Fotos Sniper

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#121 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Ago 28, 2005 9:32 pm

Marechal-do-ar escreveu:Botovel, não existe urânio que não emite radiação, alias, o urânio só é usado como projetil por emitir radiação o que facilita a penetração nas blindagens.

Rapaz,


Nada à ver.

É que o Urânio é um metal duríssimo, portanto tem melhores características como projétil, mas não tem nada à ver com isso o fato de emitir radiação, até porque se usa Urânio "usado" (esqueci o termo)!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#122 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Ago 28, 2005 9:36 pm

Urânio Empobrecido, ou Depleted Uranium!


Esse é o termo. Méritos ao Guilherme, que me falou pelo MSN!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#123 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Ago 28, 2005 9:41 pm

Finken, urânio usado não existe, como ele se divide durante a fissão nuclear ele vira dois atômos menores.
O urânio empobrecido é o resto do enriquecimento de urânio, um urânio com menos de 0,7% de U235 e o resto de U238, ele emite radiação sim e não é duro porcaria nenhuma, se fosse pela dureza e peso usariam o tungstênio (e usam nas munições AP) que ganha do urânio em ambos os quesitos, mas o urânio possui um bonus, ele emite radiação, essa emição o ajuda muito a penetrar blindagens apesar de não ser tão intensa quanto a emitida por bombas atômicas.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#124 Mensagem por Guerra » Seg Ago 29, 2005 12:07 pm

rodrigo escreveu:Existe ainda uma distinção que é feita pelo Exército do EUA, em diferenciar marksman do sniper. O marksman é um bom atirador, que leva uma arma como o M4 sniper ou equivalente, e que pode ser utilizado em combate de curta distância. O sniper é um excelente atirador, equipado com um sistema de arma sofisticado, e que pode ser visto inclusive como arma tática dentro do campo de combate moderno, porque possui a capacidade de transmitir informações, retardar avanço hostil, realizar missões para baixar a moral inimiga, eliminar líderes. Tudo isso a uma grande distância, sem perspectiva de entrar em combate. Acredito que antes da utilização do rifle AGLC pelo EB, o Brasil praticamente só dispunha, em grande escala, de atiradores marksman, equipados com o FAL com mira ótica. E em pequena escala, snipers nos grupos de operações especiais.




É isso mesmo Rodrigo. Esses atiradores são soldados do próprio pelotão, usados para aumentar o alcance dos fogos do pelotão. O mesmo soldado é utilizado no combate aproximado. Essa tecnica é muita usada em montanha (caso da foto) e combate a localidade.
Voce sabe dizer se a Venezuela tem tradição em Sniper? Já li que alguns militares do 63º BI (unidade esta sendo pioneira na implantação do caçador) foram para Venezuela fazer curso.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#125 Mensagem por rodrigo » Seg Ago 29, 2005 2:20 pm

Voce sabe dizer se a Venezuela tem tradição em Sniper? Já li que alguns militares do 63º BI (unidade esta sendo pioneira na implantação do caçador) foram para Venezuela fazer curso.
Guerra, como eu já havia dito antes, a doutrina sniper no Brasil está muito atrasada. Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Venezuela estão na nossa frente há muitos anos, e só não foram mais longe por falta de verba. O intercâmbio entre os países sul-americanos tem sido cada vez mais constante, sendo que cada país tem uma especialidade a oferecer. Chile e Argentina tem táticas de emprego do sniper em montanhas e regiões com neve muito além da capacidade dos vizinhos. Venezuela, Peru e Colômbia já tem snipers especializados na selva há muito mais tempo que o Brasil, até por necessidade, pelo combate às guerrilhas.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#126 Mensagem por Lauro Melo » Seg Ago 29, 2005 2:41 pm

Rodrigo,
Guerra, como eu já havia dito antes, a doutrina sniper no Brasil está muito atrasada.


Pelo que eu li não tem nada a ver este negocio de atrasado.
Pois o EB, não utilizava como doutrina o sniper .
De poucos anos para 2005, começou a introduzir o sniper, principalmente na Amazônia.
Então estamos aprendendo com eles ( nada de mais do que isto ), muito diferente de estar atrasado.
Assim como muitos aprendem no GIGS.
Só porque aprendem no GIGS estão atrasados ?
Claro Não !
Porque em seus países a guerra na selva ainda esta nascendo.
Assim como a gente aprende com os Argentinos nas Montanhas e eles com a gente na Selva.

Um grande abraço,




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#127 Mensagem por Guerra » Seg Ago 29, 2005 3:55 pm

Lauro Melo escreveu:Rodrigo,
Guerra, como eu já havia dito antes, a doutrina sniper no Brasil está muito atrasada.


Pelo que eu li não tem nada a ver este negocio de atrasado.
Pois o EB, não utilizava como doutrina o sniper .
De poucos anos para 2005, começou a introduzir o sniper, principalmente na Amazônia.
Então estamos aprendendo com eles ( nada de mais do que isto ), muito diferente de estar atrasado.
Assim como muitos aprendem no GIGS.
Só porque aprendem no GIGS estão atrasados ?
Claro Não !
Porque em seus países a guerra na selva ainda esta nascendo.
Assim como a gente aprende com os Argentinos nas Montanhas e eles com a gente na Selva.

Um grande abraço,


Em meados da decada de 90 já se falava em caçador no EB, mas até hoje (salvo poucas OMs) nada. Acredito que seja pela eterna falta de verbas, falta de pessoal especializado etc, mas também a falta de visão dos Cmt também contribuiu. O caçador é uma peça de manobra do Cmt de batalhão, vai convencer um Cmt de batalhão que um Caçador é tão importante quanto uma companhia de fuzileiros.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#128 Mensagem por Lauro Melo » Seg Ago 29, 2005 4:19 pm

SGT GUERRA escreveu:
Lauro Melo escreveu:Rodrigo,
Guerra, como eu já havia dito antes, a doutrina sniper no Brasil está muito atrasada.

Pelo que eu li não tem nada a ver este negocio de atrasado.
Pois o EB, não utilizava como doutrina o sniper .
De poucos anos para 2005, começou a introduzir o sniper, principalmente na Amazônia.
Então estamos aprendendo com eles ( nada de mais do que isto ), muito diferente de estar atrasado.
Assim como muitos aprendem no GIGS.
Só porque aprendem no GIGS estão atrasados ?
Claro Não !
Porque em seus países a guerra na selva ainda esta nascendo.
Assim como a gente aprende com os Argentinos nas Montanhas e eles com a gente na Selva.
Um grande abraço,

Em meados da decada de 90 já se falava em caçador no EB, mas até hoje (salvo poucas OMs) nada. Acredito que seja pela eterna falta de verbas, falta de pessoal especializado etc, mas também a falta de visão dos Cmt também contribuiu. O caçador é uma peça de manobra do Cmt de batalhão, vai convencer um Cmt de batalhão que um Caçador é tão importante quanto uma companhia de fuzileiros.


SGT GUERRA,

Pelo que eu li em algumas Segurança & Defesa e Tecnologia & Defesa, A DOUTRINA de caçador não tem nem 10 anos que esta implantada no EB.
Onde mais se evoluiu foi no GIGS, onde várias armas já foram testadas.
SGT GUERRA, podemos perceber que é uma questão de doutrina. Pois o EB sempre utilizou muito os Pára-quedistas.

Outra ,veja que nossos desenvolvimento nos últimos anos :

Fabricação da versão nacional do AT-4.
Fabricação dos Mísseis Anti-Tanque MSS 1.2.
Fabricação Nacional dos Morteiros Pesados de 120 mm.
Investimentos em forças de Ação Rápida.
Etc..

Mais atual :
“Aumento” GIGS
Sniper

Uma doutrina claramente da Guerra de resistência. Com emprego de armas anti-tanque, e onde as organizações não necessitam de tantos materiais para a ação.

Abraços,




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9340
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

#129 Mensagem por Brasileiro » Seg Ago 29, 2005 4:32 pm

Para uma foça de resistência de verdade no Brasil, ela deveria ser baseada em:
-Emprego de Snipers na selva e na cidade
-Morteiros leves e médios
-Armas anti-carro, como o ALAC
-Mísseis AAe portáteis como o Igla
-Ter capacidade de produção em grande escala em tempos de guerra de explosivos para montagens de armadilhas, minas e bombas relógio.


[abraços]




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#130 Mensagem por rodrigo » Seg Ago 29, 2005 4:48 pm

Lauro,
é triste, mas o maior e mais importante Exército da América do Sul não tem sniper nas unidades de infantaria. Não adianta se enganar e pensar que snipers nas unidades de operações especiais farão diferença, no fundo seu alcance operacional é irrisório. Outra tremenda piada são os ´´snipers`` equipados com FAL, isso não existe, é uma enganação. Resumindo, e aproveitando para citar o Guerra, que vê o problema por dentro da instituição:
Em meados da decada de 90 já se falava em caçador no EB, mas até hoje (salvo poucas OMs) nada.

Planos de adoção disso ou aquilo, o Brasil tem aos montes, falta colocar em prática. A culpa não é minha, sua ou de ninguém, é decorrência de uma política de segurança nacional que todos aqui sabemos que é irresponsável.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#131 Mensagem por Lauro Melo » Seg Ago 29, 2005 5:16 pm

rodrigo escreveu:Lauro,
é triste, mas o maior e mais importante Exército da América do Sul não tem sniper nas unidades de infantaria. Não adianta se enganar e pensar que snipers nas unidades de operações especiais farão diferença, no fundo seu alcance operacional é irrisório. Outra tremenda piada são os ´´snipers`` equipados com FAL, isso não existe, é uma enganação. Resumindo, e aproveitando para citar o Guerra, que vê o problema por dentro da instituição:
Em meados da decada de 90 já se falava em caçador no EB, mas até hoje (salvo poucas OMs) nada.

Planos de adoção disso ou aquilo, o Brasil tem aos montes, falta colocar em prática. A culpa não é minha, sua ou de ninguém, é decorrência de uma política de segurança nacional que todos aqui sabemos que é irresponsável.


Fala Rodrigo,

Entendo sua opinião e concordo plenamente com você.
Em nenhum momento discordei.
O que estou dizendo que em países como a Venezuela a doutrina do uso de Sniper é bem mais antiga do que os anos 90.
No EB de certa forma é meio "novo" apesar de tudo vc disse.
Mas como disse são doutrinas especificas de cada País. Veja que não temos Sniper nas Infantarias ( uma falha MUITO GRAVE ), mas de certa forma colocamos nossos poucos recursos na fabricação de armamento para resistência:
Armas anti-carro, como o ALAC ( AT-4 )
Fabricação dos Mísseis Anti-Tanque MSS 1.2.
Fabricação Nacional dos Morteiros Pesados de 120 mm.
Investimentos em forças de Ação Rápida.
Etc....

Um Grande Abraço,




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#132 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Ago 29, 2005 6:43 pm

Mesmo assim, qual é o problema em admitir que estamos atrasados nessa área em relação aos vizinhos (nem estou falando de países desenvolvidos)? Se só começamos a olhar com atenção para essa área agora, estamos atrasados sim.

Qualquer outra definição que se use para justificar isso não vai passar de um eufemismo.

Se faz falta ou não, se havia outras prioridades ou não, não importa, em relação ao uso de Snipers, estamos atrasados. E não creio que seja problema falar nisso. Pelo contrário, se queremos que as coisas melhorem, não podemos fechar os olhos para a verdade. Parabéns ao EB que está evoluindo a despeito das dificuldades. Mas também cabe um puxão de orelhas para o EB que só está olhando para isso agora.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8830
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 430 vezes

#133 Mensagem por Pablo Maica » Seg Ago 29, 2005 9:08 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Mesmo assim, qual é o problema em admitir que estamos atrasados nessa área em relação aos vizinhos (nem estou falando de países desenvolvidos)? Se só começamos a olhar com atenção para essa área agora, estamos atrasados sim.

Qualquer outra definição que se use para justificar isso não vai passar de um eufemismo.

Se faz falta ou não, se havia outras prioridades ou não, não importa, em relação ao uso de Snipers, estamos atrasados. E não creio que seja problema falar nisso. Pelo contrário, se queremos que as coisas melhorem, não podemos fechar os olhos para a verdade. Parabéns ao EB que está evoluindo a despeito das dificuldades. Mas também cabe um puxão de orelhas para o EB que só está olhando para isso agora.


Concordo com vc Vinicius, muito pior do que errar é ignorar o erro, o Eb esta atrasado na doutrina sniper assim como em outras, mas pelo menos isso ja esta sendo atualizado... bem como todos dizem antes tarde do que nunca!


Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#134 Mensagem por Guerra » Ter Ago 30, 2005 8:47 am

Lauro Melo escreveu:
SGT GUERRA escreveu:
Lauro Melo escreveu:Rodrigo,
Guerra, como eu já havia dito antes, a doutrina sniper no Brasil está muito atrasada.

Pelo que eu li não tem nada a ver este negocio de atrasado.
Pois o EB, não utilizava como doutrina o sniper .
De poucos anos para 2005, começou a introduzir o sniper, principalmente na Amazônia.
Então estamos aprendendo com eles ( nada de mais do que isto ), muito diferente de estar atrasado.
Assim como muitos aprendem no GIGS.
Só porque aprendem no GIGS estão atrasados ?
Claro Não !
Porque em seus países a guerra na selva ainda esta nascendo.
Assim como a gente aprende com os Argentinos nas Montanhas e eles com a gente na Selva.
Um grande abraço,

Em meados da decada de 90 já se falava em caçador no EB, mas até hoje (salvo poucas OMs) nada. Acredito que seja pela eterna falta de verbas, falta de pessoal especializado etc, mas também a falta de visão dos Cmt também contribuiu. O caçador é uma peça de manobra do Cmt de batalhão, vai convencer um Cmt de batalhão que um Caçador é tão importante quanto uma companhia de fuzileiros.


SGT GUERRA,

Pelo que eu li em algumas Segurança & Defesa e Tecnologia & Defesa, A DOUTRINA de caçador não tem nem 10 anos que esta implantada no EB.
Onde mais se evoluiu foi no GIGS, onde várias armas já foram testadas.
SGT GUERRA, podemos perceber que é uma questão de doutrina. Pois o EB sempre utilizou muito os Pára-quedistas.

Outra ,veja que nossos desenvolvimento nos últimos anos :

Fabricação da versão nacional do AT-4.
Fabricação dos Mísseis Anti-Tanque MSS 1.2.
Fabricação Nacional dos Morteiros Pesados de 120 mm.
Investimentos em forças de Ação Rápida.
Etc..

Mais atual :
“Aumento” GIGS
Sniper

Uma doutrina claramente da Guerra de resistência. Com emprego de armas anti-tanque, e onde as organizações não necessitam de tantos materiais para a ação.

Abraços,


Lauro acho que não tem 10 anos mesmo. Em 97 (primeiro ano que ouvi falar em caçador no EB) o CIGS já queria ministrar o curso de caçador. A proposta era para que o curso fosse a extensão do guerra na selva, assim como o FE é extensão do comandos, mas não vingou. Nossa doutrina de montanha começou na 2ª guerra mundial. Nosso curso de guia de montanha é tão bom quanto o curso de montanha invernal da argentina. Se a gente tivesse iniciado a doutrina do caçador nessa epoca também onde estariamos?
Reconheço o milagre que o EB vem fazendo, só acho que um pouco de visão ajudaria mais, mas não quero levar a discussão para esse caminho. Para voce ter uma ideia o AT-4 esta no EB a quase 15 anos e o morteiro 120 eu vi na ESA. Na ESA eu vi também um tal de missel "cobra" que todo mundo falava mal pra caramba. Nunca mais vi esse missel. As coisas acontecem muito devagar.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#135 Mensagem por Lauro Melo » Ter Ago 30, 2005 9:35 am

Vinicius Pimenta escreveu:Mesmo assim, qual é o problema em admitir que estamos atrasados nessa área em relação aos vizinhos (nem estou falando de países desenvolvidos)? Se só começamos a olhar com atenção para essa área agora, estamos atrasados sim.
Qualquer outra definição que se use para justificar isso não vai passar de um eufemismo.
Se faz falta ou não, se havia outras prioridades ou não, não importa, em relação ao uso de Snipers, estamos atrasados. E não creio que seja problema falar nisso. Pelo contrário, se queremos que as coisas melhorem, não podemos fechar os olhos para a verdade. Parabéns ao EB que está evoluindo a despeito das dificuldades. Mas também cabe um puxão de orelhas para o EB que só está olhando para isso agora.


Meu Grande Amigo Vinicius,

Se vc não sabe o significado :lol: :lol: de doutrina eu não vou nem discutir com vc meu amigo. :lol:
Se soube-se não falava assim.
"Entende-se por doutrina o uso ou não dependendo do que se pretende em uma possível guerra", etc e etc...
Se vc tem uma doutrina que não utiliza Sniper's vc não vai investir neles. Já que não considera eles importantes.

Foi um erro, sim foi. Claro que foi. Mas a gente não desenvolveu este ponto ( Sniper ) porque este não fazia parte das doutrinas.

Se for pensar assim a Inglaterra, a França, e uma penca de países estão atrasos no que se refere a GUERRA NA SELVA.
MAS ISTO NÃO É O CORRETO.
Entendeu meu amigo.

Um grande abraço,




Editado pela última vez por Lauro Melo em Ter Ago 30, 2005 11:16 am, em um total de 1 vez.
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Responder