Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Submarinos Brasileiros

#61 Mensagem por juarez castro » Sex Dez 16, 2005 10:37 am

Bom dia ! Parabéns Walter, ótima tópico. Não deixe de nos privilegiar com tais informaçoes.
Grande abraço.




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#62 Mensagem por Alcantara » Sex Dez 16, 2005 11:25 am

tulio escreveu:... lembro de ter lido bastante sobre a Guerra Submarina no Atlântico Sul - Malvinas/Falklands - e ficado indignado com o que acontecia ao ARA San Luis, que traqueava navio inglês, disparava os torpedos e...os cabos-guia arrebentavam, fazendo um 'miss' atrás do outro... A pergunta: os cabos de hoje já num arrebentam mais, né?

Também não arrebentavam naquela época, Túlio. O rompimento dos cabos ocorreu porque os argentinos conectaram os cabos de maneira errada. Eles inverteram os cabos. Se não fosse por isso o ARA San Luis teria feito a festa por lá. Acho que, mesmo com toda a frota a de defendê-lo, nem porta-aviões escapou de ficar na mira dele. Se não fosse esse erro os rumos da guerra seriam outros... y nuestros hermanos muito mais chatos de aturar!!! :lol: :D :lol:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Submarinos Brasileiros

#63 Mensagem por WalterGaudério » Sex Dez 16, 2005 1:30 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Tikuna:

http://defesabrasil.com/forum/viewtopic ... 7&start=30

Walter, é um grande prazer tê-lo aqui conosco.


O Prazer é todo meu.
Obrigado pela recepção à todos, na verdade "já conheço" alguns de outras listas, mas essencialmente "conheço-os" daqui mesmo, pois estava acompanhando as discussões já á cerca de uns 4 meses.

E Vinícius, quero te elogiar pela iniciativa(sua e dos seus colegas Admnistradores da lista) de manterem uma lista abordando o tema FAs.
Uma coisa que comentávamos muito na década de 80 na MB era o desconhecimento total da população brasileira sobre suas forças armadas, algo que ainda existe.
Iniciativas como o fórum DB, vem equacionar parcialmente isso, e principalmente permitir um debate DEMOCRÁTICO sobre a questão.

Afinal:

Defesa nacional não é(não deveria ser) assunto restrito á militares
Mas de todo o Cidadão.

Parabens.

Walter




Editado pela última vez por WalterGaudério em Sáb Fev 11, 2006 11:11 pm, em um total de 2 vezes.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#64 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Dez 16, 2005 2:59 pm

Walter, fico muito honrado. Mas o fórum não seria nada sem a presença de todos os participantes e de pessoas como você que têm experiência no assunto e podem nos contar um pouco mais desse tema que tanto nos interessa. :wink: [009]




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Submarinos Barsileiros

#65 Mensagem por WalterGaudério » Sex Dez 16, 2005 5:45 pm

[quote="tulio"]Aí, Walter, muito bem-vindo, índio véio. Faço coro aos colegas acima, estou esperando o resto da charla...hehehheh

Muito agradecido Túlio, mas vamos por partes.

Um dúvida: à época, os Oberon num usavam o Tigerfish? O tal que o Alte. Vidigal, se não me engano, dizia que era uma droga e que, anos depois, teria tido supostamente corrigidos seus defeitos por técnicos da MB?

Positivo, usavam o Tigerfish MK-24. O Tigerfish teve sim vpários problemas de integração/interação com o sistema SDT dos nossos subs. Mas foram problemas que acabaram vindo para o bem. Pois para equaciona-los todos, a MB teve que (re)qualificar, eu diria que centenas de oficiais e praças, não só do setor operacional do ConForS mas tb do CASNAV, da DSAM, do CMASM(Centro de mísseis e Armas Submarinas da Marinha) etc.
Os problemas com o Tigerfish tem o mérito de terem sido solucionados por brasileiros com inteligência 100% nacional. Isto gerou um Know How nacional em torpedos que no início dos anos 90 iniciou-se um projeto de desenvolvimento pelo IPqM de um Torpedo nacional.
Esse Know how é tão conhecido que provocou a revogação do contrato com a SBUS-Saab-Bofors Undwater Systems, pois os suecos da SBUS tinham que obedecer cláusulas contratuais de proteção de inteligência com fornecedores americanos(muito Provavelmente a Sperry-fornecedora do INS do Bofors 2000), que foram prontamente acionadas qdo. houve a percepção de nós iríamos quebrar os "hot codes" do Torpedo 2000
Houve


Outra coisa, lembro de ter lido bastante sobre a Guerra Submarina no Atlântico Sul - Malvinas/Falklands - e ficado indignado com o que acontecia ao ARA San Luis, que traqueava navio inglês, disparava os torpedos e...os cabos-guia arrebentavam, fazendo um 'miss' atrás do outro... A pergunta: os cabos de hoje já num arrebentam mais, né?[/quote][

[b]Os cabos hoje ainda se rompem, mas o q tem sido feito pelos projetistas de torpedos é programar os softwares no modo de ataque de congelarem o último pacote de dados recebidos via cabo, para que esses não percam a orientação rumo ao alvo.
Isso acontece porque o MODO de interpretação e planejamento de ataque dos torpedos modernos é do tipo CCIP, Ponto de Impacto Continuamente Computado. Porque o torpedo vai recebendo os dados do alvo e t"tem que ir" projetanto a melhor rota de bloqueio de alvo possível, com aqueles dados disponíveis. Isso nos torpedos modernos é feito milhares de vezes por segundo. Qdo. os cabos se rompem o Computador do torpedo entra em modo de Interceptação imediata"priority interception 0" e não de perseguição-"running kill" como se o cabo estivesse transmitindo normalmente.
Os torpedos SST-4 e ou MK14/37C usados pelos argentinos entravam em reset(!), pelo fato do seu INS já estar viciado em função dos cabos de orientação estarem invertidos...


É isso aí
Walter , e até sábado.




Editado pela última vez por WalterGaudério em Sáb Fev 11, 2006 11:13 pm, em um total de 2 vezes.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Delta Dagger
Sênior
Sênior
Mensagens: 844
Registrado em: Qui Fev 19, 2004 11:51 pm
Localização: Petrópolis - RJ

Re: ubmarinos Brasileiros

#66 Mensagem por Delta Dagger » Sex Dez 16, 2005 11:27 pm

cicloneprojekt escreveu:> á bordo já tínhamos visto até então.(pelo menos 13 no ar, em um
dado
> momento) Para fechar, durante o nosso retorno,(em abril)
> totalmente empolgados, realizamos a primeira entrada da barra da
> Baía de Guanabara em submersão, feito inédito, para um submarino
> daquele porte, só emergindo no través da Escola Naval, debaixo de
> uma chuva barra-pesada, daquelas que só caem lá em Ribeirão
> Preto.

Walter


Walter, parabéns pelos textos.
Muito ilustrativos e fundamentais para nós que não vivemos o dia-a-dia em um submarino.

Uma pergunta: Você acha que os Oberon foram aposentados prematuramente? Principalmente no caso daquele que afundou na base?
Abs




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Submarinos Brasileiros

#67 Mensagem por Alcantara » Sáb Dez 17, 2005 1:59 am

cicloneprojekt escreveu: Obrigado pela recepção à todos, na verdade "já conheço" alguns de outras listas, mas essensialmente "conheço-os" daqui mesmo, pois estava acompanhando as discussões já á cerca de uns 4 meses.


Hehehehhe... fez que nem eu. Também fiquei acompanhando os debates alguns meses até não conseguir ficar "apenas" lendo... eu tinha que participar!!!



Delta Dagger escreveu:Uma pergunta: Você acha que os Oberon foram aposentados prematuramente? Principalmente no caso daquele que afundou na base?

Pois é. Os Oberons não poderiam ter sidos mantidos mais alguns anos na frota até poderem ser substituídos por mais Tupi / Tikunas? Por acaso você lembrar qual era o estado geral deles quando você deu baixa?



Abraços!!!




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Submarinos Brasileiros

#68 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Dez 17, 2005 3:31 pm

Pois é. Os Oberons não poderiam ter sidos mantidos mais alguns anos na frota até poderem ser substituídos por mais Tupi / Tikunas? Por acaso você lembrar qual era o estado geral deles quando você deu baixa?



Abraços!!![/quote]

Alcantara, boa tarde.

VC tocou em uma ferida grande. Os Humaitá/Oberon se constituíram em um dos melhores investimentosjá feitos na história da MB. A elevação do padrão operacional, doutrinário e técnico mesmo, foi extremamente radical.
Qdo. da aquisição de qualquer meio naval, a MB estuda em detalhes todos os seus parâmetros de uso, para que se possa ter uma idéia precisa DO QUE SERÁ NECESSÁRIO PARA USAR ESTE MEIO DA

MELHOR FORMA POSSÍVEL.

Mas lamentavelmente estamos no Brasil, e temos uma organização chamada de ministério do PLANEJAMENTO(?!), que ciente de que se precisa de X para se manter algo plenamente operacional, acaba alocando X/5, e fica por isso mesmo...
Ou seja, o governo(e, não importa que tenha sido uma outra administração) entende que deve fazer um investimento, aloca os recursos para a aquisição, para o treinamento de pessoal, para a formação de infra-estrutura de apoio, etc; e de repente, como se uma simples mudança de governo justificasse isso, resolve que a MB tenha que se virar para manter 3 unidades com verba suficiente p/1 apenas...

Em maio de 1987, o Estado Maior da Armada, aprovou nas suas diretrizes administrativas, o plano de atualização de meia-vida dos (3)Humaitá.
Pois bem, o plano foi aprovado, e quando estava docado o primeiro sub, se não me engano o S-22 Riachuelo, que havia se tornado o mais problemático dos três, principalmente no que concerne ao seu cabeamento eletro-hidráulico, vem a notícia que seria possívelapenas fazer a reforma, e não o esperado retrofit, dos subs...
O que se viu então no caso dos S-20 (o "meu" sub) e do S-22, foi apenas um esforço heróico para mante-los atualizados dentro das possibilidades dos equipamentos que os 2 já possuíam.
Nocaso do S-21 Tonelero, a história foi diferente.
E é por isso que ele merece uma história à parte que passarei hoja à noite para os interessados.

Té +, De noite eu tô de volta.

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60616
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6352 vezes
Contato:

#69 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 17, 2005 4:20 pm

Aí, Walter, se quiseres um avatar, podes usar esse aí, já está na dimensão correta:

Imagem

A URL é http://img468.imageshack.us/img468/6985/aaa9lx.gif

Ah, e pessoal, aí vai a URL de um site EM PORTUGUÊS da US Navy, tem matérias muito legais, só é meio chato ter que ouvir uma flautinha tocando Star Spangled Banner no página inicial...heheheheh

http://geocities.yahoo.com.br/marinhaeua/alan.html




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

Re: Segurança na Marinnha

#70 Mensagem por CFB » Sáb Dez 17, 2005 4:49 pm

juarez castro escreveu:
Luiz Bastos escreveu:Oi Galera.

Depois de ler os tópicos acima posso atestar a vocês que os traficantes não tomam o país porque são ignorantes e não fazem idéia da força que tem. Aqui na Ilha estão exercendo poder de policia em toda a ilha. Algumas quadrilhas estão até atuando em casos como juízes de paz. É mole?
Nossos heróis fuzileiros navais tem que pedir licença para entrar e sair dos quartéis, e não raro é ver fuzileiro tomando tapa na cara de traficante de 14 anos ou menos com armas que, tenho certeza, deixam os milicos mortos de inveja, pois são moderníssimas. Há alguns anos atrás correu aqui a noticia que a explosão do paiol da Marinha na ilha do Boqueirão foi para esconder o roubo de munições e armamentos da Marinha pelo traficante Miltinho do Dendê. E o pior de tudo é que a Marinha foi lá no morro "pedir" para ele devolver o roubo. O malandro só devolveu metade e ficou por isso mesmo. Recentemente na Vila militar os vagabundos estavam fazendo blitz nas ruas ao lado dos quartéis e roubando carros. Um amigo meu, trabalhando na entrega de viveres para um quartel da Vila foi impedido pelos traficantes do Comando Vermelho, depois de revistarem o carro todo em verdadeira Blitz. Ao liberarem ele os "rapazes" mandaram que ele só aparecesse após as 5 da manha, do contrario não passaria.
Meus amigos. Estamos retornando ao cangaço. A coisa está mais feia do que vocês podem imaginar. Hoje, se roubarem meu carro eu primeiro tenho que ir no morro pedir pro bandido, pra saber onde ele (carro) está, e depois eu tenho que compra-lo do cara que o roubou.
Que democracia! Nos anos de chumbo eu era mais feliz. Brincava na rua até 10:00 da noite, tranqüilo, sem risco de levar uma bala perdida de AR15, não faltava comida em casa de ninguém, não existia a miséria. (pelo menos eu nunca tinha ouvido falar), Meu pai que era mecânico na Light comprou um carro novo( quase zero) e pagou a perder de vista. Não tinha traficante me extorquindo, e o que acontecia de mais serio era um ladrão de galinhas entrar nos fundos do terreno, e mesmo assim porque o meu pai não queria cachorro. Eu podia namorar nas praças e cantinhos escuros sem medo de "os amigo" chegarem e eu dançar. A Policia da Aeronáutica patrulhava a ilha e vagabundo não se criava. Hoje vejo a policia com medo de subir no morro e dando a volta nos carros novos e reluzentes antes de chegarem à favela, ou pegando propina à luz das câmeras. Por falar em favela, saibam que tem uma favela aqui na avenida Brasil que a policia não entra, e pasmem, fica a 900 metros do mais novo quartel da policia militar. Quero dizer que se tudo isso acontece, roubar um navio ou submarino, se houver interesse, é mais fácil do que tirar doce de criança. Lembrei também que o banco que fica dentro do quartel dos marinheiros já foi assaltado mais de 5 vezes (dentro do quartel), e que roubaram até a Policia Federal.
Meus amigos. Somos pessoas de sorte pois nossos traficantes são imbecis e não tem aspirações maiores do que vender droga. Do contrario estaríamos fritos.
Conclusão. Acho que vou pro Paraguai.

[]s,
Luiz :D

Bom dia! Tchê isto realmente é uma vergonha, mas por traz de tudo está uma coisa: o dinheiro, pois esta bagunça está deste jeito por que tem muita gente ganhando com isso(civis e militares), realmente a situação é de descontrole geral. Vocês tem que concordar que nenhum traficante ou bandido que fosse, entra dentro de uma organização militar e rouba armamentos sem a conivência de alguém de dentro. correto?Só que no Brasil continua se varrendo a sujeira para baixo do tapete e escaramuças para encobrir e desviar a atençao como tu citastes. Ta dificil. Acho que vou para o uruguai.
Grande abraço


Eu naum vou fugir, vou combater esses vagabundos com a maior arma q nois cidadaos d bem temos q e o voto, pq a coisa so esta assim pq nois colocamos um bando d politicos incompetentes e corruptos no poder, mas a partir do momento em q tormamos conhecimento q o poder esta em nossas maos e naum nas deles poderemos tirar essa gambada d vagabundos do poder e colocar no lugar pessoas competentes e vao mandar esse bando d traficantes p/ a cadeia pro um bom tempo.
Obs: Esse ano q agora chega e eleitoral, inatum essa e a hora d mudarmos essa realidade




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
Avatar do usuário
Delta Dagger
Sênior
Sênior
Mensagens: 844
Registrado em: Qui Fev 19, 2004 11:51 pm
Localização: Petrópolis - RJ

Re: Submarinos Brasileiros

#71 Mensagem por Delta Dagger » Sáb Dez 17, 2005 4:50 pm

cicloneprojekt escreveu: Mas lamentavelmente estamos no Brasil, e temos uma organização chamada de ministério do PLANEJAMENTO(?!), que ciente de que se precisa de X para se manter algo plenamente operacional, acaba alocando X/5, e fica por isso mesmo...


Realmente isto é desanimador! Deve ser uma frustração muito grande ser militar no Brasil (não só militar... professor, médico, etc)
Vemos bom equipamento ser jogado fora, por falta de verba para uma reforma ou upgrade. Da mesma forma é uma frustração ver projetos que são cancelados depois de grandes investimentos.

É como o médico de hospital público ter uma única injeção p/ salvar apenas 1 paciente, deixando os outros morrerem por falta de medicamento. É o Brasil!

E além disso, equipar as FA'S não da voto!




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6175
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 426 vezes

#72 Mensagem por Matheus » Sáb Dez 17, 2005 8:27 pm

Walter,

qual é a sua opinião sobre o Scorpene em comparação com o Tikuna?

Abraço




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Submarinos Brasileiros

#73 Mensagem por WalterGaudério » Dom Dez 18, 2005 12:21 am

. Os Humaitá/Oberon se constituíram em um dos melhores investimentosjá feitos na história da MB. A elevação do padrão operacional, doutrinário e técnico mesmo, foi extremamente radical.


Não vou abrir um novo tópico, mas vou colocar um novo "artigo"


VIDA À BORDO DE SUBMARINOS-COMPARATIVO OBERON/TUPI

Um ponto que todos me perguntam é aquela história do regime de "cama quente"!?


A diferença em termos de conforto de uma nave "cama
quente" para uma "cama fria" é basicamente qual?

È exatamente essa que vcs estão pensando. Uma brutal
diferença de moral na tripulação. Veja Elizabeth, como mulher, vc
deve ter alguma dificuldade para entender isso, mas os demais da
lista entenderão rapidamente... é simples.

Imaginem-se realizando um trabalho tenso durante
quatro horas seguidas, olhando para(geralmente) 2 telas de
computador, monitorando mentalmente, cerca de uma dezena de
variáveis de desempenho que combinadas de determinadas maneiras
diferentes poderiam iniciar uma reação em cadeia de conseqüências
catastróficas, acrescente-se a isso o fator isolamento sentimental-
afetivo(ou seja, saudade da família, filhos, filhas, namoradas,
noivas e amigas, além da apreensão quanto á segurança da família, q
para quem vivia no RJ mesmo no fim da década de 70 e início de 80 já
começava a ser desagradável), e vc terá uma receita perfeita de
esgotamento psíquico-mental(em bom português, estress), em pisiquês-
estafa- funcional, de altíssimo grau.
E, claro, a aumentando emescala GEOMÉTRICA, a medida em que vai aumentando o tempo de
mergulho à que se é submetido nessas condições. Portanto, depois de
um quarto de serviço(quatro horas de trabalho ininterrupto),vc se
prepara para voltar à seu CATRE no camarote,e ao entrar, se
deparar com um marmanjo sonolento(geralmente pai de família) se
levantando do lugar em que você deverá considerar "seu" ninho
durante as próximas oito horas(na verdade umas seis e meia, devido
ao tempo gasto em refeições, e banho e "outras fainas
fisiológicas",que se constituem em um capítulo á parte) não pode ser
agradável de jeito nenhum...
Você até finge que não se incomoda(nos primeiros dez
dias...), mas lá na terceira semana de operações...Não dá, e você
começa a grilar com coisas loucas, como por exemplo, "aquele maluco
deixou a cama mais amarrotada, deve estar endividado?!", coisas
deste tipo, e o triste, é que de repente vc se dá conta q tá
raciocinando este tipo de coisa sem "eira nem beira", como dizia o
meu avô! E vc acaba ficando constrangido consigo mesmo...
Mas éramos todos brasileiros, e isso por si só, já
era a receita para resolver o problema. Sempre havia um nordestino
boa praça(piadista) para quebrar a tensão, e de repente em vez de
pensar que se estivesse endividado ou com medo de levar
uma "galha"(chifres)(...)!
logo aparecia um gaiato(na hora do
rancho) para reclamar que quando acordou, havia "encontrado
caminhando no seu bigode o piolho que o outro usuário da cama tinha
perdido no quarto anterior", ou que achava que fulano estava
precisando usar o Tônico-capilar GH-12 de duvidosa procedência,
pois estava acordando coberto pela "peruca" do outro... (E outros
comentários não adequados ao público feminino da lista ...).
A cama era quente, mas evidentemente a roupa de cama não, pois levávamoscada um o seu próprio jogo de lençóis/cobertores.
Claro, havia outros "expedientes", para se quebrar a
tensão, como um(é um "expediente" internacional, como pude comprovar
travando contato com submarinistas americanos, canadenses,
holandeses, argentinos...) que eu odiava, e era justamente o mais
famoso deles, que consistia em se "extraviar" os sapatos da vítima,
enquanto esta tentava dormir, enche-los de água, e coloca-los, com a
conivência criminosa do taifeiro, dentro do freezer..., e para
tornar a "coisa" ainda mais gaiata, pouco antes da vítima acordar,
alguém se prontificava em (re)colocar os sapatos do infeliz no local
onde este o havia deixado!!!!, então, já ficava aquela platéia
de "sobreaviso" esperando para ver a reação resignada da vítima, que SEMPRE
(faço questão de destacar) entrava no espírito da coisa.
Isso, claro(a cama quente), nas classes Oberon/GUPPY
II/III, que devo observar também, não tinham sequer camarotes para
todos, pois parte dos torpedeiros tinham que dormir sobre as calhas
dos torpedos(aconteceu comigo no início da minha carreira no
ConForS, quando embarcado no sub Goiás S-15 em meados de 77 se não
me engano)no S-15 pelo menos conseguia dormir um pouco por debaixo
de um Mk-37 ou as veses de um Mk-14C, era muito insalubre pois a
graxa de armamento impregnava em vc de tal forma que uns três dias
depois de voltar para casa vc ainda tinha aquele cheiro pelo
corpo.
Imaginem que na classe Tupi, havia o expediente "interessante"
de se poder usar o "teto" sobre o corredor avante para se pendurar
um "tubarão branco"( marinheiro novato), mas o problema era que este
local nos Tupi ficava próximo da entrada dos sanitários dos praças,
que como não poderia ser diferente, era o local favorito para se
falar em "causos", e portanto o infeliz que ficava lá no "poleiro"
não conseguia dormir, pois a fofoca era braba ali...
Um outro aspecto que julgo interessante eram os
banheiros e duchas usadas, quem já foi em uma sauna deve saber
daquelas duchas, que eram uma série de canos envolvendo o "Box",
furados "para o lado de dentro", de forma a molhar vc por aspersão
(uma medida para economizar água potável)
Bem haveria vários outros aspectos para comentar, o
que me falta é tempo.
Mas é isso aí.
Para quem está saindo de férias, meus desejos (e de
minha família) de que fiquem apenas as boas lembranças de 2005, e
que os desafios de 2006 sejam todos safos.
Abraços.
Walter


Devido justamente à curiosidade sobre a vida à bordo de um
sub, deixo um quadro de gírias da marujada(é claro que fiz uma
triagem e tirei da lista os termos mais barra-pesada), como passa-
tempo.
GIRIAS da MARUJADA
· MARUJO: MARINHEIRO, MILITAR DA MARINHA
· SAFO: ESTAR TUDO CERTO, MARINHEIRO QUE SABE O QUE FAZ,
· SAFANDO: ESTAR RESOLVENDO ALGUM PROBLEMA.
· ESTAR NA ONÇA: ESTAR COM PROBLEMAS.
· ONCEIRO: MARINHEIRO ATRAPALHADO, NÃO SABE FAZER NADA.
· BOMBORDO: ESQUERDA
· BORESTE: DIREITA
· GUDI OU GOOD: O QUE O MARUJO COMPROU NA VIAGEM, QUALQUER
COISA
· GUDIAR: COMPRAR GUDI
· GOIABA: TUDO AQUILO QUE NÃO TEM QUALIDADE OU QUE NÃO SERVE
PARA NADA.
o ESTROPO: CORDA SOLTA, PESSOA FEIA SEM FORMA(MAIS USADO)
o MALHADO: MARUJO QUE NÃO SABE NADA, QUE FAZ BESTEIRA, FAZ
TUDO ERRADO. COISA QUE NÃO SERVE.
§ PODE IR: ( ACENANDO COM A MÃO PARA FRENTE) MANDAR UM MARUJO
MALHADO IR EMBORA.
§ IR PARA BORDO: IR PARA O NAVIO.
§ MAREAR: SENTIR-SE MAL COM O BALANÇO DO NAVIO.
§ MAREADO: PESSOA QUE MAREIA COM FACILIDADE.(também usado p/
pessoas consideradas "frescas", ou aquelas que não são capazes de
encarar coisas difíceis)
§ IR PARA O CHÃO OU BAIXAR TERRA: SAIR DO NAVIO.
§ DAR SOCO: IR DAR UMA VOLTA PELA CIDADE.
§ SOCO LIGHT: VOLTA TRANQUILA, LANCHAR, PASSEAR, CONHECER
LUGARES.
§ SOCO PESADO: IR PARA O BAR ENCHER A CARA, FAZER BESTEIRA, IR
PARA O BAIXO(bordel, mas convenhamos.depois de 2 meses no mar P/
quem é solteiro...)
§ BAIXO: ZONA , BAIXO MERETRÍCIO, MARUJO SACANA.
§ GT: GRUPO TAREFA DE NAVIOS DE GUERRA, GRUPO DE AMIGOS QUE
SAEM JUNTOS NOS PORTOS.
§ SAIR ESCOTEIRO: IR SOZINHO PARA CIDADE.
§ IRMÃO: MARUJO EVANGÉLICO
§ IRMÃO DE MARINHA: MARUJO SAFADO QUE DIZ SER EVANGÉLICO
§ CHALEIRA: MARUJO PUXA-SACO.
§ NA MARCA: ESTAR TUDO CERTO / MARUJO QUE FAZ TUDO CORRETO.
§ BOLA SETE OU SOMENTE BOLA: MARUJO QUE NÃO QUER NADA.
§ ESCAMADO: MARUJO PREGUIÇOSO.
§ DE MULHER: MARUJO QUE GOSTA DE MULHER / REFERIR-SE A UM
MARUJO QUANDO NÃO SE SABE O SEU NOME / SIGNIFICA QUE O MARUJO É
MUITO HOMEM.




Editado pela última vez por WalterGaudério em Sáb Fev 11, 2006 11:18 pm, em um total de 1 vez.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

#74 Mensagem por WalterGaudério » Dom Dez 18, 2005 12:46 am

[quote="tulio"]Aí, Walter, se quiseres um avatar, podes usar esse aí, já está na dimensão correta:

Imagem

A URL é http://img468.imageshack.us/img468/6985/aaa9lx.gif

Estou te devendo essa amigo.
100%!

Walter




Editado pela última vez por WalterGaudério em Sáb Fev 11, 2006 11:22 pm, em um total de 1 vez.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

#75 Mensagem por WalterGaudério » Dom Dez 18, 2005 12:47 am

MCD-SM escreveu:Walter,

qual é a sua opinião sobre o Scorpene em comparação com o Tikuna?

Abraço


MCD-SM, amanhâ eu te respondo, bem como uma pergunta feita á respeito do TR 1700.

OK?

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Responder