Fuerza Aérea Argentina (FAA)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#31 Mensagem por J.Ricardo » Ter Jul 23, 2019 10:54 am

Quanto a usar os T-29 como escola para os Gripens, seria interessante observar como a França esta se saindo usando o PC-21 direto para o Rafale, que é uma caça mais pesado que o Gripen.

Quanto a FAA, bem, esse avião em tese é mais capaz que o F-5M, e era isso ou pegar um avião usado e que poderia deixa-los na mão, referente a peças e atualizações, acredito que seja o primeiro passo para em um futuro sonharem com algo melhor.

Pessoalmente, acredito que o futuro das FAA passe pela solução chinesa, o J-10 ou até o J-31, quem sabe...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6361 vezes
Contato:

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#32 Mensagem por Túlio » Ter Jul 23, 2019 1:51 pm

J.Ricardo escreveu: Ter Jul 23, 2019 10:54 am Quanto a usar os T-29 como escola para os Gripens, seria interessante observar como a França esta se saindo usando o PC-21 direto para o Rafale, que é uma caça mais pesado que o Gripen.

Quanto a FAA, bem, esse avião em tese é mais capaz que o F-5M, e era isso ou pegar um avião usado e que poderia deixa-los na mão, referente a peças e atualizações, acredito que seja o primeiro passo para em um futuro sonharem com algo melhor.

Pessoalmente, acredito que o futuro das FAA passe pela solução chinesa, o J-10 ou até o J-31, quem sabe...
Em QUAL tese, cupincha? Nunca vi capacidade BVR instalada, muito menos REVO e menos ainda data-link que lhe permita operar em rede com AEW/AWACS ou mesmo GCI. A capacidade de usar HMD segue em aberto e pouco significa sem as demais. Já o nosso F-5 com nosso AEW bateu Mirage 2000-5 e N apoiados por AWACS e o do Chile bateu F/A-18 e até F-14 apoiados por E-2 no fim do século passado sem AEW nem nada, só usando o RWR para detectar as emissões das aeronaves da Navy, escapar e pegá-las de surpresa.

Nem o F-5 é o tigre banguela que alguns acham nem o FA-50 lhe pode fazer frente. A grande diferença é que um tá véio e o outro foi desenvolvido como Trainer com alguma capacidade de combate, nunca como caça.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9337
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#33 Mensagem por Brasileiro » Ter Jul 23, 2019 1:58 pm

Finalmente algum alento, alguma coisa que presta para a FAA... Diferentemente de aquisições de caças desatualizados de segunda mão.

Claro que o FA-50 não é um instrumento de defesa a altura do que é a Argentina, mas dado o estado das coisas, é uma aquisição muito bem vinda e que formará um núcleo inicial para a retomada das capacidades de combate.

Hoje a Argentina não se vê em condições de adquirir em boa quantidade (pelo menos 24) caças ocidentais de primeira linha. E, com essa aquisição, creio que seja esta a intenção. Até porque, não sei se faz muito sentido comprar agora um caça-treinador, armado dom AIM-9 e quem sabe kits ocidentais de bombas, e depois um caça Chinês que não possa se integrar com os armamentos usuais.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9337
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#34 Mensagem por Brasileiro » Ter Jul 23, 2019 2:05 pm

Túlio escreveu: Ter Jul 23, 2019 1:51 pm
J.Ricardo escreveu: Ter Jul 23, 2019 10:54 am Quanto a usar os T-29 como escola para os Gripens, seria interessante observar como a França esta se saindo usando o PC-21 direto para o Rafale, que é uma caça mais pesado que o Gripen.

Quanto a FAA, bem, esse avião em tese é mais capaz que o F-5M, e era isso ou pegar um avião usado e que poderia deixa-los na mão, referente a peças e atualizações, acredito que seja o primeiro passo para em um futuro sonharem com algo melhor.

Pessoalmente, acredito que o futuro das FAA passe pela solução chinesa, o J-10 ou até o J-31, quem sabe...
Em QUAL tese, cupincha? Nunca vi capacidade BVR instalada, muito menos REVO e menos ainda data-link que lhe permita operar em rede com AEW/AWACS ou mesmo GCI. A capacidade de usar HMD segue em aberto e pouco significa sem as demais. Já o nosso F-5 com nosso AEW bateu Mirage 2000-5 e N apoiados por AWACS e o do Chile bateu F/A-18 e até F-14 apoiados por E-2 no fim do século passado sem AEW nem nada, só usando o RWR para detectar as emissões das aeronaves da Navy, escapar e pegá-las de surpresa.

Nem o F-5 é o tigre banguela que alguns acham nem o FA-50 lhe pode fazer frente. A grande diferença é que um tá véio e o outro foi desenvolvido como Trainer com alguma capacidade de combate, nunca como caça.

Eu penso o seguinte: em matéria de aeronave, ou seja, desempenho, creio que o FA-50 realmente seja superior em tudo (ou quase tudo) no F-5. Quanto ao datalink, primeiro que a FAA não possui um AEW, então mesmo que tivesse...
Em segundo lugar: o F-5EF também não tinha nada de data-link, não tinha capacidade BVR nem nada do tipo. Até que a FAB pediu e a Embraer integrou e instalou.

Finalmente, a questão é: a FAA está comprando o FA-50 pra ser mesmo a sua espada de combate, ou está pensando além? Em começar com 'alguma coisa', e no final das contas ter uma transição para uma plataforma mais capaz e, quem sabe, uma capacidade complementar de combate? Eu apostaria nisso.


abraços




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6361 vezes
Contato:

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#35 Mensagem por Túlio » Ter Jul 23, 2019 3:00 pm

Brasileiro escreveu: Ter Jul 23, 2019 2:05 pm
Eu penso o seguinte: em matéria de aeronave, ou seja, desempenho, creio que o FA-50 realmente seja superior em tudo (ou quase tudo) no F-5. Quanto ao datalink, primeiro que a FAA não possui um AEW, então mesmo que tivesse...
Em segundo lugar: o F-5EF também não tinha nada de data-link, não tinha capacidade BVR nem nada do tipo. Até que a FAB pediu e a Embraer integrou e instalou.

Finalmente, a questão é: a FAA está comprando o FA-50 pra ser mesmo a sua espada de combate, ou está pensando além? Em começar com 'alguma coisa', e no final das contas ter uma transição para uma plataforma mais capaz e, quem sabe, uma capacidade complementar de combate? Eu apostaria nisso.


abraços
Boa sorte com a aposta mas acho que vais perder teu $$$ (ou sei lá o que apostaste :mrgreen: ). Estão nesse chove-não-molha faz tempo, me parece que os politiqueiros de lá querem mesmo é fazer com que a FAA se acabe (nem de TAA vai dar pra chamar, não com apenas um par de Hércules aos cacos)...

Em termos de AERONAVE, lembro-te que o Colega mencionou o F-5 MIKE, não o ECHO; que os F-5 em operação na América do Sul são os do Chile e do Brasil (ambos vizinhos da Argentina), com capacidade REVO, data-link com presença de AEW e ainda capacidade BVR, fora o HMD. É a realidade atual, caças 3G viraram razoáveis 4G com a simples adoção de capacidades eletrônicas que não tinham.

Ah, mas o FA-50 pode puxar 1G a mais: e daí, de que lhe irá servir ao sequer saber que está na NEZ de um BVR, que ele está chegando perto (onde o RWR? As ESM/ECM?) e que pode puxar dez vezes isso? Mas, esportivamente, suponhamos que cheguem à distância WVR: como encarar um Python 4/5 (HI-OFF-BORESIGHT) lançado de qualquer posição via HMD com alguma versão que não a 9X do Sidewinder (e que só cumpre plenamente suas funções com um inexistente/pouquíssimo provável HMD)? Seria uma luta muito mas MUITO injusta, a meu ver.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9337
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#36 Mensagem por Brasileiro » Ter Jul 23, 2019 3:26 pm

Olha, concordo que o T-50 definitivamente não é preparado para combate sério. Mas o FA-50 (que a Argentina busca) não seria a versão minimamente preparada, com radar ELTA, suíte EW, Data Link 16, AIM-120 etc?




----------------
amor fati
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#37 Mensagem por J.Ricardo » Ter Jul 23, 2019 3:38 pm

Tem razão Túlio, superestimei demais o falcãozinho coreano.

No entanto, nesta página tem uma imagem do FA-50 com o AIM-120, mas como dizem, o papel aceita tudo...

https://militarywatchmagazine.com/artic ... r-missions

Mas, se engana quem pensa que acabou o baile, a Leonardo ainda não desistiu da briga.

https://www.aereo.jor.br/2019/07/23/cac ... confiante/

Imagem




Editado pela última vez por J.Ricardo em Ter Jul 23, 2019 4:16 pm, em um total de 1 vez.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6361 vezes
Contato:

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#38 Mensagem por Túlio » Ter Jul 23, 2019 3:53 pm

Brasileiro escreveu: Ter Jul 23, 2019 3:26 pm Olha, concordo que o T-50 definitivamente não é preparado para combate sério. Mas o FA-50 (que a Argentina busca) não seria a versão minimamente preparada, com radar ELTA, suíte EW, Data Link 16, AIM-120 etc?
Aí os valores é que não batem mesmo! Com tudo isso (e o AMRAAM só está planejado para uma versão que nem existe ainda, o block 20) mais um simulador (que pode custar até mais que uma aeronave operacional) e um contrato de Mntç e treinamento (nem falando nessa briga interna lá para fabricarem partes ou até o avião inteiro) de pelo menos dez a vinte anos para os ultimamente citados oito Trainers "de combate", podes botar os já mencionados USD 200M como apenas a entrada do negócio, o resto chega perto dos USD 1B, e estou sendo generoso, cupincha véio, porque se formos acrescentar as munições - incluindo BVRs - na conta, aí é que emperra mesmo... :lol: :lol: :lol: :lol:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6361 vezes
Contato:

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#39 Mensagem por Túlio » Ter Jul 23, 2019 4:03 pm

J.Ricardo escreveu: Ter Jul 23, 2019 3:38 pm Tem razão Túlio, superestimei demais o falcão coreano, mas, se engana quem pensa que acabou o baile.

No entanto, nesta página tem uma imagem do FA-50 com o AIM-120, mas como dizem, o papel aceita tudo...

https://militarywatchmagazine.com/artic ... r-missions
Que eu saiba, menciona apenas que HAVIA intenção de adotar AMRAAM. De todo modo, no que o F-16 foi chamado de "completamente inútil", parei de ler... :mrgreen:
J.Ricardo escreveu: Ter Jul 23, 2019 3:38 pm Imagem
Pra veres, só o que aparece sob UMA asa do 346 já custa uma prestação ANUAL dos FA-50, segundo os informativos Argentinos... :lol: :lol: :lol: :lol:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#40 Mensagem por J.Ricardo » Ter Jul 23, 2019 4:18 pm

Esse Duterte é um fanfarrão! :lol: :lol: :lol:

A população das Malvinas agradecem toda incompetência argentina.
E pensar que já imaginei esse passarinho por aquelas terras, coitado, com os argentinos quebrados mas cheios de marra, dificilmente algo chinês vai voar por lá.

Imagem




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#41 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 23, 2019 6:18 pm

O problema da FAA vai muito além da falta de verba para comprar aeronaves e tudo o mais que precisar para poder ser chamada de força aérea. Os políticos argentinos são o primeiro obstáculo. O governo o segundo, e o terceiro a própria sociedade argentina.
E existe um quarto e mais grave chamado Reino Unido.
Sem resolver seus próprios conflitos internos, primeiramente, as ffaa's continuarão a ser mera sombra do que foram no passado. As gerações atuais estão pagando pelos erros históricos de seus antecessores.
E ao contrário daqui, os argentinos tem muito boa memória.
No mais, os italiano estão oferecendo, e o podem fazer com ampla margem, bem mais do que os coreanos. O problema é que sem a anuência britânica, qualquer material de origem ocidental ou com componentes ocidentais, que direta ou indiretamente tiverem algum insumo ou participação da industria britânica, jamais terá autorização para fazer parte de qualquer sistema bélico avançado que possa chegar as mãos dos militares argentinos.
Sobraria China e Russia. Mas honestamente, tal como são os militares lá em relação a esses países, poderiam oferecer tudo e mais um pouco, que no fundo só serviria como uma desculpa para pressionar os velhos fornecedores de sempre a abrir algumas exceções a fim de adquirir as mesmas coisas de sempre e continuar se sentindo parte de um clube no qual nunca entraram e nem estiveram. E mesmo que quisessem, não seriam aceitos.
Com ou sem as calças abaixadas.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#42 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 23, 2019 6:22 pm

Essa conversa toda de caças coreanos na Argentina, pode ser que dando umas voltas aqui na tríplice fronteira os orientais tenham entrado em contato com velhos hábitos locais e puxado umas tradições narinas adentro e acabo sonhado com coisas assim voando na América do Sul... :roll: :mrgreen:

https://www.janes.com/images/assets/680/85680/p1702391_main.jpg

Vai saber.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#43 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 01, 2019 1:31 am

Mais notícias sobre o suposto negócio com os coreanos.

Caças para a Argentina: KAI não recebeu notificação até o momento
24 de julho de 2019

https://www.aereo.jor.br/2019/07/24/cac ... o-momento/




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#44 Mensagem por J.Ricardo » Qui Ago 01, 2019 11:33 am

A INVAP é um exemplo do que quando os Argentinos são capazes, é só pararem com as megalomanias peronistas que vão longe.
Não duvido que se tivessem dinheiro, esse F-X coreano ganharia muito com a participação deles.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#45 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 02, 2019 3:55 pm

Por mais que os nacionalistas tupiniquins insistam em dizer que nós e os hermanos não temos nada a ver uns com os outros, é impossível negar fatos. E é fato que a capacidade de P&D na América do Sul é gigantesca, mas para por aí. Quando a coisa chega na parte de desenvolvimento, somos todos tomados dos mesmos problemas, como burrocracia estatal, fisiologismo, empreguismo, corporativismo, etc, etc.
Tudo isso causa um sem números de impedimentos para que tecnologia e desenvolvimento andem de mãos dadas nessa parte do continente. Não precisa realmente de ajuda ou empurrãozinho de ninguém neste sentido. Nós mesmos sabemos nos sabotar e muito bem.
Se o povo aqui olhasse menos para o próprio umbigo e mais para o que o vizinho ao lado pode fazer de bom e nós por eles, as coisas seriam bem diferentes.
O séc XIX já acabou faz tempo, mas tem coisas que realmente é quase impossível tirar de algumas práxis sul americana.
Quem sabe um dia nós aprendemos.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder