Fuerza Aérea Argentina (FAA)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36213
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1156 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 01, 2024 12:13 pm

FIGHTERCOM escreveu: Dom Mar 31, 2024 5:25 pm Perto disso?! Piorou!
São 18 anos e, se não me engano, sem atualizações. Como isso seria o estado da arte? Capaz dos Kfir colombianos, do ponto de vista de eletrônica, serem até mais modernos. Afinal, já contam com radar AESA.
Abraços,
Wesley
Até onde sei os F-16C\D chilenos nunca foram modernizados, ficou apenas na intenção da FACh, e estas, existiram várias vezes ao longo das últimas décadas. Mas, de qualquer forma, para um caça que entrou em operação no começo do século, em termos de sul americanos ele segue sendo um dos mais modernos, talvez perdendo de fato para a eletrônica dos Kfir colombianos, mas, também não sei o quão profundas foram as modificações realizadas naqueles caças.

Já os F-16A\B a FACh de fato não irá realizar nenhuma melhoria de grande porte neles em vista da vida últil das células, que já tem mais de 40 anos de operação, e eles tem se mostrado bem caros de manter para os padrões orçamentários sul americanos, inclusive o Chile, que ainda tem certo respaldo financeiro na área de defesa, mas que vem decaindo paulatinamente nos últimos tempos. As opções para a sua substituição são bem limitadas do ponto de vista financeiro.

Os pretensos F-16 argentinos devem apresentar os mesmos problemas de custos, e elevada hora de voo e manutenção, o que para a FAA, significa menos da metade da frota em operação. Imagino que bem cedo veremos a canibalização de partes e peças destes caças em função da falta de recursos suficientes para sua operação, ainda que se diga que haverá um CLS a parte do contrato dos caças dentro do valor de 650 milhões relativos ao negócio como um todo.

Ainda tenho aqui com os meus botões que se o governo atual largar mão de tanta retórica e passar à ação prática e objetiva, temos no Chile, Peru e Colombia, e até de lambuja o Equador, excelentes oportunidades de vender o nosso peixe sueco na vizinhança. Espaço e necessidade são conhecidos e já revelados. Falta agora fazermos o nosso próprio dever de casa comprando mais Gripen E\F estabelecendo a seguridade, regularidade e longevidade necessárias à linha de montagem da Embraer que o resto vem.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36213
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1157 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 01, 2024 12:27 pm

Túlio escreveu: Dom Mar 31, 2024 11:58 pm
E isso para os 10 C/D-50 (6 + 4) comprados novos; lembremos que já debatemos longamente na metade da década passada as declarações do então CMT da FACh sobre o alto CPFH e baixa disponibilidade dos MLU (A/B) ex-Holanda (Peace Amstel I e II) em relação aos comprados zeradinhos dos EUA via FMS.
Até hoje volta e meia vemos por aí que a FACh já tá quase modernizando eles mas até agora não vi nada, e tenho dúvidas sobre o custo-benefício de modernizar MLU com já uns bons 40 anos no lombo, IMO seria mais inteligente modernizar os C/D agora e obter uns V quando as coisas melhorarem, ficando uma pequena parte dos MLU como gap-filler e a restante sendo canibalizada para manter os selecionados como Combat Mission Capable (CMC).
Sobre a FAA, minha maior dúvida é como vão fazer para manter 24 F-16 MLU CMC quando seu máximo foi pouco mais de uma dúzia de Skyhawks de uma vez só; e o CPFH do F-16 bota pelo menos QUATRO Skyhawks CMC no ar: hoje é Páscoa, será que El Peluca encontrou um jeito milagroso de manter full-op o que custa uns cem Skyhawks (senão mais) para isso?
A FACh está na dúvida até agora, premida pela diminuição dos recursos para a área de defesa, acentuada mais ainda no governo do país atualmente, sobre as alternativas para os Falcon A\B. E isso se agrava porque os F-5 seguem sem solução para sua substituição no sul.

São ao menos 20 a 30 caças que os chilenos precisão substituir nos próximos 10 anos, se muito, e esta é uma conta que simplesmente não bate com o orçamento disposto e nem com a vontade do(s) governos por lá.

O F-16V poderia ser uma solução natural, mas os custos de aquisição do modelo norte americano também não facilitam esta opção. Por enquanto o que parece haver são tratativas com a LM para a modernização dos C\D para o padrão Viper, e mais algumas unidades novas do mesmo, ou até de células mais novas do block 50 usadas via USAF. Mas até agora não houve acordo sobre este assunto. E pelo andar da situação, vai demorar para se ter uma decisão até o final da década.

Os chilenos já andaram a olhar o Gripen C\D e E\F, mas, mesmo constatando as propriedades do caça sueco em termos de desempenho e custo x benefício, até o momento não se vê no horizonte luzes que possam apontar para a sua aquisição ou mesmo encaminhar-se para a compra de outro modelo ou mais F-16. Por enquanto o mais provável, diria certo, é a modernização dos Block 50, mas ainda sem prazo para começar.

No caso dos F-16 argentinos, os problemas no curto e médio prazo tendem a serem os mesmos dos chilenos, e até de forma mais grave, já que eles não terão a mesma disponibilidade financeira que a FACh ainda tem. A partir do seu recebimento, como disse ao Wesley, é começar a contar até as primeiras células serem canibalizadas para manter o resto da frota operacional, ou pelo menos voando. O que vier depois disso é lucro.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36213
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1158 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 01, 2024 12:30 pm

Alguém aí sabe de uma tal lei ou decreto na Argentina que impede que os caças da FAA saiam do país, autorizando (obrigando) a sua operação apenas e tão somente dentro do país?

Se isto for verdade, não veremos em nenhum momento os Falcon portenhos aqui na Cruzex. O que é uma lástima, para a FAA e para nós, já que seriam um acréscimo muito bom para os embates aéreos contra e a favor dos nossos Gripen.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1159 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Abr 01, 2024 1:15 pm

FCarvalho escreveu: Seg Abr 01, 2024 12:13 pm
FIGHTERCOM escreveu: Dom Mar 31, 2024 5:25 pm Perto disso?! Piorou!
São 18 anos e, se não me engano, sem atualizações. Como isso seria o estado da arte? Capaz dos Kfir colombianos, do ponto de vista de eletrônica, serem até mais modernos. Afinal, já contam com radar AESA.
Abraços,
Wesley
Até onde sei os F-16C\D chilenos nunca foram modernizados, ficou apenas na intenção da FACh, e estas, existiram várias vezes ao longo das últimas décadas. Mas, de qualquer forma, para um caça que entrou em operação no começo do século, em termos de sul americanos ele segue sendo um dos mais modernos, talvez perdendo de fato para a eletrônica dos Kfir colombianos, mas, também não sei o quão profundas foram as modificações realizadas naqueles caças.

Já os F-16A\B a FACh de fato não irá realizar nenhuma melhoria de grande porte neles em vista da vida últil das células, que já tem mais de 40 anos de operação, e eles tem se mostrado bem caros de manter para os padrões orçamentários sul americanos, inclusive o Chile, que ainda tem certo respaldo financeiro na área de defesa, mas que vem decaindo paulatinamente nos últimos tempos. As opções para a sua substituição são bem limitadas do ponto de vista financeiro.

Os pretensos F-16 argentinos devem apresentar os mesmos problemas de custos, e elevada hora de voo e manutenção, o que para a FAA, significa menos da metade da frota em operação. Imagino que bem cedo veremos a canibalização de partes e peças destes caças em função da falta de recursos suficientes para sua operação, ainda que se diga que haverá um CLS a parte do contrato dos caças dentro do valor de 650 milhões relativos ao negócio como um todo.

Ainda tenho aqui com os meus botões que se o governo atual largar mão de tanta retórica e passar à ação prática e objetiva, temos no Chile, Peru e Colombia, e até de lambuja o Equador, excelentes oportunidades de vender o nosso peixe sueco na vizinhança. Espaço e necessidade são conhecidos e já revelados. Falta agora fazermos o nosso próprio dever de casa comprando mais Gripen E\F estabelecendo a seguridade, regularidade e longevidade necessárias à linha de montagem da Embraer que o resto vem.
segue sendo um dos mais modernos não é equivalente à estado da arte!

Estado da arte na América do Sul só tem um: Gripen BR!


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1160 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Abr 01, 2024 1:22 pm

Túlio escreveu: Dom Mar 31, 2024 11:58 pm
FIGHTERCOM escreveu: Dom Mar 31, 2024 5:25 pm
Perto disso?! Piorou!

São 18 anos e, se não me engano, sem atualizações. Como isso seria o estado da arte? Capaz dos Kfir colombianos, do ponto de vista de eletrônica, serem até mais modernos. Afinal, já contam com radar AESA.


Abraços,

Wesley
E isso para os 10 C/D-50 (6 + 4) comprados novos; lembremos que já debatemos longamente na metade da década passada as declarações do então CMT da FACh sobre o alto CPFH e baixa disponibilidade dos MLU (A/B) ex-Holanda (Peace Amstel I e II) em relação aos comprados zeradinhos dos EUA via FMS.

Até hoje volta e meia vemos por aí que a FACh já tá quase modernizando eles mas até agora não vi nada, e tenho dúvidas sobre o custo-benefício de modernizar MLU com já uns bons 40 anos no lombo, IMO seria mais inteligente modernizar os C/D agora e obter uns V quando as coisas melhorarem, ficando uma pequena parte dos MLU como gap-filler e a restante sendo canibalizada para manter os selecionados como Combat Mission Capable (CMC).

Sobre a FAA, minha maior dúvida é como vão fazer para manter 24 F-16 MLU CMC quando seu máximo foi pouco mais de uma dúzia de Skyhawks de uma vez só; e o CPFH do F-16 bota pelo menos QUATRO Skyhawks CMC no ar: hoje é Páscoa, será que El Peluca encontrou um jeito milagroso de manter full-op o que custa uns cem Skyhawks (senão mais) para isso?
Pois é, eu também acredito que, SE essa modernização sair, será para os C/D. O MLU, talvez, sejam substituídos por outros mais novos. Eu digo talvez porque o custo de operação está ficando tão proibitivo que é capaz até mesmo deles colocaram um LIFT no lugar.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36213
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1161 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 01, 2024 1:27 pm

FIGHTERCOM escreveu: Seg Abr 01, 2024 1:15 pm segue sendo um dos mais modernos não é equivalente à estado da arte!
Estado da arte na América do Sul só tem um: Gripen BR!
Abraços,
Wesley
Neste aspecto concordo consigo.
A ver o que eles conseguem, ou não, obter em termos de F-16 Viper no que tange capacidades tecnológicas que se equiparem ao Gripen tupiniquim.
Me parece que mesmo este modelo não é equivalente ao Gripen E\F. Pode até chegar perto, mas ainda fica abaixo dele em eletrônica e elementos computacionais.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2385
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 677 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1162 Mensagem por EduClau » Ter Abr 16, 2024 8:45 am



Sds




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1163 Mensagem por Brasileiro » Ter Abr 16, 2024 10:53 am

Agora sim!!

E vem com 8 motores extras e garantia de 5 anos.

Vai dar à Argentina uns 6 ou 7 anos para tentar se estabilizar economicamente e escolher uma aeronave "zero km", para que seja recebida durante a curva de declínio destes F-16.

É algo que tem que servir a uma oportunidade de recomeço, não como uma solução definitiva.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37859
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2604 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1164 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Abr 16, 2024 10:54 am





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36213
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1165 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 16, 2024 11:31 am

Brasileiro escreveu: Ter Abr 16, 2024 10:53 am Agora sim!!
E vem com 8 motores extras e garantia de 5 anos.
Vai dar à Argentina uns 6 ou 7 anos para tentar se estabilizar economicamente e escolher uma aeronave "zero km", para que seja recebida durante a curva de declínio destes F-16.
É algo que tem que servir a uma oportunidade de recomeço, não como uma solução definitiva.
Consideremos que estes caças só devem chegar à Argentina no segundo semestre deste ano e durante 2025.
Vão levar pelo menos seis meses para treinar os primeiros pilotos até terem uma turma que possa fazer isso no país, e depois, entre formação, treinamento e fixação de infraestrutura, que eles hoje não tem, vão uns bons dois anos.
Provavelmente eles só estarão plenamente operacionais a partir de 2027 como tudo que tem direito. A partir daí, pode-se começar a contar o tempo de uso efetivo destes caças.
Como não há no país interesse no assunto defesa que não seja perseguir, prender, acusar e julgar militares da época da ditadura, difícil imaginar que a FAA com os recursos que não tem, e não terá, consiga operar de forma efetiva todos as 24 unidades. Muito provavelmente será um número bem menor, e as horas de voo por pilotos será contada a dedo. Quiçá menor que dos pilotos de caça da FAB, que já é muito baixa.
É muito provável que estes caças sigam em uso pelo menos por mais 15 anos, até que outro governo por lá resolva trocar estes F-16 por um outro modelo mais novo. Não digo zero km porque isso eu realmente não acredito que ninguém por lá tenha a mínima intenção de fazê-lo em momento algum.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1166 Mensagem por Brasileiro » Ter Abr 16, 2024 12:23 pm

Não sei, cara. Estamos num tempo em que tudo está ficando cada vez mais imprevisível. Em 2030 os interesses da Argentina (e, porque não, os interessados NA Argentina) talvez não sejam os mesmos de 1982. Estamos na beirada do precipício geopolítico, econômico e ambiental... Em 2030 ainda estaremos na beirada, em queda livre ou já estaremos "do lado de lá"?

Por enquanto, os F-16 são o que é possível.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37859
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2604 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1167 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Abr 16, 2024 12:59 pm

UPGRADES

The largest of these that the RDAF F-16s have been through is the Mid Life Upgrade (MLU) program which the RDAF joined from its onset in 1989 when the initial planning stages started. In total, the RDAF upgraded 48 F-16As and 13 F-16Bs. All RDAF F-16s were modified at the main F-16 depot at Aalborg Air Base in the northern part of Jutland.

Most of the RDAF F-16 remaining in service has been upgraded to the MLU 6.5 tape standard; except for the seven remaining Block-10 airframes, which have only been upgraded to MLU 4.3 tape. Because they are only Block-10, they do not have the strengthened nose wheel construction and they are unable to carry a targeting pod as well as not being able to fire the AIM-120 AMRAAM air-to-air missile. These airframes are only used for training and as Quick Reaction Alert (QRA) aircraft but not for international missions.

In 1986, many other European users of the F-16 upgraded the Pratt & Whitney F100 PW200 engines to a modernised version namely, the PW-100-220E. However the Danish government decided not to join this engine upgrade. With the drawn out selection process for the F-16 replacement, it soon became clear that the original engines would not be able to see the F-16s through to their out-of-service date.

This meant that the RDAF in 2013 purchased 50 used F100 PW220E engines and these are currently being fitted to the RDAF F-16 fleet to keep the aircraft flying until their planned out-of-service date in 2024. Commanding officer of 730 Squadron, pilot name ‘STI’ said about the upgraded engines “The main advantages of the new -220E engines are more rapid thrust during take off, which means the aircraft gets airborne quicker, leaving more runway in case of an emergency. The engine also performs better in the air, which improves its effectiveness during air-to-air combat”.
https://flymag.dk/royal-danish-air-forc ... g-falcons/

Os F16 em questão já têm Have Glass V, entre outras coisas, não são propriamente os F16 da Venezuela.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2059
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1168 Mensagem por Frederico Vitor » Ter Abr 16, 2024 1:53 pm

F-16 AM MLU com distintivos argentinos
Imagem




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1169 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Abr 16, 2024 4:58 pm

Imagem




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1170 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Abr 16, 2024 10:11 pm





"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Responder