Embraer Defense Systems - EDS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#151 Mensagem por J.Ricardo » Qua Out 27, 2021 3:42 pm

Mas nem a pau que os EUA autorizam a venda de ST para a Rússia, ainda mais se daqui uns meses os ST apareçam jogando bombas no exército da Ucrânia.
Mas não vejo empecilho para a venda de ST para ex-repúblicas soviéticas, desde que não seja Belarus...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#152 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 27, 2021 6:52 pm

J.Ricardo escreveu: Qua Out 27, 2021 3:42 pm Mas nem a pau que os EUA autorizam a venda de ST para a Rússia, ainda mais se daqui uns meses os ST apareçam jogando bombas no exército da Ucrânia.
Mas não vejo empecilho para a venda de ST para ex-repúblicas soviéticas, desde que não seja Belarus...
Acredito que os ST são para os países vizinhos da Ásia Centra. Eles sim tem real necessidade de aviões como os da Embraer.
É o caso de venda direta via SJC.
Os russos não tem porque usar turbohelices, já que via de regra tem os Su-25 e centenas de Mi-24/35 que eles já usam há décadas em CAS e COIN.
A Embraer levou o ST este ano para uma feira em Kiev. O KC-390 foi junto. E a ideia não era apenas mirar em eventuais negócios no leste europeu posto que a Ucrânia ainda mantém muitos laços com todas as ex. repúblicas soviéticas.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6743
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 765 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#153 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Out 27, 2021 7:11 pm

FCarvalho escreveu: Qua Out 27, 2021 11:27 am Uma excelente notícia, ou um baita problema?

Isso aí é delírio do cara que escreveu esse título clickbait no video. Tem sistemas Americanos demais no ST pros EUA autorizarem a venda pra países alinhados com Moscou. Sem mencionar nos assentos ejetores Martin Baker cuja Inglaterra jamais autorizaria serem disponibilizados pra eles. Temos que levar em conta também que o ST não oferece nada que a Rússia não saiba projetar e produzir melhor.

PS: ainda não vi o video




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#154 Mensagem por J.Ricardo » Qui Out 28, 2021 8:56 am

Fazer melhor não sei, mas pra essa função eles podem usar o Yak-130 por exemplo.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#155 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 28, 2021 12:23 pm

De minha parte, tirando os russos, os demais países da Ásia Central, com ou sem atrelamento à Moscou, precisam de aeronaves como o ST. E honestamente, que tecnologias tão espetaculares são essas o A-29 possui que os russos já não conheçam e dominem de antemão há décadas? Acaso eles não sabem fazer turbohélices?

Me parece na verdade uma forma bastante interessante de obter alguma influência, ainda que indireta, bem no quintal dos russos a venda destes aviões para os países daquela região. Os norte americanos com certeza iriam adorar ter gente deles dando apoio técnico-logístico a eles nas bases áreas da região livres e indiferentes aos "conselhos" do tio Putin.

E como se trataria de um negócio governo a governo, é bom o MRE colocar as barbas de molho para que, na eventualidade de isto acontecer, estejamos preparados para colocar as nossas fichas na mesa.

Claro que os yankees podem espernear e tudo o mais. Mas não seria de todo lúcido perder uma oportunidade como essa de colocar material ocidental bem no quintal do urso. É como vejo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1296
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 462 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#156 Mensagem por Cassio » Qui Out 28, 2021 8:05 pm

Se forem vendidos aviões para os países satélites... e não duvido, o apoio técnico das aeronaves seria de quem vendeu, ou seja dos brasileiros.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#157 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 29, 2021 11:36 am

Cassio escreveu: Qui Out 28, 2021 8:05 pm Se forem vendidos aviões para os países satélites... e não duvido, o apoio técnico das aeronaves seria de quem vendeu, ou seja dos brasileiros.
Melhor ainda. Não sendo para a Rússia, duvido que os norte americanos façam questão de criar problemas.
São 6 potenciais clientes para o ST, e ele tem todas as condições de, os países querendo de fato, vender pelo menos três dúzias de A-29.
Pode parecer pouco, mas em se tratando da região e seus desdobramento geopolíticos e estratégicos, será um negócio espetacular.
Agora, tem que ver quem iria pagar pelos caças, já que estes países não são exatamente endinheirados, gastando a vontade o que lhes dá na cabeça.
Não sei se seria possível uma venda com os russos comprando os aviões para depois repassar aos associados.
Podes dizer quanto está custando um A-29 básico hoje, Cássio?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1296
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 462 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#158 Mensagem por Cassio » Sex Out 29, 2021 1:24 pm

Creio que cerca de USD 10 milhões. Mas tudo depende do que compõe o contrato.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#159 Mensagem por FCarvalho » Dom Out 31, 2021 11:16 am

Cassio escreveu: Sex Out 29, 2021 1:24 pm Creio que cerca de USD 10 milhões. Mas tudo depende do que compõe o contrato.
Um preço mais que justo por um turbohélice que faz tudo o que ele faz. Variando entre 10 e 15 milhões ele é a melhor relação custo x benefício para as missões que se espera dele, considerando que também é o mais barato de manter e operar. Melhor do que jatos LIFT para fazer a mesma coisa.
Imagino que por este valor a própria FAB poderia comprar mais dos A-29 para recompor a frota dado que quase dez aviões foram perdidos nesse tempo e outros 9 ou 12, não sei ao certo, foram para o EDA.
Um único esquadrão nos custaria pouco mais de 120 milhões de dólares, o que comparando com o que estamos investindo em termos de defesa aos demais países vizinhos, para não falar na OTAN, Rússia e China, é uma basicamente uma merreca.
Ainda sonho com 9 esquadrões de A-29 ao longo da fronteira, a partir das bases aéreas que já temos. Não seria um negócio difícil e muito menos oneroso para a FAB. Já temos quase tudo aí. Faltam as aeronaves e parte da infraestrutura à sua operação, mais armamentos e logística e pessoal de apoio.
Seria o caso de equipar bases em Macapá, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Eirunepé(ou Cruzeiro do Sul), Ladário e Cascavel. Como já temos 3 esquadrões, bem, dar conta dos 6 restantes a 12 unidades cada não seria de todo inviável, mesmo que feito em lotes. Comprando 72 Super Tucano até mesmo o preço da aeronave poderia ser objeto de negociação. Aliás, para equipar minimamente este s9 esquadrões seriam necessários 108 aviões, o que poderia facilitar preços e custos mais ainda, já que os atuais A-29 poderia ser realocados todos para Natal, melhorando assim a disponibilidades para o treinamento dos futuros caçadores da FAB.
Enfim, tem espaço aí para mais uns 80 a 90 A-29 na FAB. É só querer. Mas a FAB quer?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1296
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 462 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#160 Mensagem por Cassio » Dom Out 31, 2021 1:15 pm

Não acho viável abrir tantas novas bases, com esquadrões próprios, pois isso traz um enorme custo fixo ...
Acho que o melhor seria a FAB oferecer (venda) ST mais antigos para países como Paraguai e Uruguai. E adquirir ST novos, e operar nessas localidades de maneira desdobrada, com infraestrutura mínima.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#161 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 03, 2021 12:30 pm

Cassio escreveu: Dom Out 31, 2021 1:15 pm Não acho viável abrir tantas novas bases, com esquadrões próprios, pois isso traz um enorme custo fixo ...
Acho que o melhor seria a FAB oferecer (venda) ST mais antigos para países como Paraguai e Uruguai. E adquirir ST novos, e operar nessas localidades de maneira desdobrada, com infraestrutura mínima.
Pela ótica puramente econômica da gestão é até lógico manter esse tipo de arrumação que falas, mas...
Se olhares nos mapas verás que as bases dos A-29 estão tão longe uma das outras, e das cidades que citei, quanto Miami dista de Boa Vista ou Porto Velho. E sendo assim, a logística que se gastaria nesse vai e vem permanente dos poucos Super Tucanos que temos acabaria por tornar a operação deles mais cara e complicada do que deveria ser. Eles teriam que voar mais tempo e mais vezes, e com isso a disponibilidade poderia ser afetada, já que os esquadrões do 3o GAv não tem tantos aviões assim para ficar enviando unidades Brasil afora. Ademais, as cidades que citei ou já possuem OM da FAB instaladas(maioria) ou aeroportos com infraestrutura adequada para receber os caças (Ladário/Cuiabá e Cascavel), não demandando assim maiores investimentos. E concordo que vender os aviões mais antigos é um bom meio de poder suscitar novas encomendas, já que eles estão com seus 15 anos de vida operacional e seria muito bom para a FAB e para a Embraer ter um linha ativa de novos aviões com todas as modernizações que forem possíveis/necessárias.
Enfim, o Super Tucano tem a menor hora de voo da frota, e o custo fixo da infraestrutura se paga com a
economia que ele proporciona de sua operação.

Lembrar também que os esquadrões do 3o GAv não possuem aviões suficientes sequer para dar conta do espaço aéreo fronteiriço dos estados onde estão localizados. Se pelo menos houvesse 18 unidades, como será o padrão do GDA, até que não seria ruim, mas com apenas 12 a 14 aviões, e ainda tendo que cobrir sob demanda outras cidades, creio que o custo não compensa. Ademais, são turbohélices. Eles são muito bom para fazer a defesa aérea "de ponto" das bases, quando pré-posicionados ou em PAC sobre as linhas de fronteira. E tudo isso para pegar os papa-tango que pirulam às centenas pela região, dos quais não se pega nem 10% do tráfego. Não custa lembrar também que não raro os traficantes utilizam jatos executivos para seus "serviços", algo que os ST não tem como combater.

Só um adendo. Por exemplo, a fronteira com a Colômbia possui mais de 1500 kms de extensão. As base em SGC e Tabatinga conseguiriam cobrir parte da fronteira com o Peru ao longo do Vale do Javari, a totalidade da fronteira colombiana e a parte sul da fronteira com a Venezuela. Tudo isso com apenas 24 caças distribuídos entre as duas bases. Estou colocando o mínimo do mínimo para termos alguma funcionalidade prática nisso.
A mesma coisa se daria em Macapá, que cobrira toda a fronteira com as 3 guianas. Eirunepé e Porto Velho cobririam fronteira com Peru e Bolívia, enquanto Ladário e CG fazem o mesmo com Paraguai e Bolívia. Já Cascavel pode cobrir a fronteira com Paraguai e Argentina, principalmente na tríplice fronteira.

Enfim, penso que soluções como estas tornam mais efetivo o apoio da FAB ao SISFRON, e ao EB e MB onde eles precisam nas fronteiras, e não ficamos dependentes de meia soluções em função de limitações orçamentárias. Se é para fazer, então vamos fazer direito, e o fazer direito significa ser tão eficaz quanto eficiente. E isto me parece significar dispor de meios materiais e humanos onde, quando e como eles forem necessários 24/7, e não somente quando der ou como puder. Acho que já passamos dessa fase. Precisamos avançar para além do mínimo básico necessário de sempre dos planos castrenses.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1296
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 462 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#162 Mensagem por Cassio » Qua Nov 03, 2021 6:24 pm

Nem estou falando de investimentos para se montar a infraestrutura das bases... Estou falando do custo de se manter uma base aberta, com esquadrão nativo. Custo com pessoal operacional, com pessoal de manutenção, administrativo, infantaria de guarda, rancho, serviço médico, etc...
Ao invés disso poderia se manter, por exemplo, 3 ou 4 ST permanentemente nestas localidades, como um subgrupo de um esquadrão de outra base. A infra seria minina... E os custos também. Não haveria rancho, serviço médico e nem pessoal ADM, seria isso tudo do próprio aeroporto comercial ou via base sede. Apenas algum pessoal de suporte a operação e manutenção em nível mínimo.
A questão orçamentária tem que ser consideradas sim...
Pelo contrário poderia tranquilamente dizer que poderíamos ter mais 10 bases aéreas na região de fronteira, cada uma com 12 ST, um esquadrão de transporte leve e um de Blackhawk...
Mas....
Por outro lado abriria fácil mão dos reabastecedores / transportes estratégicos para ter uma melhor vigilância das fronteiras... Abrir mão de um GTE então, mais fácil ainda...




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6743
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 765 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#163 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Nov 03, 2021 9:33 pm

Cassio escreveu: Qua Nov 03, 2021 6:24 pm Abrir mão de um GTE então, mais fácil ainda...
Só de ouvir essa sigla eu fico tonto, minha pressão cai, eu começo a suar frio. Toda uma fortuna investida na TAB só pra Presidente, Ministros, familiares, Tiranos do STF, Legisladores Federais e afins, passearem de graça pelo Brasil.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#164 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 10, 2021 6:16 pm

Cassio escreveu: Qua Nov 03, 2021 6:24 pm Nem estou falando de investimentos para se montar a infraestrutura das bases... Estou falando do custo de se manter uma base aberta, com esquadrão nativo. Custo com pessoal operacional, com pessoal de manutenção, administrativo, infantaria de guarda, rancho, serviço médico, etc...
Ao invés disso poderia se manter, por exemplo, 3 ou 4 ST permanentemente nestas localidades, como um subgrupo de um esquadrão de outra base. A infra seria minina... E os custos também. Não haveria rancho, serviço médico e nem pessoal ADM, seria isso tudo do próprio aeroporto comercial ou via base sede. Apenas algum pessoal de suporte a operação e manutenção em nível mínimo.
A questão orçamentária tem que ser consideradas sim...
Pelo contrário poderia tranquilamente dizer que poderíamos ter mais 10 bases aéreas na região de fronteira, cada uma com 12 ST, um esquadrão de transporte leve e um de Blackhawk...
Mas....
Por outro lado abriria fácil mão dos reabastecedores / transportes estratégicos para ter uma melhor vigilância das fronteiras... Abrir mão de um GTE então, mais fácil ainda...
A questão é: aonde entra o MD nessas horas para definir o que deve ou não ser prioridade no planejamento das forças armadas?
Porque do jeito que está, cada uma continua decidindo o que quer com bem lhe aprouver e o MD só assina embaixo e segue o trem. Nada a declarar. Então vemos questões como essas, com a FAB querendo uma coisa, e não duvido e nem discordo que ela precisa, e o país necessitando de outra, também urgente e absolutamente necessária.
Dava para fazer as duas coisas ao mesmo tempo? Peso que sim, recursos nunca foram problema, ao contrário. O problema sempre foi a falta de afinidade entre o planejamento estratégico militar e a agenda político-econômica nacional. Sem isso, que é um ofício do MD gestar e fazer as pontes necessárias e impositivas, sempre vamos estar nesta situação de ter de escolher entre cobrir os pés ou a cabeça.
A existência do GTE é uma excrecência política e legal que só se mantém porque a nossa governabilidade depende do humor dos caciques utilizadores dos serviços deste esquadrão. Mas enquanto não aparecer um MD com culhão para resolver isso e botar essa cambada no lugar, bom, segue a lambança.
A falta que aqueles ERJ-135/145 fazem no 6o GAv. :?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1296
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 462 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#165 Mensagem por Cassio » Qua Nov 10, 2021 7:19 pm

Não entendi o que quiz dizer com 6o GAv? Fala em converter esse aviões em E-99?




Responder