDnlTO56Z7wogVAvtC3bdS4fMAZubbIgTBm4_2f82mhrNXtz7KioLMD0dU_TAZ6h2aCOls_-LgV8Po550KSrCa8oaRjLUhbqWxwFlBTGqZ7L8KL9ZO5XICuEqHkgQ=s2048
Complexo Industrial da Embraer - Unidade de Gavião Peixoto (SP)

https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... o-das.html

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8380
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 246 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#145 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Out 24, 2021 7:32 pm

Gavião Peixoto já tem 20 anos? Caraca...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1297
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 462 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#146 Mensagem por Cassio » Dom Out 24, 2021 7:38 pm

Pior que tem... Conheço bem o site e tenho acompanhado sua evolução. Aquilo cresceu bastante desde a planta inicial.




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8380
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 246 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#147 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Out 24, 2021 7:44 pm

Cassio escreveu: Dom Out 24, 2021 7:38 pm Pior que tem... Conheço bem o site e tenho acompanhado sua evolução. Aquilo cresceu bastante desde a planta inicial.
Espero (e acredito) que cresça muito mais




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60639
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#148 Mensagem por Túlio » Dom Out 24, 2021 8:31 pm

Li hoje mesmo um artigo instigante sobre essa misteriosa associação entre a EMBRAER e o que sobrou da FOKKER: estaria possivelmente ligado à aquisição de uns quatro -390 pela Holanda e se agregaria ao esforço já em andamento via OGMA (Pt) para promover e apoiar o nosso Cargo tanto no mercado Europeu (leia-se OTAN) quanto para seus clientes de fora, além de ajudar no desenvolvimento de versões ainda mais especializadas. O título é Embraer-Fokker: A surprising Defense partnership that actually makes a lot of sense ou "Embraer-Fokker: uma surpreendente parceria em Defesa que na verdade faz muito sentido".

https://www.aviacionline.com/2021/10/em ... -of-sense/

O parágrafo abaixo me chamou particularmente a atenção:
The C-390 Millennium meets all or most of the requirements issued by the Dutch Ministry of Defense for the replacement of its Hercules. The agreement with Fokker Techniek and Fokker Services probably has to do with the possibility of selling 4 C-390s to RNLAF. The local firms would be in charge of adapting the Brazilian aircraft to fit perfectly within the required specifications, while they would provide maintenance and support (if the Millenniums are chosen), with national labor.
Para quem mal estava entendendo alguma coisa (como eu) já é alguma luz, diria (ainda mais ao lembrar que a Holanda é um paiseco com bem menos de metade do tamanho de Portugal mas tem trocentas vezes mais voz dentro da UE/OTAN)...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36349
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#149 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 26, 2021 12:06 pm

Faz todo o sentido. A substituição dos C-130 está agendada para 2026, o que deixa o KC-390 bem dentro da temporalidade para obter todas as certificações de operação militar que a força aérea holandesa deve emitir, deixando assim o avião pronto para atender todos os requisitos emanados. E a inclusão da Fokker era o que faltava para dar este empurrão.
Eles operam apenas 4 Hércules, mas podemos pensar que para obter uma disponibilidade ideal, a frota pode ser de até 6 aviões, como é a opção de Portugal, que tem menos envolvimento que a Holanda nos perrengues militares da OTAN/UE.
Se eles chegarem a optar pelo KC-390, isto com certeza abrirá portas em países do leste europeu como a Polônia, Bulgária e Romênia, e talvez Grécia, além de sacramentar a encomenda da Suécia. A Finlândia pode ser um espaço a ser conquistado, e afirmado, no longo prazo, se os caras da SAAB derem uma mão para a Embraer.
Agora é torcer e aguardar.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36349
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#150 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 27, 2021 11:27 am

Uma excelente notícia, ou um baita problema?





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder