Força Aérea do Chile: notícias

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Força Aérea do Chile: notícias

#1 Mensagem por jambockrs » Sex Ago 23, 2019 12:30 pm

Meus prezados
SAAB oferece ao Chile JAS-39 C / D MS20
Segundo a Infodefensa, uma publicação do governo informou que, em 12 de junho, os representantes da SAAB AB se reuniram com o general Rafael Carrere, do Comando de Logística da FACh. Embora nenhum número em quantidade ou preço tenha sido dado, o detalhe informa que foi feita uma oferta a Força Aérea do Chile para caaças multipropósitos JAS-39 C single seat e JAS-39D two seat. Estes foram oferecidos no padrão MS20, que implementou melhorias de hardware e software. A SAAB pode oferecer aeronaves novas e excedentes JAS-39C / D. O principal deles em hardware é o
integração do míssil MBDA Meteor BVR e da Small Diameter Bomb (SDB).
Fonte: LATAMilitary 22 ago 2019




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceram: 557 vezes

Re: Força Aérea do Chile: notícias

#2 Mensagem por Marcelo Ponciano » Sex Ago 23, 2019 1:04 pm

Por que a versão C/D?? E não a E??




Editado pela última vez por Marcelo Ponciano em Sex Ago 23, 2019 1:23 pm, em um total de 1 vez.
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Força Aérea do Chile: notícias

#3 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 23, 2019 1:19 pm

O Chile passa por problemas orçamentários em relação à defesa, posto que a exportação de cobre anda com preços baixos, e isso implica no aporte de recursos aos programas de reequipamento das ffaa's.

No caso da FACh, a substituição dos F-5 Tiger III foi postergadas para daqui a dez anos, em vista dessas limitações. A compra de mais F-16A/B ou C/D Block 52, também não foi feita em função disso, e que poderiam substituir também os F-5. Mas a princípio eles vão permanecer operacionais.

Os suecos estão apostando as suas fichas em uma eventual retomada orçamentária no médio/longo prazo e mostrando o que tem. O modelo C/D seja usado ou novo, é bem mais em conta do que o E/F. Para o Chile seria uma opção também muito atraente, posto que o caça estaria no mesmo padrão dos F-16C/D e poderia substituir com vantagens os F-5 em Punta Arenas, ou até mesmo os F-16A/B mais antigos.

O Gripen C/D possuem um ciclo de vida longevo e baixo custo operacional e de manutenção. Ademais, uma compra dos C/D hoje pode vir a se tornar uma compra de E/F amanhã.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Força Aérea do Chile: notícias

#4 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 23, 2019 1:31 pm

Chile vai substituir avião de treinamento-T-35
14 de maio de 2019

https://www.cavok.com.br/blog/chile-vai ... ento-t-35/

Enaer quer colocar o treinador Pillán próximo ao patamar do Super Tucano
6 de fevereiro de 2019

https://www.aereo.jor.br/2019/02/06/ena ... er-tucano/




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Força Aérea do Chile: notícias

#5 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 23, 2019 1:32 pm

O F-35 está ‘totalmente disponível’ para o Chile, diz Lockheed Martin
10 de julho de 2018

https://www.aereo.jor.br/2018/07/10/o-f ... ed-martin/

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Força Aérea do Chile: notícias

#6 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 23, 2019 1:36 pm

Chile planeja modernizar seus caças F-16
13 de novembro de 2018

https://www.aereo.jor.br/2018/11/13/chi ... acas-f-16/

Notícia de quase um anos atrás. Para ver como o cenário muda rapidamente hoje em dia.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Força Aérea do Chile: notícias

#7 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 24, 2019 11:43 pm

SAAB oferece Gripen para a Força Aérea chilena.

https://www.cavok.com.br/blog/saab-ofer ... a-chilena/

Algumas observações:

O Chile tem na Enaer o seu referencial tecnológico e industrial na área de P&D aeroespacial. Eles ao longo dos anos amealharam uma capacidade nada desprezível neste campo. E podemos verificar também que o mesmo se dá, em maior ou menor medida em terra e mar. Este processo vem ocorrendo com certa regularidade orçamentária e de planejamento. o que tem proporcionado resultados bastante satisfatórios para as ffaa's chilenas nos últimos vinte anos.

Várias aquisições e desenvolvimentos foram possíveis em função do aporte da lei do cobre, que sustenta grande parte, senão quase todo o investimento chileno em defesa. Para eles, este assunto é sério e ultrapassa mesmo as complexidades das relações com o seu passado ditatorial e as rusgas políticas que até hoje permeiam o cenário andino.

Conquanto, o Chile está passando, ou deverá passar no curto e médio prazo, por um novo processo de renovação material, que deve contar de certo com o máximo de participação da industria nacional. E isso é fato, não apenas uma mera intuição. Faz parte da práxis chilena envolver obrigatoriamente off set e transferência de tecnologias onde e quando possível nos seus negócios de defesa. Obviamente adequados a sua realidade industrial e tecnológica.

Neste sentido, cumpre olhar com atenção as oportunidades que irão surgir na próxima década sobre possíveis negócios que se pode obter por lá.

No caso da FACh, não apenas a substituição e/ou modernização dos F-15A/B/C/D, como também a dos F-5, T-35, A/T-36, P-95, C-130 e a cereja do bolo, penso, o 707 Condor. Quase toda a FACh no médio e longo prazo precisará substituir ou modernizar suas aeronaves. E isso é um marco que deixará as próximas FIDAE, a começar pela edição 2020, mais que interessantes.

O que estamos fazendo a despeito disso? Aliás, o que MD, MRE, MIC, ABIMDE, e demais estão fazendo? Já começamos a fazer?

abs




Editado pela última vez por FCarvalho em Sáb Ago 24, 2019 11:50 pm, em um total de 1 vez.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Força Aérea do Chile: notícias

#8 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 24, 2019 11:48 pm

IAI presenta su soluciones AEW&C a la Fuerza Aerea de Chile

https://www.infodefensa.com/latam/images_cache/2019/04/02/1caew-520.jpg

https://www.infodefensa.com/latam/2019/ ... chile.html
02/04/2019

Como disse, os negócios no futuro com os chilenos vão ficar muito interessantes nos próximos anos.
Todo mundo está se mexendo.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2083
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 208 vezes

Re: Força Aérea do Chile: notícias

#9 Mensagem por gogogas » Dom Ago 25, 2019 2:40 pm

A Embraer poderia entrar em sena para oferecer seus produtos ! O praetor 600 com sonda para reabastecimento com uma dúzia de KC-390 seria mais que suficiente para a FACH ! Além de seus vizinhos não ter uma capacidade igual a FACH .




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Força Aérea do Chile: notícias

#10 Mensagem por FCarvalho » Dom Ago 25, 2019 10:12 pm

O ideal é oferecer negócios que vão além de simples vendas de materiais de emprego militar.

Temos muito a oferecer e a receber. A indústrias de ambos os países tem condições de firmar soluções de longo prazo para as diversas necessidades de suas ffaa's.

Uma das formas de diminuir nossa dependência de fornecedores tradicionais é envidando soluções próprias com ou sem parcerias. O Chile pode ser uma opção muito interessante neste aspecto.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: Força Aérea do Chile: notícias

#11 Mensagem por Túlio » Qua Ago 28, 2019 9:33 pm

Acho complicado de a FACh pegar Gripen: os F-16 Block 50/52 ainda são relativamente novos e a Enaer é uma das poucas empresas do mundo com capacidade de fazer profundas alterações neste caça. Parar tudo por causa do Gripen (se não me engano o oferecido era uma versão melhorada do A/B, não o E/F, e para substituir o F-5) me parece estranho. Aliás, comprar mais alguns 50/52 e reformar os que já tem (do mesmo Block) para Viper (além da aquisição direta de uma dezena ou mais novos) faria muito mais sentido, além de terem KC-135, com aquela cara parafernália do Flying Boom, que é desnecessária para a maioria dos caças do mundo. A citada Enaer seria ainda mais beneficiada se usassem a melhor parte dos MLU para finalmente substituir os Tigre III. Teriam uma frota moderna, ainda mais poderosa do que a atual e isso com aeronaves às quais já são acostumados e cujas limitações e capacidades conhecem muito bem.

Idem para o AEW&C: sua profunda ligação com Israel (mais antiga do que a nossa, aliás) poderia levar a uma solução parecida com o Condor, só que agora com aeronaves menores (graças ao avanço tecnológico, com radares AESA) como, sei lá, alguns B737 ou A320 recondicionados, que voariam pelo custo daquele único 707.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Re: Força Aérea do Chile: notícias

#12 Mensagem por jambockrs » Qui Ago 29, 2019 8:27 pm

Túlio escreveu: Qua Ago 28, 2019 9:33 pm ...
Idem para o AEW&C: sua profunda ligação com Israel (mais antiga do que a nossa, aliás) poderia levar a uma solução parecida com o Condor, só que agora com aeronaves menores (graças ao avanço tecnológico, com radares AESA) como, sei lá, alguns B737 ou A320 recondicionados, que voariam pelo custo daquele único 707.[/Justificar]
Mas a EMBRAER, em parceria com a ELTA (tb israelense) já está desenvolvendo uma aeronave Praetor com radar AESA.
viewtopic.php?f=1&t=19673




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Força Aérea do Chile: notícias

#13 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 29, 2019 9:50 pm

A SAAB está olhando o bolso e o longo prazo nesta proposta com os chilenos.
Eles ofereceram opções com o Gripen C/D, usados ou novos, no padrão MS20 que é o mais atual do caça. Isto pode ser perfeitamente factível para as pretensões de longo prazo da FACh.
Quanto ao mais, como Jamborrks colocou, a Embraer já tem um produto para AEW com os israelenses, assim como também pode oferecer o EryEye da SAAB caso os suecos se disponham a isso também,
Na verdade, o portfólio hoje de aviões da Embraer permite que eles possam oferecer diversas soluções de vários tipos de radares para missões AEW&C. Vai depender essencialmente do gosto e do bolso do freguês.
Os F-16 A/B chilenos salvo melhor juízo são block 15/20, dos mais antigos, e já passaram por um MLU pelo menos. São bastante voados e depende de uma análise muito criteriosa sobre o seu real estado da fuselagem e quanto ainda ela aguenta e se um novo MLU seria interessante tanto do ponto de vista técnico quanto financeiro.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Re: Força Aérea do Chile: notícias

#14 Mensagem por jambockrs » Sáb Set 07, 2019 9:13 pm

Meus prezados
Aeronave dos "Halcones" cai no CHile
http://www.cavok.com.br/blog/aviao-dos- ... -no-chile/




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Força Aérea do Chile: notícias

#15 Mensagem por Penguin » Sáb Set 05, 2020 3:30 pm

Força Aérea do Chile exibe seus F-16 com mísseis AIM-120 AMRAAM

https://www.aereo.jor.br/2020/09/04/for ... 20-amraam/

Imagem




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Responder